Cultivo de beterraba sacarina: da semeadura à colheita

Pin
Send
Share
Send

A beterraba sacarina, em contraste com a sala de jantar habitual, é bastante rara em parcelas pessoais. Basicamente, essa cultura é cultivada industrialmente por agricultores profissionais. Mas tem algumas vantagens (hipoalergênicas, alta produtividade), pelas quais os jardineiros amadores a apreciam. Cuidar de beterraba sacarina não é muito diferente do que outras variedades desta cultura exigem. No entanto, existem algumas nuances importantes com as quais você precisa se familiarizar com antecedência.

Descrição da planta

Na natureza, beterraba não é encontrada. Esta planta foi criada por uma alternativa à cana por um longo período, em 1747. O trabalho foi iniciado pelo químico alemão Andreas Sigismund Marggraf. Mas, na prática, seus cálculos teóricos foram verificados em 1801, quando em uma fábrica de propriedade de seu aluno Franz Karl Ahard, ele conseguiu obter açúcar das colheitas de raízes.

A beterraba sacarina é cultivada principalmente para as necessidades da indústria de alimentos

Agora, a cultura é amplamente usada na indústria de alimentos e na agricultura - como alimento para animais. É cultivada em quase todos os lugares, a maior parte da área semeada está localizada na Europa e na América do Norte.

A beterraba sacarina é amplamente cultivada em escala industrial

O "ancestral" das beterrabas ainda é encontrado no Mediterrâneo. A beterraba selvagem tem um rizoma espesso, como se fosse "de madeira". O teor de açúcar é baixo - 0,2-0,6%.

As colheitas de raiz de beterraba sacarina são grandes, brancas, em forma de cone ou ligeiramente achatadas lateralmente. As variedades são um pouco menos comuns em que se assemelham a uma bolsa, uma pêra ou um cilindro. Dependendo da variedade, eles contêm 16-20% de açúcar. O sistema radicular da planta é muito desenvolvido, a raiz entra no solo em 1-1,5 m.

Na maioria das vezes, as raízes de beterraba se assemelham a um cone em forma, mas existem outras opções.

O peso médio de um vegetal é de 0,5-0,8 kg. Mas, com os devidos cuidados e boas condições climáticas, você pode cultivar cópias dos "suportes de registros" com peso entre 2,5 e 3 kg. O açúcar neles se acumula principalmente durante o último mês de vegetação. A doçura da polpa aumenta proporcionalmente ao aumento de peso. Até o teor de açúcar da raiz depende fortemente de quanto calor e luz solar as plantas receberão em agosto-setembro.

A tomada está se espalhando nela - 50-60 folhas. Quanto mais eles estão na planta, maior a colheita de raízes. O prato da folha é pintado em uma salada ou na cor verde escuro, tem bordas onduladas, está localizado em um pecíolo longo.

A roseta de folhas nas beterrabas é poderosa, espalhando, a massa de verduras pode ser mais da metade do peso total da planta

Esta é uma planta com um ciclo de desenvolvimento de dois anos. Se você deixar as raízes no jardim no outono do primeiro ano, as beterrabas florescerão na próxima temporada e as sementes se formarão. Eles são bastante viáveis, a menos que as espécies cultivadas sejam híbridas.

A beterraba sacarina floresce apenas no segundo ano após o plantio no solo

A cultura mostra boa tolerância ao frio. As sementes já germinam a 4-5 ° C, as mudas não sofrerão se a temperatura cair para 8-9 ° C. O indicador ideal para o desenvolvimento da planta é de 20 a 22 ° C. Consequentemente, a beterraba sacarina é adequada para o cultivo na maior parte do território da Rússia.

Na culinária, beterrabas são raramente usadas. Embora possa ser adicionado a sobremesas, cereais, doces, conservas, compotas para dar aos pratos a doçura desejada. Após o tratamento térmico, o sabor das beterrabas só melhora, e não à custa do bem. Esta é uma alternativa digna de açúcar para quem a considera uma "morte branca". Mas antes do uso, a colheita de raízes deve ser limpa. O sabor da pele é específico, muito desagradável.

