A beleza natural da natureza sempre atrai uma pessoa. Não é de surpreender que, no campo do paisagismo, um estilo como o Art Nouveau tenha se difundido. Prédios arquitetônicos contra o pano de fundo do espaço aberto, decorados com linhas retorcidas de ornamentos florais - em um jardim, você pode não apenas apreciar a beleza fascinante da paisagem, mas também ter uma pausa proveitosa da agitação. O jardim Art Nouveau, que é muito popular entre os apreciadores de beleza e graça desde os séculos 19 a 20, distingue-se pelo laconicismo de elementos e detalhes em combinação com o menor conjunto de plantas.
Recursos do jardim Art Nouveau
O design paisagístico Art Nouveau combina a decoração da casa em harmonia com a área circundante: composições de plantas são usadas para decorar o edifício, enquanto as linhas de fachada do edifício são repetidas no jardim.
Todo o espaço é conectado por um ritmo ornamental e está sujeito a um único desenho simbólico.
Freqüentemente, ao planejar um jardim no estilo Art Nouveau, os designers aderem a uma composição central, cujo ponto de partida é precisamente a estrutura do edifício. Da casa, assim como do sol, os espaços abertos divergem em raios em espiral ou em forma de arco, discretamente separados por sebes, alinhados com caminhos de pedra e gramados suaves.
Em todas as criações de paisagens incorporadas nesse estilo, há uma predominância de curvas suaves, que “zonam” o espaço não criam cortes em ângulos retos e linhas. As curvas do arco também são adivinhadas nos elementos de decoração, design do lago e plantações de flores.
A repetibilidade dos motivos é outra característica deste estilo. O elemento selecionado pode ser repetido várias vezes e reproduzido em uma ampla variedade de variações: a curvatura das linhas do tronco de uma planta trepadora pode ser encontrada em padrões sofisticados de trilhos forjados.
Outra característica do jardim Art Nouveau é o contraste, que se manifesta em combinações de cores, na interação de luz e sombra. Aplicado com sucesso na criação do design original do jardim, o contraste de linhas verticais e horizontais, bem como combinações de gramado fofo com pavimentos irregulares.
Motivos Art Nouveau na concepção do jardim
Como o número mínimo de plantas é usado para decorar o jardim, sua escolha deve ser abordada com toda razoabilidade. Curiosamente, as plantas mais usadas para criar o jardim Art Nouveau são apreciadas pela tortuosidade exótica do tronco, a forma original da coroa e inflorescências, bem como a "arquitetura".
No design, você pode usar espécies tradicionais, como freixo, carvalho, bétula, bordo, salgueiro, plantadas individualmente ou em pequenos grupos. Ao criar um jardim feito com esse estilo, você pode usar com segurança combinações florais não tradicionais. Assim, no cenário de um pinheiro com curvas sofisticadas do tronco e dos galhos, as formas anãs de árvores frutíferas parecem originais.
Bétulas graciosas, salgueiros e cinzas de montanha com uma coroa em forma de guarda-chuva ou choro podem ser uma decoração incomum da paisagem. Árvores com a forma de uma coroa darão a um canto distante e pensativo do jardim um clima de paz e tranquilidade especiais. A íris graciosa é o rei das flores do jardim no jardim Art Nouveau.
A paleta de cores brilhantes e incomuns do jardim Art Nouveau permite criar composições requintadas que incluem flores delicadas e perfumadas de tons pastel e amostras de plantas brilhantes com floração exuberante.
Composições variadas de narcisos, phloxes, lavanda, Chernobrivtsi, crisântemos anões, lírios e daylilies são adequadas para a criação de mixborders que envolvem bizarramente arbustos, lagoas e rastejamentos ao longo de caminhos. As trepadeiras usadas para enquadrar formas arquitetônicas criarão essa suavidade de linhas, uma das favoritas da modernidade.