Poda de árvores - como podar mudas de frutas na primavera

Pin
Send
Share
Send

Para obter uma colheita estável e rica, é necessário realizar uma poda oportuna e adequada das árvores do jardim. Se você deixar a coroa muito grossa, ela não será suficientemente ventilada e transmitirá luz. Sob tais condições, as árvores são mais vulneráveis ​​a vários microorganismos que causam doenças. Uma planta fraca e doente não será capaz de se desenvolver completamente e dar frutos.

Poda de árvores de pomar - dicas para jardineiros iniciantes

A poda de árvores frutíferas é uma questão responsável; existem algumas nuances e regras aqui. Para jardineiros iniciantes, antes de prosseguir com o procedimento para aparar galhos em excesso e doentes, você deve se familiarizar com essas regras.

Formação de coroas

Tipos de poda de árvores de fruto

A remoção de ramificações desnecessárias e fracas tem várias tarefas, dependendo de qual remoção é dividida em vários tipos. Cada um deles tem suas próprias características e consequências. Existem podas formadoras, sanitárias e antienvelhecimento.

Formação de coroas

Antes de tudo, a poda das árvores é necessária para a correta formação da copa, para impedir seu crescimento excessivo. Como resultado do procedimento, um esqueleto forte é criado, os galhos laterais começam a crescer ativamente e o jardineiro recebe mais frutas.

Se a poda é raramente ou completamente ignorada, a coroa atinge enormes dimensões e os frutos ficam em locais de difícil acesso. Recomenda-se o afinamento da coroa a partir do próximo ano após o plantio. Na maioria das vezes, os jardineiros escolhem dois esquemas: não hierárquico e esparso.

Importante! A melhor época para reservar é o final de fevereiro - o início de março. É importante não se atrasar, caso contrário, as árvores ficarão para trás no desenvolvimento e não produzirão frutos.

Poda sanitária de árvores de fruto - o que você precisa saber

A poda de outono anual de galhos doentes ou secos é chamada de sanitária. É realizado da seguinte forma:

  1. Os brotos são removidos acima do botão externo, o ramo esquelético é cortado em um anel.
  2. O ramo doente e seco é cortado com a captura de uma parte saudável.
  3. Um ramo localizado verticalmente é cortado obliquamente.
  4. Após a conclusão do procedimento, as feridas são necessariamente lubrificadas com variedades de jardins ou outros meios.

O tratamento sanitário regular cura a planta e aumenta sua fecundidade. A árvore vive por um longo tempo, reduzindo significativamente o risco de várias doenças das culturas de frutas.

O objetivo do corte antienvelhecimento

A poda de rejuvenescimento é realizada quando há muitas árvores antigas no jardim que diminuíram acentuadamente os rendimentos. O procedimento a seguir é recomendado:

  1. Inspecione a coroa, identifique todos os que estão morrendo, cruzando, esfregando ou crescendo no centro do galho.
  2. Na base desses galhos, encontre uma forte quantidade de gordura.
  3. Recue 2 cm da base da parte aérea e corte o galho.
  4. Para processar um local de um jardim cortado var.

Se não houver um, mas vários brotos jovens perto do corte, a ferida cicatrizará mais rapidamente.

Importante! A poda antienvelhecimento das árvores deve ser esticada por vários anos, removendo os galhos antigos gradualmente. Se você se livrar deles imediatamente, a planta enfraquecerá e morrerá.

Tipos de corte

Precauções de segurança para podar árvores frutíferas

Cortar árvores no jardim exige o cumprimento das regras de segurança:

  • Não permita que crianças menores de 18 anos sejam cortadas e não permitidas no local de comportamento.
  • Use luvas de proteção para evitar cortes ou lascas, assim como capacetes e óculos de proteção.
  • Use uma escada (não uma escada!) Com passos largos o suficiente. Para não escorregar nas escadas, use sapatos com sola de papelão ondulado. Não suba as escadas juntos.
  • Não use aparelhos elétricos com cabos ou fios danificados.
  • Não reserve perto de fios elétricos.
  • Não se mova da escada para a árvore, nem trabalhe na chuva ou imediatamente depois dela. Não fique com um pé na escada e o outro na árvore.
  • Não fique embaixo da árvore durante o desbaste.
  • Monitore a capacidade de manutenção das ferramentas de trabalho, não as transfira uma para a outra, guarde em sacos ou tampas especiais.
  • Para remover galhos cortados, use ganchos especiais.

