Doenças do gerânio, nas folhas de gerânio ficam amarelas e secas - o que fazer?

Pin
Send
Share
Send

Você pode encontrar gerânios, ou pelargonium, em quase todas as casas. A flor é tão popular por causa de sua beleza e propriedades curativas. Muitas vezes, os amantes de plantas verdes são confrontados com os problemas e doenças dos gerânios, eles serão discutidos mais adiante.

Como muitas outras plantas, o pelargonium é frequentemente exposto a doenças, há um grande número delas. O artigo dará uma idéia das doenças mais comuns.

Folhas de gerânio ficam amarelas

O amarelecimento das placas nas bordas indica rega insuficiente, falta de umidade - a principal causa do problema. Se uma mudança de cor acompanhar o estado letárgico geral da flor, a quantidade de fluido será reduzida.

Gerânio, aparência

Por que as folhas de gerânio ficam amarelas? A falta de iluminação na sala leva ao amarelecimento das folhas inferiores da planta.

Folhagem amarelada de gerânio

Para evitar um problema, você precisa monitorar a rega e o tamanho da panela de gerânio. Recipientes estreitos não permitem que as raízes se desenvolvam completamente, e é o motivo da morte de algumas áreas da cultura, pois elas podem secar primeiro.

Um ponto importante. O aparecimento de amarelecimento após o transplante é um efeito colateral comum. Essa folhagem é simplesmente arrancada e a planta continua seu desenvolvimento normal.

Os gerânios ficam amarelos e secos, o que devo fazer? As razões para esse fenômeno são muitas, portanto vale a pena considerar em detalhes algumas delas.

Temperatura incorreta

Um indicador ideal para gerânios de ambiente é + 20 ° C. Aumentar o parâmetro altera a cor das chapas. Na maioria das vezes, isso pode ser observado no inverno com forte aquecimento do ar das baterias de aquecimento central.

Uso de produtos químicos

A secagem e o amarelamento da folhagem ocorrem se produtos químicos, por exemplo, medicamentos para a destruição de ervas daninhas, atingem o pelargonium. Além disso, a flor exibe uma sensibilidade aumentada à higiene e cosméticos: são purificadores de ar, sprays de cabelo, etc.

A presença de rascunhos

A maioria das plantas de interior é colocada no parapeito da janela, com ventilação regular, existem certos problemas. As folhas de gerânio ficam amarelas, o que fazer? Nesse caso, você precisa escolher um local em que os rascunhos não prejudiquem o pelargonium.

Folhas de gerânio ficam vermelhas

No flox, as folhas inferiores ficam amarelas: o que fazer

A vermelhidão das chapas indica que foram cometidos erros no cuidado com a colheita. Os motivos aqui podem ser diferentes: desde violações de atividades agrícolas até manutenção inadequada. Para salvar a flor, é necessário não apenas responder oportunamente ao problema, mas também tratar o arbusto.

Folhas de gerânio ficam vermelhas

Pode haver vários motivos:

  • Baixas temperaturas internas. Com indicadores estáveis ​​de +18 ° C e abaixo, a planta começa a responder a condições inadequadas, ou seja, ao avermelhar as chapas das pontas das pontas, a cor de toda a folha muda. A temperatura deve ser ajustada o mais rápido possível, até que o pelargonium deixe cair todas as folhas;
  • Doenças de natureza fúngica ou bacteriana. Em risco, as plantas são expostas a rega excessiva e ficam em uma sala fria. Esse ambiente é muito popular entre vários esporos e bactérias;
  • Falta de nutrientes. A ausência de cobertura com magnésio e nitrogênio leva ao fato de os gerânios ficarem vermelhos;
  • Fertilização em grandes quantidades. As placas foliares adquirem uma tonalidade vermelha, mesmo que a cultura receba muito nitrogênio;
  • Se as folhas de gerânio ficarem vermelhas, a razão é a intensidade da luz solar. O pelargonium é uma planta fotófila, mas sob longa exposição ao sol, começa a queimar não apenas folhagem, mas também o caule. Eles aparecem como manchas vermelhas.

Por que o gerânio deixa seco

Por que as folhas de rododendro ficam amarelas e o que fazer

Outro problema que o proprietário do gerânio pode encontrar é o definhamento das placas das folhas. As causas dessa condição na planta são várias:

  • iluminação insuficiente;
  • rega excessiva ou insuficiente;
  • queimadura solar;
  • condições inadequadas de temperatura;
  • doenças fúngicas do pelargonium;
  • o aparecimento de pragas;
  • pote de pequeno volume.

Alguns motivos já foram discutidos acima, portanto, as opções ainda não apresentadas serão consideradas com mais detalhes.

As folhas estão secas

A falta de luz é expressa pelo gradual amarelecimento e secagem das folhas localizadas abaixo da planta. Começa a extensão da parte do caule, a fase de floração é muito rara ou completamente ausente. É fácil corrigir a situação movendo a panela para um local mais adequado, mais próximo da fonte de luz ou instalando um phytolamp.

Vale a pena conhecer! Retirar folhas amarelas não é recomendado. Para a flor começou a crescer em largura, ele beliscou o topo da cabeça.

O aparecimento de pragas acompanha a formação de pequenos pontos de cor amarela. Em alguns casos, os brotos são cobertos com um revestimento pegajoso ou teias de aranha. À medida que os pontos crescem, as chapas começam a secar. É necessário determinar quem prejudica a planta e se livrar do parasita o mais rápido possível.

A condição das folhas indica aglomeração: primeiro elas podem ficar amarelas, depois secam e caem. Além disso, o sistema radicular começa a ser visível no orifício de drenagem do vaso. A melhor maneira de sair da situação é um transplante de cultura.