Uma das vantagens indubitáveis ​​das beterrabas é a hipoalergenicidade. As antocianinas, que dão às variedades da mesa um tom roxo brilhante, geralmente causam as reações correspondentes. E em termos de conteúdo de substâncias saudáveis, ambas as culturas são comparáveis. A beterraba sacarina é rica em vitaminas B, C, E, A, PP. Também em celulose em alta concentração estão presentes:

  • potássio
  • magnésio
  • ferro
  • fósforo
  • cobre
  • cobalto
  • zinco.

Beterraba sacarina contém iodo. Esse oligoelemento é indispensável para problemas com a glândula tireóide e distúrbios metabólicos.

Existem muitas vitaminas e minerais nas beterrabas

A beterraba sacarina contém muita fibra e pectina. Com o uso regular, ajuda a normalizar o trabalho do trato gastrointestinal, aumentar a acidez do suco gástrico e livrar-se da constipação.

Vegetal útil para o sistema nervoso. As beterrabas incluídas na dieta têm um efeito positivo no desempenho, ajudam a concentrar a atenção por um longo tempo e aliviam a fadiga crônica. A depressão desaparece, os ataques de ansiedade sem causa desaparecem, o sono normaliza.

Os nutricionistas recomendam a inclusão de beterraba na dieta para anemia, aterosclerose e pressão alta. O vegetal estimula a produção de hemoglobina, aumenta a elasticidade das paredes dos vasos sanguíneos, limpa-as das placas de colesterol. Também ajuda a limpar o corpo de toxinas e substâncias tóxicas, incluindo sais de metais pesados ​​e produtos de decomposição de radionuclídeos.

O mingau das folhas de beterraba sacarina é aplicado a edema, úlceras, queimaduras e outras lesões de pele. Esta "compressa" contribui para a sua rápida cura. A mesma ferramenta ajuda a aliviar a dor de dente. A vegetação também é procurada na culinária. Como as folhas das beterrabas comuns, pode ser adicionado a sopas e saladas.

Muitas vezes, o açúcar é extraído das beterrabas. A norma diária é de aproximadamente 100-120 ml, não é recomendável exceder. Caso contrário, você pode ganhar não apenas dores de estômago e náusea, mas também enxaqueca persistente. O suco deve ser deixado na geladeira por pelo menos 2 horas antes do consumo. Eles bebem em sua forma pura ou misturando-se com cenoura, abóbora, maçã. Você também pode adicionar kefir ou água pura. O uso sistemático de suco ajuda na deficiência de vitaminas da primavera, ajuda a restaurar a imunidade após uma doença grave ou cirurgia. A tez, a condição dos cabelos e unhas também são melhoradas, pequenas rugas são suavizadas.

O suco de beterraba é consumido sem exceder a dose diária recomendada

Existem contra-indicações. Devido ao seu alto teor de açúcar, um vegetal não pode ser incluído na dieta para qualquer tipo de diabetes e estar acima do peso. Além disso, beterraba não pode ser consumida por quem é diagnosticado com gastrite ou úlcera péptica, principalmente se a doença estiver em estágio agudo. Outro vegetal é contraindicado na presença de cálculos renais ou vesícula biliar, hipotensão, problemas nas articulações (devido à alta concentração de ácido oxálico), tendência à diarréia.

Vídeo: benefícios para a saúde das beterrabas e possíveis danos ao corpo

As variedades mais populares entre os jardineiros russos

Existem muitas variedades de beterraba sacarina. A maioria dos híbridos originários do norte da Europa está incluída no Registro Estadual da Rússia, onde essa cultura é muito difundida. Mas os criadores russos têm suas próprias conquistas. Na maioria das vezes, nas parcelas do jardim, existem os seguintes:

