Jacinto - uma flor da família dos espargos, com um aroma agradável pronunciado. Esta é uma planta universal que é cultivada em casa e na rua. Mas no vaso não florescerá repetidamente: isso só é possível quando transplantado em campo aberto.
Por que os jacintos são cultivados em vasos
O jacinto é uma flor de bulbo perene que responde rapidamente à criação de condições favoráveis pela floração exuberante. Depois disso, a lâmpada precisa de descanso, que também é chamado de "estado de repouso". Durante esse período, os órgãos das plantas começam a se formar, o que encantará com sua beleza para a próxima temporada. Estes são processos naturais para todas as lâmpadas, e o jacinto não é exceção.
Mas em casa, você pode alterar os ritmos naturais da planta e obter lindas flores na data desejada. Esse processo é forçado e é chamado de "destilação". Suas duas opções são possíveis: na água e no solo.
Dependendo do momento do cultivo, são distinguidos três tipos de destilação:
- início (até o final de dezembro);
- meio do início (recebendo flores no meio do inverno);
- tarde (floração no início da primavera).
Importante! A lâmpada pode ganhar força para florescer ainda mais somente em condições naturais. Para fazer isso, é transplantado para o solo. Antes do início da geada, eles desenterram e se transferem para a casa. Em seguida, pode ser usado novamente para germinação até uma certa data.
Ao vender jacintos florescendo, um rótulo com o texto geralmente é afixado ao vaso: após a floração, jogue a lâmpada. Dessa forma, os vendedores informam que não podem colocar a flor novamente na panela. Para fazer isso, proceda de acordo com a nota proposta acima: transplante a lâmpada no solo na rua.
Os moradores das cidades geralmente são privados dessa oportunidade e não sabem como cultivar corretamente jacintos. A lâmpada não pode ser jogada fora, mas plantada no território da casa, chalé ou em qualquer canteiro de flores que você desejar. É provável que até o final do outono ela dê 1-2 filhos.
Forçar flor adequada
O sucesso da destilação de jacintos depende em grande parte da variedade da planta e de quão bem o bulbo é selecionado. Uma série de requisitos é imposta ao material de plantio.
Preparação do bulbo
Para que o jacinto na panela floresça, é necessário preparar adequadamente o bulbo. Isso se aplica apenas a sementes que foram escavadas no chão. Se a cebola é comprada em uma rede de varejo, acredita-se obviamente que passou em todas as etapas de preparação listadas abaixo.
- As lâmpadas destinadas à germinação são desenterradas no meio do verão. São limpos do solo e mantidos por 14 a 15 dias sob condições de alta umidade a + 30 ° C.
- Em seguida, a temperatura é reduzida para + 25 ° C e as sementes são mantidas por duas semanas.
- Além disso, até o momento do plantio, as lâmpadas são mantidas a + 17 ° C.
Tempo de pouso
O período de enraizamento do bulbo é de 6 a 10 semanas, dependendo da variedade e qualidade da semente. Se você deseja cultivar flores em um determinado período, elas são orientadas pelos prazos testados pelo tempo:
- flores para o início do ano novo e Natal - plantio na primeira quinzena de setembro;
- 8 de março - no final de outubro.
Preparação do solo
Quaisquer pequenos recipientes são adequados para o plantio de jacintos: copos de plástico, pratos profundos e descartáveis, panelas e potes.
- Uma drenagem de 10-20 mm de espessura é formada na parte inferior. Pode ser pequenas pedras misturadas com areia.
- Em seguida, despeje uma camada de solo. Para o cultivo de jacintos, você não pode usar ácidos. A melhor escolha é uma mistura em proporções iguais de solo frondoso, grama e composto, fazer um pouco de areia e turfa. Você também pode misturar em proporções iguais turfa das terras baixas e areia grossa. Outra opção é comprar solo preparado em uma loja para jardineiros.
