doenças da batata existe um grande conjunto. No entanto, uma doença mais perigosa - o câncer de batata. Se as batatas são surpreendidos câncer, os danos causados pela doença, pode ser desastroso para o vegetal apenas no caso, se você não tomar medidas no início de precaução.
Especialmente perigosa é a doença para este vegetal é cultivado em grandes quantidades - como em estufas e em campo aberto. Neste caso, o engenheiro agrônomo deve tomar medidas drásticas, caso contrário, toda a cultura pode ser arruinada.
O que é isso?
O câncer de batata (Synchytrium endobioticum) é uma doença muito grave, cujo agente causador é considerado um assunto de quarentena interna.
Onde e quando é formado?
Por via de regra, a doença quebra o tubérculo de batata, stolons, além disso, em alguns casos pode destruir talos e lâmina de folha. Quando lesões estolões - tubérculos não são formados. Doença é expressa na forma de saliências dispostas mais próximo de ilhós em tubérculos. Com o tempo, as colisões crescer e se transformar em tumores grandes, que têm uma superfície nodosa.
excitador
O agente causador da verruga batata - um patogénico endobioticum fungo Synchytrium Perc, um parasita não só na batata, mas em outras Solanaceae (Schilb.): Tomates, groselha capa, erva-moura selvagem, - e afecta o sistema radicular das plantas.
O fungo não podem tolerar o calor ou frio excessivo. Nas regiões do Norte e do Sul, onde a terra ao longo de um período prolongado a 10 cm de profundidade de congelamento a -11 ° C, ou aquecido a + 30 ° C, sem cancro da batata.
overwinter patógeno no solo na forma de zoosporangios - pequenos cistos com o escudo forte, dos quais os zoósporos licença primavera (com um zoosporangium - 200-300 zoósporos). Na terra zoosporangios pode acomodar até 30 anos.
As condições óptimas para a formação de um agente patogénico - temperatura do solo + 15-18 ° C e o teor de humidade do solo - 80%. A tragédia é que, nestas condições, é melhor plantar batatas. A maioria de cinquenta por cento brotos zoosporangios em junho-julho, no período de criação activa de tubérculos.
Zoósporos originam de cistos, que pode mover-se através dos capilares do solo.No caso em que, no curso de 12 horas, eles não penetram na célula da planta hospedeira, eles perecem. Na célula, o patógeno aumenta, sob a influência das toxinas que ele detecta, as células da planta ao redor começam a se dividir intensamente, criando acúmulos. Depois de um certo tempo no meio do acúmulo, novos zoosporangia surgem.
Consequências
O câncer de batata destrói toda a colheita, atingindo as partes da planta acima do solo e o tubérculo. Os tubérculos afetados têm os primeiros frutos da cor clara, que então escurecem, ficam marrons. Com a formação poderosa da doença, tais crescimentos podem formar não só em talos e folhas, mas até em flores de fábricas. O tamanho dos crescimentos é diferente - de uma pequena ervilha ao tamanho do próprio tubérculo.
Na aparência, esses crescimentos se assemelham a inflorescência de couve-flor. Esses tubérculos não são adequados para alimentos e ração animal. Em particular, as batatas são fortemente afectadas pelo cancro com uma cultura permanente, nas parcelas de agregados familiares, onde as batatas são cultivadas em 1 parcela de ano para ano.
Caso os arbustos afetados sejam encontrados no local, eles devem ser queimados e, no decorrer de 3 anos, não há culturas cultivadas: beterraba, repolho, pepino, cebola.
Perigo de doença para o homem
O câncer de batata, como uma doença, não é perigoso para os seres humanos, mas ele mata os tubérculos, cria-os impróprios para a comida. Não porque prejudique uma pessoa, mas porque a fruta perde sua aparência comercial, a podridão, se deteriora.
O que as culturas surpreendem?
Além de batatas, o agente causativo do câncer afeta:
- tomates;
- physalis;
- pretinha selvagem;
- outras plantas do gênero Solanum.
No entanto, ao contrário das batatas, elas também são infectadas com raízes.
Descrição dos recursos
- Primeiro, nos tubérculos brancos, perto dos olhos, surgem tubérculos brancos, que acabam por escurecer e se transformam em crescimentos verrugosos castanho-acinzentados, cujo volume pode exceder o tamanho do próprio tubérculo.
- Em forma, os crescimentos são semelhantes à inflorescência da couve-flor.
