Para o cultivo em estufa, os tomates de variedades altas que são abundantemente férteis são os mais adequados. Para que os galhos não se quebrem sob o peso dos tomates maduros, seus é necessário amarrar. A questão de como amarrar os tomates corretamente em uma estufa é definida por cada jardineiro principiante. Existem várias maneiras de proteger os caules e galhos de forma segura, cada horticultor pode escolher o que parece mais adequado.
Amarrando: porque é necessário
Então, vamos tentar descobrir como amarrar tomates em uma estufa. Amarrando tomate é um procedimento simples que implica fixação de hastes e ramos ao suporte com a ajuda de cordas, tiras de tecido, loops de plástico e outros materiais. Gartering é realizada imediatamente após pasynkovaniya e a formação de ovários de frutas. Quando a planta aumenta de crescimento, o procedimento terá que ser repetido. A fixação não precisa apenas de algumas variedades, dando pequenos arbustos.
As vantagens de uma liga
A liga correta de tomates na estufa traz imenso benefício para as próprias plantas, e também afeta o resultado:
- Tomates não toleram umidade em caules e folhas. Plantas verticalmente em pé podem ser regadas sob a raiz, o que ajudará a evitar o apodrecimento e doenças;
- Tomates pendurados são mais fáceis de coletar, não são afetados por requeima e não se tornam presas de lesmas;
- Ramos pesados não se equilibram com um grande número de frutos;
- Ao amarrar as plantas recebem mais luz e ar, o que acelera a maturação dos tomates;
- Cuidados simplificados para tomates: capina, fertilização, pasynkovanie, etc.
Fotos
Na foto abaixo você pode ver os tomates na jarreteira da estufa:
O que usar para consertar
Proteger com segurança arbustos de tomates podem ser usados com suportes e curativos. No papel do último pode agir tiras estreitas de tecido de algodão macio, corte calças kapron ou meias até o joelho.
Ferramentas especiais muito convenientes com fita adesiva e cortador, que lembram um híbrido de um podador de jardim e um grampeador. Com este dispositivo, você pode corrigir com rapidez e precisão as ramificações na altura correta. A fita é facilmente removida e não danifica as plantas. O retentor com a fita é especialmente conveniente ao amarrar tomates altos às treliças.
Opção simples e barata - Grampos de plástico, presos com um movimento de mão.
Eles não quebram, suportam peso, são fáceis de limpar e podem ser usados por vários anos seguidos. Os clipes têm tamanhos diferentes, eles podem fixar hastes e ramos com frutas.
Opções de amarrar
Então, quais são as maneiras de amarrar tomates em uma estufa? Existem vários. A escolha da fixação depende da variedade, altura do mato, rendimento, tipo de estufa e outras nuances.
É necessário pensar sobre o esquema da fixação antes do transplante, isto simplificará o cuidado de tomates e ajudará a evitar o dano às raízes e caules.
- Amarrar a um apoio individual;
Adequado para pequenas estufas de filme, estufas móveis. Como suportes de madeira, tubos de metal ou de plástico, hastes espessas são usadas.Eles são instalados de uma só vez com cada planta, a altura deve corresponder ao crescimento de um arbusto adulto. Uma tira de tecido envolve a haste e é fixada no suporte.
Este método de fixação é bom para os tomates que formam arbustos compactos ou médios. Espécimes altos podem cair com o suporte. - Fixação em armação de arame;
Adequado para arbustos compactos com um grande número de frutos. A malha metálica de malha larga envolve a planta na forma de um tubo largo e é levemente cavada no solo. A tal suporte é conveniente prender não só talos, mas também ramos pesados com frutos.Se necessário, a estrutura do fio pode ser desmontada e movida para outro local. Seu único inconveniente é a dificuldade de coletar frutas.
- Fixação linear;
Uma opção simples e econômica, adequada para o cultivo de um grande número de arbustos. O dispositivo é montado imediatamente após a construção da estufa.Em ambos os lados da crista, tubos de metal são conduzidos, uma corda é presa a eles, estendendo-se ao longo da fileira.
Os arbustos estão amarrados à corda a uma distância igual um do outro.Este método tem menos - não é adequado para arbustos muito altos com cachos pesados.
- Suporte de montagem;
É freqüentemente usado em estufas de policarbonato, adequadas para amarrar variedades altas de alto rendimento. Entre os fortes pólos de metal, instalados ao longo das bordas da estufa, as cordas são esticadas a cada 30 cm, formando uma malha forte. Os arbustos de tomate podem ser amarrados ou presos com clipes de plástico, e a fixação também pode ser feita passando-se as hastes através da rede.Nas treliças, é conveniente fixar os arbustos com ramos de frutificação. Em vez de estruturas de corda, você pode usar treliças prontas a partir de prateleiras de madeira ou de plástico. A construção deve ser assegurada de forma muito confiável, para que não caia sob o peso dos arbustos.
- Treliça vertical;
Opção muito conveniente para estufas durante todo o ano. Adequado para variedades altas com rebentos laterais cortados. Perto de cada arbusto é anexado uma corda, fixada no telhado da estufa.Esta opção pode suportar até mesmo os clusters mais pesados, o suporte não quebra e não cai. Para garantir que os galhos não sejam danificados, a corda de suporte deve ser larga o suficiente, macia e forte. - Fixação em uma grade;
Em vez de uma treliça de corda entre os pilares, você pode puxar uma malha de metal ou plástico. É mais conveniente usar uma rede com células grandes. Caules e ramos de tomates estão ligados a ele. À medida que a planta cresce, ela pode ser desatada e fixada em um nível novo e mais conveniente.
Para escolher o método apropriado de amarrar, você precisa tentar algumas opções. Construção de Capital vai custar mais, mas eles vão servir por vários anos, sem a necessidade de dispositivos adicionais.
A tais apoios pode fixar não só tomates, mas também pepinos, beringelas altas e outras grandes fábricas.
Suportes temporários móveis São bons para o cultivo experimental e a mudança freqüente de hortaliças em uma estufa.