  • Cristal O local de nascimento do híbrido é a Dinamarca. Culturas de raízes pequenas (524 g), teor de açúcar - 18,1%. Uma desvantagem significativa é a tendência a derrotar a icterícia e, principalmente, oídio. O híbrido raramente sofre de cercosporose, comedor de raízes, todas as variedades de mosaicos;
  • Armes. Uma das mais recentes conquistas dos criadores dinamarqueses. O híbrido entrou no Registro Estadual da Federação Russa em 2017. É recomendado para cultivo na região do Volga, região do Mar Negro, nos Urais. A cultura da raiz tem a forma de um cone largo, pesa em média 566 g e o teor de açúcar é de 17,3%. O híbrido tem boa imunidade à podridão radicular, cercosporose;
  • Bellini O híbrido é da Dinamarca. Recomendado para cultivo na Rússia central, no Cáucaso e na Sibéria Ocidental. O peso da cultura da raiz varia de 580 a 775 g, depende do clima da região. O teor de açúcar é de 17,8%. O híbrido pode ser afetado pela cercosporose, mostra boa resistência à podridão radicular, comedor de raízes, oídio;
  • Vitara. Híbrido sérvio. Recomendado para cultivo no norte do Cáucaso. O peso médio da colheita de raízes é de 500 g. Praticamente não sofre de cercosporose, mas pode ser infectado com oídio, comedor de raízes;
  • Governador. Essa variedade é recomendada para cultivo no norte do Cáucaso e no mar Negro. Possui alto teor de açúcar (19,5%). O peso da colheita das raízes varia de 580 a 640 g e não sofre de cercosporose, oídio, podridão das raízes. A doença mais perigosa é o comedor de raízes;
  • Hércules Híbrido sueco de beterraba sacarina. Recomendado para cultivo no mar Negro. A colheita da raiz é em forma de cone, a parte superior é pintada em uma cor verde pálida. O peso médio é de 490 a 500 g e o teor de açúcar é de 17,3%. A roseta de folhas é muito poderosa, representando 40-50% da massa de toda a planta. É extremamente raro infectar-se com um comedor de raízes e cercosporose, não é imune ao oídio;
  • Marshmallows. O híbrido britânico, que o Registro Estadual recomenda cultivar nos Urais e na zona intermediária da Rússia. As colheitas de raízes são pequenas (uma média de 270 g). Teor de açúcar - 16-17,6%. Uma característica distintiva é uma imunidade muito alta;
  • Illinois Um híbrido mundial muito popular dos EUA. Adequado para cultivo nos Urais, na zona central da Rússia. Quase não sofre de doenças, com exceção do oídio. O peso da colheita das raízes é de 580 a 645 g, com teor de açúcar - 19% ou mais;
  • Crocodilo Realização de criadores russos. Recomendado para cultivo no mar Negro. As folhas na saída "permanecem" quase na vertical, são bastante compactas (20 a 30% da massa de toda a planta). Parte da colheita de raízes, "abaulada" do solo, é pintada na cor verde brilhante. O peso médio das beterrabas - 550 g; teor de açúcar - 16,7%;
  • Livorno. Outro híbrido russo. Adequado para cultivo nas regiões do Mar Negro e do Volga. A massa da colheita de raízes é de 590 a 645 g e o teor de açúcar é de 18,3%. Não sofre de podridão radicular, mas pode ser infectado por oídio, comedor de raízes;
  • Mitika. Híbrido britânico. Apresenta os melhores resultados quando cultivado nas regiões do Volga e do Mar Negro. A colheita de raízes atinge uma massa de 630 a 820 g e o teor de açúcar é de 17,3%. Resistente à podridão das raízes e oídio, mas pode ser afetado pelo comedor de raízes e cercosporose;
  • Olesia (ou Olesya). Híbrido produzido na Alemanha. Na Rússia, é recomendado para cultivo na região do Mar Negro e no norte do Cáucaso. O peso da colheita das raízes é de 500 a 560 g e o teor de açúcar é de 17,4%. Existe o risco de infecção pelo comedor de raízes e oídio. Mas o híbrido é resistente à cercosporose;
  • O pirata. Um híbrido com uma colheita de raiz de forma cilíndrica. A roseta de folhas é muito poderosa, até 70% da massa da planta. O teor de açúcar na colheita de raízes é de 15,6 a 18,7% (dependendo da região de cultivo), o peso médio é de 600 a 680 g.O principal perigo para as plantas é a podridão das raízes;
  • Rasanta. Híbrido dinamarquês popular. Na Rússia, é recomendado para cultivo na região do Mar Negro. O peso médio da cultura da raiz é de 560 g, o teor de açúcar é de 17,6%. Pode ser afetado pelo besouro da raiz, oídio;
  • Selena. Híbrido russo incluído no Registro Estadual em 2005. Recomendado para o cultivo na Rússia central, nos Urais. Culturas de raízes com peso entre 500-530 g e teor de açúcar - 17,7%. Uma desvantagem significativa - geralmente afetada por um comedor de raízes, oídio;
  • Ural. Apesar do nome, o berço do híbrido é a França. É adequado para cultivo no norte do Cáucaso, no mar Negro. Culturas de raízes com peso entre 515-570 g e teor de açúcar - 17,4-18,1,1%. O único perigo que ameaça a cultura é o comedor de raízes. Mas também aparece apenas se as condições de crescimento estiverem longe do ideal;
  • Federica. Híbrido russo cultivado no Mar Negro e nos Urais. O peso da colheita das raízes é de 560 a 595 g e o teor de açúcar é de 17,5%. No calor, é propenso à derrota por fungos patogênicos - cercosporose, comedor de raízes, oídio;
  • Flores. Híbrido dinamarquês. A colheita de raízes é alongada, quase cilíndrica. Até sua parte aérea mantém a cor branca. As folhas são quase verticais, verde escuro. O peso médio da cultura da raiz é de 620 g e o teor de açúcar é de 13,9 a 15,2%. É propenso a danos por podridão radicular;
  • Harley Um híbrido da Dinamarca, recomendado para cultivo na Rússia central, nos Urais, na região do Mar Negro. O peso da colheita de raízes varia de 430 a 720 G. O teor de açúcar permanece praticamente inalterado (no nível de 17,2 a 17,4%). Não sofre de cercosporose, comedor de raízes, pode ser infectado pela podridão das raízes.

