A ameixa de cereja é uma árvore frutífera familiar a todos. Seus frutos amarelo-âmbar têm sabor inferior às ameixas caseiras. Mas a ameixa é um ancestral, a forma original para variedades maiores e mais doces de ameixas. No outono, uma bela árvore com flores redondas é translúcida ao sol. As bagas douradas são usadas há muito tempo na medicina popular, porque a ameixa de cereja é rica em vitaminas do complexo B, além de C e PP. E na culinária, essa baga é usada para compota de frutas, xaropes, geléia, geléia, geléia, geléia, geléia, pastilha.
Conhecendo a planta
A ameixa cereja vem da Ásia Central e do Próximo. Além do habitual, existem variedades de plantas iranianas, caspianas, ferghana e sírias. A ameixa de cereja é uma árvore ou arbusto de caule múltiplo, cuja altura varia de 3 a 10 metros. A vida útil de uma árvore é de até 50 anos. O habitat da ameixa cereja selvagem é muito amplo. Pode ser encontrada nos Tien Shan e nos Bálcãs, no Cáucaso e na Ucrânia, na Moldávia e no norte do Cáucaso. A ameixa cultivada também é difundida; é cultivada em muitas regiões da Rússia, na Europa Ocidental, na Ucrânia e na Ásia.
Vantagens e desvantagens
Ameixa de cereja não é apenas útil. Distingue-se pela alta produtividade, resistência a doenças. Além disso, ela é simplesmente linda. Floresce no início de maio. Árvore da primavera, repleta de flores brancas ou rosa, como se estivesse flutuando no céu azul. Flores de cheiro suave atraem muitos insetos e, durante a floração, a árvore "vibra" como uma colméia. Graças às qualidades decorativas, a ameixa cereja é usada no projeto paisagístico.
Não menos bonita é a árvore durante a frutificação. Abundantemente repleto de frutas, os galhos se inclinam. A ameixa madura pode ter uma variedade de cores: amarelo, verde, rosa, roxo, vermelho, amarelo com barris vermelhos e até frutas quase pretas. Dependendo da variedade, o amadurecimento ocorre entre junho e setembro.
A ameixa de cereja não é tão doce quanto a ameixa. Comparado às ameixas, contém mais cálcio e menos açúcar. Ela é despretensiosa, mas tem medo de fortes geadas. No entanto, as variedades resistentes ao gelo desenvolvidas pelos criadores possibilitam o cultivo em áreas com um clima bastante severo.
Características da cultura
A ameixa cereja é generalizada devido a uma série de qualidades atraentes:
- a árvore produz os primeiros frutos um ano após o plantio, após 2 a 3 anos a colheita pode ser de até 15 kg da árvore, depois a planta pode produzir até 40 kg de frutos;
- a colheita é pouco exigente para a composição do solo;
- tolera facilmente o calor e a seca;
- resistente a doenças e pragas.
No entanto, tem uma ameixa e várias desvantagens. Os principais são:
- auto-fertilidade da maioria das variedades;
- curto período de dormência no inverno;
- floração precoce.
Devido a essas características, para obter bons rendimentos, várias variedades devem ser plantadas nas proximidades para polinização cruzada. Um curto período de dormência e o florescimento precoce são repletos de danos à árvore devido às geadas da primavera. E em invernos gelados em regiões onde a temperatura cai para -300De e para baixo, a planta deve ser coberta.
Aterragem de ameixa de cereja
Para que a planta se enraíze e faça abundantes colheitas, é necessário levar em consideração todas as suas preferências durante o plantio. O plantio, especialmente na faixa do meio, é melhor na primavera. É muito importante pousar antes que as primeiras folhas apareçam. Isso reduzirá o tempo e facilitará o período de adaptação da planta. Ao mesmo tempo, é recomendável comprar mudas no outono. Durante o inverno, eles são desenterrados em uma posição inclinada e cobertos. Mudas com sistema radicular fechado podem ser plantadas no verão.
Preparação e aterrissagem do local
O primeiro passo é escolher um local adequado. A ameixa de cereja adora sol, protegida dos locais de vento. Se plantada corretamente, a colheita aparecerá mais cedo e será maior que a das plantas colocadas em condições menos favoráveis. A ameixa cereja ama solos neutros, por isso é aconselhável tratar o solo ácido com farinha de dolomita e o solo alcalino com gesso.
