Marigolds (tagetes) são os habitantes de todos os jardins. Eles são encontrados em canteiros urbanos, agradando os olhos dos transeuntes. Enchendo o ar com um aroma inigualável, eles ostentam nas varandas dos apartamentos da cidade. Estas flores são completamente despretensiosas no crescimento. No entanto, os jardineiros têm muitas perguntas se os arbustos, por algum motivo, ficarem azuis, vermelhos ou roxos. Muitos não entendem bem o que fazer quando as pragas atacam essas plantas. Para que a doença não seja tomada de surpresa e tenham sido tomadas medidas para eliminá-la em tempo hábil, você precisa conhecer as principais doenças dos malmequeres, bem como os insetos que prejudicam essas flores.
Doenças de calêndula e seu tratamento
Os tagetes, quando comparados com outras flores, praticamente não são suscetíveis a doenças. No entanto, uma violação das regras elementares de cuidados, uma atitude indiferente ao solo, à rega e ao acabamento da cobertura levam ao fato de que as plantas começam a murchar e morrer.
Por que as folhas de calêndula ficam vermelhas
Alguns jardineiros estão parados e não entendem por que as folhas de calêndula ficam vermelhas. Algumas pessoas pensam que isso se deve ao pouco cuidado com elas. A segunda, devido ao fato de as plantas estarem doentes.
Malmequeres
As seguintes causas contribuem para o avermelhamento das folhas de calêndula:
- tempo frio. Afeta as folhas da planta, como resultado, elas ficam vermelhas;
- o sol escaldante. Também tem um certo efeito nas folhas, levando a uma mudança de cor;
- transplante. Os arbustos precisam passar por um período de aclimatação e, durante esse período, suas folhas ficarão vermelhas;
- solo ácido. Se as folhas da calêndula ficarem vermelhas, será necessário verificar a acidez do solo.
Aparentemente, tudo bem que as folhas das plantas ficaram vermelhas, não. Basta analisar a razão pela qual esse fenômeno ocorre e não será possível eliminar o problema do trabalho de parto.
Por que os malmequeres não florescem: o que fazer
Dependendo das condições climáticas, é necessário aguardar cerca de dois meses a partir do momento em que os arbustos são plantados no chão para ver como as plantas florescem. Se após esse período nada começar a acontecer, as mudas serão tratadas de maneira inadequada.
Os principais motivos pelos quais os malmequeres não florescem e o que fazer com isso:
- falta ou excesso de fertilizante. Os cravos-de-defunto devem ser alimentados com preparações contendo potássio e fósforo (cada componente é tomado em 1 colher de sopa.colher e dissolvido em 10 l de água, enquanto a vazão durante a irrigação deve ser de 2-3 l por 1 m²);
- rega insuficiente ou excessiva. As flores são regadas diariamente, se o verão estiver seco - manhã e noite (consumo de água - 20 l por 1 m²);
- não há ar suficiente no chão. Para saturar o solo com oxigênio, é necessário soltá-lo uma vez por semana;
- iluminação insuficiente. Os arbustos devem ser plantados em local ensolarado, se isso não for possível, podem ser colocados em sombra parcial.
Preste atenção! Os cravos-de-defunto toleram calmamente a seca, mas a falta de umidade piora sua aparência e impede a floração total.
Calêndula deixa branco
Às vezes, um revestimento branco aparece nas folhas dos arbustos. Isso pode indicar a presença da doença e a derrota das flores por pragas.
Então, por que as folhas de calêndula ficam brancas? Os principais motivos:
- as plantas são afetadas por um ácaro - manchas brancas na forma de uma teia de aranha são visíveis nas folhas;
- os arbustos sofreram de uma doença como oídio - além do aparecimento de placas nas folhas, eles começam a se enrolar nas bordas.
Se as folhas de calêndula forem brancas, você precisará tomar medidas para eliminar a causa da doença o mais rápido possível. Caso contrário, a planta morrerá e todos os esforços para cultivá-la serão em vão.
Calêndula deixa torção
Se as folhas de calêndula enrolarem, a primeira coisa a ser observada é a quantidade de cores de iluminação suficientes. Acontece que os arbustos foram originalmente cultivados em uma sala na qual praticamente não havia luz solar e depois levados ao sol. Nesse caso, as folhas ficam amarelas primeiro, depois secam, envolvendo as bordas e caem.
