O elegante pelargonium zonal pertence às elegantes plantas de interior decorativas que adornam não apenas casas, mas também escritórios. A capacidade de florescer por seis meses, folhas exuberantes, despretensiosidade nos cuidados fez dela uma favorita universal.
Pelargonium zonal (Pelargonium zonale) - a que tipo de flor decorativa pertence e a que família pertence
Zone geranium (zonale) é um representante da família Geraniev, com mais de 400 representantes. Externamente, eles praticamente não se parecem com culturas internas familiares.
Pelargonium é zonal
Breve descrição de por que é chamado, história de origem ou seleção
A cultura vem da África, chegou aos territórios europeus no século XVII. Os criadores holandeses estavam envolvidos na criação, graças à qual muitas variedades apareceram.
O Pelargonium se espalhou rapidamente para estufas de colecionadores particulares e em jardins botânicos. As características primárias das espécies da planta finalmente desapareceram, mas o resultado do trabalho de criação foi subespécie com floração longa e cor de folhagem não padrão.
Importante! A cultura se espalhou por todo o mundo. Hoje é cultivada em apartamentos e plantada para decorar parcelas pessoais.
Pelargonium zonal - o que isso significa? O nome surgiu por causa da cor incomum da folhagem com uma borda escura pronunciada. São tons marrom, verde escuro, roxo, bordô e chocolate.
A classificação secundária é realizada de acordo com o tamanho da planta:
- espécimes em miniatura - crescem até 13 cm;
- altura média - até 60 cm;
- altura crescer até 80 cm.
Jardim Pelargonium
Variedades de plantas de interior com nomes que se parecem
O trabalho constante dos criadores permite escolher o tipo de pelargonium mais adequado para determinadas condições. As principais diferenças entre as flores - em tamanho, forma das inflorescências e cor das pétalas.
Yu-jiga
É uma subespécie padrão com caule reto e tamanho médio. Inflorescências de coral em forma de terry, bastante densas. O Pelargonium Yu Jiga agrada à sua beleza todos os amantes de plantas domésticas.
Lake
É caracterizada pela despretensão, forma esférica nas inflorescências, botões de salmão, cujas pétalas ficam mais claras perto da borda. Folhagem arredondada com uma borda acastanhada, o arbusto cresce para tamanho médio.
Raffaella F1
Caracteriza-se por uma aparência compacta e uma altura de até 30 cm, adequado para guardar em salas, galerias e canteiros de flores. Botões de Terry são leitosos, laranja, pêssego, escarlate. A variedade foi criada recentemente e raramente encontrada no mercado. Tolera facilmente condições de frio e calor.
Preste atenção! Se a planta for cuidada adequadamente, os brotos se formarão durante todo o ano.
Pelargonium Raphael F1
Ouro em negrito
É cultivada ao ar livre e em casas. É caracterizada por florescimento abundante. A folhagem tem uma cor verde clara com um anel de tom acastanhado localizado no centro. Os botões vêm em rosa e vermelho.
Minx e outros
O Pelargonium de Lara Harmony possui flores felpudas com um tom lilás, suas inflorescências grandes de um tipo de guarda-chuva surgem do início da primavera e murcham até o final do outono. Difere em miniatura. No pelargonium de Lara Harmony, os botões lembram rosas.
Minx é caracterizada por tamanho pequeno e pétalas escarlate brilhantes. Em combinação com a folhagem escura, destacam-se fortemente. Cada variedade tem suas próprias características, os cultivadores de flores experientes coletam coleções inteiras que diferem no crescimento e na cor das inflorescências. O Pelargonium Silk Swan é interessante por seu caule maciço, coberto com densas placas frondosas e brotos brancos como a neve.
Importante! Nem sempre nas lojas de flores os vendedores são versados em cultura. Ao comprar, é melhor focar nos nomes latinos.
Entre as plantas de interior, você pode encontrar:
- Pelargonium Lara Delícia com tamanhos médios, inflorescências com fúcsia e núcleo branco. Além do esplendor, distingue-se por um tom incomum de pétalas. O Pelargonium Lara Delight apela aos cultivadores de flores que amam cores vivas e ricas. Plantas com um tamanho maior ou tons mais calmos de botões são selecionados para o jardim.
- O Pelargonium Yu Disco pode ser encontrado em casos raros, não pertence aos populares. As pétalas são pintadas em tons suaves de rosa, os botões são coletados em inflorescências de guarda-chuva. As flores esféricas estão localizadas em pedúnculos altos e se destacam de outras culturas.
- Pelargonium Yu Princess - caracterizada por inflorescências rosadas com um tom rosa claro. Depois de um tempo, suas pétalas se enrolam em tubos, dando uma aparência incomum.
- O pelargonium Yu Kathak tem uma cor incomum nas chapas: o fundo amarelo geral é sublinhado por uma borda acastanhada. Inflorescências de Terry, com um tom vermelho brilhante. Um arbusto grande sobrevive facilmente à poda.
Importante! Nas lojas de flores, são vendidas plantas de várias subespécies (Yu Gamayun Pelargonium, Yu Lilac Fog, Yu Sirin), mas os trabalhadores geralmente não as dividem. Como resultado, o comprador adquire uma mistura de gerânios de cores diferentes.
Vison de Pelargonium
Assistência domiciliar para pelargonium zonal
Para os cuidados zonais de gerânio em casa, é necessário um tratamento especial. Sem ela, a planta se recusará não apenas a florescer, mas também a crescer.