O sistema radicular da ameixa cereja é muito desenvolvido, mas não é profundo. Isso permite que você "decida" onde a água subterrânea é alta. É melhor preparar o poço para o pouso com antecedência. Suas dimensões devem ser 60x60x60cm. É necessário preparar o poço no outono, preenchê-lo com bom solo e húmus, adicionar cinzas. Fertilizantes potássicos e fosfóricos também são trazidos para lá, rega abundante é realizada.
Na primavera antes do plantio, a maior parte da terra é retirada, um monte é feito no centro, ao longo do qual as raízes das mudas devem ser mais distribuídas. Se algumas raízes estiverem doentes ou mortas, elas devem ser removidas usando uma ferramenta limpa e higienizada. As raízes secas podem primeiro ser embebidas por várias horas em água.
Um pino de pelo menos 1 m de altura é colocado próximo às mudas e as raízes da planta são cobertas de terra, deixando um recesso para irrigação ao longo das bordas do poço. Nas plantas com um sistema radicular fechado, as raízes, juntamente com um caroço, são colocadas em um poço e cobertas com solo escavado misturado com húmus e fertilizantes. Uma colina não é necessária. Antes de plantar uma árvore com um sistema radicular fechado, a terra ao redor das raízes deve ser umedecida para que não se desintegre durante o plantio. Nos casos em que o nódulo com raízes está na grade, ele não é excluído. A grade apodrecerá com o tempo e não interferirá no desenvolvimento do sistema radicular. No entanto, antes de ser colocado no chão, é melhor abrir a rede. Em qualquer método de plantio, o colo da raiz deve permanecer na superfície. Se a muda for enxertada, o local da enxertia também deve estar acima do nível do solo.
A muda é amarrada a um pino para fixação. O solo ao redor da árvore é triturado e a rega é realizada a uma taxa de 15 litros de água por planta. Após o plantio, a árvore deve ser cortada entre 20 e 30 cm. Quando várias mudas são plantadas simultaneamente, a distância entre elas deve ser de 2,5 a 3 M. Variedades altas são colocadas a uma distância de 6 m de uma árvore da outra. Os troncos das plantas jovens devem ser fechados no inverno com uma rede para protegê-los dos roedores. Após o plantio, recomenda-se cobrir o círculo próximo ao tronco com palha ou serragem até uma profundidade de 5 cm.
Se, com o tempo, a árvore ainda estiver fora do lugar, ela poderá ser transplantada. Isso deve ser feito no início da primavera. O princípio básico é que o sistema radicular deve ser protegido por um grande pedaço de terra. Eles cavam uma árvore em toda a largura da coroa, depois a cercam com uma vala em duas baionetas de uma pá profunda e cuidadosamente a cavam por baixo. É melhor mover o caroço em uma folha de ferro ou linóleo. Uma árvore grande terá que ser movida com a ajuda de dispositivos adicionais, por exemplo, guinchos. Após o transplante no primeiro ano, é desejável limitar a frutificação removendo parte da fruta.
Seleção de vizinhos
Como a maior parte das variedades de ameixa é auto-fértil, é necessário plantar variedades polinizadoras próximas a ela. Estes incluem o viajante da ameixa cereja, bola vermelha de ameixa, Skoroplodnaya. Você pode escolher outras variedades de ameixas, florescendo simultaneamente com a variedade plantada de ameixa de cereja. Para variedades de médio e tardio, variedades adequadas de ameixa de cereja Asaloda, Vitba, Mara. Algumas variedades são bem polinizadas com ameixa chinesa.
Além de muitas variedades auto-férteis e auto-férteis também são encontradas. Estes incluem o cometa Kuban, Cleópatra - parcialmente autopolinizado. Embora essas variedades sejam capazes de produzir bagas sem polinizadores adicionais, o plantio de outras variedades de ameixa de cereja juntamente com outras variedades aumentará significativamente a produtividade.
Nos jardins, frutas e plantas ornamentais crescem nas proximidades. Mas nem todas as plantas combinam bem umas com as outras. Uma reação negativa ocorre quando os sistemas radiculares estão no mesmo nível e competem na luta por nutrientes, bem como quando uma das plantas libera substâncias nocivas para a outra. Perto de uma ameixeira, não é necessário plantar uma pera, uma noz, uma cereja, uma cereja e uma macieira. No entanto, alguns especialistas dizem que, ao lado da velha macieira, é bom.
Não combine a planta com alguns vizinhos decorativos. Por exemplo, uma bétula em um jardim deve estar localizada a uma distância considerável das árvores frutíferas, pois seu poderoso sistema radicular deprime os vizinhos.
