Existem doenças fúngicas, virais e não infecciosas do antúrio, que afetam a planta com cuidados inadequados ou infecções por água, solo e insetos. A grande maioria das doenças é facilmente evitada pela observação de regras básicas para o cuidado das flores. O regime de irrigação correto ajudará a evitar infecções por fungos, doenças virais são transmitidas por pragas, é importante garantir a prevenção de inseticidas. É muito fácil superar doenças não infecciosas do antúrio, basta fornecer condições confortáveis para a planta.
Causas das doenças do antúrio, seu tratamento
As folhas ficam amarelas
Se as folhas ficam amarelas durante o cultivo do antúrio, muitos proprietários não sabem, mas as causas dos problemas são óbvias: muitas vezes o problema é causado por erros nos cuidados e em condições desconfortáveis, às quais a flor responde rapidamente com um protesto.
O dano das folhas é um sinal de uma flor doente
Condições que determinam por que as pontas das folhas e flores secam nos antúrios:
- irrigação sob luz solar direta;
- pouca luz na sala;
- deficiência de isca de nitrogênio;
- vaso pequeno;
- molhar com água dura, muito fria e sem água.
Manchas amarelas ou marrons nas folhas da planta geralmente sinalizam doenças que requerem tratamento cirúrgico. O alagamento do solo e a baixa temperatura do ar ameaçam doenças bacterianas e fúngicas das folhas do antúrio:
- Fusarium é introduzido ao mudar o solo;
- a clorose se manifesta com a falta de ferro e magnésio;
- Septoria é o resultado de correntes de ar, frio, umidade;
- podridão se forma quando a umidade é alta, as folhas podem ficar marrons com rega excessiva.
Nota! Não se esqueça das características naturais do antigo Antúrio, quando as folhas ficam amarelas por um motivo natural. O que fazer A decisão certa durante o período de renovação das culturas é reduzir a rega e a alimentação.
Por que folhas e flores ficam pretas e secas
Os seguintes fatores provocam antúrio enegrecido:
- Molhar com água fria. A temperatura ideal do líquido usado para umedecer a cultura é de 22 a 26 graus. O desvio permitido da temperatura ambiente é de 2 a 3 graus.
- Rizomas em decomposição. A solução para o problema de por que as folhas dos antúrios ficam pretas deve ser procurada na rega errada. O excesso de umidade faz a planta escurecer e morrer.
- Fungo nas raízes do antúrio. Com drenagem insuficiente, a flor começa a sufocar e secar. Para evitar a doença, afrouxe a terra e crie furos adicionais na panela.
- Água dura. O excesso de cálcio afeta negativamente os níveis de magnésio e potássio. Também diminui a capacidade percentual de ferro, manganês, zinco, boro. A deficiência de elementos úteis torna o antúrio seco.
- Excesso de fertilizante. A dosagem deve ser reduzida pela metade ou parar temporariamente a alimentação.
- Deficiência de umidade. Sintomas - as folhas começaram a enrolar e escurecer, uma mudança na forma usual. Vale a pena prestar atenção ao pulverizar a colheita ou colocar uma panela com água ao lado, proporcionando maior umidade à planta.
Enegrecendo as folhas de antúrio
Nota! As pragas são o inimigo mais perigoso para as flores de antúrio. Por que as folhas e as flores ficam pretas e secas, a causa deve ser buscada como resultado da atividade de moscas-brancas e pulgões. Se os medos forem confirmados, as áreas afetadas são lavadas com água e sabão e tratadas com pesticidas.
Folhas pegajosas como tratar
Folhagem densa protege a "felicidade masculina" de vários parasitas. Mas não vale a pena perder a vigilância. Com o aparecimento de secreções pegajosas no antúrio, manchas marrons nas folhas, é importante saber o que fazer na luta contra os insetos escamados. Normalmente, a praga é removida com cotonetes, o arbusto é tratado com uma solução de actar - 2,5 litros de água 2 g Com uma pequena lesão, basta limpar a folhagem com uma solução de sabão. Além disso, a flor é tratada com "Karbofos" (2%).
