Prímulas são flores que a maioria dos jardineiros gosta. Existem cerca de quinhentas variedades dessas plantas. Cada um deles tem características individuais de cuidado e reprodução. A reprodução da prímula é possível de várias maneiras. O artigo descreve como cultivar prímula de diferentes maneiras.
Como é e a qual família pertence
Prímula tem um nome diferente - prímula. É uma planta perene e pertence ao gênero prímula. In vivo cresce nas partes norte da África, na Ásia Central, Europa e Oriente Médio.
A flor em questão inclui cerca de 500 espécies. No entanto, in vivo, você pode encontrar as espécies que ainda não foram descritas.
A roseta da raiz de uma planta inclui folhas que podem ser dissecadas ou simples. Sua forma é lanceolada oval-oblonga. As folhas podem ser sésseis e pecioladas. Folhas enrugadas e coriáceas também são encontradas. Os últimos são muito densos. Eles são verdes com uma tonalidade cinza.
Prímula tem cerca de quinhentas espécies
Pedúnculos são longos. Não há folhas neles. Existem espécies com flores simples e com inflorescências inteiras. A forma das flores é a mais diversa: na forma de uma bola, um guarda-chuva, uma pirâmide, um sino. Há também em camadas e em forma de travesseiro. As flores são tubulares com um membro plano ou na forma de um funil. Existem espécies anuais e perenes.
Importante! A prímula pode ser criada em condições ambientes.
Variedades comuns
Todas as variedades de prímula são divididas em 30 seções. A seguir, são apresentados os tipos e variedades mais populares:
Comum
Cresce na Europa central e meridional. Locais de distribuição: bordas da floresta, prados alpinos. O rizoma é curto, com raízes grossas que parecem cadarços. Folhas lanceoladas 25 cm, largura - 6 cm. Os pedúnculos podem ter de 6 a 20 cm. As flores únicas são amarelo pálido ou branco. As pétalas são largas, divididas em duas partes. A floração começa em março. Às vezes floresce novamente em setembro.
Variedades do tipo comum:
- Virginia: flores brancas com uma faringe amarela pálida;
- Giga White: flores brancas;
- Tserulea: flores azuis com garganta amarela.
Visão comum
Alta
Origem dos Cárpatos e das partes sul e norte da Europa Ocidental. As folhas são de forma oval, com uma margem serrilhada. O comprimento das placas das folhas é de 5 a 20 cm e a largura é de 2 a 7 cm, e as folhas estreitam-se fortemente em direção ao pecíolo. No lado da frente, as veias das folhas são deprimidas e, no interior, convexas. As inflorescências têm a forma de um guarda-chuva. Eles consistem em 5-15 flores. O diâmetro das flores é de 2 cm e a cor é amarelo pálido. Altura do pedúnculo 10-35 cm. Floresce em abril por 60 dias.
Variedades deste tipo:
- Duplex: flores de cerejeira, diâmetro 25 cm;
- Rosea: as flores são rosa escuro;
- Gele Farben: inflorescências lilás pálido, diâmetro 95 mm;
- Ouro Grand: botões de cor marrom, diâmetro 25 mm.
Vista alta
Siebold
Floresce em junho. As flores podem ser rosa ou roxas. Inflorescências parecem um guarda-chuva.
Vista do Siebold
Primavera
Também tem o nome Medicinal. Origem: Europa. As folhas são ovóides e enrugadas. O comprimento é de 20 cm e a largura de 6 cm, as veias são deprimidas pela parte frontal e convexas por dentro. Flores amarelas com uma mancha laranja na base. Eles podem ser felpudos ou lisos. Floresce de abril a junho.
Vista de primavera
História de aparência
A prímula é conhecida há muitas centenas de anos. Na Grécia antiga, era chamada a flor medicinal do Olimpo. Além disso, as pessoas chamavam de "chaves" ou "carneiros". Segundo os mitos da Escandinávia antiga, as flores desta planta são as chaves da deusa da fertilidade Freya. Graças a eles, ela deixa entrar. Na Alemanha, essas flores são a chave para o casamento. A prímula celta e gaulesa estava presente em poções de amor.
Segundo as histórias da Dinamarca, a princesa elfa se transformou nesta flor porque se apaixonou por uma pessoa comum.
Os mitos gregos antigos dizem que um jovem chamado Paralisos morreu de amor. Foi transformado pelos deuses em prímula. Os deuses lamentavam muito sua morte.
Importante! Esta planta pode curar muitas doenças, incluindo paralisia, pelas quais é chamada de paralisia na medicina popular.
Na Europa, esta flor começou a crescer a partir do século XVI. Os britânicos são especialmente apegados a ele, que até criou um clube para os amantes das prímulas. Todos os anos, são organizadas exposições de prímula.
Home Care
É muito simples cuidar de uma prímula em casa. Mantenha-o melhor onde houver boa iluminação. Também é importante não encher demais a planta. Caso contrário, ele pode ficar podre.
Primula não é exigente em cuidados
Umidade
Não há requisitos específicos para a umidade do ar. No entanto, com umidade muito baixa, as bordas das folhas começam a secar. Nesse caso, você precisa borrifar as folhas com água macia.
Temperatura
A sala onde a planta mora deve ser legal. Durante a floração, a temperatura recomendada é de 12 a 15 graus.
Rega
Durante a floração, muitas vezes é necessário regar, pois é necessário que o solo seja constantemente umedecido. No entanto, vale lembrar que você não pode encher a flor, pois isso provocará o desenvolvimento de podridão nas raízes. Após a floração, a rega deve ser moderada.
Importante! De acordo com o conselho de jardineiros experientes, é necessária água macia durante a irrigação.