Galeria de fotos: Variedades comuns de beterraba

Cultivo de mudas

O cultivo de mudas de beterraba é raramente praticado, porque basicamente essa cultura é plantada em escala industrial. Mas jardineiros amadores geralmente preferem assim. Isso permite que você proteja a cultura da exposição a baixas temperaturas, o que geralmente provoca o disparo.

Qualquer tipo de beterraba tolera um transplante

A planta é tolerante à colheita e ao transplante subsequente, para que as sementes possam ser semeadas em recipientes comuns - recipientes plásticos largos e rasos. Todo o processo de cultivo de mudas é prolongado por 4-6 semanas. As mudas são transferidas para o jardim quando formam 4-5 folhas verdadeiras. Um intervalo de 20 a 25 cm é mantido entre eles, o espaçamento entre fileiras é de 30 a 35 cm, o solo deve ter aquecido a pelo menos 10 ° C a essa altura e a temperatura noturna não deve cair abaixo de 15 ° C. Portanto, o tempo de pouso específico depende do clima da região. Pode ser no final de abril e no início de junho.

Várias mudas aparecem em cada semente de beterraba sacarina, então as mudas cultivadas precisam ser mergulhadas

Para identificar as sementes que definitivamente não germinam, o material de plantio é embebido em solução salina (8-10 g / l). Então eles precisam ser lavados e desinfetados. A maneira mais fácil é embeber as sementes de beterraba por 6-8 horas em uma solução rosa brilhante de permanganato de potássio. Mas o tempo de processamento pode ser reduzido significativamente (até 15 a 20 minutos) se forem usados ​​fungicidas (preferencialmente de origem biológica), por exemplo:

  • Portões
  • Tiowit Jet
  • Bayleton
  • Baikal EM.

As sementes tratadas são lavadas novamente.

Para fortalecer o sistema imunológico, as sementes podem ser embebidas em uma solução bioestimulante. Adequado como preparações para lojas (humato de potássio, Epin, Heteroauxin, Emistim-M) e remédios populares (xarope de mel, suco de aloe).

