Hortênsia - plantando e cuidando em campo aberto

Pin
Send
Share
Send

O best-seller para jardineiros amadores é a flor da hortênsia. Esta planta está se tornando cada vez mais popular ano a ano. Há muitas razões para isso: longa floração exuberante, despretensiosidade nos cuidados, uma variedade de variedades na forma, esquema de cores e método de cultivo. Além disso, esta bela flor pode competir com segurança, mesmo com rosas em seu design. Este artigo discute que tipo de planta milagrosa é e como cuidar de hortênsias no jardim.

Origem

A lenda diz que no século XVIII, durante uma expedição para a Ásia a bordo do navio, era um jovem amante da aventura da França, vestido com as roupas de um menino. O nome dela era Hortense. A coragem da garota surpreendeu a todos. Mais tarde, ela se tornou a esposa de um dos viajantes. Os membros da expedição decidiram nomear uma das plantas descobertas no Japão por seu nome.

Hortênsia - Rainha do Jardim

Segundo outra lenda, a planta recebeu o nome da princesa do Império Romano.

As primeiras cópias da hortênsia do jardim foram trazidas em 1970 por D. Banks para a Inglaterra. A planta rapidamente ganhou popularidade e se espalhou pelos jardins botânicos da Europa.

Descrição da flor de hortênsia de jardim

Hortênsia - plantando e cuidando em campo aberto nos Urais

O nome latino da flor é "hortênsia", vem da fusão das duas raízes gregas "hydor" (água) e "angeion" (vaso). Portanto, a hortênsia é chamada de arbusto aquático. A planta adora umidade abundante. Os japoneses chamam carinhosamente de "adzsai", isto é, "flor - o sol violeta".

A espécie de hortênsia tem de 30 a 80 espécies. Na natureza, esta planta é encontrada no sul e leste da Ásia, América do Norte e Extremo Oriente. Cresce em pequenas árvores, tecendo trepadeiras e arbustos coloridos. Apesar da diversidade de espécies, em casa crescem hortênsias internas de pequeno porte - jardim ou folhas grandes. Variedades resistentes ao frio são criadas em hortas ou jardins.

Jardim ou hortênsia de folhas grandes tem um esquema de cores rico

Como é um arbusto de hortênsias esféricas brancas?

Uma das variedades mais populares entre os jardineiros é Annabelle. Este arbusto em forma de árvore cresce a uma altura de 1,5 m. Durante a floração, do final de junho a setembro, seus galhos são luxuosamente decorados com bolas de flores brancas como a neve. As inflorescências consistem em flores brancas com 2 cm de tamanho, a coroa de arbustos é formada por folhas ovais, atingindo um comprimento de 20 cm, e arbustos esféricos de hortênsias estão espalhados, às vezes atingindo um diâmetro de até 3 metros. Depois que a cor cai, a tampa da folha mantém uma cor verde brilhante até o final do outono.

Uma característica da variedade é a resistência ao gelo. Isso permite que você crie com segurança hortênsias arbóreas esféricas (hortênsia arborescens) nas duras condições da região de Moscou, dos Urais e da Sibéria.

Um fato interessante. A cultivar Annabelle hydrangea pode mudar a cor das flores, absorvendo corantes do solo. Se houver alumínio no chão, as flores brancas ficarão azuis. Essa capacidade das espécies também depende do balanço alcalino do substrato.

Essa variedade tem duas subespécies. Arbusto "Annabel forte" é distinguido por um grande número e tamanho de inflorescências. Existem tantos que às vezes a vegetação não é visível atrás das flores. Os arbustos de hortênsias da "Annabel Rosa", em forma de árvore, são distinguidos por uma sombra rosada de botões e crescimento (não superior a 1 m).

A principal vantagem de todas as variedades Annabel é sua simplicidade de atendimento. Outra característica da flor é que, sobrevivendo aos 50 anos, ela não requer um transplante, mantendo sua aparência decorativa.

A variedade Annabel é a hortênsia de arbusto mais adaptada às condições adversas da faixa do meio

A variedade de espécies e variedades de hortênsias de jardim

Hortênsia azul ou azul - plantio e cuidados em campo aberto

Entre a abundância de variedades de plantas, são justamente aquelas que estão bem adaptadas aos invernos gelados e aos verões curtos e frescos da faixa do meio que atraem a atenção. São essas variedades que são procuradas na jardinagem. Isso inclui espécimes semelhantes a árvores, panículas e folhas grandes, bem como variedades de folhas de carvalho e pecíolos. Cada um deles tem características próprias, mas todos têm uma coisa em comum: boa resistência ao inverno e cuidados pouco exigentes.

