A murta é mencionada na Bíblia e em outros livros sagrados da antiguidade. As pessoas homenagearam esta planta por suas flores brancas como a neve e seu aroma forte. Com o tempo, eles começaram a cultivá-lo como uma flor de interior.
Como é a murta, para qual família
A família Myrtle inclui várias dezenas de espécies diferentes. Eles crescem em climas tropicais e subtropicais. A pátria desta planta é o Mediterrâneo. Murta é cultivada lá em campo aberto. É usado em pousos solitários; composições de paisagem são feitas com ele. De algumas espécies de murta, sebes podem ser cultivadas.
Um símbolo de puro amor e prosperidade
Em climas mais frios, a murta é mantida em uma sala ou estufa. Para o cultivo em casa, apenas uma espécie desta planta é adequada - murta comum (Myrtus communis). Este é um arbusto sempre-verde da família Myrtaceae. É difundido não apenas na natureza, mas também em um grupo de culturas de jardim.
Atenção! Myrtle communis (comum) também é chamado Myrtus italica e Myrtus mucronata. A murta de marsh (Hamedafne, Cassandra), que pertence a outra família, não pode ser confundida com esta flor.
A murta africana é frequentemente chamada de árvore africana da mirra. Externamente, é muito semelhante ao Myrtus communis, mas são duas plantas completamente diferentes.
A murta comum também não deve ser confundida com a luma aguçada chilena (Luma apiculata). Esta planta também pertence à família Mirtov, mas não tem nada a ver com o Myrtus communis interno.
Boética
A descrição e as características desta planta contêm muitos detalhes. É uma árvore baixa. Murta interior - bonsai, isto é, uma cópia em miniatura de uma planta tropical alta. Em um ambiente natural, a altura das árvores atinge de 3 a 5 metros. Em casa, o arbusto cresce de 60 a 100 cm, ocasionalmente até 2 metros.
Em um tronco fino, há uma coroa enorme de pequenas folhas verdes esmeraldas brilhantes. Cada folha é oval e ligeiramente pontiaguda no final. Folhas de murta contêm óleos essenciais aromáticos dos quais é feito incenso.
A coroa da murta é coberta por pequenas flores, cujo diâmetro é de cerca de 2 cm e cada flor consiste em 5 pétalas brancas arredondadas. Às vezes, você pode ver flores de murta com um tom creme, rosa ou avermelhado. As flores parecem macias graças às longas vilosidades que crescem em seu núcleo.
Após o final do período de floração, os frutos do tamanho de ervilhas são amarrados em uma árvore. Bagas amadurecidas são de cor azul escuro ou verde escuro. Eles contêm sementes com as quais você pode propagar a árvore.
Tradições de árvores
A murta simboliza pureza espiritual, amor eterno, fidelidade. Muitas cerimônias de casamento estão associadas a ele. As noivas teciam flores de murta nos cabelos, prendiam-nas a um vestido e véu e juntavam buquês.
Para referência! A murta florescente foi um excelente presente de casamento: foi apresentada aos noivos com os desejos de amor, harmonia e prosperidade.
Na era da antiguidade, a murta era um atributo da deusa do amor Afrodite (Vênus). Os católicos consideram esta flor um símbolo da Virgem Maria. Na Inglaterra vitoriana, grinaldas e buquês de murta eram usados em casamentos de membros da família real. Muitos povos tinham o costume de plantar murta após o nascimento de uma filha e cultivá-la antes do casamento. Esta planta é mantida em casa como um talismã.
Variedades comuns
Myrtle é uma planta de casa famosa por sua variedade de variedades.
Entre eles estão alguns dos mais populares:
- Boetica (Boetica) - uma variedade rara de folhas grandes. Suas folhas crescem para 6-7 cm de comprimento. Às vezes, elas torcem e assumem uma forma interessante. As grandes flores brancas macias florescem no arbusto. Deles, bagas ovais pretas maduras. Essa variedade cresce muito lentamente.
- Flo Pleno (Flore Pleno) - flores brancas de terry e folhas verdes brilhantes de forma elegante.
- Variegata (Variegata) - planta variegada: nas folhas verdes existem manchas amareladas. Às vezes, há folhas com uma borda clara.
- Microfila (Mycrophylla) - uma árvore anã com pequenas flores e folhagens.
- La Clape (La Clape) - está crescendo rapidamente. De suas flores, grandes frutos roxos amadurecem.
- La Clape Blanc é uma variedade de frutas brancas.
Compact
- Tarentina (Tarentina) - variedade de folhas pequenas. Sua copa densa é composta por folhas de 1 a 1,5 cm de comprimento e muitas flores exuberantes florescem na árvore.
