O amora-preta é um parente muito próximo das conhecidas framboesas, mas em nossos jardins não é muito comum. Nos últimos anos, surgiram novas variedades de amora de alto rendimento, que despertaram o interesse de muitos jardineiros nessa cultura. Para obter uma boa safra anual, você precisa escolher uma variedade adequada para a região e cuidar adequadamente dela.
História crescente de Blackberry
Desde tempos imemoriais, as amoras são usadas pelos humanos como alimento. Os arbustos silvestres espalhados com pequenas bagas perfumadas eram onipresentes. Mas, ao mesmo tempo, o amora permaneceu um pântano por muito tempo.
E somente em 1833, um criador americano William Kenrick publicou um artigo sobre amoras no popular New American Gardener. Ele ficou surpreso que bagas valiosas e de alto rendimento não encontrassem um lugar com jardineiros. Logo depois, as primeiras variedades cultivadas de amoras com bagas mais doces apareceram na América do Norte e, em 1919, 21 mil hectares foram distribuídos para plantações de frutas. Até agora, as amoras são criadas nos Estados Unidos em vastas áreas, usando bagas para vendas frescas e para processamento industrial.
Na Rússia, o trabalho de cultivo de cultivares começou apenas no século passado. O primeiro a notar a promessa de cultivo de amora silvestre I.V. Michurin. Ele pegou duas variedades americanas - Logano e Lucretia - e, com base nelas, desenvolveu novas formas de amoras mais resistentes às condições locais. Como resultado do trabalho cuidadoso de criação em 1904-1908, as primeiras variedades russas apareceram:
- Texas
- Vermelho;
- Leste
- Abundante;
- Enorm;
- Lucretia atualizado;
- Urania.
Atualmente, existem cerca de 300 variedades de amoras cultivadas, sendo mais comuns na América e na Europa Ocidental. Na CEI, são cultivadas cerca de duas dúzias de variedades que são mais adequadas para os invernos gelados. Até agora, porém, apenas três itens foram incluídos no Registro Estadual de Realizações da Criação Doméstica.
Tabela: Variedades de amora-preta no Registro Estadual de Realizações de Melhoramento
Variedade de amora | Massa de baga, g | Produtividade média, kg / ha | Resistência ao gelo |
Agave | 4,5-5,0 | 99,8 | média |
Ágata | 4,8-6,3 | 20,9 | média |
Thorn Free | 4,5-5,0 | 77,8 | baixo |
Os principais estágios da tecnologia agrícola
Os cuidados com a amora incluem rega regular, fertilizantes, poda oportuna de arbustos, além de proteção contra doenças e pragas. A maioria das cultivares precisa de abrigo para o inverno.
Plantando uma amora
Mudas de amora cultivadas em recipientes podem ser transferidas para um local permanente a qualquer momento. Plantas com sistema de raiz aberta sofrem mais com altas temperaturas e falta de umidade. Portanto, é melhor plantá-las no outono ou no início da primavera.
Escolhendo um lugar para uma baga
Ao escolher um local para o plantio, é necessário levar em consideração as características da planta:
- Um blackberry é um vizinho agressor; seus arbustos crescem rapidamente. Você precisa plantar plantas a uma distância de 1-2 m uma da outra, para que seja conveniente colher. É especialmente importante recuar cerca de meio metro do lado da cerca.
- A planta é fotofílica, mas dará frutos em sombra parcial. No entanto, uma constante falta de luz do sol pode levar a uma diminuição no rendimento. Novos brotos vão esticar e amadurecer pior, e isso sempre reduz a resistência da planta ao gelo.
- A cultura não tolera solos úmidos, por isso é impossível distinguir planícies, nas quais a neve ou poças permanecem por muito tempo após chuvas prolongadas. A água subterrânea nessa seção deve estar a uma profundidade não inferior a um metro.
- No inverno, as amoras-pretas podem ser danificadas pela geada. Para salvar os arbustos, escolha um local bem protegido do vento e iluminado pelo sol.
- Solos de carbonato onde a planta necessariamente sofrerá com a falta de magnésio e ferro devem ser evitados.
- Cereais e leguminosas podem ser bons antecessores de amoras.
Preparando o solo para o plantio
Um local de pouso é melhor preparado com antecedência. A profundidade do poço deve ser de 35 a 45 cm, para que o sistema radicular possa se encaixar livremente. Cerca de um mês antes do plantio nos caroços preparados, faça:
- um balde de húmus ou composto;
- um copo de cinzas;
- 100-130 g de superfosfato;
- 60 g de sulfato de potássio.
Todos esses ingredientes são misturados com a camada fértil superior da terra, para que o poço fique mais da metade cheio. Com um alto nível de acidez do solo, é necessário adicionar cal.
