Schisandra chinensis também é conhecida como schisandra. Em chinês, o nome desta planta soa como "u-wei-tsu", que literalmente se traduz como "fruta com 5 sabores". Na medicina chinesa, ocupa o 2º lugar após o ginseng no espectro de propriedades curativas.
Se você esfregar o caule do capim-limão, suas folhas ou esfregar um pedaço da raiz na mão, poderá sentir imediatamente o aroma adstringente do limão. É por isso que esta planta recebeu esse nome.
Origem e aparência
O berço dessa cultura é a China. As estatísticas botânicas indicam que nesta região cerca de 2000 hectares de terra são cobertos por arbustos de capim-limão. Schisandra é uma espécie da família Magnolia.
Schisandra chinensis
Este é um tipo de liana que pode ser encontrado nas regiões ocidentais, na Sibéria e na região de Amur, nos Urais e nas Ilhas Curilas, na costa da região de Primorsky. Ela torce os troncos de árvores e arbustos em espiral.
Os brotos de Liana são flexíveis, não quebram quando dobrados e crescem verticalmente para cima. As hastes têm uma casca marrom escura. Em brotos jovens, a casca é brilhante e lisa, em caules velhos - enrugados, descascando. O comprimento da planta é 10-18 metros. O diâmetro da haste é de aproximadamente 2,5 cm.
Os gomos da schisandra são de um vermelho acastanhado; em comparação com a cor da casca da trepadeira, são leves. Eles são alongados, semelhantes a um ovo com um ponto na parte superior. Em relação ao tiro estão localizados em um ângulo de 40-45 ° nós: 3 rins em cada nó. O rim médio se desenvolve mais ativamente que seus vizinhos.
Interessante! A planta Schisandra é muito fotofílica, portanto, em condições naturais, pode ser encontrada em áreas abertas. Schisandra pode assumir uma forma de arbusto e também se espalhar pelo chão, trançando tocos e obstáculos.
A planta possui folhas ovais com uma base em forma de cunha, da cor da grama. Ao mesmo tempo, um sinal externo característico de schisandra é que os pecíolos são de cor rosa coral. O comprimento da folha é de cerca de 10 cm, a largura é 2 vezes menor. As folhas estão localizadas densamente em todo o caule. Devido a esse recurso, ele é frequentemente usado em projetos paisagísticos para fins decorativos.
Como o capim-limão floresce? Na primavera, delicadas flores brancas de cera com um aroma perfumado brilhante aparecem nas hastes da liana chinesa. Na forma, a flor do capim-limão lembra uma pequena cópia da magnólia.
Flores de capim-limão
Um ovário de frutas é formado a partir das flores; cachos de frutas vermelhas amadurecem no outono. As bagas permanecem nas hastes da trepadeira, mesmo depois que as folhas caem. Eles têm um sabor amargo com notas azedas.
Descrição da fruta e suas propriedades
Os frutos da planta têm a forma de uma escova com um receptáculo alongado, no qual de 4 a 40 bagas, com um diâmetro de 5-10 mm. No momento do amadurecimento total, o comprimento do pincel atinge 10 cm, largura - 4 cm. Além disso, o pincel tem uma massa de 1,5 a 15 g. O peso de uma baga é de meio grama.
Frutas frescas são vermelhas brilhantes, bagas secas são vermelhas escuras, às vezes até pretas. Tem gosto de frutas ácidas com um sabor azedo. Sob a pele fina da baga, há uma polpa macia e suculenta, da qual é fácil espremer o suco.
Bagas de capim-limão contêm uma enorme quantidade de oligoelementos úteis. Em casa, esta planta encontrou aplicação em caçadores - apenas um punhado de bagas permite que uma pessoa dirija incansavelmente a fera o dia todo, tendo um efeito tônico e revigorante no corpo. Além disso, está provado que essas bagas aumentam a acuidade visual.
Interessante! Hoje, os frutos da planta são usados ativamente na medicina popular da Sibéria. Os preparados, que contêm bagas de schisandra, ajudam a lidar com a falta de ar, exercem um efeito fortalecedor sobre os músculos, estimulam a regeneração óssea e melhoram os processos metabólicos no corpo.
As bagas de Schisandra melhoram os processos de excitação no córtex cerebral, afetam positivamente o sistema nervoso e a atividade reflexa condicionada, normalizam o estado psicoemocional e melhoram o humor. Além disso, preparações à base de capim-limão não produzem efeitos colaterais e não levam ao esgotamento do tecido nervoso.
Duas variedades de Schisandra chinesa (Extremo Oriente)
Em diferentes regiões do Extremo Oriente, existem cerca de 20 variedades de liana chinesa, que crescem nas florestas. Nos jardins, você pode encontrar 2 variedades: "Primogênito" e "Jardim - 1".
