Decoração do jardim, varanda, varanda - bacopa colorido. Esta planta chegou aos nossos jardins recentemente, mas já é muito popular entre os cultivadores e decoradores. O morador despretensioso dos trópicos está bem adaptado ao clima e requer apenas água e luz abundantes. Cresce no jardim como uma cobertura de solo ou em um cache-pot como decoração de ampola.
Bacopa Flor
Bacopa habita os pântanos úmidos dos trópicos da América, África e Austrália. Seu amor pela umidade permaneceu nas condições de cultivo decorativo. A luz do sol é necessária para sua floração abundante e o solo úmido para o crescimento ativo das mudas.
Bacopa rosa
Pequenas flores cobrem toda a extensão das mudas, que podem crescer até um metro. Flores de tons claros e macios - branco, lilás, azul, violeta, rosa. As folhas verdes ou verde-oliva são pequenas, crescendo em pares. Bacopa pertence à família das bananas.
Interessante saber! Outros nomes para a planta são Vasor ou Suter.
A beleza verde cresce bem tanto em campo aberto quanto em ambientes fechados - em varandas e varandas durante todo o verão. A planta é despretensiosa, o crescimento ativo e saudável é suportado pela observância de apenas algumas condições:
- A iluminação deve ser abundante, diariamente uma flor deve receber uma dose de luz solar direta. É necessário plantar em campo aberto em áreas ensolaradas e sem sombra. Varandas e galerias também precisam de boa iluminação.
- Rega abundante, mas o solo deve passar bem a água e não reter umidade nas raízes da flor. O solo da panela deve estar constantemente úmido. Para a respiração das raízes, é importante soltar o solo após cada rega, tanto no vaso quanto no canteiro.
- O fertilizante é necessário ao propagar a flor, para que as raízes se tornem mais fortes durante o período de crescimento ativo da vegetação.
- O requisito para o solo é apenas em friabilidade e arejamento. Deve passar bem a umidade e o ar.
É importante saber! Com a falta de luz, a bacopa não floresce, embora cresça. Muitos amantes de flores estão sem saber em uma expectativa vazia.
Doenças e pragas com os devidos cuidados praticamente não afetam a flor. Na maioria das vezes, a planta fica doente durante o inverno em condições ambientais, quando permite a secagem de um coma de terra, um aumento de temperatura ou uma diminuição de umidade.
Invernada
Para um inverno adequado, a planta remove todos os brotos quase na raiz. Eles cavam um arbusto do jardim e o transplantam para uma panela (a bacopa não tolera geadas). O pote é colocado em uma sala onde a temperatura será continuamente não superior a 10 graus. A rega é reduzida ao mínimo; é desejável que o pedaço de terra seque bem após um período quente antes da próxima rega. Qualquer alimentação, aumento de temperatura, luz abundante são excluídos.
Bacopa é um arbusto perene, portanto, com os devidos cuidados de inverno, pode viver maravilhosamente por vários anos em uma panela
Esse inverno preservará a planta o máximo possível e, na primavera após o despertar, poderá continuar seu crescimento e floração no jardim ou na varanda.
Se a temperatura não era adequada para dormir, a planta perde seu efeito decorativo, os brotos são desenhados em fios finos, as folhas desbotam e são finas. Nessa situação, você pode cortar o mato do ano passado e preparar muitas novas plantas saudáveis para o plantio na primavera.
Reprodução
Bacopa é bastante simples de propagar. Uma nova planta pode ser obtida a partir de sementes, estacas ou camadas.
Existem regras gerais para o cultivo de mudas que precisam ser consideradas:
- As mudas de bacopa, ao contrário de um arbusto adulto, não gostam da luz solar direta. Luz abundante pode causar a morte de mudas jovens.
- O solo deve estar sempre úmido, mas sem o acúmulo de água no fundo da panela.
- Ao crescer em uma estufa - sob um filme, vidro, é importante acostumar a planta às condições domésticas. No futuro, com crescimento ativo, você precisará remover arbustos jovens ao ar livre. Sem endurecer, a planta morrerá após o transplante.
- Bacop deve ser plantado em campo aberto ou retirado em uma panela ao ar livre não antes de meados de maio. Uma queda de temperatura ou congelamento no solo é prejudicial ao delicado sistema radicular.