Antúrio não está crescendo
Se o antúrio não cresce o que fazer, o florista determina, com base nas condições da cultura, onde o principal fator é a localização em um local aberto e bem iluminado, sem correntes de ar. Muitas vezes, os amantes cometem o erro de plantar uma flor. O solo não é adequado para a planta, é necessário transplante ou drenagem - razões adicionais pelas quais o antúrio não cresce.
Lembre-se! A flor prefere recipientes de plástico, um substrato de fibra profunda e não tolera a exposição à luz solar direta. Vasos para indivíduos jovens são trocados uma vez por ano, para adultos após 3-4 anos.
Doenças fúngicas do antúrio, o seu tratamento
Os fungos microscópicos podem permanecer na planta quando comprados ou aparecer durante a rega pesada. O antúrio é uma cultura que ama a umidade, a probabilidade de propagação de bactérias é maior.
Peronosporose
As folhas da "felicidade masculina" são cobertas com manchas brancas e amareladas; esporos cinzentos são observados nas costas. A fonte da doença é um fungo microscópico, extremamente sensível ao ar úmido. É fácil curar a peronosporose - basta reduzir a umidade do ar e tratar a cultura com fungicidas de ação por contato ("Topázio", "Acrobat").
Ferrugem no tratamento com antúrio
Quando manchas claras aparecem no lado superior da folha e manchas marrons-pústulas na parte inferior, é provável que o antúrio tenha começado a sofrer de uma infecção fúngica como a ferrugem. No fundo das folhas, os esporos se desenvolvem rapidamente, as manchas se fundem, as folhas secam. Para tratar a doença, são usados fungicidas (Albit, Alirin, Fitosporin).
Ferrugem - uma doença comum do antúrio
Fusarium murcha
A fusariose é transmitida de várias maneiras, incluindo água e ar. Novos esporos de fungos podem crescer com temperaturas extremas e ataques químicos. O murcha fúngica do antúrio produz uma placa rosa claro no pescoço da raiz, murcha das folhas. A principal medida de combate à infecção por Fusarium é a prevenção, por exemplo, da alimentação do solo com o antifúngico Gliocladin. Os pesticidas sistêmicos "Vitaros", "Rovral", "Fundazol" também estão bem estabelecidos na luta contra o fusário.
Septoria
A micose fúngica se manifesta nas folhas como manchas vermelhas cercadas por linhas amarelas. As folhas começam a desaparecer gradualmente e a planta morre. O principal método de tratamento é o tratamento da cultura com fungicidas contendo cobre (mistura de Bordeaux, vitriol, Kuproksat).
Antracnose
A doença fúngica leva ao desbaste e à secagem das folhas. Manchas marrons secas aparecem nas bordas ou no meio das lâminas das folhas. Os fungicidas sistêmicos (Fundazol, Acrobat, Ridomil Gold) ajudarão na luta contra a antracnose. Os esporos do fungo são bastante tenazes; se não foi possível salvar o antúrio, você deve tratar as plantas vizinhas com pesticidas, calcinar a panela velha e cultivar um novo indivíduo em um ambiente seguro.
Praga tardia
A sintomatologia da doença é o aparecimento de manchas marrom-violeta nas folhas, seu rápido desenvolvimento na planta e danos às raízes. Para matar a praga tardia, são usados fungicidas sistêmicos, incluindo Fitosporin-M, Fundazol, Alirin-B, Previkur. Certifique-se de substituir o solo, colocar as raízes em água limpa, enxaguar e queimar a panela. O sistema radicular também é tratado com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Pragas
O antúrio, além de doenças, pode secar ou apodrecer sob a influência de insetos: pulgões, tripes, ácaros, sarna ou mosca branca. Quando aparecerem pragas, será necessária uma solução de sabão ou inseticida, será necessário processar a cultura uma vez a cada 2-3 dias.