- Tarentina Granada (Tarentina Granada) - as flores se transformam em bagas brancas.
- Tarentina Variegata é uma variedade variada com folhas branco-esverdeadas.
- Microfilla Tarentina é uma variedade em miniatura.
- Alhambra (Alhambra) - folhas oblongas em uma coroa densa. Frutos brancos amadurecem das flores.
- Leucocarpa - o nome da variedade descreve a cor de seus frutos: bagas brancas.
- Compacta (Compacta) - folhas verdes brilhantes formam uma coroa densa coroada com flores brancas felpudas.
Alhambra
Propriedades curativas
Murta é uma flor de extraordinária beleza. Mas é cultivado não apenas para decoração. Esta planta tem muitas propriedades úteis e é usada para a preparação de medicamentos, produtos aromáticos e cosméticos.
Folhagem, casca e flores são ricas em óleos essenciais, que contêm produtos voláteis. Essas substâncias purificam o ar interno. Portanto, a murta que cresce na sala protege as pessoas de vírus, bactérias, resfriados e alergias, dá vigor e acalma o sistema nervoso.
Antigamente, as decocções e tinturas dessa planta eram usadas para tratar tuberculose, difteria, processos inflamatórios no corpo, feridas e supurações. A tintura de vinho era considerada uma panacéia para todas as doenças. Sabe-se receitas populares para as quais são preparados produtos de cura para cuidados com a pele a partir de pétalas e folhagens de murta. As bagas desta planta são usadas na culinária como temperos.
Variegado de folhas grandes
Características de cuidar de murta em casa
Myrtle é uma planta de casa, cujo cuidado não é muito complicado, mas requer atenção e atitude responsável. É necessário criar condições adequadas de detenção. O florista deve saber como cuidar da murta, com que frequência regar, alimentar, colher e transplantar.
Árvore bonsai
Temperatura
É necessário saber firmemente em que clima a murta cresce: sair de casa é manter um regime de temperatura favorável. No verão, a planta se sente bem a +23 ° C.
No inverno, a temperatura na sala não deve cair abaixo de +10 ° C.
Iluminação
A murta fotófila precisa de muita luz difusa; portanto, é necessário escolher um local ensolarado, mas um pouco sombreado. A luz solar direta pode queimar sua coroa e pétalas.
Ideal para crescer em uma sala
A árvore na banheira pode ser colocada no terraço, varanda e varanda. É aconselhável escolher janelas voltadas para o leste ou oeste.
- É necessário cobrir a janela sul com cortinas ou persianas; este não é o melhor local para flores de interior.
- Na janela norte, a flor é salva do calor do verão, mas no inverno não terá luz suficiente.
- Se nos meses de outono e inverno a murta sofre de falta de iluminação, é necessário colocar uma lâmpada ao lado.
Conselhos! Para o inverno, a murta pode ser colocada na cozinha: a temperatura e a umidade são mais altas do que em outras salas.
Rega
A flor tropical não tolera a seca, por isso deve ser regada regularmente e em abundância. Não deixe o solo secar. Mas a planta também merece transfusão, porque suas raízes podem apodrecer.
No verão, a murta é regada diariamente e no inverno, 1-2 vezes por semana. A água deve ser defendida durante o dia.
Pulverização
Murta é uma planta acostumada a um clima subtropical úmido. Portanto, ele deve ser pulverizado todos os dias com água limpa de um frasco de spray.
Em calor extremo, a planta é pulverizada 2-3 vezes ao dia. No inverno, isso deve ser feito com muito menos frequência.
Umidade
Existem várias maneiras de ajudar a aumentar a umidade do ar para a murta. Ao lado, você precisa colocar algumas tigelas de água. Você também pode colocar uma panela de murta em um palete em que haja argila ou cascalho expandido úmido.
Ao formar um arbusto, a coroa pode ter qualquer forma
Solo
Para cultivar murta, você precisa de um bom solo. É preparado a partir de vários componentes:
- húmus - 20%;
- turfa - 30%;
- relva - 30%;
- areia - 20%.
Todos os componentes são misturados e regados com uma solução fraca de permanganato de potássio. As terras com efeito de estufa também podem ser adequadas para o cultivo. No fundo da panela deve drenagem - perlita, argila expandida, vermiculita.
Top vestir
No período de março a outubro, a murta precisa ser alimentada uma vez a cada 1-2 semanas. No inverno, a cobertura é realizada uma vez por mês. Para fazer isso, use fertilizantes minerais orgânicos e complexos.
As preparações de fósforo e potássio estimulam a floração da árvore e as substâncias nitrogenadas preservam o tamanho pequeno da planta.
