A violeta das fadas é uma das variedades da cultura, que se distingue por sua delicada cor e formato das flores. Apesar de existirem muitas variedades, ela se destaca das demais. Mas, para que esta violeta uzumbar floresça de forma constante e completa, é necessário estudar as regras básicas de cuidado e manutenção, além de se familiarizar com os problemas que você encontrará.
Como é a Violet Fairy?
Esta planta, como outras espécies, tem suas próprias diferenças características. Mas, de acordo com jardineiros experientes, o Saint Fairy é adequado para quem quer criar uma atmosfera de conforto e aconchego na casa.
Fada Violeta (T.L. Dadoyan)
A fada, como outras variedades de violetas uzumbares, é uma planta herbácea perene com rizoma rastejante. A planta forma uma roseta uniforme e compacta de folhas basais. Sua altura atinge 15 cm.
O caule principal é curto, com 1,5 a 2 cm de diâmetro, e as folhas da fada são retas, de forma regular, acolchoadas. A superfície das placas é brilhante, ao longo da borda elas são levemente onduladas.
Violet Fairy é um dos representantes da família Gesneriaceae. Seus parentes próximos são tais plantas:
- gloxinia;
- koleriya;
- eskhinantus;
- sinningia;
- gesneria.
Para referência! Nos diretórios botânicos, a planta pode ser encontrada sob o nome fada saintpaulia.
Variedade de fadas se destaca com suas flores
Brevemente sobre a história da aparência
Essa variedade foi anunciada oficialmente em 2012, quando foi apresentada pela primeira vez em uma exposição em Moscou. A apresentação da nova variedade foi feita pela criadora russa Tatyana Lvovna Dadoyan.
Inicialmente, ela estava engajada na criação de novas espécies no nível amador. Mas quando ouvi a opinião de que todas as opções possíveis na seleção já haviam sido tentadas, decidi provar o contrário.
Como resultado de seu trabalho, não apenas a variedade Fairy foi obtida, mas também outras 10. Todos diferem em incríveis tons de cores e uma bela aparência da saída.
Características dos cuidados da violeta Fairy Dadoyan em casa
Apesar do fato de o cuidado com as violetas uzambar ser o mesmo, a Fada exige que certas regras sejam observadas ao crescer. Eles são melhor estudados com antecedência, para que posteriormente não haja problemas no cultivo dessa variedade de senpólia.
Temperatura
A descrição diz que, para o pleno crescimento e floração da fada, a temperatura do conteúdo deve estar na faixa de 16 a 23 graus. Ao mesmo tempo, mudanças repentinas não devem ser permitidas.
A uma temperatura de +15 graus, o crescimento das violetas para completamente. Com uma diminuição adicional nos tecidos da planta, ocorrem mudanças irreversíveis. Fadas e febre são mal toleradas. Se o modo de conteúdo for superior à marca máxima permitida, a aparência geral da planta fica deprimida, a violeta para de florescer, as folhas podem ficar amarelas.
Iluminação
A fada precisa de boa iluminação, já que não apenas seu crescimento, mas também a cor das flores dependem disso. Os produtores experientes recomendam colocar essa variedade nas janelas leste, oeste e norte, mas, ao mesmo tempo, excluem a luz solar direta.
Conselhos! As fadas podem ser cultivadas com sucesso nas prateleiras com iluminação artificial.
Rega
A rega deve ser realizada à medida que a camada superior do solo seca. Para fazer isso, use água com temperatura ambiente.
A umidificação pode ser realizada das seguintes maneiras:
- puramente na panela, derramando várias vezes para que o substrato possa ser saturado com água;
- abaixar a panela em outro recipiente com água por 15 a 20 minutos;
- diretamente sob a raiz com um regador.
Importante! O uso de água fria para irrigação causa apodrecimento do sistema radicular.
Ao regar, é importante que a água não caia nas folhas
Pulverização
As folhas de Fairy, como outros tipos de violeta, são ligeiramente pubescentes. Portanto, a pulverização da planta não é recomendada, a menos que haja uma necessidade urgente. Quando a umidade entra nas folhas, aparecem feias manchas amarelas, o que afeta negativamente a aparência geral da saída.
Umidade
Um nível de umidade favorável para o crescimento do Violet Fairy Dadoyan está na faixa de 50 a 60%. Se o valor estiver abaixo dessa marca, é recomendável colocar recipientes adicionais com água perto da panela.
Solo
Fairy prefere um substrato com alta acidez, cuja base é a turfa. É importante que o solo esteja solto, com umidade e respirável.
Importante! Ao plantar em solo argiloso pesado, essa violeta pode morrer.
Top vestir
Fairy precisa de alimentação regular. Durante o período de crescimento ativo de folhas e rosetas, é necessário o uso de fertilizantes com alto teor de nitrogênio e durante a formação de brotos e flores - fósforo-potássio.
A cobertura de março a final de setembro deve ser realizada a cada 10 dias e, no restante do ano, 1 vez em 2-3 semanas.
Quando e como floresce
Fairy refere-se a um monte de espécies de plantas. Durante a floração, forma um chapéu de flores no centro da roseta, que se eleva com confiança acima das folhas.
A tonalidade das flores de Fairy é branca, com uma tonalidade rosa no centro e uma borda aberta fúcsia. Mas, dependendo da iluminação, isso pode mudar. Na maioria das vezes, o botão durante a abertura tem uma tonalidade branca e as cores brilhantes são adicionadas apenas com o tempo. Em alguns casos, quando há falta de luz, as flores abrem com um roxo escuro.
