Uma planta de casa que pode florescer durante todo o ano é uma alegria especial para o produtor. É essa capacidade que o bálsamo da Nova Guiné possui. A variedade apareceu relativamente recentemente, mas já ganhou fama e amor em todo o mundo. As variedades mais decorativas, especialmente o cuidado e a propagação do bálsamo da Nova Guiné - tudo isso será interessante para aqueles que decidiram comprar e cultivar esta maravilhosa flor.
Bálsamo da Nova Guiné
A extensa família balsâmica reabasteceu com uma nova variedade em 1972. Para a reprodução, outro tipo de bálsamo foi usado - o bálsamo Hawker. Foi essa variedade que se tornou a base para os criadores no desenvolvimento do híbrido da Nova Guiné. Em algumas fontes, pode ser encontrado sob o nome de bálsamo da Nova Zelândia.
Bálsamo da Nova Guiné - uma novidade interessante
É muito difícil fazer uma descrição geral para a Nova Guiné, porque as variedades são muito diferentes umas das outras na coloração não apenas das flores, mas também das folhas. Recursos comuns incluem:
- densidade e carnosidade das folhas e brotos;
- forma arredondada de inflorescências;
- superfície de veludo das pétalas;
- forma lanceolada e borda serrilhada das folhas.
A cor da placa da folha pode ser verde escuro ou ter uma tonalidade de bronze, e também existem variedades variadas. Quase todas as cores estão presentes na cor das flores - desde vermelho e bordô até fúcsia e pêssego.
Variedades populares
Existem muitas variedades da Nova Guiné balsâmica, mas algumas são particularmente decorativas. Como o trabalho de seleção é muito ativo, nem mesmo as variedades específicas são distinguidas, mas os grupos varietais. Eles têm características comuns, mas podem variar de cor.
- Divaro
Os representantes da variedade se distinguem pela compacidade do arbusto, pela cor verde saturada da placa foliar e pelo pequeno tamanho das flores.
- Macarena
Macarena
Uma característica distintiva da variedade é uma sombra de flores laranja ou salmão. Eles parecem especialmente decorativos contra um fundo de folhagem verde com um toque de bronze.
- Floresta tropical exótica
Floresta tropical exótica
A cor das flores é sempre tons brilhantes, a folhagem é verde escuro. Existem amostras com pétalas de duas cores.
- Devine mix
Devine mix
Todos os representantes do grupo varietal são distinguidos por uma forma de bucha compacta. Pertence a variedades de flores grandes. Pétalas podem ter uma cor diferente.
- Jangle rain
Jangle rain
Na cor das flores, existem apenas cores pastel suaves. A chapa está brilhante, verde escuro.
Harmonia
Harmonia
A principal característica é o tom avermelhado da placa foliar em algumas variedades. As flores são redondas e pequenas.
- Mini Gini
Mini Gini
O tamanho pequeno das flores da variedade compensa completamente o seu número. Um arbusto compacto durante a floração é coberto por eles quase completamente.
- Espalhando branco
Espalhando branco
A variedade variegada original. As flores têm uma cor branca como a neve e o tamanho médio das pétalas.
Cuidados em casa e no exterior
Todos os membros da família são considerados plantas muito temperamentais. Eles exigem cuidados e condições de crescimento. Mas não abandone imediatamente a idéia de plantar bálsamo, porque você só precisa seguir certas regras e uma bela planta com flores adornará a casa ou o jardim.
Cuidar de bálsamo para ambiente interno
As regras para o cuidado e manutenção da Nova Guiné balsâmica não são diferentes da tecnologia padrão para o cultivo de outros representantes desta família. Os principais requisitos são apresentados na tabela abaixo.
