Processo de mulching acelera o amadurecimento de frutos e simultaneamente aumenta a produtividade de vegetais. Sua execução requer certas habilidades e diligências, mas permite alcançar certos sucessos.
Antes de falar sobre os recursos desse procedimento, você precisa fornecer a definição exata desse conceito.
O que é mulching?
Mulching é um Colocação em canteiros de vegetais, no nosso caso - com tomates, materiais diferentes.
Eles podem ser orgânicos de qualquer origem artificial, mas eles têm apenas uma função: regulação das condições de umidade e ar do solo.
Se falar uma linguagem mais acessível, Mulch protege a terra de secar. Se estiver presente, uma crosta densa não se forma na superfície do solo, o que interfere na troca de ar. Mas ela tem outros qualidades úteis:
- palha, espalhada em camas, não deixa o sol ir. Portanto, eles não crescem em ervas daninhas que destroem as plantações de hortaliças;
- sob a camada O solo fica mais úmido, mais friávelPortanto, a rega e o afrouxamento são necessários para as plantas com muito menos frequência. Portanto, custos de mão de obra reduzidos;
- os materiais orgânicos tocam a superfície da crista com sua camada inferior, que começa a crescer, transformando-se no alimento favorito das minhocas que o transformam em húmus. Assim, os tomates também são fertilizantes necessários. Muitas vezes, neste cenário, você pode fazer sem alimentação constante ou reduzir consideravelmente seu número;
- evita a evaporação da água da superfície da crista. Tomates regam bastante abundantemente. Mas nas condições da estufa a água evaporada é em um espaço fechado. Um aumento do nível de umidade é criado, o que é prejudicial para um tomate. Isso leva ao aparecimento de phytophthora e vários tipos de doenças fúngicas. Palha divide o broto com solo úmido, para que a planta permaneça saudável durante toda a estação de crescimento;
- simplifica o procedimento de regar as mudas. O jato de água durante esse processo não embaça o solo.
Tipos de cobertura
Para cobrir o solo, usar materiais diferentes. Eles são divididos em industrial e natural.
Para industrial incluem filmes e todos os tipos de tecido não tecido. Alguns deles são capazes de passar água e ar, enquanto outros não são. Além disso, eles podem ter diferentes tonalidades de cor.
Os revestimentos industriais mais ideais para solanáceos são considerados materiais Agrotex e semelhante a eles, mas para muitos residentes de verão a compra desses torna-se desnecessariamente sobrecarga.
Por isso, são substituídos por ruberoide, papelão, polietileno preto ou mesmo apenas por jornais antigos.
Revestimentos orgânicos para tomates são muito mais úteis. Decompondo, eles se transformam em húmus, fornecendo às plantas nutrição adicional. O solo está saturado com vários oligoelementos devido a isso, e o que exatamente depende do material.
Mulch orgânico pode servir como:
- palha e feno;
- composto;
- húmus;
- turfa;
- cama de floresta com camada de solo (é considerada a melhor cobertura orgânica, que pode melhorar significativamente a composição do solo);
- aparas de madeira e serradura;
- casca esmagada de árvores;
- jovens ervas daninhas sem sementes;
- agulhas e folhas caídas.
Às vezes, a cobertura morta é feita com pedriscos, cascalho pequeno e argila. Mas eles trazem pouco benefício, além disso, removê-los dos cumes é problemático.
Agora, para mais detalhes sobre o procedimento de cobertura usando alguns dos materiais acima.
Palha
Uma excelente escolha para tomates com efeito de estufa. Sua cobertura de 10 cm, decantando, diminuirá aproximadamente 3 vezes, mas proteger brotos de antracnose, podridão e folhas manchadas.
Palha desimpedida para fornecer ar às raízes das mudas e age como um bom isolante térmico. Mas em tal ambiente é fácil pode causar pragas de insetos ou roedores.
Grass
Ervas daninhas apropriadas para esta finalidade, grama segada, e também entalhes retirados de tomates. A camada precisa ser tomada de tal forma que quando a altura é reduzida, não menos de 5 cm. Grass decompõe-se rapidamente, é necessário atualizá-lo, mas saturará a terra com nitrogênio.
Folhas e agulhas
Além dos micronutrientesmaca da floresta dá bactérias úteis ao solo. Será e mulch e, ao mesmo tempo fertilizante. É melhor levá-lo em uma floresta conífera ou decídua.
Serragem e casca
Material forte e muito durável. Nada mal mantém a umidade, porque é perfeita para uma estufa. Coloque a serragem seca que você precisa 8 cm de espessuraentão, recomenda-se derramar com uma solução a 5% de ureia. O solo não deve oxidar, para este propósito, o giz regular é uniformemente espalhado sobre a serragem, e a cal apagada também pode ser usada. É capaz de neutralizar o ácido acético que ocorre como resultado da reação química.
Compostagem
É preparado a partir de uma variedade de resíduos: lixo, palha, ervas daninhas rasgadas, pedaços de papel, outros materiais semelhantes. Após apodrecer e decompor no poço de compostagem, eles tornar-se uma excelente mistura nutritiva, que é rapidamente processada por vermes.
Filme
Escolha firme e opaca, então ela pode resistir a ervas daninhas. O filme deve ser pressionado no chão com bastante força.
Quando é usado, pode ocorrer erradicação de raízes de plantas ou sua infecção por doenças fúngicas. O motivo é a alta umidade sob o próprio abrigo.
Jornais e Papelão
O papel é de madeira reciclada. Adequados são quaisquer jornais que triturem e esquematizem uma camada de 15 cm. De cima você pode colocar composto ou palha, então o papel não vai levar o vento. Graças a tais ações A temperatura do solo aumentará em pelo menos 2 grause a camada servirá por cerca de dois anos. O papel é melhor para virar para não soprela.
Pano de cobertura não tecido
Sua estrutura porosa transmite facilmente umidade e ar. Serve cerca de 5 anos, proteger as plantas contra fungos, pragas ou podridão. O mais prático é considerado geotêxtilmas é caro. Talvez este seja seu único inconveniente.
Ruberoide
Durável, confiável. Não deixe as ervas daninhas germinarem, não deixe a luz do sol passar para as mudas. No entanto, Muito tóxico e pode danificar o tomate e o solo.
Quando este procedimento deve ser realizado?
Palha, como já mencionado acima, retém a umidade no solo e não deixa a luz do sol ir para ele. Portanto, Importa se toda a estufa é ou não aquecida?.
A colocação da camada deve ocorrer em um viveiro não aquecido, onde a terra não é aquecida artificialmente. Deve ser feito depois que as geadas passaram, e a terra já se aqueceu o suficiente.
Se o viveiro estiver aquecido, a cobertura morta é realizada a qualquer momento quando as plantas são plantadas.
A tecnologia de assentamento determina o revestimento selecionado. A cobertura solta é derramada entre plantas. A camada deve ser de alguns centímetros. Um ao redor do tronco você precisa deixar um pequeno espaço, para molhar os brotos sem impedimentos.
Conclusão
O uso adequado de tomates de cobertura na estufa reduzirá significativamente os esforços dos produtores de camiões para o cultivo de tomates. Remoção de ervas daninhas, irrigação e afrouxamento precisarão ser feitas com menos frequência. Mas esse procedimento ajuda a cultivar uma cultura rica e, mais importante, saudável!