Isso não quer dizer que a bauhinia seja uma planta interna comum. Enquanto isso, ela é digna de se tornar a pérola de qualquer coleção. Esta árvore incomum se distingue pela duração, abundância e beleza da floração. Muitas vezes, os amantes de plantas de interior se recusam a comprar, acreditando que não podem se dar ao luxo de cuidar de uma cultura caprichosa e exigente. No entanto, de fato, esse exótico é surpreendentemente despretensioso, mesmo um cultivador iniciante pode lidar com o conteúdo de uma árvore de orquídea em casa.
Como é um bauhinia?
Bauhinia (Bauhinia), também conhecida como "orquídea" - um gênero de plantas pertencentes às leguminosas da família (Fabaceae). Sua aparência é muito diferente - podem ser trepadeiras, arbustos, arbustos e árvores com mais de 10 m de altura, mas podem facilmente identificar parentes próximos, graças às flores, em forma de orquídeas. Isso se deve ao apelido da planta, que não tem nada a ver com a família Orchid.
Segundo várias fontes, na natureza existem de duzentas a trezentas espécies de bauhinia. A maioria deles pode ser encontrada na América do Sul e Central, Sudeste Asiático. Planta menos comum na Índia, China, África, Austrália. As condições climáticas em que sobrevive com sucesso são muito diferentes - são florestas tropicais úmidas, pântanos e savanas com longas secas e terras altas.
O nome da planta foi dado pelo famoso botânico francês Charles Plume em homenagem aos irmãos Baugin, Caspar e Johann. Cientistas suíços deram uma grande contribuição ao estudo da flora americana e sua sistematização. O nome foi oficialmente corrigido quando em uma de suas obras Karl Linnaeus o mencionou.
Variedades individuais, como bauchinia malhada e racemose, são amplamente usadas na medicina popular asiática. Decocções e cataplasmas de folhas e cascas tratam várias doenças de pele, indigestão e até lepra. A eficácia desses fundos é devida à presença de aminoácidos e flavonóides.
Em casa, a bauchinia é uma pequena árvore ou arbusto muito elegante (1-1,5 m de altura). Não difere na taxa de crescimento em “cativeiro”, na natureza acontece muito mais rápido.
A planta é literalmente repleta de flores grandes (de 8 a 15 cm de diâmetro) - branca como a neve, amarelada, limão, pêssego, rosa pastel, escarlate, framboesa, lilás e roxo. Cada um deles tem vida curta (vive dia a semana, dependendo da espécie), mas os novos florescem constantemente. Graças a isso, o período de floração se estende por vários meses - do início de abril a setembro-outubro. Os botões são coletados em inflorescências de 2-4 peças. As pétalas podem ser decoradas com pinceladas finas e manchas de cores contrastantes; às vezes, uma base de tonalidade diferente é encontrada.
No lugar das flores caídas, formam-se frutas - vagens grandes de 10 a 25 cm de comprimento e rachaduras totalmente maduras. Cada uma contém várias sementes planas marrons, muito semelhantes em forma aos feijões. Você não pode comê-los, eles são venenosos. Em casa, a polinização é feita por um cultivador de flores, transferindo o pólen de uma planta para outra com um pincel.
Sem flores, a bauchinia também parece bonita. Suas folhas (com cerca de 12 cm de comprimento) de um tom verde profundo ao sol são moldadas em prata e têm uma forma muito interessante, semelhante a um coração ou um casco - elas consistem em dois "lobos" e fecham à noite, dobrando-se ao longo da veia central. Se isso ocorrer durante o dia, a planta sofre com temperaturas elevadas. Assim, a bauhinia reduz a área da qual a umidade evapora. As folhas contrastam efetivamente com a casca de um tijolo ou cor vermelho pálido.
Uma flor estilizada de Bauhinia pode ser vista no brasão e na bandeira de Hong Kong, bem como nas notas desse estado. É o seu emblema desde 1965. As folhas da bauhinia na Ásia costumam ser chamadas de "folhas da sabedoria". Alunos e alunos os usam em vez de marcadores para livros didáticos, acreditando que isso ajuda a ser aprovado nos exames.