Compra de mudas e métodos de propagação
Para cultivar uma planta viável e saudável, é importante ter um bom material de plantio. Pode ser adquirido, também é fácil obter mudas por conta própria pelo método de estacas ou de sementes.
Comprando mudas
Ao escolher uma árvore com um sistema radicular fechado, você precisa ter cuidado com o tamanho do coma. Quanto maior a planta, mais raízes ela tem e maior o nódulo. A terra não deve estar seca e solta, caso contrário, poderá desmoronar durante o transporte e o plantio. As raízes devem sobressair do fundo do recipiente. Isso garante que a planta não foi colocada antes da venda. Você também deve examinar cuidadosamente a casca. Não deve ter rachaduras e arranhões, não deve estar amassado.
Em mudas com raízes abertas, verifique se as raízes estão vivas. A árvore deve ter pelo menos 4-5 raízes principais. Para garantir que eles não estejam secos, peça ao vendedor que corte. A polpa da ponta no corte não deve ser marrom, mas branca. Nas raízes, não deve haver inchaço que ocorra com o câncer. Uma muda de dois anos de idade tem 2 a 3 ramos.
Propagação por estacas
A propagação por estacas verdes é adequada para todas as variedades de ameixa de cereja. Eles criam raízes bem e estão se desenvolvendo rapidamente. Muitas variedades também podem ser propagadas por estacas lignificadas, mas esse método não é adequado para todos.
Estacas verdes
Estacas verdes são cortadas em 2-3 décadas de junho. Para a colheita, são utilizados brotos do ano atual. Estacas verdes devem ser plantadas em estufa, que deverá ser preparada com antecedência. Em vez de uma estufa, é bem possível usar uma estufa de filme com solo preparado para propagação de plantas. O leito é cavado a uma profundidade de cerca de 40 cm, é colocada uma camada de drenagem de pedra britada ou seixos de 15 cm de espessura.De cima, a drenagem é coberta com solo fértil de 15 cm e coberta com uma camada de 10 centímetros de uma mistura de turfa e areia. O bolo inteiro é coberto com 3 cm de areia pura. A cama deve ser compactada para que, no futuro, seja mais fácil umedecê-la uniformemente.
As estacas são cortadas quando as bases dos galhos jovens ficam vermelhas e endurecem. Para a reprodução, são selecionados brotos de 25 a 30 cm de comprimento, que são feitos à noite ou na ausência do sol para reduzir a perda de umidade. O material preparado é imediatamente colocado em água.
Em seguida, com uma ferramenta limpa, são formadas estacas com 2 a 3 folhas e uma parte inferior de 3 cm Para as estacas, é tirado o meio da parte aérea. A parte superior é cortada acima do rim a uma distância de 0,5 cm perpendicular à parte aérea, a parte inferior fica abaixo do rim, o ângulo de corte é 450. As estacas prontas são imersas em bases na solução de enraizamento por 18 a 20 horas.
Depois disso, as estacas tratadas são colocadas em um leito bem úmido, a uma distância de 5 cm uma da outra e a uma profundidade de 2,5 a 3 cm. Você pode organizá-las em fileiras, cuja distância também deve ser de 5 cm. Umedeça o plantio de 2 a 3 vezes ao dia em usando um pulverizador manual ou regador.
O enraizamento ocorre a uma temperatura de 25 a 300C. O rendimento é de 50 a 60%, enquanto a formação das raízes leva de 2 semanas a um mês e meio, dependendo da espécie.
Estacas lignificadas
Para formar estacas lignificadas, são utilizados galhos anuais fortes e maduros. Eles podem ser colhidos a partir do outono após a queda das folhas e até o início da primavera, até os botões começarem a inchar. A raiz, que ainda precisa ser removida, é mais adequada para essas estacas. As estacas são formadas a partir das partes central e inferior dos brotos, de modo que sua espessura varia de 7 a 12 mm e o comprimento é de 20 a 30 cm. Se você planeja plantá-las em uma estufa, pode levar peças de 4 a 10 cm.
