Alyssum é uma planta herbácea com ciclo de vida anual ou perene. Pertence à família Cabbage. Nos jardineiros, é conhecido pelos nomes de alyssum, pedreiro ou lobularia marinha. De fato, o alissum é frequentemente associado à lobularia, mas estas são plantas diferentes, embora intimamente relacionadas. A diferença é que as flores das espécies alissums são pintadas em vários tons de amarelo-castanho. Na natureza, a planta é encontrada no clima subtropical e temperado da Eurásia, África e América. Devido à sua despretensão, floração abundante e brilhante e aroma de mel, o alissum é uma cultura popular no paisagismo.
Descrição botânica
Alyssum é uma planta curta de 15 a 40 cm de altura. Seus brotos altamente ramificados formam um arbusto ou tapete denso. Nutre a planta com um rizoma fibroso e superficial. A base das hastes torna-se lignificada com o tempo. Brotos jovens são cobertos com uma pilha curta e grossa. Os próximos folhetos sem folhas crescem sobre eles. A chapa carnuda da forma obovada também é coberta com estacas cinzentas ou prateadas em forma de estrela.
Em meados de maio, o topo do caule se transforma em uma inflorescência racemosa frouxa com corolinhas bissexuais em miniatura. Um copo de quatro pétalas é pintado em branco como a neve, amarelo, roxo, rosa, roxo, escarlate ou laranja. O centro da flor, devido aos estames, lembra um olho amarelo. Mudando-se, as inflorescências se deliciam durante o verão. Eles exalam um rico aroma de mel. Este cheiro atrai abelhas e outros insetos benéficos. Alyssum é uma excelente planta de mel. Após a polinização, pequenas caixas de sementes amadurecem com pequenas, como poeira, sementes marrons.
Variedade de Alissum
O gênero Alissum inclui mais de 200 espécies de plantas anuais e perenes. O Alyssum perene é mais resistente ao frio e é preferível nas regiões do norte, mas não floresce por muito tempo. Alyssum anual irá deliciar-se com flores até meados do outono.
Alyssum marítimo. Perene que adora calor, com brotos rasteiros e ramificados no chão. Com base nisso, várias variedades de ampola alissum foram criadas. A altura da vegetação é de 8 a 40 cm e as matas são cobertas com folhas ovais carnudas. Toda a parte verde está envolta em pequenas vilosidades prateadas. Pequenas flores douradas são agrupadas em pincéis. Variedades:
- Taini Tim - brotos com altura não superior a 8 cm são cobertos com um chapéu perfumado branco como a neve;
- Violet Coning - arbustos esféricos com 10-15 cm de altura florescem botões roxos brilhantes;
- Princess in Purple - variedade de ampolas com brotos longos e inflorescências lilás suaves;
- Boné de Esther - uma forma ampélica com processos de alojamento de 20 a 25 cm de comprimento em julho-setembro, floresce creme, rosa e roxo, flores pastel.
Alyssum é rochoso. A altura perene de 25 a 30 cm cresce brotos altamente ramificados e crescentes. Forma um arbusto semicircular. Folhas verdes acinzentadas ovais estão localizadas próximas umas das outras. No topo do caule, numerosas inflorescências densas florescem com uma dispersão de flores amarelas brilhantes. Variedades:
- Onda dourada - um arbusto com no máximo 20 cm de altura é coberto com um sólido chapéu amarelo brilhante;
- Plenum - matas densas de até 30 cm acima do solo dissolvem os botões dourados de terry;
- Placer de ouro - um arbusto esférico com estreitas folhas verde-escuras cobertas com pequenas borlas densas de cor castanha;
- O tapete branco é uma cobertura anual do solo com flores longas e abundantes;
- Tapete de neve - brotos rasteiros não superiores a 8 cm acima do solo em junho-agosto estão completamente escondidos sob muitas inflorescências brancas como a neve com um intenso cheiro de mel;
- Bimbo branco - cobertura do solo perene até 25 cm de altura com inflorescências de corimbose branca.
Alyssum é montanhoso. A planta perene resistente ao gelo cresce de 10 a 20 cm acima do solo. Suas hastes rastejam no solo e sobem ligeiramente nas extremidades. Folhas densas verde-escuras e caules jovens são cobertos com uma pequena pilha cinza. Já no final de abril, pequenas flores desabrocharam, agrupadas em inflorescências esféricas e densas.
Cultivo e plantio
Durante a propagação das sementes, o alissum pode ser semeado em campo aberto ou em estufa para mudas. No jardim, no final da primavera, as sementes são distribuídas em sulcos até uma profundidade de 15 mm. As mudas florescem mais perto do outono e não tão abundantemente, portanto esse método é adequado para plantas perenes. Nas regiões do sul praticando a semeadura no inverno. Nesse caso, as mudas aparecerão no meio da primavera e em junho a floração começará.
