Transplante de framboesa: regras básicas e dicas úteis

Pin
Send
Share
Send

As framboesas são um dos arbustos mais populares que podem ser encontrados em todas as hortas. Como outras culturas, as framboesas requerem várias medidas de cuidado e o transplante é uma delas. Para fazer tudo corretamente e fornecer as melhores condições para o crescimento dos arbustos, você precisa se familiarizar com as informações sobre o procedimento de transplante.

Preparando-se para um transplante de framboesa

Infelizmente, muitos jardineiros consideram as framboesas uma fruta despretensiosa e, portanto, fornecem os cuidados mínimos, enquanto negligenciam o transplante. Enquanto isso, há várias razões para explicar por que o transplante deve ser incluído em um conjunto de medidas para o cultivo desta cultura:

  • Framboesas esgota muito o solo, especialmente com o crescimento prolongado em um só lugar. A falta de nutrientes afeta negativamente o rendimento e geralmente afeta a saúde do mato, de modo que o solo precisa ser alterado.
  • Sem transplante, aumenta o risco de infecção e a propagação de várias doenças e pragas (antracnose, clorose, etc.).
  • O transplante contribui para a renovação do mato e o surgimento de novos brotos.

Tempo de transplante

Não há consenso entre os jardineiros sobre qual estação é mais favorável para o transplante de framboesas. OhNormalmente, todo o trabalho é realizado na primavera ou no outono. No primeiro caso, tente transplantar o arbusto do início até meados de abril, no segundo - do início até meados de setembro, para que a planta tenha tempo de criar raízes antes do início do tempo frio.

Recomenda-se o transplante de framboesas a cada 4 anos.

Seleção e preparação do local

As framboesas devem ser transplantadas para um local com solos férteis leves (areia argilosa ou argilosa). Além disso, o local deve ser protegido do vento e exposto ao sol - à sombra, a planta se estende e reduz o rendimento. Além disso, o local selecionado não deve estar seco nem excessivamente úmido; portanto, considere o local das águas subterrâneas - a pelo menos 1,5 m da superfície do solo. Muitos jardineiros argumentam que as framboesas são melhor transplantadas para um local em que nada havia crescido antes. Se você não tiver essa oportunidade, preste atenção em quais culturas costumavam ocupar o local escolhido.

Os melhores precursores das framboesas são sideratos (lentilhas, alfafa, centeio, aveia), legumes (ervilhas, feijões, soja), pepinos, abobrinhas, cebolas e alho. Plantar framboesas onde morangos ou batatas costumavam crescer não é recomendado próximo a groselhas e espinheiro.

Você precisa preparar um local para framboesas uma temporada antes do transplante. Para fazer isso, cave um local, remova cuidadosamente as ervas daninhas (especialmente prejudiciais às framboesas do capim-trigo) e aplique os seguintes fertilizantes no solo: esterco seco, composto ou húmus (6-8 kg / m2), superfosfato (30 g / m2) e sal de potássio (40 g / m2) Se estiver preparando uma parcela na primavera, adicione também uréia (10 g / m2), se no outono - cinzas (500 g / m2). Os jardineiros que não têm a capacidade de fertilizar toda a parcela podem fertilizar os recessos do plantio imediatamente antes do transplante.

Antes de transplantar framboesas, o solo precisa ser fertilizado com fertilizantes orgânicos e minerais

Lembre-se de que as framboesas não são adequadas para solos ácidos (suas principais características incluem abundância de musgo ou rabo de cavalo, presença de placas leves e água enferrujada nos caroços); portanto, 10 a 12 dias antes da fertilização, desoxide-as com escavação de cal (250-300 g / m2) ou dolomita (350-400 g / m2).

Tecnologia de transplante de framboesa

Você pode transplantar framboesas em buracos e trincheiras. Ambos os métodos são adequados para a primavera e o outono. É melhor realizar um trabalho em clima calmo e sem nuvens.

Além das condições climáticas, alguns jardineiros se concentram no calendário lunar. Segundo ele, não deve ser transplantado para a lua nova e lua cheia, além de 12 horas antes e após o início. Como a framboesa é uma planta que forma frutas em suas partes aéreas, é melhor transplantar nos dias da lua crescente.

Transplantar um arbusto adulto

Para o transplante, devem ser selecionados arbustos saudáveis, cujo diâmetro do caule deve ser de pelo menos 1 cm Antes do transplante, as framboesas devem ser cortadas a uma altura de 0,7-0,9 m.

  1. 10 a 15 dias antes do transplante no local preparado, faça recessos de plantio e fertilize-os se você não tiver melhorado o solo em todo o local:
    1. Wells. Diâmetro - 30 cm, profundidade - 25-30 cm A distância entre os furos deve ser de 30 a 50 cm, entre as fileiras -1,5 - 2 m.

