Como uma cultura ornamental de flores, a arctotis cresce há cerca de dois séculos, mas na Rússia essa planta não é conhecida por todos. Estas flores são muito graciosas, têm uma cor rica. Eles são considerados parentes distantes dos gerberos. Mas suas flores estão sempre abertas e as arctotis necessariamente fecham à noite e em dias nublados.
De onde vem a flor?
O local de nascimento dos arctotis é a África do Sul, onde cresce em encostas rochosas. Ocasionalmente encontrado no sul do Zimbábue e Angola em solos escassos. Algumas espécies crescem sob as mesmas condições na América do Sul. Portanto, as arctotises podem ser consideradas uma cultura despretensiosa, mas isso não significa que elas não precisem de cuidados.
Traduzido do latim, Arctotis significa "orelha de urso", como às vezes é chamado. Apenas não pelo formato da flor, mas pelas folhas características. É também chamado de margarida sul-africana e as variedades híbridas que são vendidas em lojas de flores são chamadas gabris. Esta é uma planta da família aster.
Na natureza, o arctotis cresce na forma de arbustos e até grama, mas nos jardins, quando cultivado, é capaz de crescer em flores únicas e grandes.
Características do cultivo de arctótis
Acredita-se que esta flor possa ser anual, bienal e perene. É anual na faixa do meio e norte da Rússia, pois não tolera o frio. Mas nas regiões do sul, a flor está passando por um bom inverno.
Gabris florescem de julho até a geada, até meados de novembro. As flores lembram um áster ou uma margarida grande, mas parecem mais brilhantes e maiores. No enredo da casa de campo é usado como uma cultura decorativa com uma variedade de cores. Devido a esta variedade, diferentes variedades são perfeitamente combinadas nas camas.
As principais variedades populares
Na natureza, esta planta tem muitas espécies diferentes, mas nem todas são usadas em jardinagem, muitos híbridos foram criados.
Estacossolato (Arctotis stoechadifolia)
Uma das variedades mais comuns. As hastes crescem até 1 metro. A cor é complexa, de vários tons (branco, amarelo, rosa). Floresce por um longo tempo, até o gelo.
Como planta cultivada desde 1900.
Haste curta (Arctotis breviscapa)
Uma planta baixa, com até 15 cm de altura. Folhas e caules são cobertos com pubescência branca. No meio, as flores têm um tom amarelo brilhante, ao longo das bordas - branco.
É cultivada em jardins há muito tempo - desde 1812.
Sujo (Arctotis aspera)
Atinge uma altura de meio metro. Na Rússia, cresceu como anual. As inflorescências são principalmente amarelas e marrons.
Exuberante (Arctotis Fastuosa)
Tem flores alaranjadas ou amarelas brilhantes, cresce magnífico e amontoado. É considerado o progenitor da maioria das formas híbridas.
Sem haste (Arctotis Acaulis)
A menor e menor variedade de plantas. Geralmente não excede 15 a 20 cm A saída é muito grossa, vermelha ou laranja. Parece ótimo em um cache-pot.
Aterragem
Nas regiões do sul, com um clima quente, a cultura pode ser cultivada a partir de sementes plantadas imediatamente em campo aberto. Isso já pode ser feito no início de maio, se não houver ameaça de geada. No entanto, a cultura tolera temperaturas de até 1 grau negativo. Em condições mais frias, você precisa usar o método de muda:
- As sementes são compradas na loja ou coletadas no jardim duas semanas após a floração; só isso deve ser feito rapidamente, as sementes são muito pequenas e, no jardim, elas simplesmente serão perdidas.
- É melhor colocar o solo de turfa preparado em vasos separados, 2-3 sementes cada, é melhor não colocar as sementes na capacidade total, o arctotis não tolera o mergulho.
- O desembarque deve ser realizado no final de março; mudas aparecerão em 8-10 dias.
- A rega deve ser feita com cuidado, de preferência por baixo.
- Os brotos podem ser plantados em campo aberto no final de maio ou mesmo no início de junho, tudo depende do clima; essa cultura adora especialmente temperaturas em torno de 20 graus.
- Variedades de baixo crescimento devem ser colocadas a uma distância de 20 a 30 cm uma da outra, mais altas - a uma distância de 40 cm.
- Você pode plantar sementes em uma caixa comum; com esta opção, eles são espalhados no solo e cobertos com vidro, após algum tempo são removidos; O mergulho é realizado com muito cuidado para não danificar o sistema radicular.
O solo pode ser escolhido mesmo calcário, apenas não argila e não úmido. A drenagem é a melhor.
Cuidado
O cuidado da planta varia de acordo com o período da floração.
Durante o crescimento e a floração
Não é necessário regar abundantemente as flores; elas não gostam disso. Geralmente, você pode confiar na chuva e na rega durante uma seca. Uma planta pode morrer devido ao alagamento do solo.
A floração ocorre após 1-2 meses. Antes disso, as plantas podem ser alimentadas com fertilizantes minerais uma vez após o plantio, mas em pequenas quantidades.
Você não pode alimentar esta colheita com fertilizantes orgânicos!
Após a floração, as inflorescências desbotadas devem ser removidas.
As folhas da orelha de um urso geralmente formam uma linda cobertura de grama que será ainda mais atraente se for podada por cima.
Após a floração - preparação para o inverno
Semanas após 1,5-2 após a floração, as inflorescências começam a secar. Assim que um revestimento branco peculiar aparecer sobre eles, colete as sementes. Pode haver muitos deles em um botão, até 500 peças, portanto, leve um pouco em todos os lugares.
Depois são secas e deixadas em recipientes fechados até a primavera.
Somente nas regiões sul da Rússia é possível deixar uma "orelha de urso" para o inverno, coberta de ramos de abeto ou apenas folhagem e cortada anteriormente.
Na Rússia central, o arctotis não tolera o inverno.
Se você realmente se apaixonou por esta flor, transplante-a em uma panela e leve-a para casa. Somente o transplante deve ser feito com cuidado. O sistema radicular da planta é muito fraco.
Dificuldades e doenças crescentes
A planta não requer cuidados especiais, mas a rega frequente e abundante pode se tornar prejudicial para ela. Em seguida, a flor pode ser infectada com podridão das raízes dos fungos. É muito difícil se livrar dele, muitas vezes até a poda das raízes não ajuda. É melhor queimar a planta infectada para que o fungo não se espalhe para o resto das flores.
O excesso de umidade no solo também pode causar manchas. Deve ser combatido com o fluido Bordeaux de acordo com as instruções.
No calor, os pulgões podem descer no jardim. Uma infusão de folhas de tabaco ou alho ajudará aqui.
A variedade de cores da orelha do urso está atraindo cada vez mais jardineiros. Esta planta é perfeitamente usada em paisagismo. Por exemplo, em lancis ou gramados para descanso.