Se você tiver um terreno ruim no site em que não deseja cultivar nada, enriquece-o. É mais fácil trazer solo preto, mas nem sempre é possível obtê-lo, principalmente na cidade. Trazer química abundante também é inútil: no final, você mesmo a consumirá. Uma coisa permanece: fazer o solo nutriente. Ou melhor, para aprender a fazer adubo saudável. São apenas as pessoas ignorantes que temem poços de compostagem, pois pensam que emitem um fedor que estraga o ar em todo o local. De fato, o composto não cheira se for colocado corretamente e a atividade bacteriana for mantida. Como - vamos entender com mais detalhes.
Local para poço de compostagem e seu arranjo
Portanto, primeiro de tudo, um local conveniente para o poço de compostagem é selecionado no site. Como regra, eles dão seu território nos fundos do jardim, atrás dos anexos, onde a aparência do monte de lixo não estraga a paisagem geral. A única ressalva: procure chuvas fortes, onde a água flui. Ele não deve correr em direção ao poço (se houver), caso contrário, os produtos do lixo em decomposição podem chegar lá, o que afetará a qualidade e o sabor da água.
Existem duas opções de arranjo: você pode cavar um buraco profundo e colocar matérias-primas para compostagem nele, ou derrubar uma caixa larga com uma parede removível de tábuas de madeira para facilitar o uso.
Pit Technology
Um poço profundo é mais conveniente porque todos os materiais vegetais se escondem no chão e não machucam os olhos, mas o composto leva mais tempo para ser preparado e é mais difícil de misturar. Se apenas essa opção for adequada, organize o poço corretamente, pois oxigênio e ventilação são necessários para a decomposição normal dos orgânicos. E densas paredes de barro e o fundo não deixam entrar ar. Portanto, o buraco é cavado da seguinte maneira:
- Eles retiram o solo com não mais de um metro de profundidade, três metros de comprimento e meio de largura.
- 20 cm de cada lado recuam das paredes do poço e derrubam uma caixa de madeira cavando 4 colunas nos cantos e pregando pranchas nelas.
- Entre as pranchas, a distância é de cerca de 5 cm, para que todas as camadas de composto sejam ventiladas.
- Divida o poço em duas partes iguais com um escudo de madeira para preencher apenas metade.
- O fundo é jogado com galhos grossos de árvores, cascas, galhos de abetos e palha (o que você encontrar). Será uma drenagem que remove o excesso de umidade e ajuda o composto a ventilar por baixo. A altura da camada de drenagem é de 10 a 15 cm.
Os resíduos vegetais são armazenados em uma parte do poço de compostagem, mas durante a estação são jogados várias vezes de uma metade para a outra para saturar a pilha de oxigênio.
Fabricação de caixa de compostagem
A segunda opção para os marcadores de compostagem está em uma caixa de madeira não pintada (ou plástico de fábrica). Na aparência, é absolutamente idêntico às caixas comuns, apenas várias vezes mais. Ao criar a moldura, não se esqueça de deixar os espaços entre as placas e tornar um lado removível, para que seja mais conveniente colocar e misturar as matérias-primas. Como alternativa, você pode pendurar a porta.
Como essas construções geralmente são feitas por muitos anos, o piso pode ser concretado e a drenagem pode ser colocada no topo (como em um poço). Alguns proprietários colocam escudos de madeira ou plástico no fundo. É verdade que, com o tempo, a árvore se tornará inútil, mas nada dura.
Agora resta preencher o local preparado com as matérias-primas certas, que se decomporão em composto de alta qualidade.
Características do descarte adequado de resíduos
Matérias-primas saudáveis
Para que a sua pilha apodreça com sucesso e se transforme em solo nutritivo na nova estação, você precisa jogar apenas restos de plantas no composto: folhas, grama cortada, restos de plantas e frutos, grama, grama, ervas daninhas, galhos de árvores e arbustos picados.
Para tornar o composto ainda mais nutritivo, coloque tudo o que você não comeu: restos de sopas, borra de café, folhas de chá, salada de ontem etc. Em resumo, coloque outro recipiente para resíduos de plantas em casa ao lado da lixeira e Você ficará surpreso com a rapidez com que ele será preenchido. Caixas de papelão velhas, jornais (preto e branco), itens desgastados de materiais naturais (algodão, lã) são adequados para compostagem.
