Como secar uma ameixa em casa para salvar propriedades úteis

Pin
Send
Share
Send

As ameixas são muito populares na culinária e saudável. No entanto, ao comprar frutas secas, não há certeza sobre a ausência de conservantes, pesticidas e outros produtos químicos, e elas não são baratas. Na temporada, o preço das ameixas frescas não é tão alto, então vamos descobrir como escolher o jeito certo de secar e como armazenar adequadamente as ameixas em casa.

  • Como escolher ameixas para secar
  • Como preparar frutas
  • Como secar ameixas em casa
    • No forno
    • No secador elétrico
    • No microondas
    • No sol
  • Como determinar a disponibilidade de frutas secas
  • Como guardar em casa

Como escolher ameixas para secar

Nem todas as variedades são boas frutas secas. Os frutos devem ser doces, com carne forte e não aguados. Portanto, melhores notas Ameixas para a preparação de ameixas são "húngaro" ou "Renclode".

Importante! Escolha apenas frutas maduras inteiras sem danos, hematomas e buracos de minhoca.
É desejável dividi-los em vários lotes em tamanho: os maiores secarão por mais tempo, os pequenos vão secar durante esse período.

Como preparar frutas

Frutas cuidadosamente lavar e remover as hastes com folhas.A pedra pode ser removida - a secagem passará então muito mais rapidamente, mas a ameixa completamente seca terá um sabor mais rico e economizará mais substâncias úteis.

Em condições industriais a fruta antes de secar branquear: abaixe por alguns minutos em uma solução de 0,1% de bicarbonato de sódio. Devido a isso na pele, as rachaduras são formadas, o que acelera a evaporação da umidade.

Após o branqueamento, as ameixas são regadas com água fria e secas com uma toalha de papel ou colocadas em um pano.

Voce sabe Se você planeja usar ameixas para fins de confeitaria, coloque as ameixas com xarope de açúcar (450 g de açúcar por 1 kg de fruta) e leve para ferver.

Como secar ameixas em casa

Existem várias maneiras: secar as pias no forno, no secador elétrico, no sol e no microondas. Cada um deles tem suas próprias limitações e vantagens: disponibilidade, tempo, custo. Vamos examiná-los com mais detalhes.

No forno

Coloque a fruta preparada em uma assadeira (se você cortá-los, em seguida, descasque para evitar correr o suco). Coloque as ameixas no forno pré-aquecido para 45-50 ° С e seque-os por 3-4 horas.

Depois disto, deixe-os arrefecer à temperatura ambiente e volte a colocá-los no forno, desta vez aquecido a uma temperatura de 65-70 ° C. Mantenha por 4-5 horas e esfrie novamente.Na última etapa, a secagem é feita a uma temperatura de cerca de 80 ° C até que a fruta seca esteja pronta.

Voce sabe Se você quiser que as ameixas sejam pretas e brilhantes, os últimos 15 minutos de secagem aumentam a temperatura para 100 - 105 °C, então os açúcares da fruta na superfície da ameixa são caramelizados, e adquirem um brilho característico e sabor leve de caramelo.

No secador elétrico

As ameixas preparadas espalham-se uniformemente nas paletes do secador eléctrico (se forem cortadas, depois descascarem). Coloque os paletes no secador e conduza o processo como descrito anteriormente: 3-4 horas a 45-50 ° C, deixe esfriar, 3-4 horas a 65-70 ° C, deixe esfriar novamente e seque até cozinhar em 75-80 ° С. Para secar regularmente, troque periodicamente os paletes em lugares.

No microondas

Sem dúvida, com este método de secagem, cada lote individual é o menos consumido, mas não será possível carregar um grande número de drenos simultaneamente.

Então, coloque os frutos preparados em uma linha em um prato plano que pode ser usado em um forno de microondas. Defina o nível de potência para 300 W e ligue o microondas por 5 minutos. Depois disso, verificando a disponibilidade do produto a cada 30 segundos, continue secando as ameixas até ficar cozido.

Importante! Ao preparar uma ameixa seca em um micro-ondas é muito fácil secá-lo até as brasas. O processo deve ser constantemente monitorado!

No sol

Este é o mais longo, mas ao mesmo tempo o mais maneira barata podar ameixas secas para o inverno. Coloque as ameixas cortadas ao meio com um corte em uma palete de madeira ou metal forrada com papel e coloque-a ao sol.

Para proteger contra moscas e outros insetos, cubra-o com gaze em cima. Periodicamente mexa frutas para melhor secagem. O processo levará de 4 a 7 dias. À noite, retire a palete da rua para que o orvalho não caia na ameixa seca.

Como determinar a disponibilidade de frutas secas

Ameixas Pronto elástico, elástico, não grudar nas mãos, quando dobrar a pele não deve rachar. Deve ser macio, mas não molhado. Como é difícil obter a mesma secagem de frutas, para nivelar a umidade no produto acabado, ela pode ser quebrada em frascos de vidro e selada com coberturas de polietileno por vários dias.

Neste caso, a umidade das ameixas levemente subdimensionadas será absorvida pelas ameixas secas demais. Os bancos devem ser agitados periodicamente. Se a condensação se formar nas paredes, as ameixas não estarão prontas e deverão estar secas.

frutas e frutos secos ajudará a saturar o corpo com substâncias úteis no inverno. Tente secar para o inverno cereja, rosa selvagem, dogwood, groselhas, mirtilos, maçãs, pêras, damascos.

Como guardar em casa

Armazenar frutas secas em papel ou tela malas em um lugar escuro fresco e seco, fora de disponibilidade luz solar direta, por exemplo, na despensa ou geladeira.

Você também pode armazená-los em uma jarra de vidro ou de plástico com uma tampa apropriada apertada para protegê-lo contra as traças de cozinha e outros insetos. As ameixas devidamente cozidas com armazenamento adequado conservam o seu sabor e propriedades úteis até 12 meses.

Prunes, cozido suas próprias mãos, vai agradá-lo até o próximo verão em suas pequenas obras-primas culinárias nos pratos de carne e de aves, em bolos e doces, em bolos e doces, iogurtes e sorvetes. E mesmo apenas tomar um punhado de chá de frutas secas no inverno à noite - um pouco memórias quentes de verão.

Assista ao vídeo: Receita Natural para DORES MUSCULARES - MAÇÃ DE ELEFANTE

Pin
Send
Share
Send