Primogênito
Esta variedade de trepadeira Schisandra, criada por criadores de Moscou. O "primogênito" tem pequenas bagas alongadas, cuja pele é escarlate púrpura, a carne é vermelha. Uma escova madura dessa variedade mede 10 a 12 cm de comprimento, seu peso varia de 10 a 12 G. Se o "Primogênito" for plantado em uma área aberta, seu arbusto será de tamanho médio, se a videira estiver adjacente a algumas árvores ou tiver apoios verticais, comprimento será de cerca de 5 m.
Primogênito
Essa variedade é monóica. As principais desvantagens da variedade são a baixa resistência a doenças e a exposição aos efeitos negativos das baixas temperaturas do ar.
Garden-1
Essa variedade de schisandra chinesa não precisa de polinizadores, é um híbrido auto-fértil. Os proprietários desta colheita colhem 4-6 kg de colheita de um arbusto, uma vez que a variedade é caracterizada pelo crescimento ativo das mudas e produz muitos caules. O comprimento do pincel desta classe é de 9 a 10 cm.
Jardim 1
Ao contrário do "Primogênito", é resistente ao gelo.
Transplante de Schizandra após compra em campo aberto
O arbusto Schizandra, apesar de ser exótico para as latitudes russas, é uma planta despretensiosa. Para que a horta traga colheitas, você precisa saber como plantar erva-cidreira.
O que você precisa para pousar
Antes de plantar a cultura no solo, são necessárias as seguintes medidas preparatórias:
- Solte cuidadosamente o solo, fertilize-o. Os aditivos ideais seriam turfa ou húmus, cinzas, nitrato de amônio e superfosfato.
- Também é necessário cuidar da drenagem para evitar a deterioração das raízes: tijolos amassados ou seixos de rios devem ser adicionados ao solo.
- Com a ajuda de aditivos especiais, você precisa atingir um nível neutro de acidez do solo.
Atenção! As mais adequadas para o plantio em campo aberto são as mudas de dois anos de idade.
Lugar ideal
A questão de escolher um local para plantar capim-limão japonês deve ser abordada com muita responsabilidade, pois o tipo de cultura saudável e sua produtividade dependem disso. O local de desembarque deve atender aos seguintes critérios:
- Bom sol. A cultura precisa da luz solar para garantir que suas folhas mantenham uma bela cor verde brilhante e os pincéis de frutas tenham longos caules. Para o pleno desenvolvimento do capim-limão, ele deve ser iluminado pelo sol por pelo menos 8 horas por dia. Com um déficit de sol, as folhas ficam amarelas, o tamanho da escova de frutas diminui. O local ideal para o plantio de capim-limão é o lado sul do local.
- Prova de rascunho. Fortes rajadas de vento, especialmente no outono e inverno, podem causar a morte da videira. Recomenda-se plantar a planta ao longo das sebes ou paredes, onde pode encontrar suporte adicional.
Processo de aterrissagem passo a passo
Nos subúrbios, o capim-limão pode ser plantado no início de junho. Instruções para o desembarque:
- Pontas de 40 cm de profundidade são feitas no solo, cujo diâmetro é de 50 a 60 cm.
Plantio de capim-limão
- O fundo do poço é preenchido com uma mistura de drenagem, sobre a qual é derramada uma mistura de terra decídua, relva e húmus na proporção de 1: 1: 1, com a adição de 500 g de cinza e 200 g de superfosfato.
- As vinhas estão localizadas no solo a uma distância de 1 m uma da outra. Se a cultura crescer ao longo do edifício, 1 a 1,5 m deve ser retirado da parede do prédio, protegendo as raízes das chuvas que caem do telhado.
- Durante o plantio, não é recomendável aprofundar o capim-limão.
Como propagar capim-limão
A schisandra chinesa pode se propagar de diferentes maneiras: por estacas, estratificando, dividindo o mato ou as sementes. Na maioria das vezes, mudas ou sementes são levadas para propagação.
Estacas
A propagação por estacas é um processo trabalhoso. A peculiaridade da planta japonesa é que apenas metade de todas as mudas retiradas para propagação será capaz de crescer.
Para propagação no período de meados de julho a meados de agosto, são realizados brotos jovens com cerca de 50 cm de comprimento, que devem ser encaracolados e terminar com uma ponta romba. Os brotos cortados são cortados em estacas com um comprimento de 10 a 15 cm.
Importante! O corte inferior da alça deve estar 5 mm abaixo do rim. Eles fazem isso chanfrado. A seção superior é feita 3 mm acima do rim, deve ser reta. As folhas inferiores são arrancadas.
As extremidades chanfradas das estacas são baixadas para a solução estimulante do crescimento por 6 a 12 horas antes do plantio. Para o plantio, você precisa preparar uma estufa fria: desenterre o solo limpo, adicione areia lavada e peneirada. Removendo as estacas de uma solução com um estimulante de crescimento, elas são lavadas com água limpa e plantadas em uma estufa fria preparada.
