peróxido de hidrogénio (H2O2), exceto para uso direto para fins médicos é amplamente utilizado na vida cotidiana. Métodos científicos e populares provaram e testaram suas ações - a capacidade de matar bactérias e trabalhar como um oxidante.
Devido a isso, é amplamente utilizado em diversas esferas da atividade humana. Vamos nos debruçar sobre o uso de peróxido de hidrogênio no jardim e horta.
- Seed dressing antes do plantio
- Estimulador de crescimento para sementes
- Para o desenvolvimento do sistema radicular de mudas
- Irrigação e pulverização de plantas
- Aplicação como fertilizante
- Prevenção de pragas e doenças
Seed dressing antes do plantio
Uma boa semente é um penhor de uma colheita generosa. É por isso que é recomendado preparar as sementes antes de plantar no chão. Um dos estágios de preparação será se livrar de patógenos e microorganismos. Um método comprovado e confiável de descontaminação - tratamento de peróxido de hidrogênio antes da semeadura. No entanto, ao usar qualquer desinfetante, a questão de sua segurança é levantada. Portanto, mais adiante, como este meio é usado, é aplicável às plantas do ponto de vista científico.
A fórmula do peróxido de hidrogênio difere da fórmula da água pela presença de um átomo de oxigênio. Na ligação de oxigénio, as ligações de oxigénio são instáveis, em consequência das quais é instável, perde o átomo de oxigénio e, consequentemente, é destruído por oxigénio e água absolutamente seguros. O oxigênio age como um oxidante, destruindo células de microorganismos, resultando na morte de controvérsias e patógenos mais prejudiciais. A imunidade das plantas aumenta. Existem várias maneiras de tratar sementes com peróxido de hidrogênio:
- Coloque as sementes em uma solução de 10%. A proporção do número de sementes para a água deve ser de cerca de 1: 1. A maioria dos tipos de sementes é recomendada para suportar 12 horas. As exceções são tomate, berinjela, beterraba, que deve ser embebido por cerca de 24 horas.
- Em uma solução de 10%, coloque as sementes e depois enxágüe com água corrente.
- Mergulhe as sementes em H2O2 a 0,4% por 12 horas.
- Aqueça a composição de 3% a 35-40 graus, despeje as sementes nele por 5-10 minutos, mexendo sempre. Depois disso, seque.
- Pulverize as sementes do spray com uma solução a 30% e deixe secar.
Estimulador de crescimento para sementes
Métodos de imersão de sementes em peróxido de hidrogênio antes do plantio, além de desinfecção, também têm um efeito estimulante. Nas sementes, existem inibidores que não lhes permitem germinar. Na natureza, eles são destruídos naturalmente durante a oxidação.
Experimentos mostraram que a porcentagem de germinação de tomate após esse tratamento pode chegar a 90%, milho - 95%. Depois de imergir as sementes de repolho, os brotos aparecem mais cedo do que o normal de 2 a 7 dias.
Para o desenvolvimento do sistema radicular de mudas
Antes do plantio, recomenda-se que as mudas sejam tratadas com peróxido de hidrogênio. O oxigênio ativo mata as bactérias e também promove o crescimento, saturando tecidos com oxigênio. Você pode pulverizar as mudas e colocá-las na solução. Ele reanima as raízes secas e também ajuda a prevenir o aparecimento da podridão das raízes. Tome 3 ml da droga por litro de água e coloque as mudas lá pelo tempo necessário. Se você usar o método como estimulante do crescimento, leva 24 horas. Se a planta estiver doente, você deve usar a solução até que ela esteja totalmente recuperada, atualizando-a. Devido à saturação dos tecidos da planta com oxigênio, sua imunidade aumenta, as estacas se tornam mais rapidamente enraizadas.
Percebe-se que após o tratamento das plântulas de tomate com peróxido em frutos maduros, há consideravelmente menos trincas.
Irrigação e pulverização de plantas
Uso extensivo de peróxido de hidrogênio para plantas de interior. Em sua base, é possível preparar soluções para irrigação e pulverização. Receita universal - 20 ml de 3% H2O2 por litro de água. Sua introdução no solo promove uma maior aeração, uma vez que um íon de oxigênio ativo é liberado, combina com outro átomo e forma uma molécula de oxigênio estável.As plantas recebem em uma quantidade maior do que antes do procedimento.
Atuando como oxidante, mata bactérias patogênicas, apodrece e mofo, formadas no solo. Há recomendações de como regar flores com peróxido de hidrogênio, ou seja, 2-3 vezes por semana. Os cientistas estabeleceram que é precisamente após esse tempo, depois que a solução é introduzida no solo, que ela se decompõe em água e oxigênio.
A solução pode reviver as culturas desbotadas. Também uma solução de peróxido de hidrogênio é indispensável para solos que recebem excesso de umidade. As plantas recebem muita água e pouco oxigênio, então elas simplesmente não conseguem respirar. Ao introduzir uma solução de peróxido de hidrogênio em tal solo, o sistema radicular recebe oxigênio adicional quando a molécula de H2O2 se decompõe. A rega é aconselhada a ser realizada no máximo uma vez por semana.
Você pode pulverizar os brotos com uma solução, isso dará às folhas mais oxigênio e matará os patógenos. O crescimento e o rendimento das colheitas irão aumentar.
Aplicação como fertilizante
Com rega regular do solo com uma solução de peróxido de hidrogénio, as raízes das plantas são saudáveis, ocorre aeração adicional do solo. Como fertilizante, basta usar uma mistura de uma colher de chá de H2O2 por litro de água. Este fertilizante é seguro, pois poucos dias após o uso ele se decompõe em oxigênio e água seguros.
Prevenção de pragas e doenças
A droga pode ser usada não só para combater doenças de plantas, mas também para preveni-las. Ao transplantar, você deve tratar a panela e as raízes com solução de peróxido de hidrogênio na proporção de 1 colher de sopa por litro de água. Esta solução também pode ser regada, o que irá manter o sistema radicular saudável, proteger o solo de pragas. Mudas e mudas podem ser regadas 2 a 3 vezes. Aplicação irá salvá-los de podridão de raiz e perna preta.
Recomenda-se a pulverização diária de culturas de interior e de jardim com uma mistura preparada a partir de um litro de água e 50 ml de uma solução de peróxido a 3%. Isso dará às folhas oxigênio extra e livrá-las dos patógenos.
Para o controlo de pragas (insecticida), a preparação eficaz é preparada como se segue. Em um litro de água, adicione 50 gramas de açúcar e 50 ml de 3% de H2O2. Você pode usá-lo uma vez por semana.Está provado que ajuda a se livrar de pulgões, sarna e outros problemas.
Verifica-se que na luta contra a requeima tardia, a pulverização de mudas com água com peróxido de 3% à taxa de uma colher de sopa por 5 litros de água vai ajudar. Você pode tratar a preparação com estufas e tubos para irrigação. Ele mata bactérias nocivas, mofo e promove a decomposição de matéria orgânica nociva, que se acumula lá.
Como vemos, o peróxido de hidrogênio pode ser efetivamente usado em todos os estágios das plantas em crescimento, desde a semente até a colheita, aplicável a plantas de interior e horticultura. Uma vantagem muito grande é a compatibilidade ambiental deste produto, que é relevante hoje em dia. A um preço baixo e propriedades úteis consideráveis, a aplicação correta desta ferramenta milagrosa permitirá que você cultive uma colheita maravilhosa e preserve a saúde de sua flora.