Topiaria DIY: análise de 3 técnicas diferentes para criar formas verdes

Pin
Send
Share
Send

O desejo da humanidade de fazer tudo "rapidamente" refletia-se em uma arte meticulosa do jardim, como a topiaria. A formação de uma coroa bizarra de uma árvore, às vezes exigindo décadas, agora leva apenas alguns meses. Quem simplificou tanto o trabalho duro de um jardineiro? Como sempre, a nação mais apressada do mundo. Tentando engolir a próxima porção de fast food com a velocidade da luz, alguns americanos descobriram como fazer topiaria rápida, rápida e à vontade. Crescer uma figura verde intrincada, graças a pensamentos brilhantes do outro lado do oceano, agora está mais fácil do que nunca - você não precisa esperar anos até que a árvore cresça e depois cortá-la por um longo tempo para obter uma determinada configuração de coroa. Basta comprar uma armação de arame acabada, preenchê-la com uma mistura de terra, plantar plantas de cobertura do solo e pronto! A topiaria está pronta. Curioso Para continuar ...

O desejo de diversificar nossa vida nos encoraja a procurar uma atividade emocionante, projetada para pintar a vida cotidiana monótona em cores vivas. Se o seu vício é um jardim, por que não transformar sua horta em uma figura original da planta - um pato ou um pavão, um elefante ou um leão ... ou talvez você prefira um carro de flores? A arte antiga da topiaria, redesenhada de maneira moderna, permitirá que você, sem esforço, crie uma topiaria com suas próprias mãos literalmente dentro de um dia. Obviamente, desde que você não planejasse fazer algo em grande escala, impressionante em suas dimensões, os proprietários de terras próximas. Para começar, é melhor tentar criar uma pequena estatueta de jardim usando a técnica de moldura “topiaria”, passando gradualmente para composições mais complexas.

Técnica # 1 - topiaria no quadro acabado

Para aprender a fazer uma topiaria com suas próprias mãos, com a ajuda de uma armação de metal acabada, a força de qualquer jardineiro com paciência e perseverança adequadas. Primeiro, você precisa escolher uma moldura para a futura escultura verde. Seu tamanho e forma devem se encaixar harmoniosamente na paisagem do jardim. É melhor assumir uma forma pequena, mas expressiva - afinal, você cria um sotaque que é simplesmente obrigado a atrair atenção para si mesmo.

Uma escultura verde expressiva baseada na Fórmula 1 é feita de plantas de cobertura do solo baseadas no esqueleto

Avestruzes exóticas criadas com base em arbustos esféricos da topiaria darão um toque de extravagância ao seu jardim

As armações acabadas, que podem ser adquiridas em lojas especializadas em jardinagem, são feitas de arame de 2-3 mm. Eles são uma estrutura de treliça com folgas suficientes para penetrar. Além disso, existe uma tampa na parte superior da estrutura, projetada para simplificar o acesso ao “interior” da estrutura metálica quando ela é preenchida com um substrato - uma mistura de terra com turfa ou musgo esfagno.

Antes de começar a preencher o quadro, o musgo deve ser embebido em água morna por cerca de 30 minutos. Preenchendo a estrutura da futura topiaria com um substrato, é necessário criar prudentemente buracos nos quais são plantadas coberturas do solo ou culturas de jardins crespos, suculentos ou gramados. Para tais fins, eles são perfeitos: juvenil, saxifrage, sedum, loosestrife, hera, uvas.

Ao formar uma topiaria a partir de plantas de tecelagem, um pedaço de terra se move de um recipiente de plástico para um molde de metal, e os brotos são distribuídos ao longo da estrutura e são capturados por clipes em forma de U. Se a figura for criar uma topiaria de tamanho médio ou grande, para facilitar seu peso, sacos de espuma triturada são colocados dentro do substrato.