- Os menores montículos acastanhados aparecem nos estolões, verdes nas axilas das folhas, em alguns casos nas próprias folhas e nas inflorescências (as flores crescem juntas em um só caroço).
Câncer nunca atinge as raízes de um arbusto de batataPor esta razão, a doença não pode ser reconhecida até chegar a hora de cavar os tubérculos. No outono, uma proporção significativa de batatas infectadas apodrece no solo, outras já se deterioram nos primeiros meses de armazenamento, infectando tubérculos saudáveis circundantes.
Se o verão é abafado, o câncer pode tomar outras formas:
- em forma de folhaquando os crescimentos na pele são semelhantes a folhas soltas ou cogumelos de ostra no tronco da árvore;
- corrugado - a superfície do tubérculo torna-se desigual, tuberculada, as rugas da crosta;
- escabroso - Os tubérculos descascam um grande número de pequenas manchas de sarna.
Fotos
A foto de um câncer de batata ajudará a reconhecer o problema.
Princípios gerais de proteção de plantio
Se pelo menos um tubérculo doente for encontrado no local, deve informar a inspecção de protecção fitossanitária.
Zoosporangia de inverno em uma casca grossa perece apenas após um minuto de ebulição a 100 ° C. É preferível eliminar os tubérculos infectadosA ciência não forneceu agora uma resposta definitiva à questão da sua segurança para os seres humanos e animais.
Os arbustos cancerígenos, juntamente com os tubérculos e os topos, são queimados ou jogados em um buraco tão profundo quanto pelo menos um metro e coberto com cloro-cal (alternativamente eles são despejados com formalina ou querosene).
Agrotécnico
Todos os anos, apenas uma parte dos zoosporângios frios ou de inverno "acorda" (cerca de 30%). A importância dos métodos agrotécnicos de luta é revelar o maior número possível de cistos, e os zoósporos, não encontrando as plantas-proprietárias, pereceram. Vários métodos para alcançar este resultado:
- Nas camas, onde as batatas cresceram no ano passado, elas plantam milho. O isolamento de suas raízes contribui para o surgimento de zoósporos. Além disso, centeio e legumes (ervilha, feijão, tremoço) são bons para limpar o solo.
- Na primavera, fertilizar a parcela com o cálculo de 300 kg de esterco. Caso seja necessário desinfetar a terra na estufa, é introduzida uréia granulada (por 1 m² - 1,5 kg).
- Batatas de plantas de variedades resistentes ao câncer. No processo em si, as batatas são muito sensíveis à influência dos zoósporos. A célula afetada não alimenta o parasita, mas perece, as células em torno dele endurecem, uma pústula é formada, na qual o patógeno é morto. O tecido forte empurra a pústula e a ferida é cicatrizada.Se em 5-6 anos plantadas apenas neste tipo de batatas, terreno completamente limpo do fungo. No entanto, uma vez em 4 anos de classe deve ser alterado, a fim de causar câncer não se adaptou a ela.
Nas áreas infectadas precisa abster-se do plantio Lorch e Sineglazka, desde que eles são muito sensíveis.
Químico
Para desinfectar sementes antes da plantação, tubérculo meia hora incubadas em solução de 0,5% de "benomil" ( "Benleyta") ou em uma solução a 1% "fundazol".
A fim de eliminar a fonte de infecção solo pesticidas potentes regada: 1 m² - 20 l solução de 2% de "nitrofeno".
Somente especialistas químicos devem realizar operações químicas. Por 2-3 anos, praticamente nenhuma plantação agrária pode ser cultivada na área cultivada.
Medidas preventivas
Para evitar a infecção do site, você deve:
- aderir aos princípios de rotação de culturas e plantio de batatas no mesmo lugar não mais do que uma vez a cada 3-4 anos;
- não ter perto dos canteiros de batata outras culturas do gênero Passover;
- cuidadosamente arrancar ervas daninhas do tipo de beladona em volta do campo de batata;
- não compre material de plantio e esterco de zonas de quarentena;
- se houver uma zona de quarentena em qualquer lugar próximo, é apropriado usar uma plantação de espécies resistentes ao câncer.
Conclusão
O fungo Synchytrium endobioticum em si é muito tenaz, é capaz de permanecer no solo por até 20 anos. Imediatamente por esse motivo, os especialistas recomendam não plantar batatas em locais infectados, mas aplicar apenas variedades resistentes à doença.