Como identificar doenças de abóbora por folhas: foto, descrição de doenças e métodos de ressuscitação

Pin
Send
Share
Send

Ontem, abóboras engraçadas eram agradáveis ​​aos olhos e, de repente, as folhas perderam sua atratividade saudável, ficaram amarelas e manchas suspeitas apareceram nelas. Qual o motivo? A abóbora precisa urgentemente de ajuda!

Folhas de abóbora amareladas: causas e ajuda

As folhas de abóbora podem ficar amarelas pelos seguintes motivos:

  • condições climáticas adversas;
  • clorose de plantas;
  • derrota por um ácaro.

Tempo inclemente

Esse motivo é o mais comum. As folhas amareladas podem causar resfriamento prolongado e clima quente e seco.

As folhas de abóbora podem ficar amarelas e desaparecer da temperatura do ar frio

Se esfriou para uma abóbora, ela precisa ser isolada: você pode colocar arcos e providenciar abrigo temporário. Após o retorno do calor, o filme é removido e as folhas podem ser pulverizadas com solução Epin ou Zircon.. Este procedimento ajudará a planta a lidar mais facilmente com o estresse.

Se as plantações de melão esfriarem, você pode providenciar abrigo temporário a partir de um filme plástico

As folhas de abóbora podem começar a ficar amarelas durante o calor, o que não é surpreendente. Nesse caso, é claro, a rega virá em socorro. É melhor usar a aspersão noturna, que esfria a superfície da chapa e umedece o ar circundante. A melhor opção para irrigação no calor é água fria com temperatura de +20 a +27 ° C.

Para que as folhas não fiquem amarelas com o calor, é importante regar a abóbora a tempo e corretamente

Clorose

Uma causa do amarelecimento das folhas também pode ser uma doença como a clorose. Sua aparência nas plantas está associada à falta de potássio no solo e a uma violação da formação de clorofila nas folhas. O principal sintoma da doença é precisamente o rápido amarelecimento das folhas, enquanto as veias permanecem verdes.

Quando as folhas de clorose ficam amarelas devido à falta de potássio

Para curar a planta, primeiro remova todas as folhas doentes e, em seguida, alimente a abóbora com infusão de cinzas da madeira decídua. A solução é aplicada sob a raiz. Ou simplesmente escolha um fertilizante com alto teor de potássio.

Mesa: Abóbora que alimenta em campo aberto

Tipo de curativoTermos e condições de aplicação
AshUm copo de cinza é dissolvido por agitação em 10 l de água e as plantas são imediatamente regadas, sem esperar que as partículas insolúveis se depositem.
Fertilizante de potassaA taxa de aplicação é de 20 a 25 g por 1 m2.

Você não pode fazer cinzas juntamente com fertilizantes de nitrogênio: esterco fresco, sulfato de amônio, nitrato de amônio, uréia, porque isso levará a uma perda de nitrogênio de até a metade.

Galeria de fotos: Fertilizantes de potássio

Ácaro aranha

O ácaro, que se deposita na parte inferior da folha, cobrindo-a com uma teia de aranha, pode causar amarelecimento das folhas da abóbora. Os insetos são quase impossíveis de notar a olho nu. Sua presença é indicada por pequenas teias de aranha que aparecem nas plantas. As folhas gradualmente danificadas tornam-se em mármore, ficam amarelas e secas. A propagação da praga é facilitada pelo clima quente e seco.

Um ácaro também pode causar amarelecimento das folhas

Capina regular é uma medida preventiva. Plantar junto à calêndula de abóbora afasta o carrapato e o pulgão. As plantas podem ser pulverizadas com uma solução de amônia ou peróxido de hidrogênio - 1 h. 1 / 1l de água.

Vídeo: remédios simples para ácaros da aranha

Também pratico o plantio de calêndula em torno de abóboras e praticamente em todo o jardim. Eu uso remédios populares mais. Pulverizo as folhas com uma solução de amônia, para a qual diluo 2 colheres de sopa de 10% de amônia comprada em uma farmácia em 10 litros de água morna, adiciono 2 colheres de sopa de sabão líquido de alcatrão. Este procedimento ajuda a se livrar de carrapatos, pulgões e formigas. Pode ser usado para pulverizar rosas, peônias, endro. A pulverização deve ser realizada na primeira metade do verão em um dia nublado.

O que fazer se as folhas enrolarem

Privada de sucos, a folha seca e encolhe. As principais causas desse problema podem ser:

  • insetos parasitas;
  • infecções virais e fúngicas.

Pulgões de cabaça

Pulgão de abóbora abóbora na maioria das vezes prejudica. As pragas estão localizadas na parte inferior das folhas, em brotos, ovários e flores. Folhas danificadas enrolam, flores e folhas caem. Se você não agir, a planta pode morrer.

