Tremoço perene como planta de mel

Pin
Send
Share
Send

O tremoço é generalizado em muitos países. Cada variedade cresce em regiões específicas - depende das condições climáticas. A flor é valorizada por sua aparência atraente, despretensiosidade nos cuidados. Algumas variedades são usadas para fins agrícolas. No entanto, os apicultores têm seu próprio interesse - antes de tudo, estão interessados ​​na questão: o tremoço é uma planta de mel ou não? Para responder corretamente, vale a pena investigar a descrição botânica de algumas variedades de plantas.

O tremoço é uma planta de mel

Somente um apicultor experiente pode responder com precisão à pergunta - planta com mel de tremoço ou não. Todas as variedades de plantas são tão semelhantes que qualquer tipo de flor pode ser confundida com uma planta de mel. De fato, apenas 3 variedades são.

Tremoço como uma planta de mel

O tremoço, como planta de mel, não é particularmente valioso, pois o néctar dessa cultura no produto geral é uma fração minúscula em comparação com outras flores e plantas. Mas isso é suficiente para tornar o mel único em suas propriedades curativas.

Apenas uma variedade de ervas desta cultura possui um alto grau de produção de mel - tremoço de folhas estreitas. As espécies restantes produzem muito pólen e um mínimo de mel.

A planta é uma planta de mel

Descrição das variedades de tremoço de mel

Tremoço perene - quando plantar mudas

A produção de mel de tremoço é determinada pela variedade de plantas. Em geral, apenas 3 variedades são valiosas para a apicultura: tremoço branco, amarelo e folhas estreitas. Nesse caso, espécies brancas e amarelas são usadas como fonte de pólen para as abelhas, mas as folhas estreitas são uma fonte de néctar. Acontece que nem todo tremoço de mel com bons indicadores de desempenho do néctar.

Quanto à produtividade de uma flor, você precisa conhecer alguns fatos:

  • Em termos de quantidade de néctar, o tremoço como planta de mel fornece 50-90 kg por ha, se o tremoço de folhas estreitas crescer principalmente no território.
  • A coleta de néctar e pólen por insetos é realizada após 100 - 130 dias de vegetação ativa.
  • Comparado com outras variedades de flores, a porcentagem de néctar desta planta é pequena - apenas 10-12%.

Descrição da flor melífera

A presença de pólen ou néctar dos tremoços pode ser determinada pela placa característica nas armações ou patas dos insetos. O aroma de tal toque é agradável e o sabor é levemente amargo.

Amarelo

Para fornecer às abelhas pólen, é necessário semear a variedade de plantas amarelas. Esta espécie cresce em Polesie (estepe da floresta), em outras regiões você precisa plantar especialmente uma flor.

Conhecer essa variedade é simples:

  • Folhas em forma de palma de cor esmeralda.
  • As hastes erigem até 1 m de altura. Às vezes, existem amostras com mais de 2 m de altura.
  • O pedúnculo é alto, pontilhado com grandes flores amarelas, coletadas em inflorescências densas.

Classe amarela

Preste atenção! Procure tremoço amarelo em locais com solo arenoso, com alta acidez.

A floração começa no início de junho. Se a flor cresce na sombra, os botões florescem no início de julho e não florescem por muito tempo.

Branco (lat.Lupinus albus)

Essa variedade é especialmente comum nas regiões sul. Planta de mel com uma taxa média, pois é mais adequada para o pólen.

Externamente, a flor pode ser descrita da seguinte forma:

  • O caule atinge 1 m de altura. A raiz é 2 vezes maior.
  • O pedicelo pode atingir 1,5-2 m de altura.
  • O período de floração é superior a 1 mês. Os botões abrem em meados de julho.
  • Os botões são grandes, de cor branca com uma forma complexa da flor.

Olhar branco

Informações Adicionais! A cultura cresce apenas nos lugares onde o solo é muito fértil. Portanto, sempre que possível, o fertilizante deve ser aplicado no solo.

A variedade de flores brancas não tem medo de geadas e tolera a seca, mas ainda é considerada uma temperatura ideal de +25 graus.

