Os damascos dourados atraem a atenção dos estetas e dos amantes de frutas. Em homenagem ao damasco, são chamadas variedades de rosas e o festival internacional de cinema. Até o grande combinador refletiu em sua obra "damasco em flor". E é de admirar que Michurin esteja promovendo essa cultura para o norte desde o final do século XIX.
Um pouco sobre como cultivar damascos resistentes
Alguns jardineiros coletam sementes de damasco de suas variedades favoritas e as plantam usando a seleção natural. Muito poucos brotos sobrevivem, mas as mudas são mais adaptadas a condições específicas e podem afetar a colheita. Existe outro caminho. Encontrar mudas de damasco agora não é particularmente difícil. Os viveiros vendem várias variedades de damascos resistentes à geada no centro da Rússia.
Vídeo sobre o cultivo de damascos resistentes ao inverno
Descrição variedades de damasco Tsarsky
Uma das cultivares mais gratas por cultivar em condições agrícolas de risco é o Tsarskiy Apricot, que está incluído no Registro Estadual desde o início deste século. A variedade é recomendada para a região central. Os frutos amadurecem cedo, são usados frescos e são adequados para conservas e secagem.
A árvore é de tamanho médio, caracterizada por crescimento lento. Tem a coroa não densa levantada. Começa a dar frutos no terceiro ano após o plantio. As fotos são suaves, avermelhadas.
As folhas são verde-escuras, grandes, arredondadas ou alongadas até a ponta.
A floração do damasco começa antes que as folhas apareçam. Na maioria das vezes, as flores são solitárias, têm um caule muito curto ou sentam-se firmemente na parte aérea. As pétalas são branco-rosa, com até 3 cm de diâmetro, as sépalas são vermelho escuro.
As frutas são de cor amarelo-laranja, ao sol são cobertas com um bronzeado rosa-vermelho, ligeiramente pubescente. A polpa é brilhante, laranja, suculenta, textura delicada, sabor agridoce. O peso médio da fruta é de 15 g.
Em locais de crescimento natural, os damascos vivem por muito tempo e dão frutos regularmente. Mas nas condições da Rússia central, os jardineiros observam a frequência de frutificação. Os anos de colheita são alternados com os anos de descanso, dependendo do clima ou de outros motivos. Vale ressaltar que, nos anos "gordos", a fruta é suficiente para fornecer-se em branco por vários anos. Em média, 30 centavos de colheita por hectare são colhidos de damascos Tsarskiy.
Damasco Tsarsky resistente ao inverno.
Características de plantio e cultivo
Uma condição importante para o pouso é a escolha do local. Para damascos, é importante escolher áreas ensolaradas e bem aquecidas. As encostas do sul são ideais: alguns jardineiros escolhem lugares que são limitados ao norte por edifícios. Nesse caso, as árvores são protegidas dos fortes ventos frios. E se o solo no local for drenado, você poderá contar com o sucesso da empresa. Os damascos geralmente toleram a seca, graças a um poderoso sistema radicular, mas sofrem com a estagnação da água.
Mudas com sistema de raízes abertas são geralmente plantadas na primavera, depois que a neve derrete, mas o solo ainda não aqueceu. Você pode pousar no final de setembro ou na primeira década de outubro. Para mudas em contêineres, o tempo de plantio não desempenha um papel, uma vez que seu sistema radicular é protegido e, ao plantar um caroço de terra ao redor das raízes, ele permanece intacto. Se várias árvores forem plantadas, mantenha uma distância de 4 metros entre as mudas seguidas e um espaço de 6 metros entre as fileiras. Os damascos não toleram sombreamento, portanto, ao plantar, evitam a proximidade de árvores grandes com uma copa larga e densa. Outra ameaça para as plantas é a deformação do pescoço da raiz. Para evitar isso, jardineiros experientes recomendam não formar um furo de irrigação ao plantar mudas no outono. O excesso de umidade se acumula no buraco e, em seguida, a neve estagna, o que acaba levando ao aquecimento do pescoço da raiz e pode destruir a planta.
Para pouso:
- Cavar um buraco com pelo menos 60-70 cm de profundidade e 50 cm de diâmetro.A camada fértil do solo é separada e a argila é simplesmente removida.
- Um terço da profundidade é preenchido com tijolos quebrados e cascalho grande para garantir a drenagem.
- A mistura do solo é vertida com a adição de areia do rio na proporção de 2: 1.
- Tamped e derramado com água.
- Posicione as mudas de modo que o colar de raiz suba ligeiramente acima do nível do solo e adicione terreno ao redor ou sob as mudas, se necessário.
- Pressione bem o solo novamente.
- Cobrir o círculo próximo ao tronco com húmus.
As opiniões diferem quanto à aplicação de fertilizantes. Alguns acreditam que é suficiente introduzir apenas o seu próprio solo a partir do local, o damasco não exige muita fertilidade do solo e os fertilizantes nitrogenados são prejudiciais apenas durante o plantio no outono. Outros jardineiros devem adicionar húmus, fertilizantes minerais complexos à mistura do solo. É mais importante evitar o aprofundamento do colo da raiz e excluir a estagnação da água na fossa de aterrissagem.