Top vestir
A alimentação é realizada após a formação dos botões. Fertilizantes complexos com microelementos são usados como fertilizantes. A cobertura é realizada duas vezes por mês, antes da conclusão da floração. Se você fertilizar a flor antes que os botões apareçam, toda a força entrará na folhagem. Depois que as flores caírem, transplante a planta em terreno aberto ou em outro vaso.
Solo
Para plantar uma planta, é usada uma mistura de terra. Uma boa mistura deve consistir em terra de folha, turfa, areia. Tudo é tomado em proporções iguais. Uma camada de drenagem também é necessária.
Regras de desembarque
Para o pouso, as seguintes regras devem ser observadas:
- não deve haver uma grande quantidade de sais minerais na terra;
- as flores devem estar bem iluminadas;
- a temperatura em que as flores estão localizadas deve ser baixa;
- as folhas secas devem ser removidas imediatamente para que a flor floresça bem;
- o transplante é realizado somente após a floração;
- Drenagem obrigatória no fundo da panela.
O plantio de sementes é realizado de novembro a dezembro. As sementes de prímula darão uma boa germinação se, antes de plantá-las, mantê-las em alta umidade a uma temperatura de 20 graus. Além disso, a temperatura e a umidade diminuem gradualmente. O mergulho é realizado duas vezes: março e abril.
Métodos de criação
Existem várias opções para a propagação da prímula: sementes, divisão do mato e mudas.
Importante! Desde o momento do plantio até a floração deve ser de pelo menos 6 meses.
Prímula de dentes finos: cultivo de sementes
Prímula crescente a partir de sementes é a maneira mais acessível, mas não é fácil. Mas depois de aprender como cultivar prímula a partir de sementes em casa para mudas, você pode obter uma planta bonita e saudável. As sementes são ensinadas por polinização artificial. Para a germinação, é realizado um procedimento de estratificação. Para isso, são colocadas em um pano úmido e colocadas na geladeira.
A semeadura é realizada em junho ou julho. A capacidade deve ser ampla e baixa. As sementes de topo são polvilhadas com uma fina camada de terra. Em seguida, o recipiente é coberto com vidro ou filme. O desembarque deve estar em uma área sombreada. O regime de temperatura é de 15 a 18 graus. Os primeiros brotos aparecem em duas semanas.
Leva tempo para cultivar prímula a partir de sementes
Para prímula, use solo leve e solto à base de turfa. As sementes são plantadas.Algumas pessoas sugerem o uso de neve em vez de regar. A zombaria das sementes ocorre bem na neve. A neve derretida os atrairá para o chão. Feche o recipiente com papel alumínio e coloque na geladeira por um mês. A temperatura deve ser de pelo menos 10 graus.
Após o processo de estratificação, as sementes são transferidas para a sala. Muitas prímulas germinam na luz a uma temperatura de +15 - +18 graus. As fotos devem estar acostumadas ao ar gradualmente. É possível remover completamente o filme somente após uma semana e meia. Mudas de prímula a partir de sementes devem ser protegidas da exposição direta ao sol. Também é necessário manter a umidade do solo. É necessário mergulhar a planta depois que 1-2 folhas aparecerem.
Prímula crescente a partir de sementes é um processo demorado. Recomenda-se cultivá-los em uma panela até a próxima primavera. A planta começa a florescer apenas no terceiro ou quarto ano.
Importante! Quando cultivada a partir de sementes de prímula, é necessária uma escuridão completa.
Como a prímula pode ser propagada dividindo o arbusto
A prímula pode ser propagada dividindo-se o arbusto. Este método pode ser usado não apenas para a reprodução, mas também para o rejuvenescimento das plantas. Você não deve manter a flor em um local por mais de cinco anos. Se você não compartilhar, as folhas e as flores ficam pequenas.
A planta a ser dividida é regada em abundância. Depois de duas horas, eles descobrem. Em seguida, eles desmontam em soquetes. Nas espécies jovens, a separação é mais simples. As plantas velhas precisam usar uma faca. Cada parte deixa um pedaço de rizoma.
Os processos são plantados nos orifícios a uma distância de 15 a 20 cm e devem ser temperados com húmus e derramados. Então durante 7-10 dias execute a rega diária. É impossível preencher para que o rizoma não apodreça.
Importante! A separação é melhor feita na primavera antes da planta florescer ou no final do verão. No entanto, existem variedades que podem ser transplantadas durante a floração. Por exemplo, uma variedade de Julia, Siebold, alta.
A divisão do mato também permitirá rejuvenescer a flor
Estacas frondosas
O método de propagação de prímula por estacas frondosas é usado quando é muito cedo para propagar o mato. Da planta, é necessário beliscar cuidadosamente várias tomadas. Então eles se enraízam em um local fresco e sombreado.
Para enraizar a tomada, coloque-a nas ranhuras. Na parte inferior, você precisa colocar o musgo esfagno cortado. As raízes aparecerão muito rapidamente - em meio mês. Em seguida, o talo é plantado em uma panela. O seu diâmetro não deve ser grande. A panela é colocada em uma estufa fria de primavera. Em seguida, uma transferência para um local permanente. As lojas plantadas no chão para o inverno são cobertas com folhas.
Em uma situação em que pedaços de rizoma permanecem ao dividir o mato, é possível tentar um método de propagação por estacas de raízes. Para fazer isso, eles são plantados em um solo nutritivo leve. A profundidade de aterrissagem é de 2,5 a 3 cm. Se forem observados umidade e calor normais, novas cavidades sairão dos rins.
A propagação por estacas é usada quando é muito cedo para propagar o arbusto.
A prímula é uma flor que pode crescer tanto em casa quanto na rua. Existem inúmeras variedades desta planta. Para propagá-lo, use três métodos: sementes, estacas ou divisão do mato. O primeiro é o mais preferido. Cuidar de prímula é bastante fácil.