Importante! A variedade Fairy é considerada instável e, portanto, geralmente oferece esporte violeta, ou seja, quando propagado, não é possível criar uma planta com as características de um arbusto-mãe.
Flores desta variedade podem ter várias formas. Durante a primeira floração, elas consistem em 5 pétalas serrilhadas, enquanto a inferior é muito mais larga que as demais, e as laterais são direcionadas para baixo.
À medida que a roseta cresce, as flores da fada se tornam felpudas. Em sua forma, eles são muito semelhantes à variedade Atriz.
Na presença de condições favoráveis, esta violeta pode florescer o ano todo. Mas na maioria das vezes, devido à falta de luz, apenas de março a outubro.
No caso de verões quentes, a floração de fadas pára até que a temperatura caia para o nível necessário.
Às vezes, a forma das flores na fada pode parecer
Mudanças nos cuidados com a floração
Durante a floração, as fadas não podem ser reorganizadas para um novo local.
Também durante esse período, é necessário regar a planta com mais frequência e garantir que não haja correntes de ar.
Como o Saintpaulia Fairy se reproduz?
Essa variedade se propaga por estacas frondosas. Eles devem ser cortados do segundo ou terceiro nível da saída em um ângulo oblíquo. Depois disso, o caule precisa ser seco (2 horas) e depois plantado em xícaras separadas cheias de terra. As estacas devem ser enterradas no solo por 3 cm.
No futuro, na base haverá pequenas tomadas de bebê. Durante esse período, as estacas devem ser regadas e monitoradas regularmente, para que o substrato não seque no recipiente. O enraizamento ocorre após 3-4 semanas, e as plantas jovens aparecem 2-3 meses depois disso.
Transplante após a compra e durante a reprodução
Transplantar a fada é necessário à medida que a saída cresce. Para fazer isso, você pode comprar o substrato na loja ou prepará-lo você mesmo.
A mistura do solo deve consistir em:
- 2 partes de relva;
- 1 parte de turfa;
- 2 partes de solo frondoso;
- 1 parte de lixo conífero;
- 1 parte de vermiculita.
O vaso para plantar também é importante, seu diâmetro deve ser 2 cm maior que o anterior. É importante que os orifícios de drenagem sejam feitos no fundo, o que elimina a estagnação da umidade.
Importante! Ao transplantar para o fundo da panela, é necessário colocar pedras com uma camada de 1 cm e depois polvilhar com uma camada de terra. O campo disso tira o violeta sem perturbar o pedaço de terra. Centralize-o e preencha os vazios resultantes com terra. Você precisa aprofundar a planta até as primeiras folhas. Depois disso, a violeta deve ser regada.
Possíveis problemas no cultivo
Saintpaulia Fairy requer atenção especial. No entanto, ela não responde bem a nenhum erro no atendimento. Como resultado, a imunidade das plantas é reduzida.
Problemas de folhas
O aparecimento de manchas amarelas nas folhas pode ser devido a 2 razões. No primeiro caso, a água durante a irrigação caiu sobre eles e, no segundo, queimaduras apareceram sob a influência da luz solar direta.
Importante! Para corrigir a situação, é necessário ajustar as condições de detenção.
Pragas
Fadas podem sofrer de pragas. Nesse caso, o crescimento e o desenvolvimento da planta serão mais lentos. Além disso, o violeta não poderá florescer completamente até que o problema seja completamente eliminado.
Principais pragas de fadas:
- Ácaro. Você pode reconhecer a derrota pelo lento crescimento da parte central da tomada. Além disso, as folhas são cobertas com uma leve flor amarelada e, posteriormente, uma fina teia de aranha. Para destruir a praga, é necessário pulverizar a violeta duas vezes com uma frequência de 7 dias com "Actellik" ou "Fitoverm".
- Tripes. Pequenos insetos nocivos que se alimentam de suco de folhas. Como resultado, as placas são deformadas e suas bordas são dobradas para baixo. Para combater tripes, é recomendável usar Inta-Vir ou Spark.
Doença
Uma fada também pode sofrer de várias doenças. Os mais comuns são:
- Oídio Manifesta-se como um revestimento branco nas folhas, que posteriormente adquire um tom marrom. Como resultado, o processo de fotossíntese é interrompido. As folhas eventualmente desaparecem completamente. Para o tratamento, recomenda-se usar: "Topázio", "Skor".
- Podridão da raiz. Desenvolve-se como resultado da estagnação da umidade em combinação com uma baixa temperatura do conteúdo. Você pode reconhecer a doença pela perda de turgor nas folhas, o que indica desnutrição. Você pode salvar a planta se enraizar oportunamente a parte superior da saída ou estacas frondosas.
Sinais de cuidados inadequados
Ao cultivar violetas Fairy, os requisitos básicos de cultura devem ser observados. Caso contrário, a floração exuberante não virá.
Sinais comuns de erros no atendimento:
- visão oprimida da tomada;
- os botões secam sem abrir;
- folhas lentas;
- a superfície das placas não é brilhante;
- crescimento lento ou sua completa ausência;
- chapas deformadas.
Violet Fairy é uma variedade incomum que, quando cultivada adequadamente, surpreende com a beleza de suas flores. Mas, para alcançar esse resultado, é necessário aderir estritamente às regras de atendimento. Caso contrário, a floração pode nunca chegar ou será muito escassa, e um amante de plantas de interior não entenderá por que isso acontece.