Vídeo: como plantar um blackberry
Nutrição vegetal
Como outras culturas de frutos silvestres, as amoras para uma boa frutificação exigem:
- os principais elementos são nitrogênio, fósforo, potássio;
- oligoelementos - selênio, magnésio, boro, cálcio, cobre e zinco.
Na primavera, os produtores de bagas precisam de cobertura de nitrogênio. Na maioria das vezes, o nitrato de amônio ou a uréia é usada para esse fim, enquanto os fertilizantes são espalhados uniformemente pelos arbustos. Os fertilizantes fosfóricos e de potássio são mais bem aplicados no outono. Alguns dos elementos da planta são retirados da matéria orgânica introduzida e da cobertura morta (húmus, turfa, composto).
Galeria: Fertilizantes para Blackberry
- Nitrato de amônio é adicionado sob os arbustos de amora na primavera na proporção de 50-65 g por planta
- O superfosfato é melhor aplicado sob a amora no outono, espalhando-o sobre a cobertura morta (100 g por planta)
- O composto é frequentemente usado para plantar mudas de amora e fertilizantes.
Muitos jardineiros experientes alimentam o plantio de amora apenas com restos de plantas que se formam quando o arbusto é aparado. Eles são esmagados e espalhados ao redor do caule.
Vídeo: como alimentar um blackberry na primavera
Poda de amora-preta
A peculiaridade do blackberry é que seus frutos estão ligados ao crescimento do ano passado. Para manter um alto nível de produtividade por muito tempo, você precisa cuidar regularmente da baga. A poda de amora-preta é melhor feita duas vezes por ano. No outono, a poda principal é feita e, no início da primavera, brotos congelados são removidos. As principais vantagens da poda de outono são as seguintes:
- plantações desbastadas são mais fáceis de abrigar durante o inverno;
- a poda de galhos jovens estimula a frutificação na próxima estação;
- a remoção do excesso de brotos melhora o mato;
- a resistência ao gelo aumenta.
A tecnologia para o cultivo desta cultura é amplamente semelhante à técnica de cultivo de framboesa:
- No outono, os galhos frios são podados ao nível do solo.
- 3-4 arbustos dos brotos mais fortes são geralmente deixados nos arbustos, o restante é removido.
- Também é necessário remover pontas fracas e danificadas em brotos jovens.
Se você tem uma amora reparadora em crescimento, pode cortar todos os cílios para o inverno, como as framboesas, mas há uma chance de que a colheita não tenha tempo para amadurecer no próximo ano. Ao comprar mudas em um viveiro, não deixe de perguntar sobre o método apropriado para embrulhar variedades.
Vídeo: jardim de primavera blackberry
Proteção contra doenças e pragas
Recentemente, o Blackberry foi “prescrito” em nossos jardins, e ainda não existe uma metodologia comprovada de proteção para essa cultura. Framboesas e amoras têm muitas pragas comuns, então os jardineiros usam esquemas que há muito são testados em plantações de framboesa.
Na primavera, para proteger as amoras-pretas de doenças e pragas, é realizada uma série de atividades:
- A partir da antracnose, são utilizadas as preparações de Chistoflor e Agrolekar.
- De podridão cinza ajuda Tsineb, Euparen.
- Do besouro de framboesa e mosca do caule, os arbustos de amora são tratados com Fitoverm, Aktellik ou Akarin.
- O mesmo Fitoverm também é usado para proteger as plantações dos ácaros.
Galeria: preparativos para a proteção
- O chistoflor é especialmente eficaz na luta contra o oídio e a antracnose.
- O fungicida Tsineb é usado no tratamento e prevenção de doenças fúngicas
- Biofeedback Fitoverm não se acumula nos tecidos das plantas; é rapidamente destruído na água e no solo
Os adeptos dos métodos naturais de proteção de plantas preferem usar infusões de ervas.
Tabela: fazendo uma infusão de ervas
Matérias-primas para infusão | Quantidade (por 10 l de água), g | Tempo de infusão |
Malmequeres moídos | 300 | 24 horas |
Absinto picado | 300 | 2 horas |
Acontece que, no final da primavera, surgem galhos de amoras murchas e topos dobrados de brotos jovens. Estes são sinais de uma derrota da framboesa - uma praga muito perigosa que pode destruir rapidamente uma plantação inteira.
Se a doença já foi identificada, você deve fazer o seguinte:
- As hastes afetadas são impiedosamente cortadas e queimadas.
- Para que novas pragas não se depositem em arbustos saudáveis, escavam a terra e borrifam com solução de Fufanon (20 ml por balde de água).
- Além disso, você precisa processar todos os ramos (200 a 300 ml de solução por planta).
