Ficus microcarpo é uma planta incrível e incomum. Trata-se de uma mini-árvore de uma variedade de amoreira, cujo cultivo utiliza a técnica de bonsai japonesa.
Como é o ficus microcarpo, a que família pertence
Microcarpa pertence à família Mulberry. A flor é notável por seu tronco nu e sistema radicular. As raízes são maciças, crescem, girando intricadamente.
Descrição da aparência:
- Altura - de 2 a 3 m.
- Folhas - ovais, curvas no final, localizadas em pecíolos curtos. A cor da folhagem é verde escuro, o comprimento das chapas é de 5 a 10 cm, a largura é de 3 a 5 cm.
- O tronco é marrom, com casca densa.
- Frutas - pequenas bagas amarelas que, quando maduras, adquirem uma tonalidade bordô.
Microcarpo - o rei entre os ficuses
Informações adicionais! Na natureza, o ficus atinge uma altura de 20 m, epífita que cresce em outras árvores.
Variedades comuns
O tipo de microcarpo inclui as seguintes variedades:
- Westland - comprimento das chapas 11 cm, largura - 5 cm.
- Gema Verde - uma variedade com uma coroa muito densa.
- Variegata - pratos de folha pintados em cores coloridas.
- Moklam - pequenas chapas de cor verde escuro, de forma arredondada.
Variedades de ficus foram criadas por especialistas através de seleção a longo prazo.
Propriedades curativas
Em casa, o ficus ajuda a purificar o ar dos compostos de carbono - fenol, formaldeído e benzeno. Um efeito positivo sobre a flor e a energia humana. A árvore melhora o bem-estar geral, reduzindo a incidência de doenças virais e infecciosas, normalizando o funcionamento do sistema nervoso central.
Brevemente sobre a história da aparência
O berço do ficus é o Japão, as regiões norte da Austrália e as regiões sudeste da China. No Japão, ficus do século VI começou a ser usado para criar bonsais. Não há dados sobre quando e como foram introduzidos na Europa.
Com base em microcarpas, você pode criar uma verdadeira obra de arte de jardim
Microcarpa ficus - atendimento domiciliar
É fácil cuidar da planta. Você só precisa seguir as regras padrão para o cultivo de uma flor.
Temperatura
Faixa de temperatura ideal + 25 ... +30 ° C.
Atenção! Não apenas a copa da árvore, mas também seu sistema radicular precisa de calor. Não é recomendável colocar uma panela com ficus no chão, se estiver frio, ou no peitoril da janela.
Iluminação
A planta não gosta de luz brilhante e sombra forte. O local ideal é sombra parcial. Recomenda-se colocar um recipiente com ficus no lado leste ou oeste, ligeiramente afastado da janela.
Rega
Regue a árvore conforme necessário, permitindo que a camada superior do solo seque. Da rega frequente e abundante, o sistema radicular pode apodrecer.
Pulverização
A frequência da pulverização depende da temperatura e umidade no ambiente. Quanto mais seco o ar, mais a planta precisa de umidade.
Umidade
O nível de umidade deve ser de 60 a 70%.
Solo
Para uma flor, é recomendável comprar solo especial destinado ao cultivo de ficus ou palmeiras. Você pode fazer o solo misturando argila, terra de mergulho e areia em partes iguais.
Ficus servirá como uma adição maravilhosa para qualquer interior.
Top vestir
Os fertilizantes são usados de maio a outubro. Recomenda-se o uso de curativos para ficuses. Eles são feitos 2 vezes por mês, adicionando água à irrigação.
Características de cuidados de inverno, período de descanso
O descanso no ficus começa na segunda quinzena de novembro e dura até o final de abril, primeiro de maio. A árvore deve ser mantida em temperatura ambiente. Como iluminação adicional, phytolamps são usados. A rega no inverno é moderada. Se o ar estiver seco devido ao aquecimento central, a planta será pulverizada 1-2 vezes por semana.
Atenção! Não permita que o ar interno esfrie a temperaturas abaixo de +15 ° C.
Quando e como floresce
Ficus domésticos de microcarpo florescem em casos raros. As flores são pequenas, sem valor estético, coletadas em várias inflorescências com diâmetro não superior a 1 cm e são incomuns, externamente semelhantes às bagas - siconia.
Microcarpus tem flores incomuns, como a própria árvore
Período de floração e cuidados neste momento
Ficus floresce em julho-setembro. Neste momento, você precisa aumentar a frequência de rega e pulverização, bem como fertilizar regularmente.
Poda
Aparar ficus é necessário para formar uma linda coroa e rejuvenescer a planta. Isso é feito na primavera. Regras de poda de plantas:
- os brotos superiores são removidos, o que estimula o crescimento ativo dos brotos laterais;
- a parte principal é cortada a uma altura de 15 cm.