- Uma camada de areia de 5-7 mm é derramada sobre o substrato. Esta é uma precaução contra apodrecer as raízes de uma planta.
Aterragem
Para a destilação, são utilizados vasos profundos com uma altura de 14 a 20 cm. Durante o crescimento, a lâmpada inevitavelmente cresce e sobressai acima da superfície do solo. Portanto, você precisa plantá-lo no terço superior da panela e não no nível de suas bordas.
O processo de pouso consiste em várias etapas:
- a lâmpada é pressionada levemente no chão com a parte inferior (não a aparafuse!);
- aspergido com terra para que a parte superior da lâmpada estivesse livre, projetada acima do solo;
- é permitido espanar a parte superior com serragem seca.
Atenção! Se várias lâmpadas forem plantadas ao mesmo tempo, elas não devem entrar em contato uma com a outra. Ao mesmo tempo, o pouso deve estar bastante cheio. A distância ideal entre eles é de 2-2,5 cm.
Período de enraizamento
Depois que a flor é plantada em uma panela, ela precisa de um período inativo. As seguintes condições são fornecidas no momento:
- completa falta de iluminação;
- temperatura do ar + 5-7 ° C;
- umidade normal.
Durante o período de enraizamento, eles monitoram constantemente que a terra no tanque está moderadamente úmida. A secagem é inaceitável. Para desinfecção e cobertura, o solo é regado com uma solução de permanganato de potássio e polvilhado com cinza de madeira. A duração do período de descanso é de 2-2,5 meses.
Espaço de armazenamento para vasos:
- prateleira inferior da geladeira;
- loggia fria;
- porão ou porão;
- uma garagem.
O período de descanso também é chamado de "frio". Esta é uma etapa obrigatória no processo de forçar flores de bulbo.
A etapa final da destilação
Após dois meses após o plantio, eles começam a verificar regularmente se surgiram brotos. Assim que atingem uma altura de 2-2,5 cm, os vasos de sementes têm um local fresco e bem iluminado. Ótimo - no peitoril da janela. Aqui a flor deve estar durante todo o próximo mês. Na primeira semana após o final do período frio, é aconselhável cobrir os vasos com uma tampa de papel.
Atenção! Durante este período de crescimento das plantas, a temperatura do ar não deve exceder + 15 ° C.
No final desta fase, os botões aparecem e o pote é transferido para o local onde será constantemente localizado. Então eles esperam o início da floração. Os jacintos não toleram excesso de umidade; portanto, você precisa regar regularmente, mas com moderação.
Forçando na água
Para obter uma flor de "água" até o momento do plantio, eles seguem as mesmas etapas de quando crescem em uma panela. É importante escolher o tanque de água certo. Deve ser tal que a lâmpada não afunde no líquido, mas entre em contato com ela com a parte inferior da raiz. Para conseguir isso, você pode usar vários dispositivos. Óculos estreitos são uma boa escolha.
A água deve estar limpa: chuva ou filtrada. O recipiente deve ser embrulhado com papel escuro e enviado para um local fresco durante o período frio. Todo esse tempo, eles monitoram o nível do líquido e o completam em tempo hábil. Depois que as primeiras raízes aparecerem, adicione fertilizante. Por exemplo, "Kornevin".
Como escolher uma planta boa e saudável na loja
O sucesso do cultivo do jacinto em uma panela depende diretamente da qualidade da semente. Para evitar erros, as seguintes regras são recomendadas.
- Lâmpadas com um diâmetro de pelo menos 50 mm são usadas para destilação. Se jacintos são cultivados no jardim, uma semente menor é adequada.
- Dependendo da variedade, o diâmetro máximo admissível das lâmpadas para o cultivo de jacintos em uma panela é de 40 a 60 mm.
Requisitos para a aparência e qualidade das sementes:
- falta de podridão e danos mecânicos;
- superfície lisa;
- falta de vestígios de danos causados por pragas e doenças;
- estrutura difícil de tocar.