Os ouriços fofos que nasceram graças à estrutura do quadro decorarão o gramado verde da sua região

Uma boa família de porcos feitos com base na estrutura e nas plantas de cobertura do solo criará um sabor incomum no jardim

Cuidar da topiaria de armação envolve rega e curativos regulares, beliscar e podar. Deve-se lembrar que tal escultura verde não deve ser deixada para o inverno ao ar livre - é melhor trazê-la para uma sala sem aquecimento, com uma temperatura do ar de cerca de 5 graus. Se o peso ou o volume da topiaria não permitir isso, você pode cobri-lo com madeira, palha ou espuma isolada, uma caixa.

Topiaria na forma de um elefante sob o poder de mestres experientes em escultura verde

Técnica # 2 - topiária de café expresso

Em um esforço para acelerar ainda mais o processo de criação de uma escultura verde de forma complexa, uma topiária expressa foi inventada. A essência desse método de formação de topiaria é simples - na primavera, plantas de tecelagem como pervinca, uvas de menina, hera ou lúpulo são plantadas em campo aberto, que tendem a formar brotos rapidamente.

Em seguida, no topo do plantio, é instalada uma estrutura de malha metálica, que serve de base para a criação da topiaria. À medida que crescem, os galhos das plantas são distribuídos ao longo da estrutura e são fixados com uma corda de material natural ou aparados. No final da temporada, a armação crescerá demais, as hastes de metal se esconderão completamente sob a cobertura verde - você só precisa se lembrar de regar e alimentar a topiaria.

Apenas alguns meses se passarão e a estrutura do carro retrô se transformará em uma escultura verde de beleza sem precedentes

As formas piramidais das árvores, criadas usando a técnica da topiaria, conferem à paisagem do jardim uma solenidade e elegância.

Técnica # 3 - Topiaria clássica

Obviamente, os antigos jardineiros romanos não podiam imaginar o quanto a sociedade moderna transformaria a arte clássica do parque, semelhante em seu design à escultura. Entregando-se à topiaria, eles não tentaram acelerar o processo de criação de uma escultura viva; pelo contrário, encontraram charme em uma busca vagarosa pela forma ideal. Se você estiver mais próximo do espírito da abordagem clássica, poderá fazer uma topiaria como os romanos fizeram, e por trás deles jardineiros dos séculos 18 e 19. O que é necessário para isso? Muita paciência, imaginação e uma ferramenta bem afiada: aparadores de jardim ou sebes, alpinistas, tesouras de podar, ripas de madeira.

A combinação de lancil aparado e topiaria em forma de pirâmides separa claramente o gramado da pista

Aqui estão algumas dicas para fazer uma topiaria clássica. É melhor começar a "aprimorar" o domínio em formas geométricas simples. Além disso, uma simples figura tridimensional pode ser facilmente complicada transformando-a em outra - transforme um cubo em uma bola, um cilindro ou uma pirâmide - em um cone.

A topiaria piramidal que se eleva contra o fundo de arbustos esféricos cria um contraste incomum em forma e cor

Topiaria forma geométrica simples

Você precisa começar identificando o "paciente" para seus primeiros exercícios. Então, nós estamos indo em busca. Seu objetivo é uma árvore ou arbusto com 5 anos de idade ou mais, com um sistema radicular e coroa bem desenvolvidos, maior que o tamanho pretendido da figura. Boas opções para fazer uma topiaria, escolha entre plantas como abetos comuns ou espinhosos, cotoneaster brilhante, vesícula roxa, cirrus cirrus entalhado, bordo tártaro. É melhor realizar um corte de cabelo da topiaria em março ou abril, ou de junho a agosto, mas não no outono, para não enfraquecer a planta antes do inverno.

As formas geométricas irregulares da topiaria foram criadas ao longo dos anos - elas exigem um corte cuidadoso da coroa à medida que ela cresce.