Importante! Se as folhas da calêndula desbotam e enrolam, e os botões desbotam, a causa pode ser uma rara rega dos arbustos. A seca é contra-indicada nessas cores!
Folhas enroladas podem indicar que as plantas são afetadas pela clorose ou oídio.
Como se manifesta a clorose de calêndula?
A clorose de calêndula é uma doença cuja aparência se deve a uma deficiência de certos oligoelementos. Com esta doença, a formação de clorofila nas folhas é perturbada. O fato de os Tagetes estarem doentes com clorose é indicado pelos seguintes fenômenos:
- nos folhetos, as veias permanecem verdes e suas placas ficam amarelas;
- os topos das plantas secam;
- as folhas em tamanho se tornam menores e caem;
- os botões são deformados e caem;
- o desenvolvimento do sistema raiz está em pausa.
O tratamento da clorose é adicionar ao solo aquele oligoelemento que falta à planta. Se surgirem dificuldades com sua definição, você precisará usar uma cobertura complexa, que contém todas as substâncias necessárias.
O que é oídio em malmequeres (lat.Erysiphaceae)
Oídio é considerado uma doença fúngica. Quando ocorre, um revestimento esbranquiçado aparece na forma de pó nas folhas das plantas, o que muitos levam para o pó comum. É fácil remover com um dedo, mas logo reaparece.
Doenças de calêndula
Se você não prestar atenção a essa doença por um longo tempo, toda a planta será coberta com um revestimento. Com o tempo, as folhas ficam amarelas e as novas ficam retorcidas e feias.
Para tratar arbustos do oídio, são usados fungicidas à base de enxofre.
Preste atenção! Se as plantas foram tratadas para oídio, elas não devem ser pulverizadas com produtos químicos pelas próximas duas a três semanas.
Podridão cinzenta (lat. Botrytis cinerea)
A doença afeta as plantas em clima frio e úmido. Mais frequentemente, a aflição é o denso plantio de flores. Se as folhas e caules dos arbustos escurecerem, manchas marrons começam a se formar sobre eles, então é hora de tomar medidas e salvar as plantas da podridão cinzenta.
A doença pode se espalhar rapidamente. Portanto, aos primeiros sinais de uma doença, as partes afetadas da flor devem ser removidas. Caso contrário, a doença passará a crescer perto das lavouras.
Podridão negra de calêndula (lat.Guignardia bidwellii)
A perna preta é a doença mais comum de calêndula. Afeta principalmente plantas jovens. A parte inferior das hastes primeiro escurece e depois decai, da qual a flor morre.
Na luta contra a podridão negra, é dada atenção especial às medidas preventivas. Ocasionalmente, você pode regar as plantas com uma solução fraca de permanganato de potássio. Se alguns deles adoecem, são imediatamente removidos para evitar a infecção de outros arbustos.
Importante! Podridão negra não é tratada, mas medidas preventivas podem evitá-la.
Sinais de praga tardia (lat. Phytophthora infestans)
Malmequeres não sofrem de praga tardia. Pelo contrário, essas flores são plantadas perto de batatas, pimentões, tomates e outras culturas suscetíveis a fungos da espécie Phytophthora infestans, que significa "destruindo plantas".
Mancha marrom de malmequeres (lat. Phyllosticta petuniae Sp.)
A mancha marrom não tem medo de malmequeres, pois também não são suscetíveis a esta doença.
Causas da doença de calêndula
Malmequeres são plantas despretensiosas. No entanto, o cuidado inadequado deles provoca o desenvolvimento de várias doenças.
Violação de temperatura
Devido a uma violação do regime de temperatura, as seguintes doenças podem se desenvolver:
- oídio (ar exterior abaixo de 15 ° C);
- podridão cinzenta (tempo frio e úmido).
Preste atenção! A temperatura ideal para o crescimento de malmequeres em campo aberto é de 18 a 26 ° C.
Violação de rega
Devido a violações das regras de irrigação, os seguintes problemas podem ocorrer:
- oídio (o solo é constantemente seco e depois derramado);
- perna preta (escurecimento e deterioração das hastes com rega excessiva);
- cessação do crescimento (o solo está pouco úmido);
- pequenas inflorescências (falta de umidade).