Importante! O principal critério para escolher o jacinto para crescer em uma panela é a proporção entre o diâmetro da lâmpada e seu fundo. Deve ser de 1,5 a 1,6: 1. Para sementes inadequadas, essa proporção é muito menor.
Comprou uma flor trazida para casa, como cuidar dela?
Uma lâmpada jacinto pode ser comprada em qualquer época do ano. Se não houver intenção de enviá-lo imediatamente para destilação, é colocado em local fresco para armazenamento a uma temperatura de 6-9 ° C. Isso suspenderá os processos de crescimento e dará início a um período inativo. Se a lâmpada é comprada em uma panela, é colocada em um local bem iluminado para destilação.
Vale a pena replantar de uma panela
A respeito de se o jacinto deve ser transplantado de um vaso, as opiniões dos jardineiros são diferentes. Alguns acreditam que é indesejável ferir uma flor com um transplante. Outros não vêem nenhum perigo para a planta nesse processo. Para decidir o que fazer em seguida, avalie a situação por vários parâmetros:
- condição da flor: bulbo enraizado, brotos, flores;
- tamanho do vaso;
- o que será feito com a planta depois que ela desaparecer.
Na maioria das vezes, os jacintos são vendidos em sua melhor apresentação: florescendo. Nesse caso, as lâmpadas são plantadas em recipientes tão pequenos que o solo é quase invisível. A vegetação das plantas nessas condições é sustentada pela rega com produtos químicos. Quando esse processo parar, a flor pode morrer. Portanto, para preservar a vida de uma flor, o jacinto após a compra deve ser transplantado para uma panela com o solo, independentemente de florescer ou não. Se for comprado em um recipiente com uma quantidade suficiente de substrato, é melhor evitar o transplante. Depois que o jacinto desaparece, a lâmpada é desenterrada e enviada para descansar.
Condições de cultivo do jacinto de maconha
Um pote de jacinto é colocado em qualquer lugar quente e iluminado. Proximidade indesejável de aparelhos de aquecimento: radiadores e vários aquecedores. Para vegetação normal, a planta tem temperatura ambiente suficiente.
Durante o período de maturação dos brotos, o jacinto pode ser iluminado à noite por uma lâmpada incandescente ou fluorescente. A temperatura ideal para a floração é de 20 ° C. A rega deve ser moderada, mas constante. Não deixe o solo secar. É importante impedir que a água entre na parte superior do bulbo e nos seios da folha.
Portanto, a água é adicionada na borda da panela. Isso inevitavelmente causará uma erosão gradual do substrato. Para evitar isso, o recipiente com a flor é girado periodicamente. Isso também é útil para o tronco da planta crescer na vertical. Se necessário (se o solo não for suficientemente nutritivo), é possível fertilizar com fertilizantes minerais.
As condições acima são consideradas ideais para o cultivo de jacintos em uma panela. Mas nem sempre é possível fornecê-los. No entanto, não se preocupe: o jacinto é bastante despretensioso e certamente florescerá à temperatura ambiente e à iluminação normal do ambiente.
Que cuidados fornecer jacinto após a floração
Os cultivadores inexperientes não sabem o que fazer com o jacinto depois que ele desapareceu. Tudo depende se você pretende obter outra planta completa desta lâmpada. Caso contrário, a flor é desenterrada e jogada fora. Mas você pode fazer o contrário: cavar uma lâmpada e transplantar no jardim. Aqui ela descansará e dará novas flores, sujeitas aos cuidados adequados.
Se houver intenção de se envolver na reprodução e posterior cultivo de jacintos, faça o seguinte.
- Quando a planta desaparecer, corte a flor.
- Continue com rega moderada e cobertura até que as folhas restantes no tronco estejam murchas. Durante esse período, a lâmpada aumentará gradualmente de tamanho e a aparência das crianças é possível.
