Um incêndio aberto seguro tem um efeito calmante sobre uma pessoa. Afinal, cria uma atmosfera de conforto e calor. Mas nem todo mundo tem a oportunidade de construir uma lareira em sua casa ou no local. Uma ótima alternativa para esse dispositivo pode ser uma lareira biológica - um fogo vivo sem fumaça e cinzas. Diferentemente da versão tradicional, o biocombustível não envolve a disposição de uma chaminé, pois nenhuma substância perigosa é liberada durante o processo de combustão do biocombustível.
O que é um biofireplace e para que serve?
As biocombustíveis podem ser chamadas com segurança de nova geração de lareiras tradicionais a lenha e dispositivos de aquecimento. A chama viva real, resultante da combustão de biocombustíveis criados à base de álcoois, não emite fuligem e fumaça e não deixa vestígios de queima e fuligem.
Eles podem ser instalados tanto em áreas abertas de uma área suburbana quanto dentro de casa. Mas como o fogo aberto tem a capacidade de queimar oxigênio, a sala em que a lareira improvisada queima precisa ser ventilada periodicamente.
Dependendo da localização do dispositivo, vários tipos de biocombustíveis são diferenciados: parede, piso e mesa.
Dependendo do tamanho da estrutura, os biocombustíveis podem ter de um a vários blocos de combustível - queimadores. O bioetanol, que não deixa produtos de combustão, é mais frequentemente usado como combustível.
Os biofireplaces têm muitas vantagens: facilidade de instalação, não requer a instalação de uma chaminé, não há sujeira da lenha, não há fuligem e fuligem. A única desvantagem dos dispositivos de aquecimento populares é o seu preço. No entanto, mestres com conhecimentos básicos e habilidades de construção poderão confirmar que não é tão difícil fazer uma lareira biológica com suas próprias mãos.
Convidamos você a assistir a um vídeo em que o modelo mais simples de uma biocombustível é construído para que você entenda como é simples:
Métodos self-made bio lareira
Design # 1 - um dispositivo de desktop em miniatura
Para acender uma mesa precisamos:
- Cortador de vidro e vidro;
- Selante de silicone (para colar vidros);
- Malha de metal;
- Caixa de metal sob a base da estrutura;
- Tanque de combustível;
- Materiais compósitos não combustíveis;
- Pavio de renda;
- Combustível para uma biocombustível;
Para equipar a tela da lareira, você pode usar vidros comuns de 3 mm de espessura ou vidros com molduras para fotos.
Como uma base de malha de metal, uma assadeira para forno, uma churrasqueira ou uma malha de aço inoxidável é perfeita. Para equipar um tanque de combustível, você pode usar um copo de metal. O bloco de combustível de uma biocombustível é mais fácil de fabricar a partir de uma plantadeira de metal de forma quadrada ou retangular.
As dimensões do design dependem apenas dos desejos do mestre. No entanto, ao calcular as dimensões, lembre-se de que a distância do queimador às janelas laterais não deve exceder 15 cm. Ao mesmo tempo, se o vidro estiver muito próximo da chama aberta, é provável que ele quebre. O número de queimadores é determinado levando em consideração as dimensões do local ou sala. Em média, em uma área de 16 metros quadrados, basta uma biofarinha de mesa com um queimador.
Tendo decidido as dimensões da estrutura e levando em consideração as dimensões da parte inferior da biocombustível - um bloco de combustível de metal, cortamos 4 espaços em branco.
Conectando e colando cuidadosamente todos os elementos de vidro, deixamos a tela até o selante secar completamente. É conveniente limpar os restos de selante de silicone seco com uma lâmina comum.
Prosseguimos com o arranjo do bloco de combustível.
Fazemos um piso de malha: recortamos um retângulo de uma grade de metal usando uma tesoura para metal, cujo tamanho corresponde às dimensões da caixa.
Torcemos o pavio da renda e mergulhamos uma de suas extremidades em um recipiente com combustível. Cobrimos a malha de metal com pedras resistentes ao calor, decoramos com toras de cerâmica e outros materiais não combustíveis.
A lareira bio de mesa está pronta. Resta apenas instalar uma caixa de vidro no bloco de metal e atear fogo ao pavio encharcado de combustível.
Construção # 2 - variação angular para o gazebo
A versão de canto do biofireplace é interessante porque pode ser colocada com segurança no canto do caramanchão ou alpendre. Ocupando um espaço mínimo, trará notas de aconchego e conforto para a atmosfera, propícias a uma estadia agradável.
Para fazer uma estrutura angular, precisamos:
- Perfil metálico de guia e rack de 9 m de comprimento;
- 1 folha de drywall não combustível;
- 2 m² de lã mineral (basalto);
- Massa de acabamento de gesso;
- 2,5 m2 de ladrilhos ou pedras artificiais;
- Argamassa e adesivo resistente ao calor para ladrilhos;
- Cavilha-pregos e parafusos;
- Capacidade de combustível;
- Pedras resistentes ao calor e elementos decorativos incombustíveis.
Tendo decidido a localização e o design da futura lareira para o cálculo competente dos materiais necessários e a visualização da imagem em uma folha de papel, traçamos um esboço, observando as proporções. Então você pode mexer, é melhor começar com a marcação.
Depois de verificar a verticalidade da estrutura usando uma linha de prumo, fixamos o quadro na parede usando cavilhas, pregos e parafusos. É aconselhável fixar as prateleiras da lareira com jumpers.
No fundo do forno, deixamos um recesso no qual instalaremos o queimador posteriormente. Como durante a operação da lareira a temperatura ao redor do queimador pode atingir 150 ° C, a base da parte do combustível é feita de material rígido e incombustível.
Depois de concluir o trabalho, substitua as costuras com um rejunte especial.
É conveniente usar um tanque especial ou um queimador cilíndrico como um recipiente para biocombustível. Para garantir a segurança dos entes queridos, a parede frontal da lareira biológica pode ser coberta com vidro resistente ao calor e uma lareira forjada.
Fazemos combustível para uma lareira
O combustível para a bio-lareira é o bioetanol - um líquido sem cor e odor, contendo álcool e atuando como substituto da gasolina. Sua principal vantagem é que durante a combustão não emite gases nocivos e não deixa fuligem e fuligem depois de si. Portanto, as lareiras de biocombustíveis não exigem a instalação de capuzes, devido aos quais é obtida uma transferência de cem por cento de calor. Além disso, no processo de queima de bioetanol devido ao vapor de água liberado, o ar é umidificado.
O combustível para uma biocombustível pode ser produzido com suas próprias mãos. Isso exigirá:
- Álcool medicinal 90-96 graus;
- Gasolina para isqueiros Zippo.
A gasolina é capaz de transformar uma chama azul de laboratório em um centro vivo de laranja. Só é necessário misturar esses dois componentes em uma proporção tal que a gasolina represente 6-10% do volume de álcool medicinal. Agite bem a composição final e despeje-a no tanque de combustível. O consumo de combustível é de 100 ml por 1 hora de combustão.
Depois de acender o combustível pelos primeiros 2 a 3 minutos, enquanto a chama é pequena, sente-se um leve cheiro de álcool em um raio de vários metros da lareira biológica. Porém, à medida que o combustível esquenta, quando a fumaça começa a queimar, e não o próprio líquido, o cheiro se dissipa rapidamente e a chama se torna animada e divertida.