Katarantus é uma planta muito decorativa e despretensiosa que cresce igualmente bem em ambientes fechados e no jardim. Pertence à família Kutra e é distribuído nas brilhantes florestas tropicais de Madagascar. Muitos de nossos compatriotas conhecem a catarantus sob o nome "pervinca", "Madagascar vinka", "solitário", "velha donzela" ou "cayenne jasmim". Como a flor não tolera o frio, no jardim é cultivada anualmente. Em vasos e no sul do país, ele viverá em um local por vários anos, deliciando-se com flores delicadas e densos e suculentos verdes.
Descrição da planta
Katarantus é uma sempre-viva anual ou perene. Possui um sistema radicular enraizado, que é coberto por muitos processos filamentosos e se estende de 25 a 35 cm de profundidade até o solo, e as brotações eretas formam arbustos densos e altamente ramificados, com até 60 cm de altura.
Todos os brotos são cobertos com uma casca lisa de cor verde ou rosada. Folhas opostas, sésseis ou de folhas curtas, crescem sobre elas. A folhagem é de forma oval, com uma borda arredondada ou afiada. O folheto mede 2,5 a 8 cm de comprimento e 3 cm de largura e a superfície lisa em couro é pintada de verde escuro. Uma fina veia esbranquiçada é claramente visível no centro.
O catharanthus floresce no final da primavera. Os botões abrem alternadamente, para que a floração possa continuar em ambientes fechados, mesmo no inverno. As flores florescem nas axilas das folhas e no topo dos brotos, reunindo-se em pincéis soltos. A corola com um diâmetro de até 3 cm tem uma forma de espigão e consiste em cinco pétalas obovadas ou em forma de cunha fundidas na base. A parte central da flor é um tubo estreito, do qual as anteras amarelas brilhantes mal aparecem.
Após a polinização, os folhetos falciformes atingem até 5 cm de comprimento e até 3 mm de largura. No interior são pequenas sementes alongadas de cor preta com uma superfície áspera.
Diversidade de espécies
Atualmente, o gênero Catharanthus inclui 8 espécies principais e várias variedades decorativas. Na cultura, você pode encontrar apenas rosa Catharanthus. É um arbusto de ramificação baixa, com folhas oblongas verde-escuras e flores de cinco pétalas de branco e vários tons de rosa.
Variedades híbridas são muito diversas. Por conveniência, eles são divididos em grupos varietais, dentro dos quais as plantas podem diferir em estrutura, cor das flores e folhas, além do período de floração. Os mais interessantes são os seguintes grupos:
- Katarantus ampelous (cascata). Plantas com pestanas que caem de 75 a 150 cm de comprimento.Os processos são cobertos com folhas ovais verde-escuras e pequenas flores vermelhas que florescem no final das brotações e nas axilas das folhas ao longo de todo o comprimento.Catharanthus ampelous
- Aristocrata. Arbusto com uma coroa esférica com flores até 50 cm de altura na segunda metade do verão, com flores grandes (até 5 cm de diâmetro) nas cores branca, escarlate e rosa. O núcleo da flor tem uma cor contrastante.Aristocrata
- Pacífico. Arbustos compactos com 25 a 30 cm de altura e 15 a 20 cm de largura florescem não tão abundantemente, mas diferem em folhas grandes e brilhantes. As flores nas extremidades dos brotos têm um olho característico no centro e são pintadas em tons de branco e vermelho.Pacífico
- Primeiro beijo. Um arbusto cilíndrico de 30 a 40 cm de altura consiste em folhas alongadas e brilhantes de verde e flores de até 6 cm de diâmetro com pétalas de coral, rosa, roxo e salmão.Primeiro beijo
Cultivo de sementes
A propagação de sementes permite obter rapidamente muitas plantas saudáveis. Em maio, você pode plantar sementes imediatamente em campo aberto. Para fazer isso, faça sulcos rasos em uma área bem iluminada. As sementes são distribuídas uniformemente a uma distância de 3-5 cm e cobertas com terra. Após a semeadura, regue o solo com cuidado. Plantas maduras podem ser transplantadas. Cataractus floresce geralmente 2-2,5 meses após a semeadura.
No início da primavera, comece a cultivar mudas. Plantou-o em pequenos recipientes com solo solto e fértil. Você pode usar o solo para gerânios ou fazer uma mistura do solo:
- terra de folha;
- húmus;
- areia;
- turfa;
- terra do relvado.
Antes da semeadura, as sementes são embebidas por várias horas em uma solução fraca de permanganato de potássio e distribuídas a uma distância de 3-4 cm a uma profundidade de 1,5 a 2 cm.O recipiente é coberto com uma tampa ou filme. É mantido em local bem iluminado a uma temperatura de + 24 ... + 25 ° C.
As fotos começam a aparecer após uma semana, após a qual o abrigo é removido. Mudas delicadas são regadas com cuidado e em pequenas porções. Após 2-3 semanas, com a aparência de quatro folhas verdadeiras, elas cuidadosamente escolhem potes de turfa separados. Você precisa ter muito cuidado e não danificar a raiz longa. É importante manter alta umidade.