Importante! Poda de árvores com altura igual ou superior a 3 m deve ser realizada em conjunto com um parceiro para o seguro.

A escolha de ferramentas e equipamentos

Ao escolher ferramentas para poda, você deve ser guiado pelo conselho de jardineiros profissionais experientes:

  • A ferramenta deve estar confortável em suas mãos.
  • A serra, a tesoura de poda ou a faca de enxerto devem ter peças de cores vivas para que possam ser facilmente encontradas na grama.
  • É desejável que o equipamento tenha sido equipado com alças especiais, para que possa ser pendurado no pulso e não cair durante a operação.
  • Em nenhum caso você pode cortar os galhos com uma ferramenta enferrujada, caso contrário a árvore poderá morrer.

Tesoureiros

Para a poda correta e de alta qualidade das árvores do jardim, você precisará de ferramentas:

  • Um bar knotter - útil se não houver maneira de subir as escadas.
  • Serra - corta galhos com um grande diâmetro. Você não pode usar uma serra elétrica, as feridas feitas por ela em uma árvore praticamente não cicatrizam.
  • Faca de jardim - conveniente para limpar seções acabadas, deve ser perfeitamente afiada.
  • As tesouras de podar são uma ferramenta conveniente e segura para aparar pequenos galhos.

Novas seções precisam ser processadas. Para fazer isso, você precisa de var de jardim, tinta em óleo de linhaça, pasta Rannet ou outros meios semelhantes.

A técnica viu, permitindo não ferir uma árvore

Ao cortar galhos grandes, uma árvore pode ser ferida. Para evitar isso, o corte é feito da seguinte maneira:

  1. Eles fazem um corte inicial por baixo para que o galho não quebre e não arranque a casca da árvore.
  2. Em seguida, você precisa cortar o ramo acima do corte.
  3. Depois de remover os galhos, os cortes da serra são alinhados no anel, os solavancos são limpos com uma faca e a ferida é lubrificada com tinta ou var.

Por que é melhor entrar em contato com profissionais

Vacinação de árvores na primavera, métodos de enxerto de árvores frutíferas para iniciantes

À primeira vista, reservar as hortas é um procedimento simples que você pode administrar por conta própria. No entanto, para uma pessoa inexperiente, há certos riscos em executá-la: cair de uma altura, partir um galho pesado, o perigo de um galho entrar em contato com um fio elétrico, trabalhar com uma ferramenta afiada. Portanto, se um jardineiro iniciante não souber podar as árvores corretamente, é melhor procurar ajuda dos arboristas. São pessoas especialmente treinadas e que possuem a técnica correta de corte e todas as habilidades necessárias para isso.

Importante! Além dos conhecimentos e habilidades necessários, os profissionais possuem todo o equipamento necessário. Graças a isso, cortar as mãos se torna um procedimento rápido e seguro.

Apresenta poda de árvores de fruto

Vacinação de árvores na primavera, métodos de enxerto de árvores frutíferas para iniciantes

As árvores frutíferas são podadas em qualquer estação, exceto no inverno: elas dormem na estação fria. Os tempos de corte variam de acordo com a região. Nas regiões norte e central da Rússia, o encurtamento de galhos não é realizado no outono. Nesses lugares, o frio chega cedo e as árvores não têm tempo para curar suas feridas. A poda nessas regiões é recomendada para começar na primavera, depois de esperar a temperatura positiva. O procedimento deve ser concluído antes que os botões se abram nas árvores.

Importante! Jardineiros profissionais preferem podar árvores na primavera para que possam se recuperar totalmente durante o verão-outono.

Quando e quais árvores no jardim podem ser podadas

Para não prejudicar a colheita futura, é importante saber quando podar uma árvore. O primeiro no jardim a cortar peras e macieiras, pois essas árvores são caracterizadas pela resistência ao gelo. Algumas culturas de frutas são recomendadas para serem encurtadas somente após o aparecimento de folhas nos galhos; caso contrário, os cortes da serra podem ficar cobertos por placas fúngicas. Estes incluem ameixa de cereja, ameixa, damasco, cerejas e cerejas.

Em alguns arbustos (por exemplo, uma rosa trepadeira e um lilás), as flores se formam nas fotos do ano passado, portanto, não é recomendável podá-las.