- Durante o enraizamento e a semeadura, é importante manter a temperatura do solo no vaso a 20 graus. Esta é uma planta termofílica.
Bacopa - cultivo de sementes
É importante saber! O cultivo de bakopa a partir de sementes deve começar em março. A germinação das sementes é bastante alta, geralmente ocorrem problemas durante os cuidados com os brotos.
Para cultivar uma planta saudável e bonita a partir de sementes de bacopa, você deve:
- Misture a turfa e a areia em partes iguais ao solo.
- As sementes devem ser semeadas espremendo um pouco no solo úmido.
- Cubra a tigela com filme ou vidro.
- Coloque em um local quente, sob luz difusa.
Sementes de girassol acordam após 14 dias. As sementes germinam completamente após quatro semanas.
Bacopa crescente a partir de sementes em vasos de turfa
Neste momento, é importante manter uma temperatura de pelo menos 23 ° C e umedecer o solo. A cobertura deve ser feita alternadamente com fertilizantes orgânicos e minerais diluídos.
Estacas
O período mais favorável para as estacas de Bacopa começa no verão - final de agosto, para o procedimento de inverno - janeiro-abril.
O cultivo de bacopas por estacas requer a preparação de material para o plantio.
Os brotos podem ser divididos em várias partes, eles criam raízes bem. Deve haver pelo menos dois nódulos no cabo - um será o rudimento das raízes, o outro - sai e dispara.
- Em estacas, as estacas precisam remover flores e brotos fechados, folhas inferiores.
- Para um enraizamento mais confiante, as pontas das mudas são tratadas com raiz.
- Raiz em uma mistura úmida de areia e turfa, imergindo o nódulo inferior no chão.
- Cubra por cima com filme ou vidro.
As mudas criam raízes rapidamente, após duas semanas você pode avaliar o crescimento do sistema radicular. Calor não inferior a 23 graus, luz e umidade - tudo o que é necessário para um corte bem-sucedido. É importante não esquecer de fertilizar as estacas com matéria orgânica diluída e isca mineral, para temperar as mudas.
É importante saber! Após o aparecimento de 2-3 pares de folhas, belisque a parte aérea para obter um arbusto exuberante e ramificado.
O crescimento ativo de novas folhas e brotos com flores sugere que a propagação da bacopa pelas estacas foi bem-sucedida e as mudas estão prontas para o plantio em campo aberto ou em um vaso de cache.
Camadas
Este é o método mais rápido e confiável de obter uma planta jovem saudável e já em flor.
Durante o crescimento ativo das mudas, um pote de solo úmido nutritivo é colocado ao lado da planta mãe. As camadas só precisam ser colocadas sobre o solo e fixadas com um pino de metal ou plástico.
Verifique periodicamente as raízes, solte o solo em uma panela nova e umedeça. Após o surgimento de novos brotos ou um crescimento perceptível de raízes, as camadas podem ser separadas do arbusto-mãe.
O método é bom, pois os brotos crescem muito mais rapidamente devido à nutrição da torneira materna. E também um arbusto jovem cresce imediatamente nas condições de uma flor adulta e não requer fertilizante ou endurecimento adicional. Você pode crescer em camadas desde o início do crescimento ativo de brotos.
Ampel Bacopa: plantio e cuidados
Geadas, uma queda acentuada de temperatura não deixará as mudas jovens uma chance de se enraizar. A Bacopa tem raízes muito delicadas que crescem quase na superfície do solo, portanto, elas sofrerão em primeiro lugar. Após danos nas raízes, elas não podem ser restauradas. Você pode salvar o talo e tentar fazer o root novamente.
Ampel Bacopa
Antes do plantio, as mudas devem ser endurecidas. Alguns dias antes do plantio, você precisa deixar vasos na rua no local de crescimento do futuro arbusto - uma varanda ou varanda.
Para plantar em um cache-pot você precisa preparar o solo. Uma mistura de turfa, areia e grama em partes iguais será um excelente solo para as flores de ameixas. A panela deve ter um orifício de drenagem. Camada de argila expandida não é inferior a 4-5 cm, a estagnação da umidade leva à deterioração do sistema radicular.
