Durante o período de floração da hortênsia, o jardim assume uma aparência particularmente romântica e festiva. Para o projeto paisagístico, uma planta que floresce desde o início do verão até a geada pode resolver uma grande variedade de problemas. De três cores, com uma variedade de tons, a hortênsia enriquece a área aberta e cria um sotaque atraente.
A origem e aparência da planta
Uma planta moderna é distribuída em todo o mundo. Universal e pouco exigente para cuidar, vive a partir de 40 anos ou mais. As inflorescências que florescem durante todo o verão não podem ficar entediadas, mesmo as variedades brancas mudam de cor ao longo da vida. De esverdeado a cremoso, cremoso a branco e vice-versa. O que podemos dizer sobre camaleões de folhas grandes, onde no mato você pode ver ao mesmo tempo lindas flores de cores e tons diferentes.
No jardim com plantas perenes
Descrição da flor da planta
O arbusto floresce com escudos nas extremidades dos brotos jovens ou do ano passado, pequenas (férteis) flores frutíferas. Eles estão localizados no meio, e grandes (estéreis) florescem da borda.
Importante! A planta é venenosa, pois contém ácido hidrociânico em todas as partes, especialmente frutas venenosas.
Espécies e variedades
Nas condições da região de Moscou e até da Sibéria, os jardineiros cultivam espécies de panículas e árvores. Obviamente, existem variedades que são as mais resistentes ao gelo, capazes de suportar até - 400 ° C, principalmente por uma questão de confiança de que o arbusto sobreviverá ao inverno, é altamente perfumado, coberto com lapnik. As variedades restantes de hortênsias para cultivo são mais adequadas para jardins de clima temperado e do sul.
Árvore
A hortênsia das árvores tem uma característica, suas inflorescências são de forma esférica. Um arbusto solto em cúpula, sob o peso de cachos, tende a desmoronar. Na faixa do meio cresce cerca de 2 metros. É resistente ao gelo, em algumas variedades o indicador é t -39 ° C. Depois de congelar a parte do solo, o arbusto se regenera rapidamente e floresce em brotos jovens.
A cor inicial da árvore é branca, mas, graças ao trabalho de seleção, a variedade de variedades foi enriquecida com todos os tons de rosa.
Hortênsia de árvores (Hydrangea arborescens Annabelle) Annabelle, nativa do estado americano de Ohio, é cultivada há quase 300 anos (1746). O tamanho de algumas inflorescências se aproxima de 30 cm.
Até hoje, a hortênsia branca lisa de Annabelle, uma das variedades mais procuradas. Também se originaram variedades com cor de creme vermelha, rosa e dourada:
- Annabelle Rosa;
- Annabelle vermelho;
- Annabelle dourada;
- Incrível (Annabelle Forte) - uma variedade com as inflorescências mais maciças (35 - 40 cm).
Variedades de flores Anabel forte
Em um clima quente, Annabelle cresce em uma árvore de 3 metros, em um tamanho máximo moderado de uma hortênsia de arbusto redondo que não excede 2 metros.
Hortênsia esférica branca, variedades:
- Annabelle
- Incrível;
- Grandiflora (Grandiflora);
- Casa Branca (WhiteDome);
- Sterilis (Sterilis);
- Hayes Starburst
- Hillsof Snow
Hortênsia esférica rosa, variedades populares:
- Bella Anna;
- Annabel rosa;
- Annabel vermelho;
- Espírito Invisibelle (Espírito Invincibelle);
- Almofada de alfinetes rosa
Panícula
A hortênsia paniculada (Hydrangea paniculata) é cultivada desde 1861. Existem variedades muito mais modernas do que as de árvores.
Hortênsia de panícula cresce em grandes, até 3 m, arbusto, coroa exuberante, hábito esférico. Aglomerados soltos de flores são coletados em uma ampla forma piramidal e cônica.