Preparações de inverno
O inverno bem-sucedido de uma amora depende diretamente do tempo de plantio, bem como da preparação oportuna da baga para o inverno. Os arbustos plantados na primavera têm muito mais probabilidade de sobreviver em invernos gelados.
As variedades de jardins Blackberry para a conclusão completa da estação de cultivo precisam de pelo menos 130 dias com uma temperatura do ar de pelo menos + 20 graus.
Um dos fatores importantes para uma sobrevivência bem-sucedida é a poda de outono e a dobragem de arbustos. Mas, ainda assim, a principal preocupação de um amante de amora no outono é a construção de abrigos confiáveis. Eles são feitos da seguinte maneira:
- Como aquecedor, use feno, palha ou folhas de milho.
- A camada da planta é coberta por uma película plástica densa ou um adesivo.
- Após o aparecimento de neve, é aconselhável cobri-los adicionalmente com uma linha de amora.
Se for necessário isolar variedades de amora eretas, é impossível dobrá-las imediatamente. Nesse caso, você deve se preparar para o procedimento em cerca de um mês. Em setembro, uma pequena carga é fixada para cada broto vertical, que gradualmente inclina os galhos no chão.
Vídeo: preparando um blackberry para abrigo
Criação de amora-preta
Como as framboesas, as amoras podem ser propagadas de diferentes maneiras:
- por sementes;
- estratificação;
- filhos de raiz;
- estacas verdes e lignificadas;
- dividindo o mato.
Plantando sementes
Durante a propagação de sementes, as propriedades da variedade mãe, em regra, não são preservadas. No entanto, as mudas são muito mais fortes que a forma original. Para apreciar as virtudes das plantas jovens, é preciso esperar muito tempo. Somente após três a quatro anos, uma amora cultivada a partir de mudas pode dar os primeiros frutos.
Se você está planejando apresentar mudas jovens para seus amigos, não se apresse! Aguarde a primeira colheita e verifique sua qualidade.
As mudas de amora são cultivadas em várias etapas:
- Primeiro, você precisa escarificar ou estratificar as sementes. Isso é necessário para que eles germinem bem.
- Em seguida, as sementes são colocadas na água da chuva por três dias.
- Após o aparecimento de 3-5 folhas jovens, as mudas são plantadas em solo bem aquecido.
- No final da temporada, você precisa cobrir as plantas anuais com palha, folhas e material de cobertura especial.
Escarificação é uma violação do site do shell. Estratificação - armazenamento de sementes em areia úmida por 1-2 meses a uma temperatura de 1-4 graus de calor.
É importante garantir que as plantas jovens recebam imediatamente as condições ideais de crescimento:
- a distância entre as mudas deve ser de 10 a 20 cm;
- todas as ervas daninhas devem ser removidas;
- a terra ao redor das mudas é constantemente solta;
- fornecer rega abundante, mas escassa.
Com o início da primavera, as mudas cultivadas são desenterradas e transplantadas para um local permanente.
Propagação vegetativa
Os métodos mais comuns de criação de amoras são:
- receber material de plantio de camadas (apical e lateral);
- reprodução por filhos de raiz.
Todos os outros tipos de propagação vegetativa são raramente usados.
Vídeo: propagação de blackberry por camadas raiz
Características do cultivo nas regiões
Você pode destacar os recursos climáticos característicos de cada região, que devem ser levados em consideração ao cultivar amoras. Mas nas mesmas condições climáticas, existem diferenças de localização (por exemplo, o local está localizado em uma montanha, perto de um rio ou em uma planície). Outros fatores, como sombreamento, layouts de construção, ventos predominantes etc., também afetam o desenvolvimento da planta.
Cultura Blackberry na Bielorrússia
Na Bielorrússia, estão crescendo duas espécies silvestres de amora - cinza-acinzentada (queima) e cumanica -, além de muitas cultivares. O período de floração se estende até o final de junho até a segunda quinzena de julho, e o amadurecimento das bagas não começa até agosto. Para amadurecer as bagas de amora-preta das variedades anteriores, você precisa de pelo menos um mês e meio, para as variedades posteriores - mais de dois meses. As plantas dão melhores frutos no lado sul ou sudoeste do terreno, que o sol ilumina a maior parte do dia.
O mais prejudicial para as amoras da região é o carrapato da amora, e a doença mais comum é o crescimento excessivo de arbustos.
Galeria: pragas e doenças da amora-preta da Bielorrússia
- O carrapato de amora é um inseto muito pequeno e só pode ser examinado ao microscópio.
