Um gramado verde no país é um elemento universal do paisagismo, que pode funcionar como um cenário magnífico para um jardim de flores e como um tapete natural seguro para uma área de lazer. E para que, no outono, ele agradasse a frescura da grama verde esmeralda o maior tempo possível, e na primavera - a ausência de manchas carecas, é necessário prepará-la adequadamente para o frio. A preparação do gramado para o inverno inclui uma série de atividades sobre as quais estamos nos propondo a falar hoje.
Se você estiver com preguiça de ler o material, poderá ver as dicas de cuidados neste vídeo:
Para o trabalho de outono, é necessário preparar materiais:
- Aparador ou cortador de grama;
- Forquilha para arejador ou jardim;
- Ancinho ou vassoura;
- Complexo de fertilizantes à taxa de 3 kg por 100 m2;
- Mistura para sub-semente.
Parada de rega
Como em setembro, em regra, uma quantidade suficiente de chuva cai, não é necessário organizar a rega regularmente.
No início de outubro, com uma queda de temperatura, a rega deve ser interrompida por completo para evitar o excesso de água no solo. Caso contrário, as plantas podem enfraquecer e adoecer.
O último corte de cabelo
No verão, o corte da grama deve ser feito quase uma vez por semana. Com o início do outono, à medida que a terra esfria e o crescimento das plantas diminui, esse procedimento é realizado cada vez menos.
Ao mesmo tempo, você não pode cortar a grama antes do inverno. Com o início do tempo frio, a grama coberta de vegetação vai congelar e deitar no chão, onde fica até a primavera, quando os jovens brotam, desperta, e se torna um sério obstáculo ao crescimento de brotos verdes. É por isso que é sempre necessário cortar a grama para o inverno.
Mas adivinhar quantos cortes de cabelo precisarão ser realizados antes do início do tempo frio nem sempre é possível. Cortando a grama no início de setembro, você não pode ter certeza de que, com o início do verão indiano, as plantas não esticarão e não precisarão ser cortadas novamente. Ou vice-versa: as geadas precoces receberão verduras não tosquiadas e será tarde demais para cortar a grama durante o inverno.
O momento mais adequado para cortar a grama antes do inverno: nas regiões norte - final de setembro, na faixa do meio - no início de outubro e nas regiões sul - em meados de outubro.
De acordo com as recomendações gerais para o tratamento de grama, o último corte do gramado antes do inverno é realizado duas semanas antes do início da primeira geada.
A necessidade de nutrição
Garantir um crescimento estável das plantas na primavera permitirá a fertilização com fertilizantes minerais. Em relação à composição dos fertilizantes, as opiniões dos jardineiros são diferentes. Alguns acreditam que no outono, as plantas precisam especialmente de fósforo e potássio - oligoelementos que estimulam a formação das raízes. Portanto, a ênfase principal ao alimentar o gramado deve ser feita precisamente sobre eles. O nitrogênio fertilizante, que é um estimulador do crescimento da massa verde, deve ser limitado.
Outros jardineiros argumentam que o gramado decorativo ao longo da temporada não pode ser mantido sem fertilizar com nitrogênio. As gramíneas continuam a aumentar a massa das plantas, mesmo com temperaturas mais baixas nos meses de outono. O nitrogênio, sem reduzir a resistência das plantas no inverno, torna a cor da vegetação nos meses de outono mais saturada.
Alguns especialistas também recomendam o uso de um desoxidante (giz, farinha de calcário), que é útil tanto para a própria grama quanto para plantações próximas. O momento mais favorável para a alimentação é dias secos e calmos.
Aeração do solo
No escopo geral do trabalho, gostaríamos também de incluir a necessidade de aeração do solo no qual o gramado está equipado. A aeração permitirá que a água penetre nas camadas mais profundas do solo e, assim, evite sua estagnação na forma de poças e crostas de gelo, o que pode levar a carecas no gramado. A exceção são apenas os gramados equipados com areia - a água nesses solos drena de forma independente.
É melhor realizar a aeração em tempo seco. Para aumentar a eficiência do procedimento, a cada punção, é necessário elevar a grama do gramado com um forcado, para que ele adquira uma aparência levemente "desgrenhada". Isso garantirá acesso aéreo adequado ao sistema radicular e à drenagem.
Após a conclusão da drenagem do solo, é necessário descansar o gramado: nos próximos 2-3 dias, é aconselhável não andar sobre ele. Ele assumirá sua forma original após as primeiras chuvas.
Cubra o solo com cobertura morta
Camadas de resíduos vegetais, impedindo a ventilação suficiente do gramado, provocam o desenvolvimento de umidade, devido ao qual várias doenças aparecem.
A composição da mistura para cobertura morta é determinada pelas características do solo no local. A melhor opção é uma mistura composta por partes iguais de terra, turfa e areia.
A fim de aumentar a fertilidade das terras esgotadas durante a estação, toda a área do gramado pode ser coberta durante o inverno com uma camada de turfa misturada com composto seco.