Floresce de julho a geada. As flores, de esverdeado, amadurecem e se tornam brancas como a neve, com um brilho rosado. À medida que as flores amadurecem, tornam-se cada vez mais coloridas em rosa, e o murcha é marcado por cachos verdes. Algumas variedades, como o popular Urso Polar e Limelight, não têm tons de rosa; no processo de desenvolvimento, suas flores adquirem uma tonalidade dourada e creme, com uma mudança gradual para o verde.
Informações adicionais! Hortênsia em panículas pode ser cultivada com um arbusto ou uma árvore; algumas variedades ficam ótimas em uma forma padrão.
A planta máxima atinge 3 m de altura e a largura da coroa excede-a significativamente (4 - 9 m). A planta cresce rapidamente, boas condições e tecnologia agrícola competente por 3 a 4 anos permitirão admirar a fonte de flores.
Panícula
Informações adicionais! As raízes da hortênsia em panículas são rasas no subsolo, crescendo principalmente em largura, de modo que o solo radicular deve ser afrouxado com cuidado.
As variedades mais populares
- Grandiflora (Grandiflora);
- Floribunda;
- Praecox (Praecox);
- Urso polar;
- Limelight (Limelight) uma cor única, verde dourado, creme;
- Hortênsia amarelo-creme do dólar de prata (dólar de creme) com a transição para o branco;
- Fantasma
- Wims Red, hortênsia bordô;
- Pinky Winky
- Baunilha Fraise
Ambas as variedades de hortênsias - em panículas e arbóreas - podem ser usadas em um buquê para um corte, desaparecem lentamente e são perfeitamente preservadas como uma flor seca.
Folha grande
Hortênsia de folhas grandes (Hydrangea macrophylla), caso contrário, é chamada de jardim - é um arbusto brilhante e espetacular, mas, infelizmente, para o clima do sul.
Informações adicionais! Hortênsia subdimensionada com folhas grandes pode ser cultivada como uma planta em vaso, com a possibilidade de passar o inverno em ambientes fechados.
Na faixa do meio, ela não pode sobreviver em campo aberto, a resistência do inverno da planta é de t - 10 ° C. Alguns jardineiros decidem experimentar, mas escavar constantemente hortênsias para passar o inverno em ambientes fechados exige muito trabalho. No abrigo, o arbusto pode entortar, as "mudanças de temperatura" da primavera são especialmente perigosas.
A hortênsia é violeta, a hortênsia lilás ainda é a mesma rosa, em momentos diferentes da vida da flor. Em uma planta, é possível observar mudanças na cor das flores de diferentes inflorescências, uma mudança na sua intensidade. Além disso, você pode alterar a cor do arbusto acidificando o solo nas raízes. Um efeito interessante é obtido se o solo for periodicamente acidificado de lados diferentes.
Hortênsia de jardim com folhas grandes
Alguns tipos de hortênsias de folhas grandes são mais adaptados a condições adversas. Então, em 2003 nos EUA (Minnesota) St. Nursery Os viveiros de Bailey de Paul foram introduzidos na variedade Endless Summer. A planta é resistente ao crescimento nos subúrbios (4ª zona climática), tem a propriedade de florescer nos rebentos deste ano. A variedade tornou-se o fundador da série Forever & Ever.
Ele recebeu a Hydrangea Endless Summer Blushing Bride (noiva Blush) e, em 2005, a variedade Early Sensation foi introduzida.
Outras hortênsias
No total, o gênero hortênsias possui mais de 50 espécies. Na Rússia, os arbustos crescem naturalmente na Península de Sakhalin e nas Ilhas Curilas.
Hydrangea Bretschneider
Alta resistência ao inverno em hortênsia bretschneider (Hydrangea bretschneideri). A planta foi descoberta por um botânico em 1882 nas montanhas da China. A espécie não foi amplamente utilizada devido à despretensiosidade de suas inflorescências; não possui diversidade varietal.