Estacas bem enraizadas plantadas em canteiros imediatamente após voar ao redor das folhas. Nessas estacas, o corte superior deve ser oblíquo para que a umidade não permaneça nele. As estacas são tratadas com um agente de enraizamento e, em seguida, colocadas no leito em sulcos com profundidade de 15 a 20 cm, sendo imersas no sulco em 2/3. Antes do plantio, uma mistura de areia e turfa é derramada no sulco. A alça deve encostar no fundo com a ponta. Complete o solo com camadas, compactando cuidadosamente. Quando seu nível fica nivelado com o solo, um sulco para irrigação é formado ao redor da alça. Após a rega, adicione terra ao recesso formado. Após as geadas do inverno, o solo ao redor das estacas deve ser cuidadosamente compactado novamente. Um ano após o plantio, as mudas enraizadas podem ser transferidas para um local permanente.
Crescimento ósseo
Cultivar ameixa cereja a partir de um osso é um processo lento, mas sem complicações, acessível a todos. Primeiro você precisa preparar o jardim. Para isso, a terra é escavada até a profundidade da baioneta de uma pá, o húmus deve ser adicionado ao solo escavado à taxa de 3-4 kg por metro quadrado e um copo de cinza de madeira. Não é recomendado o uso de fertilizantes minerais e esterco para melhorar a qualidade do solo.
Para o plantio futuro, frutos maduros são selecionados, os ossos são removidos da polpa e lavados cuidadosamente. Os ossos são secos em uma toalha ou papel macio, secam em poucas horas.
Os ossos preparados são colocados na cama com um intervalo de 70 cm em cada direção, fechando-os a uma profundidade de 5 cm e a cama é compactada.
No ano de plantio, as mudas não aparecem. No ano seguinte, no início da primavera, pequenas mudas aparecem no jardim. Cada um tem 2 folhetos direcionados em direções opostas. Abaixo do pescoço da raiz é visível abaixo deles, é mais leve que o tronco principal. Crescimento adicional ocorre entre as folhas, uma brotação ascendente é formada na qual novos brotos são formados.
Em locais ensolarados, as brotações se desenvolvem rapidamente, mas no início do verão seu crescimento é interrompido. No final dos brotos, brotos são formados, a partir dos quais novos brotos aparecerão no próximo ano. Crohn começa a tomar forma no segundo ano. Mudas de dois anos de idade podem ser transplantadas para um local permanente.
Um sinal de boas culturas futuras é o crescimento. As árvores com grande crescimento darão bons frutos. As primeiras bagas aparecem três anos após o transplante. Este método de reprodução permite obter plantas sem medo de geada.
Cuidado
O cuidado de árvores jovens inclui:
- capina;
- rega oportuna;
- poda de coroa;
- cobertura superior;
- luta contra insetos e doenças.
Poda
A poda deve ser feita no início da primavera. A primeira poda é realizada no momento do pouso. Posteriormente, em uma planta adulta, os galhos são podados se o crescimento não aparecer. Os ramos e tronco superiores também são encurtados se ficarem muito altos. Nesse caso, não é permitida a poda de mais de 1 m, caso contrário, brotos verticais de grande altura aparecerão no local do corte.
O objetivo de aparar também está diminuindo. Isso remove o mais fraco dos galhos que se cruzam, galhos curvos que interferem nos outros. Isso é feito para melhorar a iluminação. Todos os ramos doentes e aqueles que são direcionados para dentro da coroa também são removidos.
Top vestir
No primeiro ano, as mudas não precisam de fertilização, pois ao plantar uma quantidade suficiente de nutrientes é introduzida no poço. Posteriormente, a cada 3 anos, fertilizantes orgânicos são aplicados a uma taxa de 10 kg por 1 km² no sulco próximo ao círculo próximo ao tronco. m coroas.
Ao contrário dos orgânicos, os fertilizantes minerais devem ser aplicados todos os anos. Antes da floração, a planta é alimentada com nitrato de amônio à taxa de 60 g por 1 m². m) Em junho, fertilizantes contendo potássio e superfosfato devem ser adicionados ao solo nas proporções de 50 ge 120 g por 1 km². M. Acima de tudo, a ameixa de cereja requer nitrogênio e potássio, precisa de fertilizantes com fósforo muito menos.Portanto, a primeira fertilização com fertilizantes nitrogenados pode ser realizada no início da estação, no início da primavera.
Doença ameixa cereja
A ameixa de cereja, juntamente com outras frutas de caroço, é suscetível a várias doenças. A tabela abaixo mostra os sintomas de doenças e métodos para o seu tratamento.