Iluminação e temperatura
O pote de pelargonium Yu Bolero é colocado em uma sala com luz difusa e duração de 16 horas ou mais. No verão, a temperatura é mantida em +20 ℃, no inverno - +15 ℃. Um resfriamento agudo pode provocar a queda de pedúnculos.
Regras de rega e umidade
No verão, a cultura é regada até 3 vezes por semana, no inverno a quantidade de irrigação é reduzida a limites razoáveis.
Informações adicionais! A planta tolera facilmente uma leve seca e não requer pulverização.
Qualidade superior do curativo e do solo
Para a flor, use uma mistura universal da loja ou misture em proporções iguais de grama, turfa e solo frondoso. Durante a floração, o pelargonium precisa ser alimentado com compostos minerais contendo uma quantidade suficiente de elementos de potássio e fósforo. Os fertilizantes são aplicados a cada 14 dias.
Importante! Misturas com nitrogênio não podem ser usadas para enriquecer o solo - isso causa um crescimento ativo da massa verde do mato.
Meios de alimentação
Tamanho do tanque de flores
O recipiente deve exceder o volume do caroço da raiz em 1 cm.
Poda e transplante
Hastes de flores murchas requerem remoção; após o final do período de floração, todos os ramos são encurtados em um terço do comprimento. Essa abordagem ativa o desenvolvimento de brotos laterais. A poda ajuda a formar uma planta compacta e as estacas são usadas para propagação.
Características das plantas com flores
A maioria das brotações de subespécies ocorre da primavera ao outono. No final, chega um momento de descanso, e a planta hiberna até o último mês de inverno.
Importante! Recomendado por muitos amadores, as técnicas de extensão do tempo de floração são indesejáveis. A estimulação artificial leva a uma depleção severa da planta.
Período de atividade e descanso
As horas de luz do dia durante a hibernação são reduzidas para 12 horas, a frequência da umidade e temperatura do solo é reduzida. Durante esse período, a poda é realizada. Não pode ser transplantado e alimentado.
Em março, o horário de verão está aumentando, assim como o número de irrigações. No mesmo mês, é realizado o tratamento padrão do pelargonium, com cobertura e transplante (se necessário). Os preparativos para o período de descanso começam em setembro.
Tipos e forma das flores
Todas as subespécies de pelargonium zonal são convencionalmente divididas em três subgrupos:
- não terry;
- semi-duplo;
- tipo de terry.
A divisão depende do número de pétalas. A maioria das amostras bonitas possui 8 ou mais peças. De acordo com a segunda classificação, a divisão da cultura nos permite distinguir entre categorias semelhantes:
- uma rosa;
- uma tulipa;
- um asterisco
- cravo.
Nota! De grande interesse são as variedades que florescem como cactos comuns.
Pelargonium no campo interno
Maneiras de propagar uma flor quando é melhor feita
Novas cópias da coleção são obtidas por estacas ou método de sementes. Cada um tem seus próprios prós e contras.
Propagação por estacas
Refere-se aos procedimentos mais simples. Significa receber restos, limpá-los do fundo da folhagem e enviá-los em um copo com água. Alguns jardineiros preferem plantar mudas imediatamente em solo úmido, com profundidade de 3 cm, e o aparecimento do sistema radicular é esperado em algumas semanas.
Propagação de sementes
A técnica ajuda a propagar espécies raras, mas leva mais tempo. As sementes são coletadas dos pedúnculos, após a formação de cápsulas secas sobre eles. O cultivo é realizado nos meses de primavera:
- em cada capacidade eles plantam uma peça;
- coberto com filme plástico ou vidro;
- periodicamente abra e remova a umidade acumulada.
Importante! Os primeiros brotos aparecerão em um mês. Depois de crescer, eles são transplantados para vasos maiores.
Propagação por estacas
Problemas crescentes, doenças e pragas
A presença de doenças é determinada pelas condições gerais da cultura e sua aparência. Algumas amostras podem mostrar amarelecimento das placas foliares, secura ou letargia, o que pode significar sérios problemas:
- manchas cinzentas na parte verde indicam o desenvolvimento de podridão cinzenta, a fonte de dano é o excesso de água no substrato;
- a iluminação insuficiente é manifestada puxando brotos e a ausência de pedúnculos;
- um tom avermelhado das lâminas das folhas aparece em temperaturas mais baixas.
Ataques de insetos parasitas têm seus próprios sintomas:
- Ácaro - ataca a cultura com aumento da secura do ar na sala. Manifesta-se pela secagem da folhagem e uma teia de prata na parte verde.
- Mealybug - é determinado pelo revestimento esbranquiçado nas placas. O ataque ocorre com o constante alagamento do solo.
- Mosca branca - parece borboletas em miniatura. O parasita rapidamente forma colônias e cobre toda a planta.
Importante! A ocorrência de sintomas da lesão requer medidas terapêuticas para salvar a flor doente.
Como lidar com eles
Soluções fungicidas são usadas para tratar patologias fúngicas. A planta é transplantada para um novo recipiente com um substrato fresco, antes do procedimento, remove todas as áreas afetadas e polvilha-as com pó de carvão ativado.
A luta contra insetos parasitas consiste em usinar a parte verde com uma almofada de algodão com uma solução de sabão e pulverizar com agentes inseticidas. O evento é realizado várias vezes, até a completa destruição de pragas.
Não é difícil cuidar do pelargonium, sujeito às regras; ele ficará encantado com botões brilhantes que não desaparecem por seis meses.