Sistema de irrigação por gotejamento em estufa: um exemplo de dispositivo de bricolage

Pin
Send
Share
Send

Todo jardineiro deseja obter uma boa colheita na estufa, gastando um mínimo de fundos e esforço físico para isso. Esse sonho pode ser realizado através da automação dos processos de iluminação, irrigação, ventilação, aquecimento de uma estrutura fechada. Os sistemas de irrigação por gotejamento, que podem ser adquiridos ou fabricados de forma independente, permitem satisfazer a necessidade de plantas de estufa por água, gastando economicamente seus suprimentos. Como os sistemas acabados são vendidos a preços muito altos, muitos moradores do verão estão tentando organizar a irrigação por gotejamento na estufa com as próprias mãos. Ao mesmo tempo, é impossível evitar completamente os custos, porque é necessário comprar os suprimentos necessários individualmente ou em conjunto. Mas o dinheiro gasto rapidamente se paga economizando água que é entregue no prazo e precisamente na zona raiz das plantas cultivadas. As culturas sem umidade desenvolvem-se bem e produzem excelentes colheitas.

Para organizar a irrigação por gotejamento na estufa, é necessário fornecer um suprimento lento de água através dos canos para cada planta a partir de um contêiner localizado a uma pequena altura. Para isso, um tanque ou barril é colocado próximo à estrutura da estufa, que é elevada de 1,5 a 2 metros acima do solo. Um sistema de tubos opacos de borracha, cujo diâmetro é de apenas 10 a 11 mm, é retirado do tanque sob uma ligeira inclinação.

Um orifício é feito no tubo próximo à planta e um bocal de dois milímetros de diâmetro é inserido nele, através do qual a água flui para o sistema radicular. Com a ajuda de um dispensador, uma torneira ou um sensor automático, o fluxo de água aquecida no barril é regulado, o que ajuda a evitar o gasto excessivo de água e a umidade excessiva do solo.

Você pode descobrir como fazer um temporizador de rega automático com suas próprias mãos a partir do material: //diz-cafe.com/tech/tajmer-poliva-svoimi-rukami.html

A propósito, por que irrigação por gotejamento? E aqui está o porquê:

  • Ao construir um sistema de irrigação por gotejamento para a estufa, você pode proteger os frutos e folhas de muitas culturas vegetais da umidade indesejada.
  • Uma crosta não se forma na superfície do solo durante essa irrigação, de modo que as raízes podem "respirar" livremente.
  • A rega no local não permite que as ervas daninhas cresçam, portanto é possível economizar energia na remoção de ervas daninhas.
  • O risco de danos às plantas cultivadas em estufa, patógenos e infecções por fungos é reduzido.
  • O processo de cultivo de vegetais e flores em uma estufa ocorre com a menor quantidade de trabalho.
  • Cumprimento do regime recomendado e das normas de irrigação para cada tipo de planta.
  • Consumo ideal de água. É especialmente importante para as cabanas de verão com dificuldades no abastecimento de água.

Importante! As desvantagens da irrigação por gotejamento, organizada na estufa com suas próprias mãos, incluem a necessidade de controlar o enchimento do tanque com água na ausência de um suprimento centralizado de água, bem como o entupimento dos bicos. A última desvantagem é fácil de corrigir se você incluir um filtro no sistema e fechar o recipiente com uma tampa apertada.

Seleção de materiais para a irrigação

As estufas instaladas em casas de veraneio e jardins geralmente têm um comprimento padrão de 6 a 8 metros. Para estruturas tão pequenas, podem ser usados ​​tubos de gotejamento de diâmetro menor (8 mm). Para mangueiras finas, estão disponíveis acessórios especiais que facilitam o processo de conexão dos elementos individuais de um sistema de irrigação por gotejamento caseiro. Se forem utilizados tubos para conta-gotas externos, é necessário adquirir mangueiras ainda mais finas com um diâmetro de apenas 3-5 mm. Esses tubos conectam conta-gotas externas e dicas através das quais a água é fornecida ao sistema radicular de cada planta.

Tipos de acessórios

O sistema de irrigação por micro-gotejamento, montado a partir de tubos de 8 mm, inclui uma série de micro-acessórios, entre os quais:

  • êmbolos em cano;
  • camisetas;
  • cantos;
  • Esboços;
  • cruzes;
  • minicâmaras;
  • acessórios, proporcionando a transição para conexões rosqueadas;
  • válvulas anti-drenagem.

Devido à sua forma cônica, os acessórios são facilmente inseridos, garantindo a integridade do sistema em pressões de até 3 atmosferas. Para equalizar a pressão para valores aceitáveis ​​(0,8-2 atm), engrenagens especiais são incorporadas ao sistema.

Os principais componentes que podem ser necessários ao montar um sistema de irrigação por gotejamento para plantas cultivadas em estufa em uma cabana de verão

Tipos de dicas

A água chega às raízes das plantas através de dicas, que podem ser comuns e labirínticas. A primeira é escolhida quando apenas uma ponta deve ser colocada em um conta-gotas. A segunda opção é necessária no caso em que duas ou quatro pontas são conectadas ao conta-gotas através dos separadores.

Sistema de irrigação por gotejamento completo com a caixa de engrenagens necessária para controlar o nível de pressão da água proveniente do tubo de água

Recursos da instalação de conta-gotas externos

Antes de começar a montar o sistema de irrigação por gotejamento na estufa, é necessário planejar as plantações e desenhar um diagrama, colocando nele o comprimento dos tubos de abastecimento e conta-gotas conectados a eles. Então, de acordo com o desenho, é preparado o número necessário de peças do comprimento desejado, que são montadas em um único sistema usando acessórios. Também é adquirido equipamento adicional, cuja lista inclui necessariamente um filtro e automação a pedido do jardineiro.