Tabela: doença da ameixa cereja e seu tratamento
Doença e patógeno | Sinais | Medidas de controle |
Mancha marrom. Chamado por cogumelos | Manchas se formam nas folhas, cuja cor depende do patógeno (marrom, amarelo ou ocre). Mais tarde, são descobertos pontos pretos - esporos. O meio das folhas desmorona, as folhas caem | Folhas doentes devem ser destruídas. As árvores são tratadas com mistura de Bordeaux a 1% 3 vezes: durante a brotação, imediatamente após a floração e 2 semanas após o 2º tratamento. Em caso de danos graves, as plantas devem ser pulverizadas novamente 3 semanas antes da colheita |
Coccomicose. O agente causador é um fungo | Violeta - manchas vermelhas ou marrons se formam no topo das folhas. A parte inferior das folhas é coberta com tubérculos esbranquiçados, almofadas com esporos. Não apenas as folhas sofrem, mas também os frutos. Eles mudam de forma, você não pode comê-los | Folhas e frutos infectados são colhidos e queimados. Na primavera, após o fim da floração e no outono, no final da colheita, as árvores são pulverizadas com uma solução de Bordeaux a 1% |
Moniliose, queima da moniliose. Doença fúngica causada por Ascomycete Monilia | Os ramos adquirem uma cor marrom, murcham, os frutos apodrecem. Crescimentos cinzentos se formam nas bagas | As partes afetadas das plantas são cortadas e queimadas. O tratamento é realizado em 3 etapas: quando as folhas florescem - 3% da mistura Bordeaux, antes da floração e após a floração - 1% da mistura Bordeaux |
"Bolsos". Doença fúngica | Os frutos que são colocados são retirados, tornando-se a forma de um saco. Ossos não são formados. As bagas não amadurecem, ficam marrons e secas e depois caem | Partes doentes de plantas são coletadas e queimadas. O processamento com uma solução a 1% de líquido Bordeaux é realizado 2 vezes: durante a brotação e após a floração |
Manchas perfuradas (Kleasterosporíase). O agente causador é um fungo | Manchas marrons com um formulário de borda vermelha nas folhas. As manchas estão desmoronando. Os rins ficam pretos, os frutos ficam manchados, que depois incham. As frutas secam | Partes doentes de plantas devem ser destruídas. As árvores são tratadas com uma mistura de Bordeaux a 1% 3 vezes: durante a brotação, imediatamente após a floração e 2 semanas após 2 tratamentos. Em caso de danos graves, as plantas devem ser pulverizadas novamente 3 semanas antes da colheita |
Carrapato de fruta marrom | As larvas aparecem na primavera, quando os botões se abrem. As larvas mudam, suas peles dão às folhas uma cor prateada. As folhas ficam marrons e desintegram-se | Limpando a casca de tecido morto. Tratamento com inseticidas (Fufanon, Karate) antes do inchaço dos rins e durante a brotação |
Voador viscoso | Alimenta-se de placas foliares, deixando apenas veias | Coleção Outono de folhas caídas e frutas. Pulverização de árvores em julho ou início de agosto pela Fufanon ou Novoaktion |
Pulgão ameixa | O inseto extrai suco de folhas e galhos jovens. As folhas mudam de forma, ficam amarelas e caem | Durante o período de brotamento, as árvores são pulverizadas com Karbofos ou Sumition, tratando cuidadosamente as superfícies inferiores das folhas |
A pulverização com inseticidas também é eficaz em diferentes tipos de mariposas, bem como na mosca da ameixa amarela. A prevenção de todos os tipos de lesões consiste na limpeza das folhas caídas, na remoção de partes doentes das plantas e na alimentação competente.
Ao cultivar ameixa cereja, outros problemas são possíveis. Uma árvore bem desbotada pode produzir muitos frutos que atingem a maturidade total. Na maioria das vezes isso acontece quando o regime de irrigação é violado. A frutificação abundante requer muita umidade. A rega deve ser feita regularmente no sulco cavado ao longo da borda da coroa.
Se a árvore não dá frutos, o motivo mais frequente é a falta de polinizadores. Como a maioria das variedades de ameixa é auto-fértil, a presença de várias árvores idênticas não resolve o problema. Para obter uma colheita, você precisa plantar uma árvore de outra variedade nas proximidades.
Características do cultivo da ameixa cereja em áreas com clima severo
Com toda a despretensão e pouca exigência para os solos, em diferentes regiões é melhor cultivar variedades de zonas. Nativo das regiões sul, graças aos esforços dos criadores de ameixa, as severas regiões do norte também conquistaram.