Vídeo: aparência da bauhinia
Espécies caseiras
Para crescer em casa, algumas variedades de bauhinia se adaptaram. Na maioria das vezes você pode encontrar o seguinte:
- Corymbosa bauchinia. Liana com flores coletadas em inflorescências na forma de um pincel solto. As pétalas são lilás pálidas com finas listras rosa e roxas. Frutas - vagens verdes brilhantes com cerca de 25 cm de comprimento, mudando de cor para marrom quando amadurecem. Cada um deles tem 16 sementes. As folhas são pequenas, de 4 a 5 cm, e os pecíolos são curtos (1,5 a 2 cm), avermelhados.
- Bauhinia pontudo ou da Malásia (acuminado). O arbusto tem cerca de 1,5 m de altura e as flores são brancas como a neve, com 8 a 10 cm de diâmetro. Cada um deles desaparece em um dia, mas o processo de floração se estende do meio da primavera ao início do outono. O comprimento das folhas é de cerca de 10 cm.
- Feltro Bauchinia (tomentosa). Uma árvore cuja altura em casa raramente excede 1,5-2 m. Os galhos são muito finos e murcham sob o peso de flores e frutos. As folhas são verdes brilhantes, as veias são destacadas em uma cor mais escura. Pétalas amarelo-limão com um ponto acastanhado na base. Cada flor vive no máximo um dia, durante esse período, conseguindo mudar a tonalidade para roxo saturado. As vagens são finas, com até 10 cm de comprimento e cada uma contém 8 a 10 sementes. Os frutos jovens são macios e verdes; à medida que amadurecem, sua pele fica aveludada ao toque e fica marrom. Devido a esse recurso, a exibição foi nomeada.
- Bauchinia purpurea. As espécies mais comuns cultivadas em casa. É uma árvore com uma coroa em forma de bola quase regular e brotos levemente murchados. Folhas de salada com um tom azulado, comprimento - 10 a 12 cm, flores grandes, diâmetro de até 10 cm, pétalas brilhando em diferentes tons de roxo. A base e o padrão de traços finos de branco. Os frutos são muito grandes (25-30 cm de comprimento). Foi essa planta que recebeu o apelido de "árvore de orquídea roxa", que depois se espalhou por todo o gênero.
- Bauhinia arlequim (variegata). Camaleão. A cor das folhas e pétalas varia de acordo com o local de crescimento. Às vezes, lembra muito a bauchinia roxa. Pode ser distinguido pelas pétalas "sobrepostas" e pelo número de estames (5-6 em vez de 3-4).
- Bauhinia solitário (monandra). Uma árvore que atinge uma altura de 6 m na natureza, em casa de 1 a 1,5 m. As folhas são grandes (cerca de 15 cm de comprimento), sob o seu peso, os galhos dobram-se no chão. As flores são coletadas em inflorescências racemose. Todas, exceto uma das pétalas, são amarelo pastel com pontos rosados. O último é coberto com toques de framboesa brilhantes. Após um dia, o fundo principal muda para rosa em vários tons. O pico da floração ocorre no verão, mas botões individuais podem aparecer ao longo do ano. Vagens de 10 a 15 cm de comprimento, "de madeira" ao toque.
- Bauchinia de Blakeana, às vezes não muito corretamente chamado de "preto" ou "preto". Um híbrido de criação descoberto em 1880. O autor é desconhecido. "Pais" - Bauchinia variegada e roxa. O nome é dado em homenagem ao então governador de Hong Kong, Sir Henry Blake. Oficialmente reconhecida como a variedade mais bonita desta planta. As flores são roxas e escarlate. Não produz sementes viáveis.
Mas a variedade azul Bauchinia, apesar do equívoco generalizado, não existe. Nem as variedades "naturais", nem os híbridos reprodutores podem ter esse tom de pétalas.
