Belamkanda

Pin
Send
Share
Send

Para nossos jardineiros, Belamkanda é interessante por inflorescências e folhagens incomuns. Esta planta exótica se assemelha a um híbrido de íris com um lírio. Como outros habitantes do Oriente, é ideal para longa contemplação e relaxamento, além de decorativo é famoso por suas propriedades curativas.

Descrição do produto

A pátria da planta é o Extremo Oriente, especialmente a China e o Vietnã. Eles cultivam essa cultura em muitos países, mas na natureza se refere a espécies ameaçadas de extinção e está listado no Livro Vermelho.

O sistema radicular desta planta perene é ramificado, mas superficial. A planta da família Iris é classificada como média-alta. Folhas duras alongadas são absolutamente idênticas à íris e atingem uma altura de 40-60 cm com uma largura de 25-40 mm. As placas foliares com veios filamentosos longitudinais têm uma cor verde brilhante ou escura. Na base de uma planta é de 5-8 folhas.







Os pedúnculos, juntamente com as inflorescências, atingem um nível de 60 a 100 cm, embora espécimes únicos possam atingir 1,5 m. O topo do pedúnculo é decorado com muitos botões (de 12 a 20 peças). Eles florescem gradualmente, enquanto até 3 flores estão abertas. Os botões também são interessantes até que estejam totalmente abertos, pois têm uma forma retorcida e se assemelham a um caracol ou a um casulo de borboleta.

Uma flor com um diâmetro de 4-7 cm tem seis pétalas ovais abertas. A borda externa da pétala é arredondada, ao longo da parte central há uma veia de alívio pronunciada. A cor das flores varia de amarelo e laranja desbotado a rosa e roxo. A superfície das pétalas, como sardas, é coberta com pontos bordô ou marrons.

O período de floração começa na última década de maio e dura cerca de um mês. Em climas mais frios, o horário pode mudar de 1 a 1,5 meses. Cada flor belamkanda tem uma vida útil muito curta, florescendo pela manhã, desaparecendo ao pôr do sol. Isso permite, em um dia, observar um ciclo natural acelerado, desde o desdobramento das pétalas até o murchamento.

O núcleo possui três estames e um ovário triédrico. Após a conclusão da floração, uma caixa alongada é formada por membranas finas que se abrem facilmente. A fruta belamkanda é semelhante a uma amora e consiste em várias ervilhas pretas separadas. As sementes são cobertas com uma membrana carnuda e têm 4-6 mm de diâmetro. Não ceda à tentação de provar as frutas, as sementes não são comestíveis.

Belamanda chinesa e seus híbridos

Embora existam outras variedades no gênero, apenas uma delas é cultivada - a belamanda chinesa. Outros nomes são comuns entre os jardineiros:

  • lírio-tigre;
  • Lírio chinês
  • Orquídea chinesa
  • íris em casa.

Todos esses nomes são sinônimos e caracterizam a mesma planta. Para diversificar o esquema de cores das pétalas desta planta requintada, os botânicos desenvolveram várias variedades híbridas:

  • flava - diferentes flores grandes amarelas brilhantes, desprovidas das sardas habituais;
    Belamkanda flava
  • purpurea - as pétalas desta variedade variam de rosa pálido com veias amarelas a roxo e roxo;
    Belamkanda purpurea
  • cinza flabellata (ventilador) - a roseta de folhas no arbusto tem formato de leque, as flores são lisas, amarelas, pequenas.
    Belamkanda flabellata cinza (ventilador)

Às vezes, os jardineiros, vendo flores desbotadas de Belamkanda no primeiro ano, ficam desapontados e se recusam a continuar crescendo. E absolutamente em vão. A cada ano, a planta fica mais forte e a cor das pétalas fica mais saturada. A maioria das plantas jovens é coberta por flores amareladas e arenosas; a tonalidade rosa nelas é quase impossível de distinguir. No futuro, as pétalas ficarão roxas e roxas.

