Pachira (Pachira) - uma planta da família dos baobás, nativa do México, cujo segundo nome é castanha da Guiana ou noz de saba. Do latim, Pachira é traduzido como "bbw" porque possui um tronco duro e oco que se expande para as raízes e é capaz de reter a umidade. O topo do tronco é estreito, emoldurado por uma coroa de folhas verdes suaves.
O tamanho da planta varia de acordo com as condições de permanência; portanto, em casa, a pachira se desenvolve lentamente e seu comprimento máximo não é superior a três metros.
No ambiente natural, a pachira pode atingir até 20 metros de altura e também produz flores com vários estames longos, após o que amadurecem os frutos comestíveis esverdeados. No ambiente doméstico, a planta não floresce e não produz frutos, mas sua vida útil com os devidos cuidados pode durar cerca de dez anos.
Pakhira é cultivada não apenas como planta ornamental. Sua casca é usada na medicina popular para aliviar dores de garganta e estômago. Os frutos desta planta são usados na culinária - são fritos, o pão é assado com nozes trituradas e as bebidas quentes são preparadas. Além disso, pahira é um símbolo de abundância em casa. Acredita-se que, com o crescimento dessa planta, riqueza e boa sorte cheguem à família.
Alta taxa de crescimento. | |
Em um ambiente doméstico, a planta não floresce. | |
A planta é fácil de cultivar. | |
Planta perene. |
Cuidar de Pachy em casa. Brevemente
Pahira em casa não causa muita dificuldade no atendimento. É suficiente manter as seguintes condições de detenção:
Modo de temperatura | No outono e inverno, não inferior a 16 graus Celsius, no verão - não superior a 23 graus |
Humidade do ar | Evite o ar seco, mantenha a umidade em 60% |
Iluminação | Luz solar indireta, de preferência localizada na parte sul e sudoeste da sala, evitando superaquecimento. |
Rega | Em clima quente - 2-3 vezes por semana com água morna. No inverno - uma rega rara, a fim de evitar a secagem da camada superficial do solo. |
Solo | Utiliza-se uma mistura de grama, solo de folha e adição de areia em proporções iguais. É importante fornecer uma drenagem de qualidade. |
Fertilizantes e fertilizantes | Desde o início da primavera até o final do outono, é aconselhável alimentar a árvore com fertilizantes minerais complexos a cada três semanas. |
Transplante | É realizado anualmente para uma planta jovem, para uma antiga - a cada 2 anos. |
Propagação de Pachira | É realizada por sementes na primavera ou por estacas mais próximas do outono. |
Recursos crescentes | É necessário monitorar cuidadosamente o grau de umidade do solo, evitando excesso de umidade na planta. Além disso, é importante controlar o grau de iluminação da flor. Pahira, que está na sombra, desaparece e fica mais lenta no desenvolvimento. |
Cuidar de Pachy em casa. Em detalhe
Uma nota de beleza e aconchego será adicionada à sua casa precisamente por uma flor de pahira. O atendimento domiciliar não apresenta dificuldades especiais, mas algumas nuances devem ser consideradas com mais detalhes.
Pakhira de florescência
As flores de Pahira são muito bonitas, têm um aroma delicado de baunilha, mas podem ser observadas apenas em condições naturais ou em estufa. Por via de regra, a floração ativa ocorre desde o início do verão até o final do outono. As inflorescências são um acúmulo de muitos estames longos de amarelo ou vermelho brilhante, cercados por pétalas rosadas, esverdeadas ou creme.
O diâmetro das flores é de 10 a 15 centímetros, com 30 a 35 cm de comprimento e, posteriormente, as inflorescências formam frutos que, após o amadurecimento, se dividem em duas metades, revelando até 20 "nozes" redondas no interior.
Modo de temperatura
Em clima quente, a pahira deve ser protegida contra superaquecimento e exposição prolongada à luz solar direta. A temperatura ambiente máxima permitida é de 23 a 25 graus. No inverno, os rascunhos não devem ser permitidos, bem como a temperatura cai abaixo de 16 graus.
Além disso, a planta não deve estar perto de aparelhos de aquecimento e baterias.
Pulverização
Devido ao fato de pahira ser uma planta tropical, É muito importante manter o nível de umidade natural da flor. Se o ar da sala estiver muito seco, corrija a situação pulverizando regularmente as folhas. Ao pulverizar a umidade, não entre na fonte de crescimento da coroa para evitar a deterioração. O spray deve ser assentado com água à temperatura ambiente.