Galeria de fotos: Bauchinias populares entre jardineiros amadores
- Bauhinia Blake - um híbrido de criação muito bonito, cuja origem está envolta em mistério
- Uma Bauchinia solitária literalmente durante o dia muda o tom das pétalas de amarelo pálido para rosa
- A cor das folhas e pétalas da bauhinia varia de acordo com as condições de cultivo
- Bauhinia purpurea - a variedade mais popular entre jardineiros amadores
- Feltro Bauchinia deve o nome à superfície aveludada dos frutos maduros
- As flores pontiagudas de Bauchinia têm vida curta, mas novos brotos se formam constantemente
- Bauchinia corymbose devido às dimensões em apartamentos floristas é rara
Condições ideais para o cultivo de árvores de orquídea
Apesar de sua origem exótica, Bauhinia é surpreendentemente despretensiosa. A única coisa que pode impedir o produtor de comprar são as dimensões da planta. É improvável que uma árvore de dois metros de galho intensivo e seu proprietário possam coexistir simultaneamente confortavelmente, por exemplo, no Khrushchev.
Tabela: como criar um microclima adequado para Bauhinia
Fator | Recomendações |
Localização | Perto da janela voltada para o sul, sudeste, sudoeste. No verão, é aconselhável levar a planta para o ar fresco, protegendo-a da chuva e das correntes de ar. |
Iluminação | A melhor opção é luz brilhante com sombreamento durante horas de atividade solar máxima. A planta sobreviverá em sombra parcial e sob luz difusa, mas neste caso a floração não será tão abundante e os galhos se esticarão e ficarão fracos. No inverno, para prolongar o horário de verão para 10 a 12 horas, é necessária iluminação adicional. Após um período de descanso, o Bauhinia está gradualmente acostumado ao sol brilhante. |
Temperatura | O indicador ideal é 22-25ºС. Ele tolera mudanças repentinas de temperatura. O mínimo crítico no verão é 15ºС. Se sair frio e chuvoso, a bauchinia quase pára de crescer, muitos brotos "vazios" são formados, que caem antes de serem totalmente formados. Em repouso - 12-15ºС. Pode tolerar geadas de curto prazo até -5ºС. |
Humidade do ar | Se possível, forneça alta umidade do ar (75-80%), mas uma bauhinia padrão de 40-50% será bastante adequada. A planta é pulverizada apenas em calor extremo, certificando-se de que as gotas não caem nas flores e nos botões. Uma vez por semana, limpe as folhas com uma esponja molhada. |
A bauhinia comprada na loja se acostuma às novas condições de detenção por um longo período de tempo, transfere-se dolorosamente. Durante os primeiros meses, a descarga de botões, folhagem e uma aparência geral não muito apresentável é normal.
Como plantar e transplantar uma planta
A Bauchinia é transplantada anualmente, aumentando o diâmetro do vaso em 1-2 cm. Se por algum motivo isso não for possível, remova o pedaço de terra e corte as raízes em 2-3 cm. Preencha o espaço vazio abaixo com um substrato fresco e devolva a planta ao recipiente. Espécimes muito grandes, fisicamente impossíveis de transplantar devido ao tamanho, alteram os 7-10 cm superiores do solo. O melhor momento para o procedimento é o início da primavera.
Bauhinia é pouco exigente para a qualidade do solo. Ela está bastante satisfeita com o substrato padrão para plantas de casa com flores. Independentemente, o solo é misturado a partir de grama fértil, solo frondoso, húmus ou composto apodrecido e perlita (2: 2: 2: 1). Este último pode ser substituído por areia grossa do rio.
Como a planta é alta e maciça, a capacidade é escolhida estável, de forma semelhante a um balde. Um pré-requisito é a presença de orifícios de drenagem. Uma camada espessa (4-5 cm) de argila expandida ou seixos finos é derramada no fundo. Se a planta for muito grande, esse material também poderá ser misturado ao próprio substrato. Isso proporcionará uma melhor aeração do solo, impedirá a água de estagnar e tornará a panela um pouco mais pesada.
Bauhinia transplantada pelo método de transbordo:
- Meia hora antes do procedimento, regue a planta. Retire-o da panela velha. Tente manter a bola de terra intacta.
- Se necessário, apare as raízes com uma faca afiada e higienizada. Polvilhe as "feridas" com giz triturado, carvão ativado e enxofre coloidal.