Após o plantio, é necessário aparar as mudas para posteriormente formar corretamente o copo da coroa. Deixe 3-4 tiros esqueléticos direcionados em diferentes direções, cortados em 1/3 do comprimento no rim externo. O condutor central é cortado em um anel para que a parte aérea permaneça 30-50 cm mais alta que o restante dos galhos.
Nos anos subsequentes, eles tentam manter a camada da coroa e destruir os rebentos das raízes com o tempo. Normalmente, o damasco do czar é plantado em um estoque de origem da ameixa cereja, portanto, os brotos não podem ser executados.
Doenças e pragas do damasco
Casca de damasco sofre de umidade excessiva e pode ser afetada por doenças fúngicas. A melhor defesa contra a doença é a prevenção. Para isso, recomenda-se adicionar sulfato de cobre à cal e branquear o tronco e os principais ramos esqueléticos no final do outono e início da primavera. Quando aparecerem buracos de gelo, é recomendável descascar a madeira em um tecido saudável na primavera e cobri-la com verniz de jardim. A doença mais comum do damasco é a cleasterosporiose. As árvores são especialmente afetadas nos verões quentes, com fortes chuvas.
Feridas escuras aparecem nos frutos e nas manchas das folhas das folhas de necrose, que depois caem. O damasco Tsarsky não se aplica a variedades sensíveis à claustosporiose, mas as medidas preventivas durante o cultivo não devem ser negligenciadas. A conformidade com os padrões agrícolas e a pulverização precoce com preparações de cobre (solução a 1% de sulfato de cobre ou líquido de Bordeaux) impedirá o desenvolvimento de outras doenças fúngicas.
Das pragas do damasco, vale mencionar a mariposa.
Recentemente, devido ao aquecimento climático, a mariposa de damasco se espalhou significativamente. Para medidas de proteção química, recomenda-se pulverizar árvores com uma solução de nitrafen a 0,3% antes da floração. Quando a temperatura subir acima de 20sobreEntobacterina é usada como um produto biológico. Além dos inseticidas direcionados, vale lembrar sobre métodos simples de controle:
- Remova as teias de aranha nas folhas.
- Para cobrir rachaduras no córtex.
- Imponha cintos de caça em troncos de árvores.
- Hora de remover o lixo das folhas e destruir.
- Cavar o solo ao redor do tronco regularmente.
As pessoas que cultivam frutos de caroço na trama sabem que doenças e pragas afetam principalmente árvores enfraquecidas e cuidadas. Jardineiros experientes cuidam pacientemente e cuidadosamente de mudas jovens, realizam pulverização preventiva, caiação, poda sanitária, formam a copa das árvores antigas, recebendo uma colheita generosa em troca.
Opinião sobre a variedade Tsarsky
... Você também terá que implantar frutas de caroço se quiser que a mesma variedade cresça, porque não está totalmente claro o que crescerá com sua pedra (ninguém cancelou a divisão dos sinais, mas isso acontece tanto em frutas de caroço quanto em pedras de semente!). Variedades de damasco para a região de Moscou: a mais famosa e mais fácil de obter - Triumph Severny. Mas, se você realmente tentar descobrir os lugares e as pessoas "boas", poderá obter Lel, Zeus, espinheiro, Tsarsky e outros.No nosso TSAA no jardim Michurinsky, eles estão florescendo.
Alex Moscovo
//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=636&pid=11229&mode=threaded&start=#entry11229
... Floresce a variedade de damasco Tsarsky, plantada em uma área aberta perto da estrada e a 18-23 metros em linha reta, a variedade de damasco Bryanskiy Ranniy, plantada no lado sul da estufa. Apesar de ser 1,5-2 anos mais novo, ele parece maior. Todos os damascos que são plantados em uma área aberta morrem ou crescem muito lentamente. Os damascos obtidos na Sibéria e nos Urais do Sul provaram ser especialmente ruins. Das mais de 40 a 45 vacinações, no ano passado, Royal, Seraphim e Michurinsky sobreviveram. Muito trabalho foi investido e o resultado é 0. Não há nada para se vangloriar.
Bogdan. São Petersburgo
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=7076&start=75
- A madeira é normal, saudável. Mas os rins podem congelar no inverno. A seção transversal da poda raiz também deve ser leve. MAS:!: NENHUMA ALIMENTAÇÃO É IMPOSSÍVEL DE FAZER ... QUE AS RAIZES MAIS FRACAS - É MAIS SENSÍVEL À CONCENTRAÇÃO DE NUTRIENTES NO SOLO. E NENHUNS FERTILIZANTES MINERAIS NA ZONA RAIZ DE JOVENS Rebentos!
Oleg, Kiev
//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=636&pid=16217&mode=threaded&start=#entry16217
Pessoas familiarizadas com a definição latina de damasco como ameixa armênia não devem se preocupar com o clima severo da Rússia. Apricot Royal dá deliciosos frutos delicados, mas a árvore em si é resistente ao inverno e resistente à seca. Verdadeiramente um presente real para o jardineiro.