Permanganato de potássio - um dos desinfetantes mais comuns

As mudas de beterraba são cultivadas de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. As sementes são germinadas - embrulhadas em um pano úmido (ou gaze, algodão) e mantidas em local escuro, garantindo uma temperatura constante de 25 a 27 ° C. Normalmente, o procedimento não leva mais que 2-3 dias.
  2. Os recipientes preparados são preenchidos com solo esterilizado - uma mistura de migalhas de turfa com húmus, solo fértil e areia grossa (4: 2: 2: 1). Para evitar o desenvolvimento de doenças fúngicas, você pode adicionar cinzas peneiradas ou giz triturado (1 colher de sopa. A 5 l da mistura).
  3. O solo é moderadamente regado e ligeiramente compactado.
  4. As sementes são semeadas uniformemente em recipientes. De cima, são cobertos com uma camada de solo fértil com uma espessura de cerca de 1,5 cm e umedecem novamente o substrato, pulverizando-o da pistola.
  5. O recipiente é fechado com vidro ou filme. Antes da emergência, beterrabas leves não são necessárias, mas requerem calor (23-25 ​​° C). Os desembarques são transmitidos diariamente para evitar mofo e apodrecimento.
  6. O recipiente com os brotos emergidos é reorganizado na luz. Você terá que esperar um curto período de tempo, 4-6 dias. A temperatura do conteúdo é reduzida para 14-16 ° C. O mínimo crítico para as mudas é de 12 ° C, mas elas também não precisam de calor (20 ° C e acima), caso contrário, as mudas se esticarão.
  7. O substrato é mantido constantemente em um estado moderadamente úmido, impedindo que seque mais do que 0,5-1 cm de profundidade.
  8. 2 semanas após o surgimento, as mudas são regadas com uma solução nutritiva. Qualquer fertilizante para mudas é adequado.
  9. Na fase da segunda folha real, as beterrabas são mergulhadas, plantadas em copos de plástico separados ou em vasos de turfa cheios da mesma mistura de solo. Este é um procedimento necessário, porque uma semente geralmente produz 2-3 ou mesmo 5-6 brotos.
  10. 5-7 dias antes do plantio, as mudas começam a endurecer. O tempo gasto na rua é gradualmente prolongado de 2 a 3 horas para dias inteiros.

As sementes de beterraba sacarina são semeadas o mais uniformemente possível, uma de cada vez

Vídeo: cultivo de mudas de beterraba

Plantio de mudas

Para plantar beterraba em campo aberto, é escolhido um dia nublado e não quente. Os poços são formados na cama, mantendo o intervalo necessário entre eles. Mudas cerca de meia hora antes do procedimento são abundantemente regadas. As mudas são transferidas para um novo local, juntamente com um recipiente (se for um pote de turfa) ou com um pedaço de terra nas raízes. Se não foi possível salvá-lo, a raiz pode ser mergulhada em uma mistura de argila em pó com esterco fresco.

Beterrabas são transplantadas para o solo, preservando um pedaço de terra nas raízes, se possível

Após o transplante, as beterrabas são regadas, gastando cerca de 0,5 litros de água por planta. A rega é realizada diariamente na próxima semana. Para proteger da luz solar direta, arcos são instalados sobre a cama, sobre os quais qualquer material de cobertura branco é puxado. Será possível remover o abrigo quando as plantas se enraizarem e formarem uma nova folha.

O material de cobertura pode ser substituído por ramos de abeto ou tampas de papel.

Plantando sementes no chão

A cultura é bastante exigente quanto ao calor, luz e umidade do solo; portanto, medidas preparatórias devem ser levadas a sério.

Preparação do cume

A primeira coisa a considerar é que a planta não gosta de solo ácido. Para corrigir a situação, é introduzida no solo farinha de dolomita, giz triturado ou uma casca de ovos de galinha esmagados em pó. Faça isso 2-2,5 semanas antes da fertilização do substrato.

A farinha de dolomita é um agente oxidante natural, sujeito a dosagem, sem contra-indicações e restrições de uso

A beterraba prefere o solo solto, mas ao mesmo tempo fértil. Ideal para isso - chernozem, terra cinza floresta, ou pelo menos barro. Solo arenoso claro, como argila pesada, não é adequado para plantas.

Cavar as camas torna o solo mais solto, contribui para uma melhor aeração

Desde o outono, a área selecionada deve ser bem desenterrada, limpa de detritos vegetais e adicionada 4-5 litros de húmus ou composto apodrecido, 25-30 g de sulfato de potássio e 50-60 g de superfosfato simples por metro. De fertilizantes naturais, pode-se usar cinza de madeira peneirada (uma lata de litro é suficiente). O estrume fresco não é categoricamente adequado como cobertura. As culturas de raízes são propensas ao acúmulo de nitratos, o que prejudica significativamente o sabor.

Húmus - um remédio natural para aumentar a fertilidade do solo

Além de potássio e fósforo, as beterrabas precisam especialmente de boro. Com sua deficiência, a clorose das folhas se desenvolve, as colheitas de raízes se tornam menores e formam "tampões" sólidos nos tecidos. O ácido bórico ou o fertilizante Mag-Bor é aplicado anualmente ao solo a uma taxa de 2-3 g / m².