Com que idade as árvores de fruto devem ser podadas

No verão, os galhos são podados em plantas com mais de 3 anos para melhorar a qualidade do fruto. Após este procedimento, o rápido desenvolvimento de brotos jovens começa. As vantagens da poda no verão incluem suco vitalizante, graças ao qual as feridas cicatrizam rapidamente.

No sul do país, os jardineiros passam a poda de inverno nessas árvores para reduzir o rendimento de mudas jovens. Após 3 anos de frutificação, eles recebem um descanso. Primeiro colha sementes e depois triture as frutas.

Uma árvore com mais de 10 anos é mostrada como poda antienvelhecimento. É feito em qualquer época do ano, mas melhor na primavera. A formação da poda de primavera começa a partir do segundo ano após o plantio.

Corte de mudas por ano

Como podar uma muda para obter uma colheita maior

Ao podar uma muda jovem, seu caule é formado: todos os galhos localizados a uma distância de 40 cm do solo são removidos. Em seguida, determine os principais 3-4 ramos fortes, que se tornarão o esqueleto da coroa. Todos os outros ramos são removidos com uma fatia "sob o anel".

Os galhos esquerdos são cortados para que suas extremidades estejam no mesmo nível. Eles devem se desenvolver de maneira uniforme e igualitária. É importante considerar a localização do rim perto do qual o corte é feito. Se estiver do lado de fora do galho cortado, os brotos jovens crescerão na mesma direção. Se o botão estiver localizado no interior, o galho crescerá no centro da coroa.

Importante! O corte correto deve ser oblíquo, não deve ter um coto. A parte inferior do corte deve ser um pouco mais alta que a base do rim e a parte superior deve coincidir com a parte superior do rim.

Como podar pêssego e damasco

Em relação às árvores de pessegueiro e damasco, todos os tipos de poda são utilizados e são feitos regularmente em qualquer estação, exceto no inverno. Nas regiões frias, a poda da primavera começa após o aparecimento das primeiras folhas, quando todos os ramos doentes e moribundos são bem identificados.

A formação da coroa de pêssego e damasco começa no segundo ano de vida da árvore. Antes deste período, apenas beliscar uma pequena parte apical é permitido para estimular novos rebentos laterais.

Algoritmo de poda de mola passo a passo:

  1. Um shtamb com um comprimento de 50 cm é formado.
  2. Existem vários ramos esqueléticos que estão localizados em ângulo com o condutor e olham em direções diferentes. São deixados dois rins, o topo deve ficar do lado de fora.
  3. O condutor é encurtado para o ramo lateral superior.
  4. Remova todos os galhos quebrados de lodo congelados.
  5. Para rejuvenescer o pêssego, remova todos os galhos com 4 anos ou mais.

No verão, brotos mortos são removidos, bem como todos os novos galhos, direcionados verticalmente para cima ou para dentro da coroa. Se muitas frutas estão ligadas a brotos finos, os galhos são encurtados e os ovários são afinados. A poda de outono é remover todos os galhos doentes e quebrados restantes, bem como encurtar brotos fracos e mal amadurecidos.

Pêssego e damasco são culturas fotófilas. Se suas coroas são grossas demais, não entra luz suficiente nos brotos de frutificação. Isso afeta a quantidade e a qualidade da fruta. O desbaste e o encurtamento regulares dos galhos dessas árvores são a chave para uma colheita estável e rica.

Esquema de poda de damasco

<

Na questão de como podar corretamente uma árvore frutífera para não prejudicá-la, muitos jardineiros são guiados por dias favoráveis ​​e desfavoráveis. De acordo com o calendário lunar, a poda é realizada preferencialmente na lua nova e na lua minguante. Isso leva em consideração o sinal em que a lua está localizada. Para a poda, é adequada uma fase de crescimento em um sinal estéril. Tais sinais incluem Áries, Aquário, Leão, Escorpião, Virgem, Gêmeos e Sagitário.

A implementação oportuna de todos os procedimentos para o cuidado de árvores frutíferas torna o jardim verdadeiramente florido e frutífero. A poda desempenha um dos papéis mais importantes no gerenciamento de culturas. Ele não apenas permite que você obtenha mais frutos das árvores, mas também as torna centenárias saudáveis. Essas recomendações sobre o tempo e as regras da poda ajudarão os jardineiros iniciantes a não prejudicar as plantações.

Pin
Send
Share
Send