Iluminação
Para manter a aparência decorativa da pakhira pelo maior tempo possível, é importante monitorar o grau de iluminação da planta. Com a falta de luz solar, as hastes da flor são estendidas, a coroa perde sua forma arredondada.
Mas, ao mesmo tempo, a exposição prolongada ao sol tem um efeito prejudicial sobre as folhas, manchas de "queimaduras" podem aparecer, então a melhor opção seria fornecer à planta luz suave difusa, além de algum sombreamento da flor sob a luz solar muito intensa.
Rega
Na estação quente, o pakhira caseiro precisa de rega regular. Nesse caso, é necessário monitorar o grau de umidade do solo. Se a superfície do solo estiver molhada, a rega deve ser adiada até a camada superior secar um pouco. No inverno, a rega é rara e somente se o solo da planta secar cerca de 3-4 cm da superfície. Caso contrário, a planta começará a apodrecer.
Deve ser regada com água limpa ou da chuva, sem irrigação com palete.
Panela de Pahira
O vaso, neste caso, é selecionado dependendo do tamanho da flor e seu sistema radicular. Assim, uma planta jovem com um número mínimo de raízes não requer um recipiente profundo, um recipiente pequeno, porém amplo, com um diâmetro de pelo menos 29 cm.
Uma panela pequena demais inibirá o crescimento da pachira. E em áreas muito profundas - parte da terra não será usada pela planta, o que pode levar a uma alteração nas propriedades do solo, sua posterior acidificação.
Solo para pakhira
O cultivo bem-sucedido da paquira exige um solo "respirável" que não seja muito saturado com nutrientes. Uma mistura de relva e solo de folha, misturada com areia, lascas de tijolo em proporções iguais é adequada. Incluindo favorável para o crescimento de pakhira e terra universal para palmeiras, dracaena. A principal condição é que o solo seja permeável, com boa drenagem.
Fertilizantes e fertilizantes
A alimentação de pakhira é melhor realizada nos meses de primavera e verão, com uma frequência de - a cada duas semanas. Como fertilizantes, você pode usar aditivos minerais especializados para plantas decíduas e decorativas que não florescem ou alimentar a árvore pulverizando as folhas com medicamentos anti-stress.
No primeiro caso, 50% da concentração recomendada de aditivo para variedades de folhas decorativas devem ser usadas. Ao pulverizar as folhas, é melhor usar a dosagem indicada pelos fabricantes.
No outono e inverno, não é recomendável fertilizar a pahira.
Transplante de Pahira
Uma flor de pakhira em casa irá decorar qualquer casa por um longo tempo com sua aparência, se for transplantada a tempo e, assim, prolongar o período de crescimento ativo. Um transplante de flores jovens é melhor realizado todos os anos na primavera. As amostras perenes são transplantadas a cada dois anos, também nos meses de primavera. Nos dois casos, o transplante é realizado com uma substituição completa do solo e todo o processo é o seguinte:
- a planta é retirada, enquanto o sistema radicular é ligeiramente endireitado;
- as raízes são colocadas em um recipiente com água por no máximo 15 minutos;
- os restos da terra são removidos das raízes, enquanto as áreas mortas, danificadas e em decomposição também são removidas;
- se desejado, reduza as raízes saudáveis restantes;
- enchemos a panela com uma mistura para transplante na forma de lâmina;
- no topo, colocamos o sistema radicular da paquira, distribuindo uniformemente os processos por todo o volume do vaso;
- adormecemos o volume restante do recipiente de flores.
Como cortar pachira
Pahira em casa não precisa ser circuncidada. Isso só é necessário se a planta perder sua aparência decorativa. Nesse caso, a poda de formação é realizada no início da primavera. Nos locais de corte, os galhos das flores e a coroa ficam mais magníficos, esféricos. Apenas folhas secas e caules mortos podem ser removidos a qualquer momento.
Propagação de Pachira
A reprodução desta planta é possível de duas maneiras - vegetativa e semente.
Propagação de estacas pakhira
Um método vegetativo de propagação de pakhira é a propagação por estacas. Para isso, é utilizada uma haste de até 10 cm de tamanho, com uma estrutura formada com dois nós de folhas.