- Em seguida, a lâmpada é removida do solo e limpa das folhas secas. Se houver crianças, separe-as.
- As lâmpadas que desapareceram após a destilação não são adequadas para reutilização. Mas eles podem ser plantados no chão no canteiro ou no jardim.
A "vida útil" máxima das lâmpadas jacintos é de 10 anos. Todo esse tempo eles dão flores com uma frequência de 1 vez em 1-2 anos.
Aterragem
Em média, os jacintos florescem de 1,5 a 2 semanas. Na fase final, é observada a secagem do pedúnculo e das folhas. A partir deste momento, a rega é gradualmente reduzida e completamente interrompida depois que a flor seca.
Atenção! Você não pode cortar a massa verde e as flores antes que secem, pois durante esse período há uma saída de nutrientes para o bulbo.
O bulbo descascado é plantado no chão a uma temperatura de + 20-30 ° C. O período ideal é a primeira metade do outono. A aterrissagem é realizada a uma profundidade de 10 a 12 cm em solos densos e pesados e de 12 a 15 cm em soltos e leves.
- Forme um poço de profundidade apropriada.
- Despeje 1-2 cm de areia no fundo.
- A distância entre as lâmpadas é de 8 a 9 cm.
- Antes da geada, cubra o local da aterrissagem 10 cm com uma camada de cobertura morta.
Doenças e Pragas
Como qualquer outra planta, esta flor pode ser afetada por várias doenças e pragas. Na maioria das vezes, ao cultivar jacintos em vasos, são encontrados os seguintes.
Podridão bacteriana amarela
A doença é acompanhada pela liquefação do bulbo, um odor desagradável pronunciado, a interrupção do crescimento das plantas. Na fase inicial da derrota com podridão amarela, manchas cinza aparecem nas folhas.
Podridão apical parasitária
A doença é causada por microrganismos patogênicos no solo contaminado. Sinais da doença:
- sulcos rasos marrons em flores e folhas;
- as pontas das folhas são cobertas com micélio, afinadas e destruídas;
- apodrecer as raízes.
Os processos de deterioração aceleram com o aumento da temperatura do ar.
Mosaico
Manchas verdes claras aleatoriamente alongadas aparecem nas folhas e nas flores. As áreas afetadas começam a ficar amarelas e secas. O crescimento das plantas diminui. Possível morte.
Podridão cinzenta
Na maioria das vezes afeta as plantas no início do crescimento. A doença é caracterizada pela formação de manchas amarelas, que aumentam gradualmente de tamanho e adquirem uma cor marrom. Muito rapidamente, a podridão da raiz começa. A planta morre.
Pragas
Quando cultivadas ao ar livre, as pragas mais perigosas para jacintos são pulgões e tripes. Eles pegam o suco da planta, o que leva à secagem de flores e folhas. Para evitar danos, é realizada a pulverização com ácidos. O mais eficaz "Fitoverm", "Akarin", "Accord".
Plantas cultivadas em vasos e campos abertos podem sofrer nematóides. Esses parasitas são de dois tipos: caule e bílis. Na maioria das vezes, são encontrados os primeiros que parasitam todas as partes da planta, terrestre e subterrânea. Nesse caso, as lâmpadas amolecem, o crescimento do jacinto pára gradualmente.
Não há medidas radicais para combater esses parasitas. À venda, existe o único medicamento ao qual os nematóides são sensíveis - Fitoverm. É utilizado como agente terapêutico e profilático. Antes de plantar no solo, um pó é derramado com uma fina camada da droga e misturado com o solo a uma profundidade de pelo menos 15 cm.
Possíveis problemas ao cultivar jacintos: tabela
Uma tabela de possíveis erros ao cultivar jacintos em uma panela e como corrigi-los ajudará um iniciante a cultivar.