- Em uma bauchinia, severamente afetada pela podridão, retire o substrato das raízes, corte todas as áreas danificadas e mergulhe-as por 2-3 horas em uma solução rosa pálida de permanganato de potássio ou 1% de qualquer fungicida (HOM, Bordeaux líquido, Kuprozan).
- Despeje um substrato fresco (uma camada de 2-3 cm de espessura) na panela de drenagem. Coloque um pedaço de terra no recipiente e adicione terra nas bordas.
- Regue a planta suavemente. Dentro de 3-4 dias, proteja-o da luz solar direta.
Profissionais de Cuidados Domésticos
Mesmo um produtor que não tem muita experiência pode lidar com os cuidados da bauhinia. A principal regra a ser aprendida não é preenchê-la. A podridão está se desenvolvendo rapidamente no substrato acidificante.
Rega
Uma seca em uma panela é tolerada muito melhor por uma bauhinia do que por um pântano. Portanto, precisa de uma rega bastante rara, mas abundante. Uma vez a cada 4-7 dias é suficiente. Os intervalos são ajustados dependendo do clima externo. Entre os procedimentos, o solo deve secar pelo menos 2/3 de profundidade. Mas levar a tal estado quando começar a se afastar das paredes da panela é indesejável.
A água para irrigação é aquecida à temperatura ambiente. Idealmente, deve chover ou derreter, mas também filtrar, ferver ou assentar. Como a bauchinia prefere um substrato levemente ácido, ácido cítrico ou vinagre de maçã (alguns grânulos ou gotas) podem ser adicionados a cada terceira rega.
Aplicação de fertilizantes
No início da primavera, a Bauhinia que cresce massa verde precisa de fertilizantes contendo nitrogênio. Adequado para plantas de interior, bem como aquelas que são geralmente usadas no jardim - uréia, sulfato de amônio, nitrato de amônio. Outra opção são os orgânicos naturais (infusão de esterco fresco de vaca, diluído 1:15 em água). Você pode alternar a alimentação. Frequência - uma vez a cada 3-4 semanas.
De maio a julho, fertilizantes complexos são introduzidos com predominância de fósforo e potássio na composição. Um excesso de nitrogênio neste momento levará ao fato de que todas as forças da Bauhinia irão para a formação de brotos e folhas, a floração será escassa, se é que ocorrerá.
No final do verão, toda a alimentação é interrompida. Os brotos formados este ano deixam de crescer e se tornam lignificados. Isso ajudará a planta mais facilmente no inverno.
Período de descanso
Para o inverno, a bauhinia é colocada no local mais iluminado do apartamento, proporcionando a frescura necessária. Uma galeria envidraçada é adequada, por exemplo. A rega é reduzida para uma vez a cada 15-20 dias, a alimentação não é feita.
Se não for possível criar a temperatura desejada, a bauhinia é movida o mais próximo possível da janela, cobrindo as baterias de aquecimento com um cobertor ou um pano grosso. A planta é pulverizada periodicamente (aparelhos de aquecimento secam o ar fortemente) e regada com mais frequência do que quando mantida em frio.
Poda
Aparar bauhinia é uma obrigação. Algumas variedades (especialmente aquelas com folhas grandes) sem isso em casa simplesmente não se ramificam. A primeira vez que é realizada em uma fábrica de três anos de idade. É encurtado a uma altura a partir da qual é desejável a aparência de brotos laterais (geralmente cerca de 40 cm). Como a melhor época para isso é a primavera, a poda geralmente é combinada com um transplante.
No futuro, brotos jovens beliscarão cada primavera em 2-3 folhas superiores. A planta tolera a poda com relativa facilidade, mas você não deve ser zeloso. Por vez, você pode remover não mais que um quarto da massa verde.
Bauhinia é adequado para o cultivo de bonsai. É possível formar uma coroa da configuração desejada em uma árvore de tamanho normal. Na maioria das vezes, as fotos são embrulhadas em arame (por um período máximo de três meses). Você só precisa se lembrar que eles devem ser lignificados.