A beterraba precisa de boro para o desenvolvimento normal

O sistema radicular da planta é bastante poderoso. Devido a isso, a beterraba sacarina é resistente à seca. Mas ela realmente não gosta de estagnação de umidade nas raízes. Portanto, se a água subterrânea se aproximar da superfície a menos de 1,5-2 m, é aconselhável encontrar outro local para a cultura.

Em áreas úmidas, beterrabas podem ser plantadas em cumes com pelo menos 0,5 m de altura.

É necessária uma certa distância entre as raízes, tanto no plantio de mudas quanto na semeadura em campo aberto

Beterraba sacarina é uma cultura de longo dia. Quanto mais luz solar uma planta recebe, mais rápido ela se desenvolve. O sol é necessário para que as plantas com raízes obtenham teor de açúcar. Para o jardim, uma área aberta é escolhida, especialmente porque as plantas não prestam muita atenção aos rascunhos e rajadas de vento.

Não é possível obter uma colheita abundante de beterraba sacarina se a colheita não tiver luz solar e calor suficientes.

Maus predecessores de beterraba sacarina - legumes, cereais, linho. Eles esgotam muito o substrato, puxando oligoelementos dele. Mesmo a fertilização antes do plantio não corrigirá a situação. Não plante após as cenouras - elas têm algumas doenças comuns. Uma boa opção são as camas anteriormente ocupadas com abóbora, abajur, ervas, cebola e alho. A cultura é transferida para um novo local a cada 2-3 anos, observando a rotação de culturas.

O alho é um dos precursores adequados para a beterraba sacarina.

Plantando sementes

As sementes de beterraba germinam a temperaturas razoavelmente baixas, mas, neste caso, o processo se estende por quase um mês. Portanto, é aconselhável esperar um pouco. Além disso, geadas de retorno (-3-4 ° C) podem destruir mudas jovens. A temperatura ideal para o desenvolvimento normal da planta é de 20 ° C ou um pouco mais alta.

Quando a temperatura cai para 6-8 ° C, o acúmulo de açúcar nas culturas de raízes cessa.

As sementes de beterraba sacarina antes do plantio em campo aberto também precisam da preparação descrita acima. Eles são incorporados no solo por 3-5 cm, deixando 8 a 10 cm entre eles e, posteriormente, ainda será necessário escolher. Apenas uma semente é colocada em cada poço. Polvilhe com uma fina camada de húmus misturada com lascas de turfa ou areia. As sessões devem aparecer em cerca de 1,5 semanas. Até esse momento, a cama é apertada com um filme.

Mudas de beterraba após o surgimento de mudas devem ser afinadas para que cada cultura de raiz tenha área suficiente para nutrição

A temperatura do ar não deve ser inferior a 8-10 ° C, solo - 7-8 ° C. Caso contrário, as beterrabas podem entrar na seta.

Recomendações sobre cuidados com as culturas

A beterraba não requer nada sobrenatural de um jardineiro. O cuidado se resume a capinar e afrouxar as camas, fertilizar e regar adequadamente. Este último deve receber atenção especial.

Beterraba sacarina são suficientes três fertilizantes durante a estação de crescimento:

  1. Os fertilizantes são aplicados pela primeira vez quando a planta forma de 8 a 10 folhas verdadeiras. Qualquer ferramenta de armazenamento para culturas de raízes é adequada, mas o boro e o manganês devem fazer parte dela.

    Alguns jardineiros, para aumentar o crescimento das lojas, adicionam uréia, nitrato de amônio e outros fertilizantes nitrogenados à solução, mas isso é aconselhável para fazendas e não para parcelas domésticas pessoais. Para alguém que não tem muita experiência no cultivo de uma safra, é fácil exceder a dose e provocar o acúmulo de nitratos nas raízes.

    Para o primeiro molho de beterraba, qualquer fertilizante é adequado

  2. A segunda vez que os fertilizantes são aplicados em meados de julho. A colheita de raízes deve atingir o tamanho de uma noz. As beterrabas são regadas com infusão de folhas de urtiga, dente de leão, qualquer outra erva daninha do jardim com a adição de sal (50-60 g por 10 l). A partir disso, a polpa se torna mais macia e mais doce. A razão é que a pátria das beterrabas selvagens é o Mediterrâneo e é usada para o ar do mar rico em sal.