O excesso de umidade leva à impossibilidade de desenvolver inflorescências após o florescimento dos malmequeres. Eles apodrecem, o que acaba destruindo a planta.
Deficiência de ferro
Se as plantas ou mudas ficarem amarelas, isso pode ser um sinal de falta de ferro. O problema pode ser facilmente resolvido se você adicionar curativo, que contém o elemento de rastreamento ausente.
Pragas
Às vezes é completamente incompreensível o que acontece com as flores: ou alguém come calêndula, ou sofreu algum tipo de doença, ou simplesmente está sendo tratado de maneira inadequada. De fato, é fácil reconhecer o que está acontecendo com os arbustos. O principal é saber como as pragas podem atacar essas plantas e como é o resultado de sua atividade vital.
Quem come malmequeres
Os insetos mais comuns de quem come calêndula são:
- mosca branca com efeito de estufa. Afeta as plantas que crescem em condições quentes. Por exemplo, em estufas raramente ventiladas ou em terreno aberto com verões excessivamente quentes. É uma pequena borboleta. Sua principal nutrição é suco de folhas de flores. Nas plantas, esse inseto pode deixar suas larvas, cujas secreções se tornam o habitat de fungos fuliginosos. A presença desta doença é evidenciada por um revestimento preto nas folhas das plantas;
Estufa Whitefly
- caracóis e lesmas. Esses parasitas pertencentes à classe dos moluscos roem arbustos em tempo chuvoso. Eles comem folhas e caules de plantas;
- tripes são pequenos insetos que sugam suco de brotos de calêndula e os destroem. Eles começam a decair e, eventualmente, secam e caem. As áreas afetadas são fáceis de ver: elas parecem pequenas perfurações na área das pétalas dos brotos;
- lagartas. Alimentam-se de folhas de flores, pelas quais a planta perde seu efeito decorativo.
Preste atenção! A principal medida de controle de pragas em malmequeres é uma inspeção particular das plantas. Esta é a única maneira de perceber em tempo hábil que os insetos começaram a destruir os arbustos e tomar as medidas apropriadas para evitar a morte dos Tagetes.
Ácaro de aranha de calêndula
Esta praga infecta plantas jovens. No entanto, se o verão estiver quente e seco, ele poderá atacar arbustos adultos. Esse inseto se espalha em um ambiente árido, por isso é importante no cultivo de malmequeres manter a umidade do ar adequada e pulverizar as plantas o mais rápido possível.
Quando um ácaro aparece nos malmequeres, as folhas dos arbustos adquirem uma flor esbranquiçada. Então eles secam e, morrendo, caem. É necessário tomar medidas oportunas para combater esta praga. Caso contrário, o jardim perderá seus habitantes encantadores.
Se surgir a pergunta, como lidar com teias de aranha em malmequeres, os únicos métodos certos são manter o ar úmido e pulverizar os arbustos com freqüência.
Os ácaros podem ser eliminados da seguinte forma. Você precisa de 200 g de tabaco e despeje 2 litros de água. Insista por dois dias, filtre e adicione água até encher uma capacidade de 10 litros. Para esta solução, você precisa adicionar 50 g de aparas de sabão em pó e misturar tudo bem. Tagheses são pulverizados com esta infusão de manhã e à noite, até a praga desaparecer completamente.
Preste atenção! Durante a preparação de várias infusões para pulverização de arbustos, ao criar fertilizantes para a alimentação e produtos químicos para o tratamento de doenças e insetos, os recipientes de aço inoxidável não podem ser usados. A melhor opção são baldes e bacias de plástico.
Pulgões calêndula
Esses insetos têm tamanhos minúsculos de 3 a 7 mm. Na cabeça da praga há uma tromba com a qual perfura o caule e as folhas da planta, sugando o suco. Insetos atacam os arbustos nas colônias.
Pulgões calêndula
Quando os pulgões aparecem nos malmequeres, a principal maneira de combatê-los é usar inseticidas. Antes de usá-los, você precisa lavar os insetos dos arbustos com uma forte pressão de água. Feito isso, produtos químicos podem ser usados para impedir que as pragas retornem às flores.