E também, na forma de uma árvore, você pode cultivar um durant, leia sobre isso: //diz-cafe.com/rastenija/duranta-kak-vyrastit-nebesnyj-cvetok.html
Erros comuns de um jardineiro amador
Bauhinia é uma planta resistente que pode perdoar ao produtor muitos erros de cuidado. Mas, para uma árvore, esses erros não passam sem deixar rasto, e notavelmente perde em decoratividade. Mais claramente, algo está errado com a planta, evidência de falta de floração. Mas existem outros sintomas perturbadores.
Tabela: como Bauchinia responde a erros no atendimento
Como é a planta | Qual o motivo |
Bauchinia não floresce. | A ausência de um período adormecido, um transplante de longo prazo, cobertura superficial muito rara ou excesso de nitrogênio no solo. |
Botões caindo | O quarto está muito frio. Ou Bauchinia está em um rascunho. |
Manchas secas bege, esbranquiçadas ou prateadas nas folhas. | Queimadura solar. Na maioria das vezes, aparece em plantas que são pulverizadas e expostas a raios brilhantes. Gotas de água desempenham o papel de lentes focando a luz. |
Folhas amareladas com estrias verdes. | Rega excessivamente abundante. |
Virando folhas. | Muita luz. Isso pode acontecer com uma planta que, após o inverno, sem adaptação, foi exposta à luz solar direta. |
Tornando as folhas pálidas e desbotadas, diminuindo os brotos caídos. | Falta de luz. |
Enrolar folhas | Deficiência de cálcio. |
Folhas restantes dobradas durante o dia. | A sala está muito quente e / ou o ar está muito seco. |
A base de escurecimento do tronco e atira. | Baixa temperatura combinada com um "pântano" na panela. Por esse motivo, a podridão radicular se desenvolve. |
Doenças comuns e pragas de flores
Bauchinia em casa é especialmente afetada pela podridão das raízes. Além disso, é frequentemente atacado por pragas que se alimentam de seiva das plantas. Qualquer doença é muito mais fácil de prevenir do que lidar com as consequências. Portanto, atenção especial deve ser dada às simples medidas preventivas:
- colocar em quarentena novas cópias da coleção por 20 a 30 dias;
- inspeção regular de plantas de interior (de preferência em uma lupa) e isolamento imediato daquelas em que são identificados sintomas suspeitos;
- colocação de flores em casa e cortadas (especialmente rosas e crisântemos) o mais longe possível;
- arejamento diário da sala, apagando poeira das folhas pelo menos uma vez por semana;
- use apenas solo desinfetado, panelas e ferramentas esterilizadas;
- substituição periódica da água para irrigação por uma solução rosa-clara de permanganato de potássio ou 1% m - qualquer fungicida (a cada 10 a 15 dias);
- irradiação semanal de folhas de ambos os lados com uma lâmpada de quartzo por 2-3 minutos.
Tabela: como reconhecer e controlar doenças e pragas da Bauhinia
Doença ou praga | Manifestações externas | Medidas de controle |
Podridão da raiz | A base do tronco escurece, os tecidos amolecem. Um odor desagradável e putrefativo aparece, o molde se torna mofado. | Uma planta pode ser curada apenas nos estágios iniciais do desenvolvimento da podridão. Se a maioria das raízes for afetada, ela terá que ser jogada fora.
