As árvores desempenham um papel importante na vida humana - elas podem ser uma fonte de alimento, material de construção, energia e outras coisas necessárias, e também são "pulmões" do nosso planeta. Por esse motivo, eles estão sob a grande atenção e proteção dos ambientalistas - isso é especialmente verdade para os mais altos representantes do mundo das plantas, porque cada um deles tem pelo menos várias centenas de anos. Curiosamente, a árvore mais alta do mundo e seus irmãos pertencem às espécies de sequóias (Sequoia sempervirens) e crescem em apenas um lugar na América do Norte.
Hyperion - a árvore mais alta do mundo
A árvore mais alta do momento é considerada uma sequóia chamada Hyperion. Ela cresce no sul da Califórnia, no Parque Nacional Redwoods, sua altura é de 115,61 m, o diâmetro do tronco é de cerca de 4,84 m e sua idade é de pelo menos 800 anos. É verdade que, depois que o topo de Hyperion foi danificado por pássaros, ele parou de crescer e logo poderia desistir do título de seus irmãos.
Árvores acima de Hyperion são conhecidas na história. Assim, o relatório do inspetor australiano de florestas estaduais de 1872 conta que uma árvore caída e queimada tinha mais de 150 m de altura. A árvore pertencia à espécie Eucalyptus regnans, que significa eucalipto real.
Helios
Até 25 de agosto de 2006, outro representante da sequência do gênero chamado Helios, que também cresce em sequóias, era considerado a árvore mais alta da Terra. Ele perdeu o status depois que os funcionários do parque descobriram no lado oposto do tributário do Redwood Creek uma árvore chamada Hyperion, mas há esperança de que ele possa devolvê-lo. Ao contrário de seu irmão mais alto, Helios continua a crescer, e há alguns anos sua altura era de 114,58 m.
Ícaro
Fecha os três primeiros é outra sequóia do mesmo parque nacional da Califórnia Redwoods chamado Icarus. Foi descoberto em 1 de julho de 2006, a altura da amostra é de 113,14 m, o diâmetro do tronco é de 3,78 m.
No mundo, existem apenas 30 bosques nos quais as sequóias crescem. Esta é uma espécie rara e os ambientalistas estão tentando apoiá-la - cultivá-la especialmente na Colúmbia Britânica (Canadá) e proteger cuidadosamente as reservas naturais com sequóias.
Estratosfera gigante
Essa sequóia foi encontrada em 2000 (local - Califórnia, Parque Nacional Humboldt) e por vários anos foi considerada a líder em altura entre todas as plantas do mundo, até que silvicultores e pesquisadores descobriram Icarus, Helios e Hyperion. O gigante da estratosfera também continua a crescer - se em 2000 sua altura era de 112,34 m, e em 2010 já era de 113,11 m.
National Geographic Society
Um representante da Sequoia sempervirens com esse nome original também cresce no Redwoods California Park, às margens do rio Redwood Creek, sua altura é de 112,71 m, a circunferência do tronco é de 4,39 m. Até 1995, a National Geographic Society era considerada a líder entre os gigantes, mas hoje ocupa apenas quinta linha do ranking.
As 10 árvores mais altas do mundo em vídeo
A localização exata das árvores discutidas acima é cuidadosamente escondida do público em geral - os cientistas temem que um grande fluxo de turistas para esses gigantes provoque a compactação do solo e danifique o sistema de raízes ramificadas da sequóia. Esta decisão está certa, porque as árvores mais altas do planeta são espécies raras do mundo das plantas e, portanto, precisam ser protegidas e protegidas.