O problema | Razão | Solução |
Ganho de massa verde na ausência de floração | Cebola pequena | Escolha uma lâmpada com um diâmetro de pelo menos 5 cm e plante-a |
Períodos diferentes de floração de plantas da mesma variedade ao plantar vários bulbos em um vaso | Todas as lâmpadas plantadas no mesmo recipiente devem ter aproximadamente o mesmo diâmetro | Escolha lâmpadas com um diâmetro de pelo menos 5 cm |
Crescimento lento, floração fraca | O período "frio" antes do plantio de bulbos não é sustentado; o pote foi transferido para um local quente antes dos primeiros brotos | Prepare adequadamente uma nova lâmpada para o plantio, seguindo as instruções acima |
Flores deformadas ou sua ausência | A temperatura no período "frio" foi superior a + 9 ° C | Prepare-se adequadamente para plantar uma nova lâmpada |
Folhetos amarelados, crescimento lento | Rega inadequada, pouca iluminação | Regue a planta a tempo, mova a panela para um local bem iluminado |
Botões caindo, bulbos podres | Rega excessiva com água que entra nos seios e nas folhas das folhas | Regue a planta sob a raiz, na borda da panela |
Propagação do jacinto em casa
Na natureza, o jacinto é propagado pelas crianças. Além disso, as lâmpadas aumentam por um período muito longo: 3-5 anos. Por razões óbvias, para a criação em casa, esse método é de pouca utilidade. Ao longo dos anos de seleção de flores de cebola, foram encontrados vários métodos ótimos para sua reprodução:
- por sementes;
- crianças
- estacas;
- cortando o fundo;
- dissecção do bulbo (propagação em escalas).
O mais trabalhoso e demorado é o primeiro método de reprodução: pelas sementes. É usado com mais frequência se você deseja obter flores de uma variedade rara, cujos bulbos não estão à venda.
Reprodução infantil
Método altamente produtivo e mais usado. Benéfico por várias razões:
- a primeira floração é obtida no terceiro ano após o plantio;
- todas as características da planta mãe são herdadas;
- alta taxa de sobrevivência.
A estimulação da formação dos filhos é realizada incisando transversalmente o fundo do bulbo da mãe.
Estacas
As estacas são colhidas durante a formação dos brotos.
- Escolha uma folha com uma alça e corte-a o mais próximo possível do caule da planta.
- A fatia é tratada com um medicamento desinfetante e promotor de crescimento.
- Plantado em um recipiente com um substrato ou sob um filme.
Após 3-4 semanas, o enraizamento ocorre. Após 50-60 dias, os primeiros brotos da nova planta aparecem. Nos primeiros dois anos, a lâmpada não é escavada, eles são deixados no inverno sob uma espessa camada de cobertura morta.
Corte inferior
Com este método de reprodução, lâmpadas grandes são usadas. A sequência de ações é a seguinte:
- sementes lavadas de resíduos do solo;
- colocado para secagem por 5-7 dias;
- com uma faca afiada, corte o fundo das lâmpadas para obter um furo cônico;
- o local de corte no bulbo e no fundo é tratado com uma solução fungicida (você pode usar carvão moído);
- os fundos cortados são colocados de cabeça para baixo e cobertos com filme plástico.
As primeiras crianças com um diâmetro de 5-10 mm aparecem após 2-3 meses. Se a temperatura do ar permitir (não inferior a + 30 ° C), é possível aterrissar no chão.
Dissecção de cebola
Este método de propagação requer lâmpadas grandes e densas. Usando uma faca afiada, eles são divididos em 5-6 partes. Cada fatia é desmontada em escalas. Todas as seções são tratadas com um desinfetante. A semente resultante é armazenada em sacos plásticos. No primeiro mês a uma temperatura de + 20-25 ° C, no segundo - + 17-20 ° C.
Se desejar, você pode cultivar lindos jacintos em uma panela em casa. Isso ajudará instruções detalhadas para cada estágio de preparação e germinação de sementes, cuidados com plantas com flores.