Ingredientes indesejáveis
E agora vamos nos debruçar sobre resíduos perigosos do ponto de vista de jardineiros experientes. É estritamente proibido colocar no composto os restos de produtos de origem animal: pássaros mortos e animais, gordura velha, gorduras, tripas, leite estragado, creme de leite, etc. Tudo isso, quando decomposto, começa a exalar um odor desagradável e atrai insetos nocivos, cães vizinhos, gatos e corvos para a pilha. . Além disso, os processos de putrefação nos restos de animais são mais lentos do que nos de plantas, e seu composto não terá tempo para amadurecer na próxima temporada.
Mas os residentes do verão não decidiram sobre os habitantes marinhos. Alguns não os adicionam para não atrair animais para a pilha, enquanto outros jogam com prazer tudo o que resta ao limpar o peixe (cabeças, escamas, entranhas) no composto, motivando-o com o fato de que eles contêm fósforo valioso para as plantas. Só é necessário cavar esses resíduos mais fundo na pilha para que os gatos não cheiram.
De fato, a alimentação de peixes é benéfica. Portanto, aconselhamos a todos que lamentam jogar fora um produto valioso: não os deite em compostagem, mas enterre-os diretamente sob as árvores, em rotatórias. Apenas cavar um buraco mais fundo. Assim, você alimenta o jardim e não atrai animais vadios.
Você não pode colocar plástico, vidro, objetos de metal, borracha, água de lavagens etc. na cova, pois são nocivos para o solo. Todos os produtos de papel em uma base laminada ou com desenhos coloridos não trarão nenhum benefício. Muita tinta e produtos químicos estão presentes nele.
Um ingrediente indesejável no composto é o topo dos tomates e batatas. No outono, ela é afetada pela praga tardia e os esporos dessa doença serão transmitidos com composto para plantas saudáveis.
Não coloque em adubo e ervas daninhas com um período de floração inicial ou final. Por exemplo, se um dente-de-leão conseguiu formar uma flor, as sementes amadurecem de qualquer maneira, mesmo que sejam colhidas e colocadas em uma pilha. Portanto, tente cortar as ervas daninhas antes que os botões de flores apareçam.
Se você não tiver onde plantar topos solanáceos e ervas daninhas grandes que conseguiram semear, coloque-os em uma base sólida (concreto, linóleo) perto da cova do composto e deixe secar. Coloque toda a vegetação em um barril de ferro e coloque fogo. Tudo vai queimar, junto com doenças e sementes. Cinzas úteis permanecerão. Adicione-o à sua pilha de compostagem.
Como embalar resíduos em composto?
Para que os resíduos se decomponham rapidamente, são necessários umidade, oxigênio e aceleradores de processos putrefativos. Você mesmo fornece a umidade despejando uma quantidade abundante naqueles períodos em que há calor na rua. O oxigênio penetrará mais ativamente no composto se você decompor adequadamente as camadas de matérias-primas. Assim, os resíduos secos (casca de batata, palha, feno, folhas caídas, cascas, etc.) devem ser alternados com verde (topos, grama fresca, legumes e frutas podres), macios com duros, para evitar compactação desnecessária. É muito importante que o composto seja feito de ingredientes marrons e verdes, tomados em proporções iguais. Os resíduos frescos são a principal fonte de nitrogênio necessária para todas as plantas. Os marrons (ou seja, secos) agem como uma camada que impede que o composto grude. Eles são considerados um tipo de fibra, o que torna o solo mais arejado e mais leve.
Se você precisar de composto até a próxima primavera - adicione aceleradores de processo de decomposição a ele. Estes podem ser concentrados comprados em uma loja de jardinagem, que deve ser diluída com água morna e ativar o trabalho de bactérias benéficas contidas na preparação.
Um excelente acelerador é o estrume fresco (cavalo ou vaca). Eles encontram alguns bolos no campo, os plantam em um balde de água e os deixam fermentar por um dia ou dois. Em seguida, a solução preparada é derramada em composto e o conteúdo da pilha é misturado. Se esse bem não estiver perto da sua dacha - pique finamente as folhas de dente de leão, urtiga, legumes, despeje um balde de água morna e coloque ao sol. Após o dia 4, a mistura começará a fermentar. Em seguida, despeje em adubo.
Para evitar o desgaste do nitrogênio, a pilha de composto é coberta com um material não tecido ou filme preto na parte superior. Quando fechado, a deterioração é mais rápida, e um sinal disso será a geração ativa de calor. Dentro do composto, a temperatura deve ser de pelo menos 60 graus.
Durante uma temporada, eles cavam um monte de 3-4 vezes para garantir a podridão uniforme de todas as camadas. Na primavera, o desperdício de plantas se transformará em solo rico e solto com o cheiro da terra, que pode ser aplicado sob árvores, cobertura de morangos ou misturado com o solo do jardim para melhorar sua composição.