- Um blackberry afetado por um carrapato é completamente inadequado para comer
- Crescimento - uma doença viral perigosa na qual os rebentos se tornam mais finos, tornam-se anões
Cultivo de amora na Ucrânia
Amoras na Ucrânia são cultivadas em grandes quantidades. Os jardineiros locais são mais propensos a escolher variedades tardias que amadurecem nos últimos dias do verão. A colheita de frutas na região é colhida ao longo de setembro. Espalhe aqui são mais de duzentas variedades de amoras.
A vantagem da cultura é a resistência ao calor, o que é especialmente importante para o sul da Ucrânia. No entanto, os jardineiros locais consideram a baixa resistência do inverno a maior desvantagem das amoras-pretas. O clima da Ucrânia é caracterizado por temperaturas muito baixas no inverno em alguns anos. Mas mesmo que as geadas não sejam fortes, os ventos gelados do inverno são um perigo. Em tais condições, os plantios de amoras geralmente congelam, portanto a cultura precisa ser coberta.
Blackberry nos subúrbios
Jardineiros na região de Moscou estão experimentando variedades de amora com grande interesse. A variedade de amora-preta Agawam goza de amor especial, que invernos sem problemas, mesmo nas regiões do norte da região de Moscou.
Na ausência de geadas severas, uma amora pode inverno bem sem abrigo. No entanto, dadas as condições climáticas da região de Moscou, não se deve confiar muito em um inverno quente. Novas variedades de Thorn Free, Black Satin para um inverno confiável devem ser cobertas.
Uma das principais condições para o cultivo de amoras nos jardins da região de Moscou é a sua localização em seções brilhantes e sem vento do jardim.
Como cultivar um blackberry na Sibéria
O amora-preta é uma baga do sul e geralmente não tem um verão curto na Sibéria. Além disso, na Sibéria, a cultura está lutando com um período frio. Ao escolher uma cultivar para cultivo nas condições da Sibéria, a principal atenção é dada à sua resistência ao gelo. As variedades são mais adequadas para a região:
- Eldorado
- Snyder
- Erie.
A temperatura mais baixa que um blackberry pode suportar sem abrigo é de -22 ° C.
Criação de amora nos Urais
É bem possível obter um grande número de amoras nos Urais se você escolher a variedade certa. A maior colheita de amora-preta nos Urais é produzida pelas seguintes variedades:
- Polar
- Ruben;
- Cetim preto.
A variedade Ruben, criada há apenas 6 anos, merece atenção especial. Um arbusto com galhos flexíveis, sem espinhos afiados, dá frutos antes do início do inverno. Mas a principal vantagem é que, nas condições da região do Ural, é capaz de suportar baixas temperaturas.
Gardeners comentários
Sim, a questão mais importante do cultivo de amora é o inverno. Cultivamos uma nova variedade de Ruben; é resistente ao gelo, mas muito vulnerável à seca! Os frutos simplesmente deixam de ser amarrados. Temos que cobrir os arbustos com uma rede. Se a sua região costuma assar, você pode encontrar outra variedade, por exemplo, existe uma confiável - a Magia Negra.
Marina Kuzanova//vk.com/rastenijdoma
É difícil dizer sobre os favoritos, existem muitos deles, os principais provadores são os netos. Eu realmente gosto de provar: Doyle, Natchez, Owachita, Loch Ness, Chester, Asterina e outros. Mas é mais difícil com a resistência ao gelo, não há variedades ideais, de modo que não seja espinhoso e grande e que nossas geadas possam suportar e dar frutos durante todo o verão. Mas muitos amantes cultivam amoras-de-jardim com sucesso, tanto na região de Vladimir quanto em todas as áreas da região de Moscou, apenas variedades devem ser selecionadas para cada região. Existem variedades com maior resistência à geada, como o Polar de crescimento reto, a resistência declarada à geada é de até -30, cedo, Chester também tem até -30, mas atrasado.
Sergey1//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?t=1352&start=330
Não posso compartilhar minha opinião pessoal sobre o sabor das amoras, porque meus arbustos acabaram de ser plantados, mas os usuários do fórum de Samara, Volgogrado, Bielorrússia e Canadá, que têm arbustos de frutificação de várias variedades de amoras (Thornfrey, Evegrin, Doyle, Sylvan, etc.) e híbridos de framboesa-amora (Boysenberry, Tyberri, etc.) n.), fale muito bem do sabor e da produtividade desta cultura. E então, quanto mais variedade, melhor, não é?
Alpina//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?f=31&t=1352
As variedades modernas de amoras são caracterizadas por alta produtividade e excelente sabor a frutas. Para não se decepcionar com a escolha, preste atenção às variedades com características adequadas ao seu clima. O amora requer cuidados constantes, mas com estrita adesão à tecnologia agrícola, dá bons frutos e quase não é afetado por doenças.