Iluminação | Iluminação intensa difusa, longas horas de luz do dia. A iluminação artificial é desejável. |
Modo de temperatura | Refere-se a plantas que adoram o calor. A temperatura ideal de crescimento é de +22 ... +25 ° C. Diminuição de curto prazo permitida em 2-3 graus. |
Rega e umidade | Humidade do solo frequente mas moderada. É permitida a secagem do solo em 1-2 cm e o nível de umidade é de pelo menos 50%. |
Top vestir | Eles são usados o ano todo com uma frequência de uma vez a cada 1-2 semanas. Como fertilizante, são utilizados os preparativos para a floração de plantas de interior. |
Tamanho do vaso | O volume do vaso deve exceder o tamanho do sistema radicular em 1,2 vezes. À medida que as raízes crescem, é necessário alterar o tamanho do recipiente (1-2 vezes por ano). |
Poda e transplante | Não precisa ser aparado nem modelado. O transplante é realizado da mesma maneira que para outras flores de interior. A melhor época é no meio da primavera ou no início do outono. |
Cuidado de inverno | Devido à falta de um período de descanso pronunciado, o cuidado com o bálsamo da Guiné no inverno é idêntico ao do ano todo. |
Composição do solo | Prefere solos nutrientes soltos. Você pode usar um substrato adquirido pronto e adicionar vermiculita ou lascas de argila expandida. |
Como pode ser visto na tabela, o atendimento domiciliar ao bálsamo da Nova Guiné não é particularmente difícil. Todos os métodos de cuidados são bem conhecidos dos cultivadores de flores e, para criar condições confortáveis, basta escolher o local certo para a flor.
Atenção! Para aumentar o nível de umidade, a pulverização pode ser realizada, mas isso deve ser feito com cuidado. A água não deve cair nas flores.
Cuidado ao ar livre
O bálsamo guineense pode ser cultivado como uma flor de jardim apenas como uma colheita anual. Os requisitos para iluminação, horários de rega e fertilização permanecem os mesmos que quando uma flor é cultivada em uma sala.
Com os devidos cuidados, a floração será exuberante e durante todo o ano
A floração da Nova Guiné no canteiro começa em maio e termina em setembro.
Importante! O local de pouso deve ser protegido do vento e o solo é preparado solto e nutritivo.
Jardineiros experientes costumam usar as mesmas plantas para decorar canteiros e apartamentos. Você pode simplesmente plantar bálsamo caseiro para o período de verão em campo aberto e, quando a temperatura baixar, coloque-o novamente na panela e leve-o para casa.
Recursos de floração
A floração contínua durante todo o ano é exatamente o que atrai os amantes de flores de interior. É essa qualidade que distingue a variedade da Nova Guiné de outras balsaminas. No inverno, a planta continua a crescer e a florescer, e não cai em estado inativo.
A forma das flores em diferentes variedades é quase idêntica - elas consistem em várias pétalas arredondadas, que na base convergem para o núcleo. A cor depende da variedade e pode ser de uma cor ou duas cores.
No verão, você pode fazer uma panela ou plantá-la no chão
Recursos de propagação
O bálsamo da Nova Guiné pode ser propagado de 2 maneiras:
- Semear seguido de colheita. O método é bastante meticuloso e longo, portanto é usado em casos extremos.
- Estacas. O método mais ideal. Os topos dos brotos com 2-3 brotos são usados como estacas. As folhas inferiores são removidas, plantadas em um substrato úmido e colocadas em abrigo. Cuidados adicionais - regar, arejar a estufa e manter a temperatura + 23 ... +25 ° C.
Obter uma nova cópia do bálsamo não é difícil.
Importante! Para acelerar a taxa de sobrevivência, as estacas podem ser tratadas com um estimulador de crescimento antes do plantio.
Em breve, as estacas criarão raízes e florescerão
Problemas crescentes, doenças e pragas
A condição da planta pode piorar devido a cuidados inadequados e ao ataque de pragas. Os nova-guineenses são especialmente propensos a apodrecer, portanto o cronograma de rega deve ser seguido com muito cuidado.
Em um terreno fechado, a flor está sujeita a ataques de carrapatos e tripes, e nos pulgões abertos. Ao primeiro sinal de infecção por parasitas, inseticidas devem ser pulverizados.
Importante! As flores de interior devem ser isoladas de outras plantas.
A balsamina da Nova Guiné é uma das novidades da floricultura de interior, que já é amada por amadores e profissionais. O cuidado com a flor deve ser cuidadoso e também vale a pena prestar atenção especial à sua colocação. Sujeito a todas as regras e recomendações, o Novo Guiné será decorado com flores durante todo o ano.