O enraizamento é realizado da seguinte forma:
- as bordas inferiores das estacas são tratadas com um ativador de raiz
- uma mistura de solo é composta de partes idênticas de areia peneirada, carvão vegetal, húmus e meio esfagno
- a mistura resultante é esterilizada
- as mudas são plantadas em recipientes ou copos de plástico com um orifício obrigatório para a drenagem
- as partes inferiores das estacas são imersas no solo em 30 mm, seguidas de rega.
O período de formação radicular é de aproximadamente 3 semanas. Sob condições favoráveis, a saber: luz dispersa, temperatura de 20 a 22 graus, nível de umidade de cerca de 80% - esse processo também pode ser realizado na água.
Para isso, as estacas tratadas são colocadas em recipientes com água e, após o aparecimento das raízes, são transplantadas para a mistura do solo. Este é um momento bastante estressante para os jovens pakhira, portanto, nesse período, a flor deve fornecer condições ideais para a germinação.
Pachira crescente a partir de sementes
A propagação por sementes é realizada da seguinte maneira: em um saco selado é colocado um esfagno pré-embebido e espremido em uma camada de 2-3 cm.De cima, colocamos a semente da flor, que é coberta com outra camada de musgo por cima. Como a taxa de germinação das sementes de pakhira é de cerca de 30 a 40%, vale a pena preparar 4-5 dessas embalagens para garantir o resultado desejado.
Condições de germinação de sementes de Pachira:
- temperatura do ar 25 graus
- luz dispersa
- esfagno de musgo molhado e não molhado
- umidade do ambiente - 80%
- ao ar várias vezes ao dia.
As amostras germinadas juntamente com o musgo são plantadas no solo e a primeira semana de germinação da planta mantém um alto nível de umidade do ar. Durante um mês, na presença de desenvolvimento ativo, é possível realizar o primeiro curativo de pakhira.
Doenças e Pragas
- Pahira deixa amarelo com uma grave falta de nutrientes e oligoelementos.
- Folhas caem quando a planta está muito perto de sistemas de aquecimento, aparelhos de aquecimento.
- Pahira deixa a pia e desbota com uma aguda falta de umidade.
- Pahira deixa desaparecer e desaparecer com pouca luz. É melhor dar à planta acesso à luz solar suave da manhã ou da noite. Por outro lado, com excesso de iluminação - pontos de luz aparecem nas folhas da pakhira, o que indica a presença de queimaduras solares na planta. Em estações frias, a temperaturas abaixo de 15, as folhas ficam macias. A flor reage muito rapidamente a temperaturas criticamente baixas e correntes de ar freqüentes - as folhas da pakhira torcem. O sinal mais alarmante de que a planta está morrendo é o fato de as folhas estarem enegrecidas e as folhas caírem.
- Pahira se estende apenas em um caso - quando está constantemente na sombra e carece dos raios diretos do sol. As doenças restantes da planta estão associadas ao aparecimento de pragas, como tripes, insetos, pulgões e ácaros. Mas, como regra, isso é raro e, com o devido cuidado, a planta não sofre de parasitas.
Tipos de pakhira caseiro com fotos e nomes
Pachira aquatica, aquático (Pachira aquatica)
Pertence à família das malvas, possui folhas verdes suaves em pecíolos oblongos e inflorescências de 30 cm de comprimento, lembrando uma panícula. A flor dá um sabor a baunilha e mais tarde uma fruta esverdeada é formada a partir do ovário, dentro da qual até 20 nozes comestíveis cobertas com uma casca densa. Essas sementes, assim como folhas e casca de árvore, são usadas no cozimento e tratamento de certas doenças
Pachira com folhas redondas
O tipo mais raro de planta. Uma característica distintiva é a estrutura incomumente redonda das folhas. Os brotos desta flor na natureza se espalham no chão, porque em casa ela pode ser cultivada em vasos e vasos de flores pendurados.
Pachira de prata
Difere da pachira aquática mais popular, com apenas um padrão original nas folhas na forma de muitos fios de listras prateados.
Agora lendo:
- Limoeiro - cultivo, cuidados domiciliares, espécies fotográficas
- Hibisco chinês - plantio, cuidados e reprodução em casa, foto
- Árvore de café - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas
- Murta
- Tsiperus - atendimento domiciliar, foto