Além disso, você precisa prestar atenção em como ocorre a secagem da folhagem:

  • a lesão afeta as placas foliares nas bordas - rega insuficiente;
  • a própria planta começa a secar - uma doença de origem fúngica.

Bordeaux líquido 5% ajudará a se livrar do fungo. Junto com isso, a cultura é tratada duas vezes com Fitosporin com um intervalo semanal.

Falta de floração

Marigold Diseases - Why Leaves Dry

Para que a planta no apartamento agrade ao seu proprietário com uma bela floração, ele precisa das condições corretas de detenção, cujas violações levam à ausência de brotos. Pode haver vários motivos:

  • Falta de fertilizante;
  • Rega errada;
  • O vaso não cabe na planta;
  • O corte não é realizado em tempo hábil. Com crescimento ativo e espessamento excessivo, o pelargonium produzirá apenas placas foliares. Você precisa aparar nos meses de primavera ou outono;
  • Falta de iluminação;
  • Falta de condições adequadas no inverno. O indicador de temperatura durante a estação fria deve ser de + 16 ° C. A planta deve receber luz pelo menos 5 horas por dia. A rega é realizada em pequenas porções de líquido.

Possíveis doenças

Botrytis cogumelo

Um grande número de razões que levaram ao amarelecimento da folhagem nos gerânios já foi descrito, mas existe outra - a aparência do fungo botrytis (Botrytis). Isso pode ser reconhecido pela derrota da placa da folha: ela começa a sair não da borda da folhagem, mas por um triângulo. Derrotar a doença não é tão fácil quanto parece. Os tratamentos fungicidas nem sempre dão o resultado desejado na primeira vez.

Botrytis

Um ponto importante. Os melhores métodos para combater o fungo são garantir a livre troca de ar entre as plantas e uma temperatura interna fria. As flores não devem estar muito próximas.

Podridão da raiz

A doença é detectada pela presença de manchas escuras na parte inferior do caule, e o micélio do fungo, que causa a podridão das raízes, se desenvolve sobre eles. Gradualmente, a planta murcha.

Podridão da raiz

O problema pode surgir pelos seguintes motivos:

  • muita fertilização no solo;
  • aumento da temperatura na sala;
  • excesso de rega;
  • incumprimento do regime da luz;
  • falta de ventilação.

Como medidas de controle adotadas:

  • conformidade com questões agro-técnicas;
  • cessação de rega;
  • tratamento de cultura de fungicida: Fundazol, Rovral.

Para uma nota. Para gerânios, recomenda-se escolher solo bem arejado e de alta qualidade.

Folha de ferrugem

O principal sintoma da doença é o aparecimento nas placas foliares de locais com uma cor amarela enferrujada. Nódulos cheios de esporos em pó podem se formar. Com danos severos, a planta se torna letárgica e descarta as folhas.

O tratamento é realizado:

  • usando rega de fundo;
  • partes mortas da planta são removidas;
  • drogas fungicidas são usadas.

Precisa saber. Somente no estágio inicial da doença ela pode ser eliminada.

Ferrugem

Bacteriano

As doenças do gerânio incluem doenças de uma forma bacteriana, são transmitidas por micróbios. Manchas marrons triangulares podem aparecer nas folhas. As zonas da lesão secam gradualmente e todo o pelargonium desaparece.

Como lidar com o problema:

  • Purificação do solo, transplantando a cultura para outro recipiente com melhor solo. Recomenda-se que o solo velho seja jogado fora;
  • Rega de manhã;
  • O uso de agentes fungicidas.

Viral

Para esta categoria de doenças, vários sintomas são característicos: tanto a atrofia quanto o aparecimento de manchas que têm a forma de um círculo na cor marrom-púrpura. A luta contra vírus não é muito diferente da luta contra doenças bacterianas. É dada especial atenção aos insetos que transmitem a infecção.

Spotting

De outra maneira, a doença é chamada alternariose. O lado inferior da folha fica coberto de manchas e bolhas, depois desbota, fica amarelo, cai.

Com a cercosporose, também é observado o aparecimento de manchas brancas pálidas e afundadas, e depois ficam cinza. A área afetada eventualmente fica marrom e sobe na parte central.

Tratamento:

  • remoção de placas foliares afetadas;
  • afinamento dos processos;
  • tratamento fungicida.

Inchaço

A doença é determinada pela presença de bolhas, dentro das quais há um líquido. Eles são formados nas partes das folhas. Inicialmente, as bolhas são de cor verde clara e depois ficam marrons. O edema ocorre devido a uma grande quantidade de umidade e a indicadores de temperatura muito baixos do ar e do solo. Eles se livram dos sintomas normalizando as condições da planta.

Inchaço

Medidas preventivas

A maioria das doenças e problemas com a cultura ocorrem quando as condições de atendimento são violadas. Para evitar doenças, incluindo impedir que as folhas fiquem vermelhas, É recomendável seguir regras simples:

  1. Conformidade com o regime de temperatura.
  2. Monitorando o indicador de umidade, solo e ar.
  3. Fornecendo iluminação adequada.
  4. Aplicação de fertilizantes.
  5. Lute contra mosquitos.

Vale a pena conhecer! Ácaros, pulgões e moscas-brancas requerem mais atenção. Esses parasitas geralmente aparecem em salas com ar seco e trazem consigo vários vírus e infecções.

Se forem encontrados insetos, todas as plantas são inspecionadas, lavadas e tratadas com agentes inseticidas.

Ácaro aranha

<

O gerânio tem sido considerado uma planta doméstica muito útil, com a capacidade de destruir bactérias em grandes quantidades. Além disso, a flor tem propriedades curativas que a cultura precisa de cuidados adequados para manter.

Vídeo

Pin
Send
Share
Send