Química agrícola e proteção de plantas
Para que os tagetes possam agradar aos olhos com sua aparência, é necessário, no estágio de plantio de sementes, tomar medidas preventivas para proteger as plantas de doenças.
Como tratar remédios populares
Algumas doenças de malmequeres podem ser curadas por métodos não tradicionais:
- Clorose Você pode salvar uma planta desse flagelo se você soltar pregos enferrujados na panela onde ela cresce (alguns arrancam a ferrugem de objetos de metal antigos e depois a adicionam ao solo).
- As doenças fúngicas são tratadas com as seguintes formulações: 40 g de carbonato de sódio misturado com 10 g de detergente, dissolvido em 10 l de água quente e resfriado (arbustos e solo pulverizados); 80 g de mostarda em pó são vertidos em 20 l de água, a solução resultante é pulverizada sobre as flores; 60 g de alho picado é derramado em 2 litros de água, é insistido por um dia, filtrado, usado para pulverizar.
Importante! Após as plantas terem sido pulverizadas com uma composição, o tratamento com outra pode ser realizado não antes de uma semana depois.
Prevenção e proteção de malmequeres contra pragas e doenças
As medidas preventivas são as seguintes:
- cumprimento do regime de temperatura, regras de rega dos arbustos, plantio de plantas em locais com boa iluminação;
- Ao decidir plantar sementes em campo aberto, isso deve ser feito antes da segunda quinzena de maio (o solo é coberto com material de proteção e não é removido até que apareçam as primeiras mudas);
- ao plantar mudas em vasos ou xícaras, a drenagem deve ser colocada no fundo (areia grossa ou cascalho pode ser usada). Esta é uma medida preventiva para impedir o desenvolvimento de doenças fúngicas;
- na primavera, as plantas são fertilizadas moderadamente, uma vez que abundante cobertura pode provocar crescimento ativo da massa decídua e atrasar a floração.
Preste atenção! A aparência saudável das flores depende de quão bem elas são cuidadas. Malmequeres não pertencem àquelas plantas que você pode plantar e esquecer sua existência. Atitude cuidadosa para com eles é a chave para a beleza e o conforto de qualquer jardim.
Proteção de malmequeres contra doenças e pragas:
- Mosca-branca com efeito de estufa. Medidas preventivas incluem tratar os arbustos com mostarda e água. Para cozinhá-lo, você precisa tomar 2 colheres de sopa. colheres de sopa de mostarda seca e 0,5 litros de água. Os ingredientes são misturados e colocados em banho-maria. Quando a mostarda se dissolve, o produto é resfriado e pulverizado com arbustos.
- Caracóis e lesmas. Para impedi-los de comer plantas, essas pragas devem ser coletadas manualmente. Além disso, tábuas de madeira são dispostas ao longo dos arbustos de calêndula. Eles são um obstáculo para lesmas e caracóis no caminho para as folhas das plantas.
- Tripes. A prevenção para se proteger contra eles começa no início da primavera. Quando o jardim é tratado dos danos de vários insetos, os malmequeres também são pulverizados com preparações especiais. Os tripes, por via de regra, afetam as árvores frutíferas e já são movidos para as flores. Portanto, é importante fazer um tratamento abrangente de tudo o que pode florescer no jardim.
Pragas de calêndula
- Lagartas. As medidas de proteção se resumem à pulverização de plantas com produtos químicos. Você também pode polvilhar a folhagem dos arbustos com cinzas.
- Ácaro.As medidas preventivas incluem a pulverização frequente das plantas, pois esse inseto não tolera alta umidade.
- Clorose Proteger as plantas do desenvolvimento desta doença consiste em observar o método correto de cultivo de flores, bem como na aplicação oportuna de fertilização.
- Podridão negra. As medidas preventivas consistem no fato de que as sementes das flores antes do plantio são embebidas em fungicidas, mas também gravam o solo em que as plantas crescerão.
Medidas preventivas oportunas podem subsequentemente livrar a planta dos efeitos de produtos químicos que podem combater pragas e doenças.
As tagetes protegem de maneira confiável muitas culturas de várias pragas e doenças. No entanto, essas flores em si podem sofrer uma certa doença. Para proteger seus animais de estimação de tal situação, você precisa dar-lhes mais tempo e eliminar qualquer sinal de um problema emergente, mesmo no estágio inicial.