      Coloque os orifícios de framboesa com pelo menos 30 cm de distância

    2. Trincheira. Comprimento - 60-80 cm, profundidade - 40 cm.
    3. No fundo do buraco ou vala, aplique fertilizante por arbusto: húmus ou composto (3-5 kg), sal de potássio (10 g), superfosfato (10 g). Polvilhe com uma camada (5-7 cm) de terra.
    4. Cubra os recessos com um filme ou material de cobertura.
  2. Cavar cuidadosamente um arbusto em um círculo com um diâmetro de 30 a 35 cm, tentando salvar um pedaço de terra.
  3. Coloque o arbusto no recesso e espalhe as raízes, se necessário.
  4. Encha o arbusto com terra para que o colo da raiz (o local onde o caule entra na raiz) fique nivelado com a superfície do solo ou enterrado por 2-3 cm e compacte o solo.
  5. Molhe bem o mato (cerca de 3-5 litros de água) e aplique uma camada de 5 cm no solo com palha, turfa ou serragem.

Transplante de framboesa - vídeo

Se possível, tente inspecionar as raízes dos arbustos transplantados - eles não devem estar inchados, apodrecer ou outros defeitos.

Crescimento radicular

As raízes das framboesas, como outras plantas, são brotos que crescem a partir de brotos localizados nas raízes. Tais brotos crescem a uma distância de 20 a 30 cm do mato principal. Por via de regra, o transplante é realizado em meados de abril. A essa altura, as mudas adquirem um sistema radicular e atingem 15 a 20 cm de altura. Para o transplante, é melhor fazer 4-5 brotos localizados a uma distância de 0,5-0,7 m do mato principal.

Para o transplante, é aconselhável usar brotos localizados a meio metro do mato

O gráfico para o transplante de raízes é preparado da mesma maneira que para arbustos adultos. Poços ou valas devem ser localizados e fertilizados da mesma maneira.

  1. 10-15 dias antes do transplante, prepare os sulcos de aterrissagem.
  2. Desenterre cuidadosamente os processos selecionados, tentando não perturbar o pedaço de terra nas raízes. Remova também as folhas deles.
  3. Coloque os brotos no sulco de plantio, deixando o pescoço da raiz no nível do solo ou aprofundando-o em 1-2 cm e compactando o solo.
  4. Regue bem o poço (2-2,5 litros de água) e triture o solo com palha, turfa ou serragem com uma camada de 5 cm.

Se você não cumprir o prazo e transplantar framboesas no final da primavera, quando os brotos atingirem 0,5 m, após o transplante, reduza-os para 15 a 20 cm, para que as plantas não gastem energia no crescimento em vez de desenvolver o sistema radicular.

Transplante de broto de replantação

Os brotos de substituição são chamados brotos que crescem dos brotos na raiz principal e estão localizados diretamente no arbusto principal. Em altura, eles costumam atingir cerca de 0,5 m.

Prepare uma sessão de substituição de framboesa no outono

A plotagem para replantar as mudas de reposição é preparada no outono da maneira usual, e o procedimento em si é preferencialmente realizado na primavera.

  1. Depois que as framboesas terminarem de dar frutos, corte todas as hastes antigas, deixando 1-2 brotos de substituição.
  2. Remova todas as raízes.
  3. Dirija estacas no chão perto dos arbustos e amarre as hastes nelas.
  4. Por volta do final de setembro, antes do início da geada, silencie suavemente os arbustos. Lembre-se de que as raízes de framboesa estão entre 10 e 20 cm de profundidade, portanto não mergulhe a terra profundamente.
  5. Na primavera, corte os brotos em 10 cm e os caules devem permanecer aterrados até que os folhetos apareçam e cresçam 1,5 cm.
  6. Quando as folhas atingirem o tamanho desejado, corte as raízes das framboesas em um círculo com um diâmetro de 20 cm.
  7. Cavar um arbusto e remover cuidadosamente os restos de caules velhos.
  8. Coloque os brotos nas ranhuras de plantio preparadas e dispostas da maneira usual, deixando o pescoço da raiz no nível do solo ou aprofundando-o em 1-2 cm e compactando o solo.
  9. Regue bem o poço (2-2,5 litros de água) e triture o solo com palha, turfa ou serragem com uma camada de 5 cm.

Não é difícil transplantar framboesas, basta preparar o local corretamente e realizar todo o trabalho em tempo hábil. Siga estas recomendações e obterá uma planta saudável que lhe trará uma boa colheita.

Pin
Send
Share
Send