O recordista de popularidade entre as variedades de jardins é a hortênsia de folhas grandes. Pode crescer onde invernos muito frios e final da primavera. Flores de hortênsia de folhas grandes podem se dissolver nos brotos jovens e do ano passado. Para o inverno, o arbusto pode ser transplantado para uma tigela grande (capacidade de 10 a 20 litros). A hortênsia branca do jardim é preservada a +7 graus com rega periódica.

A hortênsia das árvores adora umidade e sombra abundantes, cobertura e afrouxamento do solo ao redor do arbusto. No inverno, vale a pena abrigar apenas brotos jovens de hortênsia no jardim.

As inflorescências dos arbustos Sterilis são semelhantes às de Annabel, apenas as flores são de cor verde claro e ficam brancas. É verdade que esta planta tem medo do tempo frio. Por esse motivo, vale a pena armazená-lo em casa no inverno.

Hortênsia de panícula panícula foi nomeado para o formato de pincel de inflorescências. Ele tolera geadas de até -25 graus. Hidratante, despretensioso, resistente ao gelo, capaz de se recuperar mesmo após danos parciais ou morte de brotos.

Flores de hortênsia de panícula

Hortênsia serrada tem várias variedades, mas uma das primeiras na Rússia foi a variedade Grandiflora. A planta se distingue pela cor das inflorescências, passa por três fases durante a floração: primeiro, verde claro, depois branco puro, rosa no outono. Como as variedades anteriores, não é caprichoso e resistente.

O Hydrangea Phantom tem as mesmas qualidades, pelas quais os residentes do verão adoram. Mas, como todos os representantes dessas variedades, ele não gosta da luz solar direta.

Hydrangea Phantom - o favorito dos residentes de verão

Transplante de hortênsia ao ar livre

Para que a planta seja bem recebida após o transplante no solo, é necessário escolher e preservar o material de plantio corretamente. Você precisa considerar cuidadosamente a aparência das mudas de hortênsias. Você não deve comprá-los se:

  1. não há mofo nas raízes e o cheiro é preservado (o que significa que foi removido com antecedência);
  2. o caule e seu sistema radicular estão danificados;
  3. as raízes estão secas;
  4. o sistema radicular é pouco desenvolvido.

Mantenha as mudas compradas no início em solo levemente ácido em uma panela e regue uma vez a cada 10 dias. Quando a temperatura da rua se aproxima de +10 graus, coloque o recipiente na varanda ou no pátio.

Escolhendo o melhor lugar

Para evitar problemas subsequentes com os cuidados e o cultivo de hortênsias no jardim, você precisa seguir as recomendações:

  • o solo do local de pouso deve estar moderadamente úmido;
  • um local de cultivo deve ser escolhido com a iluminação correta: luz solar ativa - manhã e noite, ao meio-dia - sombra parcial;
  • o território do jardim de flores deve ser protegido do frio;
  • o solo para plantio deve ser moderadamente ácido (pH 5-6), solto, bem fertilizado;
  • ao plantar ao longo da trilha, não a coloque perto da borda, para que, ao caminhar, não toque nas gemas.

Hedge de hortênsia ao longo de uma passarela

Processo de aterrissagem passo a passo

  1. Prepare um local três semanas antes do plantio, mas é melhor fazer isso no outono, sem lixo e raízes.
  2. Despeje um balde de turfa por metro quadrado, cavar e nivelar.
  3. Cavar um buraco medindo 50x50 cm para estacas anuais e de dois anos, 60x60 cm para mudas perenes, levando em consideração a adição de um curativo desoxidante.
  4. Coloque as agulhas secas no fundo, depois um pouco de terra lisa e, em seguida, em um balde de composto e turfa, adicione 60 g de superfosfato à mistura e despeje em um buraco.
  5. Os fertilizantes minerais serão um bom curativo: uréia (15 g) e sulfato de potássio (25 g).
  6. Se o local for solo argiloso, then baldes de areia do rio devem ser adicionados à mistura acima. Você não pode fazer cal no solo para hortênsias - a planta vai morrer.
  7. Misture bem e despeje o substrato no buraco de plantio.

Importante! Antes do plantio, as mudas devem ser embebidas por meia hora em uma solução de Kornevin ou outro estimulador de crescimento radicular (a descrição está nas instruções).