Importante! Após o plantio das mudas, é possível alimentá-lo novamente, para que as raízes se enraízem mais rapidamente e a planta entre em crescimento ativo.
Após um período de reabilitação (14 dias), a planta pode ser beliscada, formando-a na forma de um arbusto, tecendo ou caindo flor.
Bacopa coexiste perfeitamente no mesmo vaso com outras flores ampelosas, criando composições de incrível beleza
Bacopa - plantio e cuidados no canteiro
Cuidar de Bacopa no jardim também é fácil. Ao selecionar um local, é importante que esteja bem iluminado e proteja a flor do vento. No campo aberto, a planta se espalha, ou arbustos - dependendo da frequência com que é beliscada e cortada.
Se o solo do jardim não for muito nutritivo, você precisará fertilizar o solo antes de plantar mudas. Isso provocará crescimento ativo e florescimento da beleza futura. Após o plantio, é simples cuidar da bacopa no jardim:
- A iluminação abundante provocará o florescimento ativo, o que ocorre neste exot ondulado. As inflorescências quase simultaneamente amadurecem, abrem e murcham. Após uma pequena pausa e floração esparsa, a próxima onda de floração ainda mais violenta se instala.
- A rega deve ser frequente e abundante.
- Após a rega, é imperativo afrouxar o solo para respirar as raízes. Isso deve ser feito com muito cuidado, sem esquecer que as raízes da bacopa são superficiais e muito frágeis.
- As ervas daninhas entopem a planta, é importante livrar-se delas nos estágios iniciais exclusivamente por capina manual.
Até a primeira geada, Bacopa continuará seu crescimento e floração e estará pronta para migrar para o inverno em uma panela. Uma planta tão experiente e forte fará uma excelente muda para o próximo ano. E se Bacope organizar um sonho completo de inverno, esse arbusto se tornará novamente uma decoração completa do jardim.
Preciso beliscar Bacop
Beliscar e podar Bacopa estimula seu crescimento e floração ativos. Este procedimento começa a ser realizado em mudas.
É importante saber! Se a flor é podada regularmente, o arbusto solta lateralmente e a raiz brota mais intensamente.
A compressão é feita para que a sessão desperte os rins laterais. O arbusto será denso e pontilhado de flores. As flores crescem não apenas nas axilas das pontas da brotação; portanto, beliscar não prejudica a floração, mas apenas a estimula.
Se Bacopa for plantada em ampola, o cultivo deve ser acompanhado de poda. Corte pelo menos 1/3 do comprimento da filmagem. Os brotos cortados serão um excelente material para maior propagação. Ao formar a decoração, você pode deixar vários brotos longos e cortar os outros, criando composições interessantes.
Dos bacopes ampel, eles geralmente formam uma bola
No chão, a Bacopa não circuncidada espalhará seus brotos no chão, mas ainda vale a pena beliscar a beleza - os brotos serão espessos e florescerão mais magníficos.
Doenças e Pragas
Entre as doenças de Bakopa, as mais comuns são a podridão cinzenta e fungos. Ocorrem devido ao plantio muito denso de vários arbustos de flores ou alagamento do solo.
Sim, Bacopa adora muito a umidade, mas se ela não evaporar e a luz do sol não atingir o solo devido aos densos verdes, fungos e podridão cinzenta aparecem. Hastes finas e grossas devem ser afinadas para abrir o solo, não se esqueça de soltá-lo. Não dói tratar os brotos com fungicida.
As pragas ocorrem com mais frequência durante o inverno interno, quando a umidade é baixa e as temperaturas estão acima de 15 graus. Calor e ar seco suficientes para o aparecimento de pragas sugadoras - pulgões, moscas-brancas e ácaros. Se a planta hibernar em condições de temperatura não muito adequadas, é importante inspecioná-la para detecção oportuna de pragas e seu controle. Você pode destruir parasitas com 2-3 procedimentos de tratamento com acaricidas.
Bacopa é uma decoração maravilhosa. No jardim, ela criará um tapete de flores, em varandas ou galerias no papel de uma ampola - esta é uma avalanche de longos cílios de flores. Bacopa, cujo cuidado e cultivo não exige esforços especiais, deliciará seu dono com verdura e cor até os resfriados.