Pulgões
É fácil descobrir sobre a derrota dos pulgões antúrios por lençóis amarelos e retorcidos, secreções pegajosas; a planta começa a morrer rapidamente. A medida mais simples de controle de pragas é um banho quente ou pulverizar a planta com uma solução de sabão (20 g de sabão em pó em 6 litros de água morna). Uma solução mais eficaz será o uso de drogas: Antitlin, Aktara, Actellik.
Pulgões no antúrio
Tripes
As folhas afetadas por tripes são cobertas com manchas amarelas brilhantes de vários parâmetros e formas. Parasitas estão localizados na parte inferior das folhas e têm um tom marrom. O perigo de tripes é alcançado pela propagação do vírus da ferrugem. O ambiente ideal para hóspedes indesejados é alta umidade e temperatura. É necessário ajustar o clima na sala. Drogas altamente tóxicas ajudarão a tratar uma flor afetada por tripes: Tanrek, Actellik ou Fufanon.
Ácaro aranha
Um ácaro dá pequenas manchas amarelas do lado de fora das folhas, fundindo-se em manchas enormes. Uma teia de aranha aparece no fundo da folha, cheia de pequenos insetos. Os carrapatos adoram calor e ar seco. Assim que a flor ficar amarela, é importante tratar urgentemente as folhas com uma solução com sabão, limpa dos insetos e limpe com óleo mineral. Estabelecer umidade e temperatura.
Escudo
Tubérculos esbranquiçados ou dourados nas folhas do antúrio são os primeiros sinais de uma crosta, sugando os sucos vitais de uma flor em casa. Remover a praga da folha permitirá uma agulha regular. Os indivíduos solteiros também são escovados com uma escova de dentes, limpos com um cotonete embebido em querosene - sob o filme de querosene, o escudo sufoca.
Nota! Frequentemente, os cultivadores de flores experimentam um spray à base de óleo para polir as folhas do antúrio. Com a propagação ativa de parasitas, uma solução inseticida deve ser preparada e os óleos minerais preparados para o tratamento da vegetação.
Mosca branca
A flor parece oprimida, as folhas são enroladas e descoloridas, os botões e as flores são banhados. É necessário examinar cuidadosamente o animal, especialmente a parte inferior das folhas. Talvez a planta tenha se tornado um refúgio para pragas de insetos - moscas-brancas. Pequenas mariposas com muitas larvas sugam os sucos vitais do antúrio. As secreções de moscas brancas na parte superior da folha lembram um revestimento pegajoso e brilhante, semelhante às estrias de açúcar. Quando as moscas brancas aparecem, os especialistas aconselham o uso de produtos químicos: Aktara, Confidor, Akarin, Iskra, Fitoverm, Actellik, Tanrek.
Mosca branca em uma planta saudável
Doenças não transmissíveis
Clorose
Se manchas amarelas são visíveis na folhagem verde sob luz forte, a cultura sofre de má nutrição (falta de magnésio e ferro). É importante cuidar do curativo regular da planta com fertilizantes para flores decorativas.
Varíola
As protuberâncias amarelo-esverdeadas e o amarelamento anular são o resultado de baixa temperatura em combinação com alta umidade. Se você se esquecer da alimentação regular de antúrio, a planta não terá força para resistir à varíola, e levará muito tempo para reanimar a cultura.
Das enações
Quando uma flor é infectada com enácia, é observada uma curvatura irregular das folhas, uma aparência feia e corcunda, o antúrio pode ficar preto. A doença progride em câmaras frias com correntes de ar, mudanças repentinas no ar seco e úmido.
Como salvar o antúrio, se houver um tronco com folhas
O antúrio de luxo cortou, apodreceu e deixou um tronco de árvore com folhas? Você terá que usar o método radical de preservar a cultura: cortar completamente as hastes, folhas e flores, remover o antúrio do solo, examinar cuidadosamente o rizoma para apodrecer, descascar ou cortar, tratar com um agente antiparasitário. Transplante em uma mistura saudável do solo.
Antúrio requer um transplante urgente
Antúrio é uma cultura exótica bonita e despretensiosa. Ao manter a planta em casa, vale a pena estabelecer cuidados e prevenção adequados de doenças. A flor irá decorar o interior por mais de 10 anos.