|
Clorose | As folhas ficam amarelas (as veias permanecem verdes) e diminuem, as bordas enrolam. Os botões caem, as flores são deformadas. |
|
Escudo | Tubérculos sólidos marrom-cinza aparecem nas folhas e brotam, aumentando gradualmente em volume. Os tecidos ao seu redor ficam amarelos ou vermelhos. |
|
Ácaro aranha | Teias de aranha finas e translúcidas trançam os pecíolos e a base dos brotos. Na parte inferior da folha, há pontos de luz embaçados e pequenos pontos bege. |
|
Mosca branca | Pequenas borboletas esbranquiçadas flutuam da flor a qualquer toque. |
|
Pulgões | Pequenos insetos amarelo-esverdeados ou marrons escuros se agarram aos brotos, brotos e folhas do interior. |
|
Galeria de fotos: Doenças e pragas que afetam a Bauhinia
- O pulgão é uma praga que afeta a maioria das plantas de interior, a bauhinia também faz parte de sua esfera de interesses
- Por alguma razão, o Whitefly tem uma certa fraqueza pelo amarelo; esse recurso é usado na fabricação de armadilhas caseiras
- Eles combatem o ácaro da aranha usando drogas especiais - acaricidas, porque este não é um inseto
- A carapaça durável do escudo de escala torna invulnerável para a maioria dos remédios populares
- Clorose - uma doença causada por deficiência de ferro
- Você pode salvar uma planta infectada com podridão radicular apenas nos estágios iniciais da doença
Como uma planta se reproduz em casa
A maneira mais fácil de obter uma nova bauhinia em casa é plantar as sementes. A propagação vegetativa é um processo bastante complicado, longo e trabalhoso.
Germinação de sementes
As sementes precisam ser coletadas apenas de vagens maduras rachadas. Caso contrário, eles simplesmente não germinarão. Isso geralmente ocorre no meio ou no final do inverno. Muitas variedades florescem no próximo ano.
- No início da primavera, mergulhe as sementes em água por 2-3 dias. Selecione o maior e o mais inchado.
- Arranhe delicadamente a concha com uma lixa de unha ou uma lima fina. Semear 2-3 peças em xícaras cheias de uma mistura de migalhas de perlita e turfa (1: 1), aprofundadas em 3-5 mm. Às vezes, recomenda-se que as sementes germinem na gaze úmida, mas isso atrasa o processo para três a seis semanas.
- Cubra os recipientes com vidro ou filme. Forneça uma temperatura de 20 a 25º, aquecimento mais baixo, boa iluminação. Ventile a “estufa” diariamente, enquanto seca, pulverize o solo com uma solução fraca (2-3 ml por litro de água) de qualquer bioestimulador - Epin, Heteroauxin, Zircon. Você pode dissolver o comprimido de ácido succínico em um copo de água.
- Os brotos aparecem após 5-7 dias. Quando a altura das mudas atingir 10-15 cm e formar pelo menos 2-3 folhas verdadeiras, transplante-as em vasos individuais cheios de um substrato adequado para a bauhinia adulta. Após cerca de dois meses, aperte a parte superior para obter uma maior "bushiness".
Vídeo: cultivar bauhinia a partir de sementes
Mudas de enraizamento
As estacas geralmente não criam raízes, o processo de enraizamento se prolonga por 2-4 meses. Mas este é o único método de criação de híbridos, por exemplo, para a Bauhinia de Blake.
- Corte os topos dos brotos semi-lignificados com 8 a 12 cm de comprimento.A planta doadora deve ser adulta e absolutamente saudável.
- Deixe o material de plantio secar ao ar livre por aproximadamente 12 horas. Polvilhe fatias com qualquer estimulante em pó.
- Plante as mudas em perlita ou vermiculita moderadamente úmida, aprofundando em 2-3 cm. Coloque os recipientes em uma mini-estufa doméstica ou cubra-os com potes e sacos plásticos.
- Ventile a estufa diariamente, pulverize o substrato enquanto seca com uma solução do mesmo bioestimulante. A luz difusa brilhante é obrigatória por 12-14 horas diárias, aquecimento mais baixo, temperatura constante de cerca de 30 ° C.
- Esteja preparado para o fato de que, mesmo em condições ideais, cerca de metade das estacas (ou mais) decairá em vez de criar raízes.
- Transplante as plantas restantes após o aparecimento das primeiras novas folhas no solo para a bauhinia adulta. Por dois a três meses, proteja-os da luz solar direta, não regue com água comum, mas com uma solução rosa pálida de permanganato de potássio.
A bauhinia exótica cativa imediatamente sua beleza, destacando-se mesmo na maior coleção de plantas de interior. Não é difícil obter uma floração abundante e prolongada. Mesmo um jardineiro inexperiente pode lidar com o cultivo de uma orquídea em casa.