    A infusão de urtiga é preparada por 3-4 dias, antes do uso, é certamente filtrada e diluída com água

  3. O último curativo é realizado em agosto. As culturas de raízes maduras precisam de potássio. O seu teor de açúcar depende disso. É aconselhável usar cinza de madeira na forma seca ou sob a forma de infusão, mas qualquer fertilizante de potássio-fósforo sem nitrogênio é adequado.

    Cinzas de madeira - uma fonte natural de potássio e fósforo

Durante a estação de crescimento, a cada 3-4 semanas, você pode pulverizar as folhas de beterraba sacarina com as preparações Adob-Bor, Ekolist-Bor ou simplesmente ácido bórico diluído em água (1-2 g / l).

As beterrabas suportam a seca devido ao sistema radicular desenvolvido com bastante facilidade, mas isso afeta negativamente a qualidade da colheita e sua manutenção. E o excesso de umidade provoca apodrecimento das raízes.

As plantas jovens precisam especialmente de rega regular por um mês após o transplante de mudas no solo. O solo é umedecido a cada 2-3 dias, ajustando os intervalos de acordo com o clima. A partir de meados de julho, você pode regar com menos frequência, cerca de uma vez por semana. A taxa de consumo de água é de 20 l / m². Cerca de três semanas antes da colheita planejada, a irrigação é interrompida, as plantas passam com chuvas naturais.

A melhor hora para regar é tarde da noite. O método não importa, mas a água deve estar quente. Gotas caindo nas folhas não prejudicam as plantas. E de manhã é aconselhável afrouxar o solo. Para reter a umidade no solo e impedir que as ervas daninhas cresçam, você pode fazer a cobertura do solo.

A beterraba não precisa de amontoar. Mesmo que a colheita de raízes fique ligeiramente fora do solo, isso é normal. Tal procedimento apenas prejudicará a planta, retardando o processo de sua formação.

No processo de crescimento, as plantações de raízes começam a sair um pouco do solo - para a cultura, isso é normal, elas não precisam ser cultivadas

Vídeo: dicas sobre cuidados com beterraba

Doenças e pragas típicas de beterraba

A imunidade das beterrabas é mais alta que a da sala de jantar, mas em condições adversas também pode sofrer fungos patogênicos e ser atacada por insetos.

As doenças mais perigosas para a cultura:

  • comedor de raiz. As sementes em germinação são impressionantes, muitas vezes nem sequer têm tempo para disparar. Ao formar raízes, aparecem manchas marrom acastanhadas translúcidas. A base do caule escurece e fica mais fina, a planta deita no chão, seca;
  • cercosporose. As folhas são cobertas com vários pequenos pontos bege de forma arredondada. Gradualmente eles crescem, a superfície é desenhada com um revestimento acinzentado;
  • peronosporose. Manchas irregulares de cor limão aparecem nas folhas, limitadas pelas veias. Gradualmente, eles mudam de cor para verde escuro e depois para marrom. O lado errado é atraído por uma espessa camada de malva. As folhas afetadas engrossam, deformam, morrem;
  • oídio. As folhas são cobertas com um revestimento esbranquiçado ou acinzentado, como se fossem polvilhadas com farinha. Gradualmente, escurece e endurece, as áreas afetadas do tecido secam e morrem;
  • podridão da raiz. A base da saída da folha fica marrom e amolece, tornando-se viscosa ao toque. O mesmo acontece com a parte superior da raiz que sai do solo. O molde pode aparecer nele. Um cheiro desagradável e putrefativo provém dos tecidos afetados. As folhas ficam pretas, morrem;
  • icterícia. As folhas afetadas gradualmente ficam amarelas, começando do topo. Tornam-se um pouco ásperas ao toque, compactas, fáceis de quebrar. As veias ficam pretas e depois se enchem de muco cinza-amarelado.

Galeria de fotos: Sintomas da doença

Destas doenças, apenas oídio real e felpudo pode ser tratado. O restante aparece na parte aérea da planta somente quando o processo já foi longe e as amostras afetadas não podem mais ser salvas. Atenção especial ao cultivar beterraba sacarina deve ser dada a medidas preventivas:

  • de grande importância é o cumprimento do esquema de plantio, o cuidado competente da lavoura e a preparação preliminar de sementes;
  • para prevenção, vários cristais de permanganato de potássio são adicionados à água durante a rega, para que adquiram uma cor rosa pálido;
  • no processo de afrouxamento, o solo é polvilhado com enxofre coloidal, as próprias plantas com giz em pó ou cinza de madeira peneirada;
  • As beterrabas são pulverizadas periodicamente com espuma de sabão, diluídas em água, bicarbonato de sódio ou carbonato de sódio, mostarda em pó.