As estacas são plantadas obliquamente a uma distância de 3-4 cm. A altura do espaço livre entre as estacas e o filme com efeito de estufa é de 15 a 20 cm. Em seguida, as estacas são abundantemente regadas por uma peneira fina e cobertas com uma película. Contra-indicação para eles são a luz solar direta.
Em uma estufa, é necessário manter uma temperatura de até 25 ° C e ar úmido, abrindo periodicamente o filme para ventilação. Não devemos esquecer a rega sistemática.
Erva-cidreira plantada
Até o final de agosto, as estacas adquirirão um sistema radicular maduro e o filme de estufa será aberto durante o dia. Depois de alguns dias, você pode deixar a estufa aberta à noite. Depois de uma semana, o filme é completamente removido; no início do outono, as estacas estão prontas para o plantio em campo aberto.
Imediatamente após a adaptação das videiras em campo aberto, é necessário introduzir fertilizantes minerais nitrogenados no solo na forma líquida. É adequada uma solução de nitrato de amônio (30 g de salitre por 1 balde de água) ou chorume diluído em água nas proporções de 1: 7.
Nos próximos 2-3 anos, é necessário afrouxar o solo constantemente, remover ervas daninhas e regar abundantemente as mudas. Na primavera, depois de 2 a 3 anos, a liana pode ser transplantada para um local permanente.
Cultivo de sementes
As sementes da cultura também não brotam. Apenas 25% das sementes cultivam uma videira.
Antes do plantio, as sementes são estratificadas, o que permite aumentar o percentual de germinação. Este procedimento inclui três etapas: no primeiro mês, são mantidos a uma temperatura de 20 ° C, no segundo mês - a uma temperatura de 3-5 ° C, no terceiro mês - a uma temperatura de 8-10 ° C.
É melhor plantar capim-limão no solo doméstico, assim que a neve derreter, aprofundando em 1-2 cm. Assim que os brotos aparecerem, é necessário manter as sementes em sombra parcial e umedecer regularmente o solo. O capim-limão interno cresce por 2 anos, após o que as mudas estão prontas para o campo aberto.
Deve ser lembrado! Em campo aberto, uma liana precisa de apoio para se ramificar. Sem apoio, o capim-limão parece um arbusto, sua produtividade é baixa.
A treliça é um suporte ideal. É uma tira de estacas cavadas, cuja altura é de 2,5 m. Essas estacas são enroladas com arame nas alturas de 0,5, 0,7 e 1 m. A liana é amarrada à treliça sem remover brotos para o inverno.
Cuidados e crescente Schisandra chinesa
Modo de rega
A rega sistemática é uma condição para o crescimento ativo e alta produtividade. No calor, você também deve borrifar a videira.
Atenção! Ao contrário das flores domésticas, é necessário regar e pulverizar o capim-limão com água morna. A rega é uma obrigação após a fertilização do solo. Para que os nutrientes e a umidade permaneçam no solo por mais tempo, a terra é coberta com serragem.
Uma trepadeira adulta no verão requer cerca de 6 baldes de água para uma irrigação.
Top vestir
Produzir variedades de jardins é impensável sem fertilizar o solo. Na primavera, quando os gomos das trepadeiras se abrem, para alimentar 40 g de fertilizantes nitrogenados, fósforo e potássio são misturados. Durante a floração, o nitrofoska é o melhor fertilizante. Quando o processo de floração é concluído no capim-limão, é adicionada uma mistura de 20 g de nitrogênio, 15 g de potássio e 15 g de fósforo.
Ao mesmo tempo, a planta é fertilizada com fertilizantes orgânicos líquidos, diluídos em água na proporção de 1:15. Após a colheita, o solo é fertilizado com cinza e superfosfato.
Além disso, o método correto de manutenção requer a cada 2-3 anos para fertilizar o solo com composto na quantidade de 5 kg por 1 m².
Preparações de inverno
Antes das primeiras geadas, as lianas são abundantemente regadas, uma camada de cobertura é colocada ao redor da base da videira de magnólia. Nas regiões do sul, as videiras adultas poderão passar o inverno sem abrigo. As plantas jovens devem ser cobertas com uma camada de folhagem seca e ramos de abeto.
Preparando capim-limão para o inverno
Em áreas com invernos gelados, recomenda-se remover as trepadeiras do suporte, amarrar e dobrar no chão, e depois cobrir com folhagem caída, ramos de abeto e filme.
Schisandra exótica cresce bem em áreas do sul com ar úmido. No entanto, isso não significa que a planta de capim-limão para chalés de verão não seja adequada em outras regiões da Rússia. Se for bem cuidada, a videira chinesa de magnólia crescerá ativamente e dará bons frutos.