Esquema de plantio de hortênsias no poço de plantio:

  • Coloque as raízes de uma muda em um pequeno monte e espalhe-as.
  • Adormeça com uma mistura de solo comum do jardim com turfa.
  • Deixe o pescoço da raiz nivelado com o chão, aperte o chão.
  • Despeje 3 baldes de água em um poço. Recomenda-se adicionar uma solução de qualquer estimulante do crescimento radicular à água.
  • Se a terra no poço cair após a rega, ela deverá ser adicionada.
  • É bom adicionar qualquer cobertura morta: coníferas secas, serragem ou turfa.
  • Se as mudas forem plantadas a partir de uma panela com um pedaço de terra, primeiro você precisará remover raízes longas ou doentes. Após essa poda, a planta é melhor aceita.

Preparando uma área de plantio e plantando mudas de hortênsias

<

Propagação de hortênsias de jardim

Jardim gerânio perene - plantio e cuidados em campo aberto
<

Existem duas maneiras de propagar a planta: mudas e sementes.

Método de corte

É muito fácil cultivar hortênsia a partir das mudas. O melhor período é a primavera. A principal tarefa é escolher corretamente o material de plantio. Você precisa escolher um broto basal jovem, cultivado no lado ensolarado do mato. A idade de uma planta saudável não deve ter mais de 10 anos, o próprio ramo - não deve ter mais de 1 ano. A poda corta estacas de 15 a 20 cm de comprimento, 7 mm de espessura, nas quais deve haver pelo menos 4 rins. Eles são colocados em uma solução de qualquer bioestimulante de raiz por 2 horas. Em seguida, as estacas são colocadas no solo preparado a partir de areia, turfa e solo de jardim. Outra opção é 200 ml de água e 1 colher de sopa de canela. Em um mês, as raízes aparecerão. Pode ser plantada em vasos de turfa separados, após 3 meses - em campo aberto.

Mudas de hortênsia

<

Sementes

Normalmente, os criadores usam esse método para criar novas espécies. Mas você também pode cultivar mudas em casa para propagação a partir de sementes. A semeadura é realizada no outono em um substrato de terra, turfa e areia de rio na proporção de 4: 2: 1. Polvilhe as sementes com terra, pulverize com a pistola. Germinar sob um filme ou vidro, periodicamente ventilando e regando a 15-20 graus Celsius. Após um mês e meio, as sementes vão brotar. É necessário plantar duas vezes: primeiro após o aparecimento das folhas cotilédones, segundo em maio em vasos separados.

Por dois anos, brotos jovens crescem em casa. Plantar e cuidar de hortênsias em casa não difere da das flores adultas no jardim.

Dois anos depois, na primavera, mudas jovens podem ser plantadas em campo aberto.

Propagação de sementes de hortênsia

<

Cuidado da hortênsia do jardim

O conceito amplo de "plantio e cuidado de hortênsias em campo aberto" inclui todas as sutilezas e nuances do trabalho do jardineiro em cultivar esta linda flor. Esta é a remoção de ervas daninhas e o afrouxamento do solo, a rega oportuna, a cobertura e a cobertura morta.

Rega

Esta é a ação mais importante para a hortênsia. Você precisa umedecer o solo sob os arbustos diariamente, no calor - 2 vezes ao dia.

Top vestir

Hortênsia tem uma relação especial com fertilizantes. Para o crescimento ativo, uma mistura de sulfato de amônio, potássio e superfosfato deve ser introduzida no solo. Produtos orgânicos não precisam ser adicionados, porque a hortênsia não gosta de esterco fresco. É necessário fertilizar a hortênsia três vezes na primavera, verão e outono.

Durante a floração e dormência

No período de cor ativa, o cuidado da hortênsia com a planta não é difícil. A rega oportuna, a nutrição e o enriquecimento das raízes com oxigênio, devido ao afrouxamento do solo sob o arbusto, darão a força da flor para encantar sua beleza durante todo o ano. Para que a planta não gaste seus sucos em vão, é necessária a poda de flores murchas. Durante a dormência, quando as plantas estão se preparando para o inverno, você precisa cortar todos os galhos secos, remover folhas e brotos.

Preparações de inverno

As flores que cresceram em vasos devem ser trazidas para a sala durante o inverno. Hortênsias invernadas no jardim também precisam de preparação. É necessário cobrir e aquecer as raízes. Espécimes paniculados e semelhantes a árvores, como muitas plantas perenes bulbosas, não precisam de isolamento. Algumas variedades não são bem adaptadas à geada, por isso precisam fazer revestimentos especiais de filme montados em molduras.

É impossível descobrir tudo sobre hortênsia em um artigo, mas não é difícil mostrar como criar trabalho com material de plantio, para saber como a hortênsia floresce. Se você aplicar todo o conhecimento na prática, poderá crescer em seu jardim no exterior e já se tornar uma flor milagrosa nativa. Então, no jardim, belas hortênsias brilham com chamas azuis, vermelhas, rosa e brancas.

Vídeo

Pin
Send
Share
Send