Periodicamente, independentemente da época do ano, é realizada a remoção sanitária de brotos danificados ou com pouco desenvolvimento.
Como o Ficus Microcarp se reproduz
A propagação do microcarpo é realizada por estacas, sementes e camadas de ar.
Germinação de sementes
As sementes são pré-embebidas em um promotor de crescimento. Eles são plantados em áreas de nutrientes, consistindo de esfagno e turfa.
O recipiente de sementes é coberto com filme plástico. São fornecidas iluminação difusa e rega regular. Assim que as primeiras filmagens aparecem, o filme é removido. Os brotos são plantados em um local permanente, de modo que as placas inferiores das folhas sejam recuadas no chão.
A poda é essencial para o cuidado das flores
Informações adicionais! É muito difícil propagar sementes de ficus, porque a probabilidade de emergência é pequena e as mudas se desenvolvem muito lentamente.
Mudas de enraizamento
As estacas são o método preferido de propagação de ficus. Procedimento
- As sessões são cortadas. Você precisa escolher galhos fortes e lenhosos. Eles são cortados em pedaços de até 15 cm de comprimento, o corte é feito em ângulo.
- As placas inferiores da folha são removidas.
- A fatia é apagada do suco, processada com um estimulador de crescimento.
- Os brotos são plantados no chão e cobertos com um filme.
- Eles são regados regularmente.
Em vez de terra, a semente pode ser baixada na água com a adição de carvão ativado triturado e periodicamente trocar o líquido. As raízes começarão a aparecer após cerca de 6 semanas.
Configuração de ar
Algoritmo de ações:
- Para se retirar do topo do galho 70 cm, faça 2 cortes a uma distância de 4 cm.
- Insira fósforos em fatias para impedir que a casca cresça junto.
- Feche os cortes com musgo esfagno molhado.
- Cubra o local com um filme, fazendo várias perfurações para acessar o oxigênio.
- Umedeça o musgo periodicamente com uma seringa.
Após 30-40 dias, quando as primeiras raízes aparecem através do musgo, o filme é removido. O ramo é cortado sob as raízes e plantado no chão.
Outras opções
A planta também pode se propagar pelo método de estacas radiculares.
Atenção! Este procedimento deve ser realizado antes de um transplante de flores. O ramo precisa ser cortado, plantado no chão, cobrir o recipiente com filme. Todos os dias, o polietileno deve ser removido por 30 a 40 minutos para que a terra respire. À medida que o solo seca, ele precisa ser regado.
O enraizamento ocorre após cerca de 3-3,5 meses. Assim que aparecerem 3-4 placas na alça, você poderá transplantá-la para um local permanente.
Transplante
A sequência de ações ao plantar um ficus em um novo contêiner:
- Regue a flor abundantemente.
- Remova-o cuidadosamente do vaso antigo.
- Coloque argila expandida para drenagem e uma camada de areia em uma panela nova.
- Mergulhe o ficus no recipiente, cubra os vazios com terra e bata um pouco.
A capacidade de ficus deve ser ampla e rasa
Possíveis problemas com crescimento e doenças
Cuidar de um microcarpo não é difícil, mas podem ocorrer algumas dificuldades no crescimento do ficus:
- A flor deixa cair brotos e folhas. Este é um sinal de falta de minerais. A planta precisa ser alimentada e fornecida com muita luz difusa.
- As folhas empalidecem. Isso acontece quando há falta de iluminação.
- As pontas secam nas folhas. Portanto, a planta relata falta de umidade ou quantidade excessiva, falta de fertilizante.
- As folhas inferiores caem. Este é um sinal de podridão do sistema radicular.
Pragas
No ficus, pulgões, cochonilhas ou insetos escamados podem aparecer. Para se livrar dos insetos, a planta precisa ser colocada sob um chuveiro, cobrindo previamente a terra com um filme e depois tratada com inseticidas.
Outros problemas
Os seguintes problemas podem ocorrer devido a cuidados inadequados:
- O aparecimento de manchas cinzentas nas placas foliares indica estagnação da água e deterioração do sistema radicular.
- A torção das placas é causada pela queima da luz solar.
Para restaurar a planta, você precisa remover as peças danificadas e ajustar seus cuidados.
Sinais e superstições
Os eslavos sempre foram negativos sobre a presença de ficuses nas salas de estar, acreditando que eles têm um efeito ruim sobre os seres humanos. Outros povos consideram o ficus uma árvore que limpa a aura e protege dos espíritos malignos.
Microcarpo é um ficus incomum cultivado usando a técnica de bonsai. Cuidar dele é simples. Em cativeiro, o ficus floresce em casos raros, mas mesmo que isso aconteça, o florescimento não tem valor decorativo.