Os fungicidas são usados ​​para combater doenças. Quase todos os danos à saúde humana e ao meio ambiente são causados ​​por medicamentos modernos de origem biológica, mas existem jardineiros que contam com meios comprovados (sulfato de cobre, líquido de Bordeaux, cloróxido de cobre).

Beterraba tem muitas pragas. Isso se aplica a todas as suas variedades. Para proteger as plantações de ataques de insetos:

  • a cama é cercada ao redor do perímetro com cebola, alho e outras ervas com cheiro forte. Eles também são assustados com absinto, yarrow, malmequeres, chagas, lavanda;
  • fitas adesivas próximas para apanhar moscas ou armadilhas caseiras (pedaços de madeira compensada, papelão grosso, vidro revestido de cola, mel, vaselina) são penduradas;
  • as plantas são pulverizadas pelo menos uma vez por semana com infusões de pimenta, agulhas, cascas de laranja. Entobacterina, Bitoxibacilina, Lepidocida têm um efeito semelhante;
  • o solo do jardim é polvilhado com uma mistura de cinzas de madeira com lascas de tabaco e pimenta moída.

Produtos químicos para controle de insetos são indesejáveis, de modo que substâncias nocivas não sejam depositadas em culturas de raízes. Se você inspecionar regularmente o pouso em busca de sintomas suspeitos, o problema poderá ser percebido em um estágio inicial de desenvolvimento. Neste caso, como regra, remédios populares suficientes. Os inseticidas gerais são usados ​​apenas no caso de uma invasão maciça de pragas, o que é extremamente raro.

Galeria de fotos: como são as pragas das culturas

Colheita e armazenamento

Dependendo da variedade, a beterraba amadurece no meio ou perto do final de setembro. É bem armazenado, em ótimas condições, culturas de raízes, colhidas antes da primeira geada, até a primavera.

A beterraba sacarina deve ser colhida antes da primeira geada, se estiver prevista para armazenamento a longo prazo

Imediatamente antes da colheita, o canteiro deve ser regado abundantemente. As colheitas de raízes são colhidas manualmente e depois deixadas por várias horas ao ar livre, para que o solo que as adere seque. Mas você não deve superexpô-los na rua - eles rapidamente perdem umidade e flabble. Depois disso, as beterrabas são limpas do solo e cuidadosamente inspecionadas. Para armazenamento, apenas as colheitas de raízes são selecionadas sem os menores traços suspeitos na pele. Eles não são lavados, mas os topos são cortados.

As beterrabas colhidas são deixadas na cama por várias horas, para que o solo aderido às raízes seque

As colheitas de raízes são colocadas na adega, porão, outro local escuro, onde é mantida uma temperatura constante a 2-3 ° C, alta umidade (pelo menos 90%) e boa ventilação. No calor, as beterrabas brotam rapidamente, as colheitas de raízes ficam flácidas e, a baixas temperaturas, apodrecem.

São armazenados em caixas de papelão, engradados de madeira, sacos de plástico abertos ou simplesmente a granel em prateleiras ou paletes com uma altura de pelo menos 15 cm. É aconselhável colocar as raízes com as tampas para cima. As camadas são derramadas com areia, serragem, aparas, lascas de turfa.

Para impedir o desenvolvimento de doenças fúngicas, as raízes podem ser pulverizadas com giz triturado.

As beterrabas são armazenadas em qualquer recipiente disponível ou sem ele, o principal é fornecer às culturas de raízes alta umidade e acesso ao ar fresco

A beterraba sacarina é considerada uma cultura técnica e é cultivada principalmente para processamento posterior. Mas alguns jardineiros o plantam em parcelas pessoais, motivando-o com o fato de que eles gostam mais do sabor. Além disso, beterraba é muito saudável. Ao contrário de Borgonha comum, raramente causa alergia. Obter uma colheita abundante não será difícil, mesmo para um jardineiro com uma experiência não muito rica. A tecnologia agrícola difere pouco do que é exigido pelas variedades de mesa.

Pin
Send
Share
Send