Reprodução

Propagado por sementes de Belamkanda e divisão de um arbusto coberto de vegetação. Embora as sementes sejam capazes de se separar independentemente de um pedúnculo no outono, a auto-semeadura na primavera é extremamente rara e apenas em um clima subtropical. Portanto, cada fruta deve ser cuidadosamente coletada e armazenada até a primavera. As sementes mantêm uma boa germinação por 1-2 anos e, na primavera, favorecem brotos amigáveis. Antes da semeadura, eles devem ser embebidos por um dia em uma solução fraca de permanganato de potássio.

Para que a planta se enraíze e produza flores no primeiro ano, é necessário cultivar mudas no início de março. Em campo aberto, as sementes só podem ser semeadas em maio, o que atrasará significativamente a floração ou não ocorrerá.

A aterrissagem é feita em solo fértil leve, você pode usar uma mistura de areia e turfa. Para estimular o crescimento, as sementes devem ser estratificadas após o plantio. A caixa é coberta com papel alumínio e colocada na geladeira. Se a temperatura externa estiver entre 0 ... + 5 ° C, você pode levar o recipiente diretamente para o monte de neve. No frio, as colheitas são deixadas por 7 a 12 dias. As sementes frescas já têm tempo para eclodir durante esse período, mas as mais antigas podem precisar de até 2 meses.

Um vaso de plantas jovens é transferido para um peitoril da janela iluminada em uma sala quente. Com a aparência de 2-4 folhas reais, você precisa transplantar cuidadosamente as mudas em vasos separados sem danificar as raízes. Eles pousam na rua quando o perigo de geadas noturnas acaba completamente.

No outono ou no início da primavera, os arbustos belamkanda cobertos de vegetação podem ser divididos em vários jovens. Para fazer isso, use plantas com idades entre 4-5 anos. Com cuidado, desenterre completamente o rizoma e desmonte-o com os dedos em várias sessões. Várias hastes devem ser mantidas em cada novo arbusto, o que aumentará a probabilidade de sucesso. Lascas grosseiras de areia ou tijolo são colocadas em um buraco para uma nova planta para uma boa drenagem. Fertilize a planta com húmus. Após o plantio, a camada superior é cuidadosamente compactada e molhada.

Cultivo e cuidado

Belamkanda prefere lugares ensolarados abertos ou sombra parcial fraca. Solo leve e bem drenado é adequado para o plantio. A planta precisa de fertilizante regular, que é fornecido pela cobertura do solo com húmus. Além disso, os arbustos são fertilizados com suplementos minerais complexos duas vezes por mês durante a estação de crescimento e semanalmente durante o período de floração.

A planta é resistente à seca, é melhor secar levemente o solo do que inundar o terreno. Com um excesso de umidade, as raízes apodrecem; portanto, no inverno, mesmo em um clima quente, é necessário cobrir a planta com material impermeável.

Belamkanda não é muito resistente à geada, mesmo com geadas de curto prazo a -15 ° C, morre, então elas a cultivam na rua sob abrigo nas regiões sul. Norte cresce como anual. Você pode cavar um arbusto no outono e transplantá-lo para uma panela de armazenamento em uma sala quente e devolvê-lo ao jardim na primavera.

A planta não é afetada por doenças e pragas conhecidas, mas com umidade excessiva, as raízes e os caules se deterioram.

Belamkanda é adequado para cultivo em varandas ou como uma flor de interior. Nesse caso, para o inverno, a planta recebe uma fase adormecida ao descartar a folhagem. A panela é transferida para um local fresco, os fertilizantes não são aplicados, a rega é reduzida ao mínimo.

Use

Belamkanda é uma planta muito elegante e delicada que pode se perder em um jardim claro ou denso. É preferível plantá-lo em grupos em colinas rochosas ou em jardins de pedra, e também usá-lo como pontos brilhantes no gramado. Sente-se bem nas encostas ensolaradas ou no bairro com coníferas atrofiadas. Parece espetacular em vasos na varanda, no jardim de inverno ou na varanda.

Raminhos com frutas e pétalas translúcidas secas da caixa de sementes são usados ​​para decorar buquês secos.

Pin
Send
Share
Send