De folhas estreitas

O tremoço (azul) de folhas estreitas não é uma variedade herbácea perene. Uma característica interessante é a cor das inflorescências. Em um pedúnculo, os botões podem ter roxo, azul, rosa-azul com pétalas brancas.

As espécies de folhas estreitas pertencem a plantas de mel de alta qualidade com bons indicadores. O pedúnculo atinge uma altura de dois metros. Prefere um clima temperado e, portanto, cresce nas regiões central e leste. A composição do solo deve ser predominantemente arenosa.

Planta de mel estreita

Ele suporta geadas de -8 graus, mas adora verões quentes. Floresce por cerca de 20 dias, começando no final de junho. A variedade azul é uma excelente planta de mel, mas também fornece pólen para as abelhas.

Características do tremoço como planta de mel: propriedades úteis desse mel

Tremoço como siderat - quando semear e quando enterrar

O tremoço para abelhas é uma planta muito atraente - um aroma delicado de flores, uma enorme quantidade de pólen e néctar doce. Uma vantagem adicional é a propriedade exclusiva do mel, que inclui o néctar desta planta:

  • é um analgésico fraco;
  • ajuda na cicatrização de feridas;
  • Ideal para aliviar a inflamação.

Cuidado! O mel contendo néctar de tremoço pode causar alergias em pessoas com intolerância às leguminosas.

Lupin Honey

Cuidado! Devido à presença de todas as propriedades acima, um produto da apicultura com esse componente é usado ativamente para a fabricação de tinturas e pomadas medicinais, um excelente componente para cosméticos.

Como cultivar tremoço de mel para maximizar a produtividade do mel

Tremoço para animais
<

O tremoço, cujo conteúdo de mel já não é grande, requer cuidados adequados se for plantado para abelhas. A agrotecnia de cultivo adequada aumentará a produção de mel da planta. É necessário considerar as seguintes nuances:

  • Você pode semear uma planta somente após colheitas, beterrabas ou milho. Se antes disso, as leguminosas cresciam no local, a flor se desenvolveria mal.
  • Antes da semeadura, é aconselhável fertilizar o solo com fertilizantes orgânicos. É aconselhável aumentar a acidez do solo e torná-lo argiloso.
  • A plotagem deve estar aberta. A proximidade máxima de arbustos ou árvores é de 1,5 m.
  • É melhor colocar material de plantio (sementes) desde o outono, aproximadamente em novembro. Então a floração acontecerá mais cedo.
  • De acordo com os padrões para a semeadura de 1 hectare de terra, deixa 3 kg de sementes. Você pode levar 2 kg de material de plantio, então as amostras serão maiores e o período de floração durará mais.

Cultivo de cultura

<
  • Você pode colocar as sementes nos poços. São colocadas cerca de 4 sementes em cada recesso. A distância entre eles deve ser de pelo menos 20 cm.
  • Você pode semear nos sulcos. O espaçamento entre linhas deve ser de 40 a 45 cm.
  • Para que as mudas apareçam a tempo, e as sementes não congelem no inverno, é preciso polvilhar os buracos com terra, cuja camada terá pelo menos 4 cm.
  • Brotos muito espessos precisam ser afinados para que os arbustos cresçam fortes e floresçam com precisão.
  • Após cada rega, é necessário afrouxar o solo para que o solo não floresça e passe bem a umidade.

As abelhas produzem mel a partir do néctar de tremoço.

<

Se você cumprir todas as condições para uma semeadura e cuidados de qualidade, a plantação ficará encantada com sua aparência e as abelhas receberão pólen e néctar suficientes das flores. Além disso, um plantio adequadamente organizado ajudará a cultivar arbustos excelentes com boa floração.

Poucos apicultores percebem que o tremoço pode ser uma planta de mel. A flor não traz muito néctar, mas pólen suficiente para as abelhas. Mas apenas algumas variedades são consideradas como tais - ou seja, 3. Além disso, a planta também atrai com sua aparência interessante, um aroma agradável. O mel que contém néctar de tremoço é considerado medicinal e muito útil.

Pin
Send
Share
Send