Aqui está uma instrução passo a passo que o ajudará a concluir a topiaria do cubo:

  1. No chão, sob a copa de uma árvore, desenhe um quadrado com o comprimento desejado da lateral do cubo.
  2. Nos cantos da praça, instale ripas de madeira ou varas de bambu com um diâmetro de 2-3 cm e prenda-as com faixas horizontais - este será o seu quadro de referência.
  3. Usando os corta-sebes, faça um corte de cabelo grosseiro, delineando os contornos aproximados da figura - comece pela face superior e processe as laterais.
  4. Após verificar a curvatura dos lados do cubo, corrija os planos e prossiga para o corte de cabelo final, equalizando gradualmente o volume.
  5. Finalize o curso com tesouras de podar, removendo pequenos galhos que são nocauteados da massa total.

É importante saber! Periodicamente, afaste-se a uma distância de 3-4 metros da topiaria para avaliar a correção da forma de longe.

Arbor de uvas existe harmoniosamente ao lado de uma paisagem incomum criada usando topiaria no lago

Topiaria complexa

Uma topiaria na forma de uma bola pode ser feita de um cubo, truncando suas faces. As plantas mais adequadas para topiaria esférica: salgueiro roxo, bérberis Thunberg, cysticis, thuja ocidental, espiréia cinzenta, abeto comum, teixo, buxo e muitos outros.

A topiaria esférica moldada a partir de uma árvore padrão parecerá espetacular tanto em paisagens regulares quanto em paisagens

O topiary cilíndrico, como regra, pode ser facilmente fabricado a partir de Western Thuja, uma variedade da qual naturalmente tem a forma de uma coluna. Também é possível obter bons cilindros em larício europeu, cirro de folhas redondas e tília de folhas pequenas. O princípio de cisalhar a topiaria na forma de uma coluna é o mesmo que o cúbico. Desenhe um círculo sob a copa da árvore, defina as estacas guia de madeira e já mais arrojadas que o cubo que conquistou, corte o cilindro.

O topiary na forma de um cone e um cone truncado parece bem. Para construir uma moldura para uma topiaria em forma de cone, cave pelo menos três pólos e prenda-os no centro, no lugar da parte superior imaginária do futuro cone - como uma peruca indiana. Novamente, a própria natureza vem em socorro das topiárias iniciantes, criando a ocidental com a forma de coroa cônica “smaragd”.

Cortar uma topiaria na forma de nuvens ou “pompons” cria o efeito de uma paisagem de origem extraterrestre

A topiaria na forma de cones ou colunas pode servir como um excelente cenário para um caminho verde que leva a um arco de fantasia

Ao treinar a dureza da mão, você pode tentar sua mão um pouco mais tarde, realizando a topiaria piramidal com três e quatro faces, organizando um mini-complexo de pirâmides egípcias em seu jardim, dando ao seu site uma aparência completamente única. Trazendo suas habilidades à perfeição, você passará facilmente para a criação de esculturas verdes tão complexas como uma espiral, volumes geométricos em camadas e suas combinações, e não muito longe - para figuras de animais e pessoas.

Graças a uma visão moderna, as topiárias assumem formas cada vez mais complexas e inesperadas.

Topiaria clássica com moldura

O processo de recorte da topiaria clássica simplifica bastante a estrutura de metal removível, que é içada sobre a copa de uma árvore ou arbusto. Esse elemento auxiliar é usado para facilitar a topiaria com suas próprias mãos e é o mais adequado para a topiaria iniciante.

A opção mais fácil para uma topiaria iniciante é criar uma bola verde a partir de um arbusto de buxo plantado em uma panela

Uma direção separada na arte topiaria é o nivaki japonês, que é um corte de cabelo da copa das árvores em forma de nuvens

A planta "vive" em uma túnica de malha, adaptando-se a uma determinada forma, e você só precisa cortar os galhos daninhos, rompendo apesar da trajetória de crescimento imposta. No final da formação da coroa, a moldura é removida. No entanto, muitos jardineiros discordam de uma abordagem semelhante de como fazer topiaria - a planta está inclinada a crescer junto com sua “roupa” para que não possa ser removida sem danificar a coroa.

Pin
Send
Share
Send