A floração ocorre na segunda metade do verão. As inflorescências são achatadas de corimbose, consistindo principalmente de pequenas flores férteis brancas, apenas um pouco estéreis e grandes localizadas ao longo da borda do cacho. Os arbustos são muito altos, cerca de 3 m podem competir com o thuja generalizado.
Hortênsia de pecíolo
O arbusto é uma planta semelhante a um lian, com a ajuda de ventosas que crescem no tronco do ar, as raízes podem envolver suportes de até 20 m de altura.Nos suportes, a hortênsia pecíolo se comporta como uma cobertura de solo.
Petiolato de Liana
Na faixa natural de crescimento, a liana vive entre florestas de coníferas, circundando poderosos troncos de árvores. A hortênsia do petrel se espalhou do leste da Ásia (Península de Sakhalin, Ilhas Curilas, Japão, Coréia, China).
Outros tipos de hortênsias de jardim não são comuns.
Recursos de Cuidados
A base dos cuidados com as plantas, independentemente do tipo de hortênsia, é a poda correta e a rega regular.
A poda deve ser realizada na primavera, antes do início do fluxo de seiva. Todos os galhos fracos e finos são removidos; brotos fortes de flores não crescem a partir deles. Durante a floração, o arbusto será pouco decorativo, a hortênsia com pequenas inflorescências e as flores não atrairão a devida atenção. O número de hastes necessárias para um arbusto exuberante é de 10 ou 12 peças em uma planta adulta; elas precisam ser encurtadas em 1-2 brotos.
Brotos jovens já estão florescendo este ano, portanto, para arbustos desbaste, é possível remover com segurança os galhos mais antigos "no tronco".
Padrão de corte correto
Ao plantar uma flor específica, é melhor focar em suas características varietais. É necessário plantar em uma área sombreada. O sol pleno no lado sul suporta hortênsias brancas e algumas variedades em panículas. Hortênsia (um vaso com água) é uma transcrição em latim do nome, que reflete com mais precisão a hidrofilicidade da planta.
Todos os tipos de hortênsias precisam de rega regular abundante. No verão, no período seco, para um arbusto de uma planta adulta (a partir de 3 anos), é necessário irrigar duas vezes por semana 10 a 14 litros de água assentada ou da chuva.
Importante! A hortênsia também sofre com a estagnação da água nas raízes, bem como com a falta dela.
O arbusto adora argila, solo levemente ácido e nutritivo, capaz de reter a umidade. A cobertura superior regular permitirá que você obtenha um arbusto grande com folhagem abundante e flores exuberantes ao longo da temporada, se você seguir a regra:
- Os fertilizantes com alto teor de nitrogênio são aplicados na primavera e na primeira metade do verão. Eles dão força à planta para cultivar brotos fortes.
- A cobertura de potassa e fósforo começa a ser introduzida durante a formação de inflorescências e até o final do outono - esses elementos saturam a planta com os oligoelementos necessários para a floração e a preparação para o inverno.
Um arbusto adulto requer 2 a 3 baldes de fertilizante diluído. Três vezes durante a estação, é aconselhável derramar o solo com uma solução de permanganato de potássio (0,2 g. 7 - 8 l).
A planta é extremamente exigente quanto à acidez do solo. A presença de cal no solo contribui para o desenvolvimento e crescimento deficientes. Uma planta pode ficar doente com clorose, manchas aparecem nas folhas e gradualmente ficam amarelas.
Quando os primeiros sinais aparecem, é necessário aumentar a acidez do solo. Útil para isso:
- adubos especiais para hortênsias, com efeito acidificante;
- cinza, limão, gesso, giz;
- farinha de dolomita;
- lixo conífero;
- como métodos populares, as hortênsias são regadas com kefir ou soro de leite;
- cristais dissolvidos de ácido cítrico ou uma solução fraca de vinagre.
Hortênsia - em outras palavras, uma rosa real - pode transformar um caminho de jardim em um labirinto isolado, cobrir uma cerca com uma cerca viva, tornar-se um foco central em um gramado verde - a beleza magnífica e despretensiosa pode fazer tudo.