Beterraba é um vegetal útil e indispensável em muitos pratos. As cinco variedades mais doces desta cultura de raiz, sobre as quais falaremos, merecem atenção especial.
Beterraba "Milagre Comum"
Pertence às séries do meio da temporada. O período de maturação das raízes é de cerca de 100 a 117 dias. O vegetal tem um agradável sabor doce, apreciado pela maioria dos especialistas e venceu a degustação.
A polpa é vermelha escura, sem anéis. As culturas de raiz arredondada e plana têm uma massa de 250-500 ge estão muito bem armazenadas. Essa variedade adora solos leves e de reação neutra.
Beterraba "Bravo"
A variedade foi criada na Sibéria Ocidental, mas também é adequada para as regiões sul. A massa de culturas de raiz plana e redonda amadurecida é de 200 a 700 g e o rendimento é alto, até 9 kg por metro quadrado.
A polpa não tem anéis. As colheitas de raiz estão bem armazenadas. Ao crescer, é necessário combater mosquitos, que freqüentemente danificam a planta durante a estação de crescimento.
Beterraba "Kozak"
As culturas de raízes pesando cerca de 300 g têm uma forma cilíndrica e polpa suculenta sem fibras grosseiras. Essa variedade é adequada para cultivo na maioria das regiões da Rússia.
Prefere solo neutro. Não tem problemas com tsvetochnosti e cercosporose. Tem boa imunidade a doenças parasitárias. Difere em boa qualidade de manutenção.
Beterraba "Mulata"
Uma variedade de culturas de raízes arredondadas no meio da estação, com um diâmetro de 5 a 10 cm, pesando 150 a 350 g e amadurece em 120 a 130 dias. Beterrabas são bem armazenadas e transportadas. Tem excelente sabor. A produtividade é alta, mais de 400 centavos por hectare, dependendo da frequência do plantio e do clima.
Resistente à maioria das pragas e solo seco. A polpa sem anéis, possui uma estrutura uniforme de cor vermelha. Boa retenção de cor após tratamento térmico, preservação e congelamento.
Beterraba "Ataman"
Refere-se a variedades médio-tardias. Culturas de raízes de forma cilíndrica de cor vermelho escuro, pesando até 750-800 g.A produtividade depende das condições de cultivo, clima, solo e freqüência de plantio.
Tolera facilmente pequenas geadas. Requer solo leve, rega suficiente, especialmente durante a formação de plantações de raízes. Precisa de alimentação periódica com fertilizantes minerais e orgânicos.