No final de maio, as mudas começam a ser levadas para fora para o endurecimento. Um transplante ao ar livre só pode ser feito quando a temperatura média diária do ar é de + 20 ° C e acima.
Para um local permanente, a lagartixa é plantada em grupos de 2 a 3 plantas para formar arbustos maiores. A distância entre esses arbustos deve ser de 30 a 70 cm, dependendo do tamanho da planta de uma variedade específica.
Propagação vegetativa
Um grande arbusto de catharanthus pode ser propagado por divisão. Para fazer isso, na primavera, durante o transplante, a raiz é cortada com uma lâmina afiada em 2-3 partes. Os lugares das fatias são polvilhados com carvão moído e imediatamente dividem os pedaços em vasos separados.
Na primavera, durante a poda, os topos das hastes podem ser enraizados. Faça isso em areia úmida e misturas de turfa no solo. Durante o período de enraizamento, recomenda-se cobrir as estacas com uma tampa transparente e colocá-las em um local bem iluminado. As plantas precisam ser ventiladas diariamente e pulverizadas. Após o enraizamento, o abrigo é removido e as flores crescem como de costume.
Home Care
Kataranthus - plantas despretensiosas, são adequadas para jardineiros com pouca experiência. No entanto, para obter uma floração abundante e uma coroa exuberante, basta observar várias regras.
Iluminação A flor adora iluminação difusa intensa. Na rua, é plantada em áreas abertas ou com sombra parcial clara. As plantas de interior são colocadas no peitoril da janela oriental ou ocidental. Os arbustos devem ser protegidos dos raios do meio-dia na sala, mas com ventilação regular ou ar fresco, a luz direta do sol não tem medo deles. É muito importante proteger o cataranthus de correntes de ar.
Temperatura Esta planta termofílica se sente melhor a uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C. No inverno, é necessário garantir um período de descanso e baixar a temperatura para + 12 ... + 18 ° C. Se isso não for possível, é necessária iluminação adicional. Sem ele, as hastes se esticarão e perderão seu efeito decorativo.
Umidade. Os arbustos mantidos em alta umidade parecem mais bonitos. O ar seco retarda o crescimento e as pontas das folhas secam e enrolam. Você precisa pulverizar a flor diariamente, em climas quentes, isso é feito várias vezes ao dia. Bem, se houver um aquário ou uma bandeja com pedras molhadas por perto.
Rega. A planta precisa ser regada com frequência e em abundância, para que o solo esteja sempre levemente úmido. A longa estagnação da água é contra-indicada, também é necessário esvaziar a panela após cada irrigação. A água para irrigação é utilizada quente e bem purificada.
Adubo. De abril a setembro, Catharanthus é alimentado duas vezes por mês. São utilizados complexos minerais com alto teor de fósforo e potássio. Antes da floração, é recomendável fazer uma cobertura orgânica.
Poda. As plantas jovens são cortadas regularmente para formar um grande número de processos laterais. Na primavera, os arbustos são cortados em um terço, o que permite manter uma aparência elegante por mais tempo.
Transplante Arbustos de crescimento rápido requerem um transplante anual. Ao cultivar em ambientes fechados, o procedimento é realizado na primavera pelo método de transbordo, para não danificar as raízes. Panelas devem ser profundas o suficiente e não muito largas. No verão, você pode plantar plantas em campo aberto e, no outono, antes do início do tempo frio, elas devem ser devolvidas aos vasos de flores.
Doenças e pragas. Em plantações muito densas e com umidade, desenvolvem-se doenças fúngicas (podridão das raízes, ferrugem das folhas). Nesse caso, é necessário transplantar a planta com reposição do solo e realizar tratamento com fungicida. Pulgões, insetos, ácaros e moscas brancas podem se depositar nas folhas. Ao primeiro sinal de parasita, os arbustos devem ser tratados com um inseticida ("Komandor", "Aktara", "Biotlin").
Usando Catharanthus
Arbustos densos e compactos com cores vivas serão uma excelente decoração de bordas e o primeiro plano do canteiro. Eles geralmente são cultivados em recipientes e caixas para varandas e terraços de paisagismo, bem como em flores internas comuns. Katarantus ampelous plantado em um cache-pot. Sua bela cascata verde com botões coloridos atrai muita atenção e impressiona com seu aroma delicado. O Katarantus pode ser usado tanto em arranjos de flores quanto como cobertura de solo. Combina bem com pervinca, lobelia, bálsamo e petúnia.
Além das propriedades decorativas, medicinais da planta também são conhecidas. O suco de Catharanthus contém cerca de 20 alcalóides. Com a ajuda deles, é possível reduzir o tamanho de tumores benignos e malignos, pólipos e adenomas. Compressas com tintura de álcool de ervas são usadas para tratar a psoríase, eczema e dermatite de várias origens.
Por toda a sua utilidade, o catharanthus é uma planta venenosa. Depois de trabalhar com ele, você precisa lavar bem as mãos. Se houver crianças e animais em casa, a flor deve ser colocada em um local inacessível para eles.