Região de Midland e Moscou
Para suportar as mudanças climáticas, as geadas de retorno e outras delícias da zona agrícola arriscada, vale a pena prestar atenção às variedades criadas especialmente para a Faixa do Meio. Entre eles, destacam-se as mudas de foguetes - as mais resistentes ao gelo e a barraca - as maiores.
O tempo de maturação das bagas também é muito importante. Nos últimos dias de julho - no início de agosto, Vetraz, Monomakh, Nesmeyana dão frutos. Mais tarde, em meados de agosto, amadurecem damasco, pêssego, cometa Kuban, Anastasia, Sarmatka, Karminnaya Zhukova, Chuk e cometa tardio. Bom para a região de Moscou Mara, Skoroplodnaya e ouro citas. Além do Rocket Seedling, o Gift of St. Petersburg e o Vladimir Comet sobrevivem com segurança ao gelo.
Sibéria
Condições particularmente difíceis para a ameixa de cereja são observadas na Sibéria. Os degelos são perigosos para ela, seguidos por fortes geadas. A baixa resistência ao gelo e um curto período de dormência no inverno não permitem ao sul criar raízes nessas partes. Mas na Sibéria, as variedades híbridas criadas especificamente para esses locais são cultivadas com sucesso.
Tabela: Variedades de ameixa cereja para jardins da Sibéria
Título | Período de amadurecimento | Produtividade kg | Recurso bagas |
Amanhecer Escarlate | Fim de julho | 8 - 15 | Vermelho vivo, doce-fresco, 11-15g |
Sobremesa do norte | 1ª década de agosto | 4 - 6 | Vermelho vivo, sobremesa, 10 - 17 g |
Mel | 2 - 3 décadas de agosto | 3 - 8 | Vermelho, sobremesa, 13-19 g |
Âmbar | A última década de agosto | 12 - 18 | Amarelo, agridoce, 12-16 g |
As variedades de zonas especiais Rainbow, Mars, Almond e Rubin crescem bem na Sibéria. Todos eles exigem vizinhos - polinizadores. A exceção é o âmbar parcialmente auto-fértil.
Comentários
Tenho ameixa cereja Vetraz e encontrado, as sementes não se separam, mas comemos com prazer (segunda quinzena de julho). Neste verão, todas as frutas de caroço foram infrutíferas.
Katr Moscow
//www.websad.ru/archdis.php?code=278564&subrub=%CF%EB%EE%E4%EE%E2%FB%E5%20%E4%E5%F0%E5%E2%FC%FF&year=2007
Eu realmente amo o cometa Kuban. Todos desfrutam de uma colheita boa e abundante e saborosa, de tamanho médio, não doente. Em nossa antiga casa de campo, produzia uma colheita calculada pela bagagem de um carro. Contras-ramos da colheita estavam constantemente quebrando. No entanto, após 10 anos, a colheita começou a diminuir ano a ano, até chegar a 2 pequenos baldes. Não sei os motivos, talvez o fato seja que ninguém nunca tenha cuidado de uma árvore. Eu não sei o futuro destino da árvore, porque Este chalé foi vendido. As bagas são deliciosas para comida, congelamento e compotas de frutas.
NEL Krasnodar
//www.websad.ru/archdis.php?code=278564&subrub=%CF%EB%EE%E4%EE%E2%FB%E5%20%E4%E5%F0%E5%E2%FC%FF&year=2007
Um galho de presente de São Petersburgo deve ser deixado para polinizar outras ameixas cereja na área. Como essa é a variedade mais resistente do inverno (conhecida) e confiável. É bom plantar qualquer outra ameixa de cereja como presente.
toliam1
//www.forumhouse.ru/threads/261664/page-14
... por muitos anos, uma enorme ameixeira de cerejeira e um jardim de ameixas (húngaro) crescem nas proximidades. A ameixa de cereja nunca deu frutos. Floresceu descontroladamente, mas não uma única fruta. Duas outras variedades diferentes de ameixa cereja foram plantadas nas proximidades há alguns anos, e ambas floresceram este ano ... e, como resultado (aparentemente) - há tantas frutas na ameixa velha quanto folhas. Se eles não desmoronarem, será algo ...
Tristana
//www.forumhouse.ru/threads/261664/page-8
A ameixa de cereja é uma planta despretensiosa e grata que responde com colheitas abundantes, mesmo com um pouco de cuidado. E se você cuidar dela de acordo com as regras, o número de frutas excederá todas as expectativas. Essas belas árvores e arbustos encantam os olhos desde o início da floração até as folhas caírem. Uma variedade de variedades permitirá que você escolha a que mais lhe agrada.