E, no entanto, é mais conveniente cultivar alissum através de mudas. Nesse caso, em maio, o jardineiro terá fortes arbustos floridos, dos quais é mais fácil fazer a composição desejada no canteiro. As mudas de floração começam após 1,5-2 meses após a semeadura. É necessário preparar caixas rasas com solo nutritivo leve. Alyssum cresce em solos alcalinos, então um pouco de limão é introduzido no solo. As sementes estão tentando distribuir uniformemente na superfície. Eles são levemente derramados no solo, pulverizados e cobertos com um filme.
O recipiente é mantido em local bem iluminado a uma temperatura de + 10 ... + 15 ° C. A terra é regularmente ventilada e pulverizada. Os tiros aparecem após 5-8 dias. Depois disso, o abrigo é gradualmente removido. Com o advento da primeira folha real, é realizada a fertilização com o complexo mineral. Mudas com 2-3 folhas reais são mergulhadas em vasos separados. O alissum jovem é sensível ao resfriamento, portanto, as flores são transplantadas para o campo aberto não antes do final de maio, quando o perigo de geada desaparece completamente.
Para alissum, são selecionadas áreas abertas ensolaradas com solo drenado leve. As flores se sentem bem entre lajes de concreto em um aterro de pedra. Se a terra for muito fértil, mais brotos e folhas se formarão, mas a floração será fraca. A Terra deve ser neutra ou ligeiramente alcalina.
A cortina cresce em largura, portanto, entre plantas individuais no jardim, elas mantêm uma distância de cerca de 40 cm, enquanto as covas tornam rasas. As mudas são plantadas juntamente com vasos de turfa ou um grande pedaço de terra, para não danificar as raízes delicadas. Após o plantio, o alissum é abundantemente regado e coberto com turfa.
Propagação vegetativa
O alissum vegetativamente é propagado muito raramente, já que mesmo as plantas perenes no jardim são cultivadas anualmente. Se fosse possível manter um arbusto grande, na primavera antes da floração é separado e transplantado. É importante não danificar as raízes; portanto, tente economizar um pedaço de terra.
No verão, são cortadas mudas de 8 a 12 cm de comprimento de um arbusto forte, que colocam água e, com o advento das raízes, plantam em campo aberto. Em contato com o solo, as hastes geralmente dão raízes. As camadas podem ser separadas em maio-agosto e desembarcadas em um local permanente.
Cuidado ao ar livre
Alissum não exigirá muito esforço do jardineiro. Embora a planta seja considerada tolerante à seca, a rega regular é importante durante a floração. Na ausência de chuvas, o canteiro é regado 1-2 vezes por semana, quando o solo secou a uma profundidade de 3 a 4 cm. Próximo a mudas jovens, você precisa capinar o solo com mais frequência e remover ervas daninhas. Eles são mais sensíveis aos vizinhos agressivos.
Alissum com excesso de alimentação não é necessário. Para perene, 1-2 refeições durante o ano são suficientes. Pela primeira vez, as plantas são fertilizadas na primavera com complexos com alto teor de nitrogênio. No início do verão, é adicionada uma solução mineral para plantas com fósforo e potássio. Anuários se alimentam duas vezes mais.
Na primavera, o alissum perene é cortado, removendo a vegetação seca. No final da floração, a poda antienvelhecimento é útil para todas as variedades. Assim, o tapete verde ficará mais limpo e, no final do verão, é possível um período de floração repetido.
Alyssums são capazes de inverno em campo aberto, se a temperatura não cair abaixo de -15 ° C. Nas regiões do norte no outono, muitas vezes é simplesmente destruído, abrindo caminho para novos desembarques. Para preservar as flores, no outono elas são cobertas com uma espessa camada de folhas caídas ou ramos de abeto. No inverno, um monte de neve alto é adicionalmente jogado. Na primavera, é importante remover o abrigo em tempo hábil, para que as plantas não peçam.
O Alyssum é resistente a doenças de plantas, mas em solos densos e inundados, sofre de doenças fúngicas (praga tardia, podridão das raízes, oídio). De doenças, as plantas são tratadas com fungicidas, líquido de Bordeaux ou sulfato de cobre. Como todos os representantes da família Cabbage, as flores são suscetíveis a ataques de pulgas crucíferas, lagarta, traça de repolho e cal. Nesse caso, é necessário pulverizar oportunamente um inseticida.
Uso do jardim
Alyssum é uma excelente cobertura do solo. É usado em alvenaria pedregosa, em jardins de pedra, para decorar a borda e o primeiro plano do jardim de flores. O alyssum vai bem com uma rosa, flox, miosótis, íris e tulipas. É frequentemente plantada em conjunto com plantas bulbosas de floração precoce, para subsequentemente mascarar o solo nu. O Ampel alissum é igualmente bonito como uma cobertura de solo e em vasos na varanda e varanda. Também são decorados com postes e gazebos na rua.
Alyssum não é apenas bonito, mas também útil. Suas folhas e flores são coletadas para preparar uma decocção. O medicamento evita resfriados e febres, é um bom diurético e laxante e também é usado como um tônico facial para sardas e problemas de pele. O nome da planta é traduzido - "contra a raiva canina". Antigamente, a decocção de uma vítima de um animal raivoso era soldada por uma decocção.