O layout do sistema de irrigação por gotejamento na estufa. O tanque de armazenamento é colocado em uma elevação para criar a pressão necessária para fornecer água através do sistema de tubos

O sistema de irrigação por gotejamento montado na estufa de acordo com o esquema é conectado ao tanque de armazenamento ou abastecimento de água usando um adaptador especial com uma rosca de ¾ de polegada. Esse adaptador é imediatamente conectado ao tubo de água ou é colocado um filtro entre eles ou a uma válvula solenoide de um sistema de automação.

Importante! Os tubos são cortados em comprimento para que a ponta caia na zona da raiz da planta.

Opção de instalação de irrigação caseira

Nem todo residente de verão pode se dar ao luxo de viver permanentemente em sua área suburbana ou ir lá todos os dias para regar as camas. Várias construções caseiras estão sendo inventadas, permitindo fornecer água às plantas na ausência dos proprietários da casa.

Uma versão interessante do dispositivo para irrigação em estufa no país com suas próprias mãos é apresentada na figura. A impressionante simplicidade do design, a disponibilidade dos materiais necessários para sua montagem. Ao mesmo tempo, o residente de verão não terá grandes custos financeiros.

O esquema de uma instalação caseira, montada com suas próprias mãos a partir de materiais improvisados, para irrigação por gotejamento de plantas de estufa durante a ausência de um morador de verão. Legenda: 1 - um barril com uma válvula para coletar água;
2 - unidade de capacidade; 3 - funil; 4 - base; 5 - tubo a granel.

Vasilhas de plástico de cinco litros são usadas como tanques de armazenamento e funis. A parte superior do recipiente é cortada em ângulo. O tanque de armazenamento é instalado em ângulo, envolvendo-o com fita adesiva em uma prancha de madeira. No lado oposto, um contrapeso (P) está anexado a esta barra. O inversor é girado ao longo do eixo (0) entre dois batentes (A e B), fixados na base. Um funil também é montado na mesma base, cuja abertura é conectada ao tubo usado para irrigação.

A água que flui do barril para o tanque de armazenamento enche-o gradualmente. Como resultado, o centro de gravidade da unidade muda. Quando sua massa excede o peso do contrapeso, ela capota e a água flui para o funil e entra em um tubo com furos próximos às raízes das plantas. O acionamento vazio retorna à sua posição original sob a ação do contrapeso e o processo de preenchê-lo com água é repetido. Usando a válvula, o volume de suprimento de água para o tanque de armazenamento do barril é regulado.

Importante! O peso do contrapeso, o ângulo de inclinação do acionamento, a posição do eixo é selecionado empiricamente. O funcionamento de toda a instalação é ajustado manualmente durante uma série de irrigação experimental.

Ou talvez leve um kit pronto para montagem?

À venda, existem kits baratos para dispositivos de irrigação por gotejamento que contêm todos os elementos necessários para a montagem do sistema de irrigação, com exceção dos filtros. Portanto, os filtros devem ser adquiridos separadamente. Os tubos principais são feitos de tubos de polietileno de 25 mm, duráveis, leves e não sujeitos a corrosão. Além disso, suas paredes são resistentes a fertilizantes líquidos, que podem ser fornecidos às plantas através do sistema de irrigação. O processo de instalação do sistema é descrito nas instruções que se aplicam ao kit.

Um conjunto de componentes para um dispositivo de irrigação por gotejamento em uma estufa com um esquema aproximado de sua localização e um método para conectar o sistema ao suprimento de água

Os furos de 14 mm são perfurados nas paredes espessas dos tubos principais, nas quais os arrancadores de rega são inseridos usando elásticos. Fitas de gotejamento de comprimento medido são colocadas nas entradas. As extremidades das fitas de gotejamento são fechadas com tampões. Para isso, um pedaço de cinco centímetros é cortado de cada fita, que é então colocada em sua extremidade torcida. Para que o processo de irrigação da estufa se torne automático, é necessário instalar controladores elétricos alimentados por baterias. A manutenção do sistema de irrigação por gotejamento é reduzida à limpeza periódica dos filtros.

Uma revisão comparativa dos filtros de purificação de água para as cabanas de verão também será útil: //diz-cafe.com/voda/filtr-ochistki-vody-dlya-dachi.html

A irrigação por gotejamento de mudas de pepino em estufa permite economizar água, bem como a força e o tempo necessários para umedecer o solo em cada vaso individual

De acordo com o sistema de irrigação por gotejamento coletado, a mesma quantidade de água será entregue a cada planta. Isso deve ser levado em consideração ao plantar culturas, selecionando plantas que diferem em igual consumo de água em grupos. Caso contrário, algumas culturas receberão umidade no volume ideal, enquanto outras estarão em excesso ou, inversamente, em falta.

É melhor começar a coletar o sistema de irrigação por gotejamento no final do inverno. Tendo elaborado um plano de plantio e montado o sistema de acordo com o esquema preparado, é possível montá-lo na estufa após o transplante. Usando kits prontos vendidos em lojas especializadas em jardinagem, faça um sistema de irrigação por gotejamento, sob o poder de cada residente de verão. Assim, ao introduzir novas tecnologias para regar plantas cultivadas em estufa, você pode obter bons rendimentos e reduzir a quantidade de esforço despendido em cuidar de plantações no campo.

Pin
Send
Share
Send