A árvore pode ser propagada por estacas ou sementes.
Quando e como floresce
A murta florescerá em junho e julho: desde os primeiros dias do verão até o meio. Flores aromáticas florescem dos botões.
Tipos de flores
Existem dois tipos de flores:
- simples;
- terry.
Eles consistem em 4-6 pétalas, que são redondas ou pontiagudas.
Formas de flores
Existem duas formas principais de flores de murta. Eles podem ser coletados em pincéis e inflorescências. Em outras variedades, cada flor é unida individualmente ao seio da folha.
A maioria das flores floresce no topo da coroa, onde entra mais luz. A floração dura cerca de 1,5 meses. Então as bagas são amarradas.
Mudanças nos cuidados com a floração
A murta florida precisa ser ventilada, portanto deve ser colocada em uma varanda ou outra área externa. Os brotos de poda devem ser feitos após a floração, mas não no início da primavera.
Poda
Uma árvore jovem deve ser beliscada quando atingir 10-20 cm de altura. Isso permitirá que a coroa cresça densamente. Um arbusto adulto precisa ser formado. Para fazer isso, apare os brotos.
É aconselhável deixar mais ramos laterais, porque o caule é frágil. Clippers ou tesouras de podar são pré-desinfetadas. Após este procedimento, a planta é alimentada com fertilizantes sem cloro.
Floresce em junho e julho
Como a murta se reproduz
Murta é propagada por sementes ou estacas. O primeiro método consome muito tempo e consome muito tempo. Além disso, as sementes não retêm as propriedades da planta mãe. Portanto, o enxerto é muito mais preferível.
Germinação de sementes
Propagação por semente:
- Prepare o substrato e despeje bastante água sobre ele.
- Plante as sementes e polvilhe-as com uma fina camada de terra.
- Cubra a caixa com vidro ou polietileno.
- Após 2 semanas, transplante as mudas em vasos pequenos.
Mudas de enraizamento
Plantio de mudas:
- Durante uma das sobras, uma forte brotação lateral é retirada da árvore, na qual não há floração.
- Das estacas de 6 a 10 cm de comprimento, as folhas inferiores são removidas.
- Abaixo da fatia é tratada com um estimulador de crescimento radicular. Você pode colocar a alça na água em que o estimulante é dissolvido.
- A raiz está enraizada em um substrato úmido e coberta com uma garrafa de plástico.
- Após 3-4 semanas, eles são transplantados para vasos grandes.
Transplante
Uma vez por ano, as árvores jovens precisam ser replantadas. Seu sistema radicular cresce em largura, então eles precisam de um vaso mais espaçoso (3,5 cm mais largo).
Adultos e árvores velhas podem viver na mesma banheira por 3-4 anos. O transplante é realizado no inverno, quando a planta está em repouso. Em um novo recipiente amplo, a drenagem e o solo fresco são preparados. Depois disso, a murta deve ser removida da panela anterior e transplantada para uma nova. Depois disso, é regado e alimentado.
Fruta roxa ou branca
Possíveis problemas no cultivo de murta
Murta é uma flor de interior, por isso não é muito difícil cuidar dela. No entanto, podem surgir dificuldades. Então, os cultivadores de flores procuram descobrir por que a árvore não floresce, murcha e murcha, que tipo de cuidados ele precisa. Esta planta é fácil de reviver.
Descarta brotos e folhas
Condições inadequadas de temperatura e umidade levam à queda de botões e copas. Também pode indicar iluminação inadequada e má nutrição.
As folhas ficam pálidas
Devido à falta de luz, as folhas ficam pálidas e os galhos se estendem em comprimento. Murta deve ser reorganizada para um local mais iluminado. Devido à luz solar intensa, as folhas ficam opacas.
As pontas secam nas folhas
A luz solar direta queima a folhagem, por causa da qual seca. Isso resulta em umidade insuficiente do ar.
Folhas inferiores caem
As razões para a queda de folhas podem ser várias:
- ar seco
- falta de fertilizante;
- rega muito má ou abundante;
- falta de sol.
Pragas
Tais parasitas são perigosos para a planta:
- tripes;
- pulgões;
- escudo de escala;
- mosca branca;
- ácaro.
A árvore é tratada várias vezes com inseticidas.
Outros problemas
As raízes e a base do caule podem apodrecer. Isto é devido ao excesso de umidade. A planta vai morrer, não pode ser curada.
Decoração de Casa e Jardim
Murta é uma planta maravilhosa que pode ser cultivada em casa. Por muitos anos, deliciará o cultivador com flores delicadas e um aroma agradável. Por essas qualidades, ele era considerado uma flor sagrada.