O pulgão melão se instala na parte inferior das folhas e pode destruir gradualmente todo o arbusto e ovários

Tabela: maneiras de combater pulgões melão

Meios de lutaMétodo de aplicação
Molho foliar de fósforo-potássio20 g de superfosfato e 10 g de cloreto de potássio são diluídos em 10 l de água e as plantas são pulverizadas para que a solução caia na parte inferior da folha onde o pulgão está localizado.
Pulverização
infusões
  • tabaco - despeje 50 g de tabaco em um litro de água quente, adicione 10 g de sabão em pó picado e insista por um dia;
  • cinza - em um balde de água, despeje 2 xícaras de cinza, adicione 50 g de sabão em pó picado. Depois de um dia, eles começam a pulverizar;
  • cebola - 100 g de cebola picada é derramado com um balde de água morna e insistiu dia.
Solução de sabãoTome 10 litros de água, um copo de 9% de vinagre, detergente ou sabão em pó ralado.
A solução resultante deve ser limpa manualmente os folhetos. A ferramenta ajuda efetivamente contra os parasitas, para que possam ser tratados com folhas para destruir larvas e pulgões mais desenvolvidos. Solução de sabão funciona melhor em combinação com ervas e outros remédios populares.
Uso de inseticidasPulverização com solução de Biotlin em uma concentração de 5 ml da droga por 10 litros de água.

O uso adequado de Biotlin ou outros inseticidas ajudará a se livrar de pragas.

No mercado hoje, você pode encontrar muitos produtos eficazes para o controle de pragas. Quando usados ​​corretamente, eles podem proteger o jardim e se livrar dos insetos em apenas um dia. O principal é realizar o procedimento em um dia seco e sem vento, para que o veneno não seja lavado no solo e não seja expelido.

Por que as folhas de abóbora secam

A fragilidade e fragilidade das folhas de abóbora podem sinalizar uma doença fúngica - peronosporose ou míldio. As doenças são especialmente suscetíveis a plantas com alta umidade e forte queda de temperatura. Se a umidade se aproximar de 90%, a peronosporose pode matá-los em questão de dias.

Um sinal de peronosporose é a secagem das folhas

A peronosporose pode ser controlada por pulverização. Fundos usados:

  • 1% Bordeaux líquido;
  • oxicloreto de cobre (Oxychom);
  • Portões;
  • Carcocida;
  • Cuproxato;
  • solução de ureia (10 g de grânulos por 10 l de água).

Manchas brancas ou florescer nas folhas de uma abóbora

Esse sinal pode servir como um sinal sobre a doença da planta com oídio. Primeiro, manchas esbranquiçadas de tamanho médio e formato arredondado aparecem na superfície das folhas, que crescem e cobrem a placa inteira com revestimento branco. Pecíolos e caules também são afetados. O fungo suga nutrientes da planta. As folhas secam gradualmente.

Freqüentemente, desencadeiam esta doença fúngica com clima muito quente ou flutuações repentinas de temperatura. Se você não iniciar o tratamento oportuno, as consequências afetarão significativamente a colheita. Os frutos serão de tamanho médio, o que reduzirá o rendimento em 70%.

Placa branca nas folhas é o primeiro sinal de oídio.

Aos primeiros sinais de oídio, podem ser utilizadas preparações fungicidas:

  • O karatan;
  • Portões;
  • Topázio
  • Fitosporina M (produto biológico).

O fungicida Strobi é usado em doenças de plantas com oídio

Dos remédios populares, posso recomendar uma solução à base de soro de leite para combater o oídio. Para obtê-lo, você precisa levar uma parte do soro para dez partes de água. A ação dessa solução se deve ao fato de formar uma película protetora nas folhas, o que impede que os esporos do fungo se espalhem.

Vídeo: medidas de controle de oídio

Medidas preventivas

Para evitar doenças que afetam menos suas plantas, é importante aderir a medidas preventivas:

  • realizar a preparação pré-semeadura das sementes;
  • destruir ervas daninhas e pragas, especialmente pulgões;
  • observar rotação de culturas;
  • realizar arados ou escavações profundas no outono;
  • desinfetar estoques, estufas e estufas;
  • remova as plantas afetadas em tempo hábil.

O cumprimento das regras simples da tecnologia agrícola e a inspeção periódica das plantas ajudarão a evitar a ocorrência da doença ou, se uma doença for detectada no estágio inicial, parará a tempo. No entanto, ao realizar tratamentos, é importante prestar atenção à segurança dos medicamentos e seguir rigorosamente as doses e os termos de uso recomendados.

Sujeito a prevenção de doenças e manuseio adequado, a abóbora crescerá grande e saborosa

A afirmação de que a doença é mais fácil de prevenir do que curar também é verdadeira para as plantas. Para que não haja problemas no jardim, inspecione frequentemente a bela abóbora, destrua as ervas daninhas a tempo, porque muitas vezes com elas inúmeras doenças e pragas chegam às plantas.

Pin
Send
Share
Send