Aqueles que desejam plantar cerejas Shpanka em seu jardim podem ser enganados por uma variedade de variedades. No mercado, eles oferecerão Shpanki: anão, Bryansk, Shimsky, Donetsk. Eles diferem em aparência e tamanho (de anão a gigante), expectativa de vida e frutificação, qualidade de frutos e produtividade. Portanto, cada shpanka requer um conhecimento mais próximo.
Descrição da variedade de Shpanka cereja
Shpanka pertence às chamadas variedades populares, cujos autores e data exata de origem são desconhecidos. Foi isolado no século XIX ou no início do século XX (e de acordo com outras fontes há mais de 200 anos) como resultado do cruzamento de cerejas e cerejas; portanto, do ponto de vista científico, é um híbrido que se tornou uma variedade separada e resistente. Por muitas décadas, Shpanka se provou e se espalhou amplamente por toda a Rússia, Ucrânia e Moldávia.
A altura da árvore atinge 6 m, mas existem espécimes com até 10 m de altura, com uma vida útil de 20 a 25 anos. Em alguns casos, com a poda antienvelhecimento correta de até 30 anos ou mais, mas isso não é tudo. Quando a cereja começa a envelhecer, uma raiz é deixada sob ela. Em seguida, o tronco velho e seco é derrubado e uma nova árvore permanece no caminho da frutificação. Assim, sem problemas, é possível manter as plantações de cerejeira em um local por muitas décadas. Na região da Terra Negra Central e em outras regiões, ainda existem antigos plantios de cerejas que crescem desde o final dos anos 40 - início dos anos 50 do século passado.
O tronco e os ramos perenes de Shpanka são de cor marrom escura, os jovens são muito mais leves. É importante saber, porque a fruta cereja é exclusiva em brotos jovens, que é levada em consideração na poda. A coroa é média. Portanto, o Shpanka não é propenso ao espessamento, mas se esconde pouco dentro da coroa, mesmo sem a poda mais fina. Os galhos não crescem para cima, como nas variedades piramidais, mas em ângulo reto com o tronco, paralelo ao solo. Isso pode ser considerado um sinal de menos, porque, sob o peso de uma colheita grande, às vezes eles podem quebrar e exigir a instalação de adereços. A folha de abeto é longa, 7-8 cm, mais como uma folha de cerejas, pecíolos rosa.
A primeira safra pequena de Shpanka dá 5 anos após o plantio de uma muda de 1,5 a 2 anos. Então, ao longo dos anos, aumenta a produtividade, atingindo um pico de 15 a 18 anos. Nessa idade, uma árvore pode produzir de 50 a 60 kg de bagas. A produtividade média em outros períodos da vida é considerada de 35 a 40 kg. A baga é achatada, com peso de 5-6 g, considerado grande para as cerejas em estado maduro de cor marrom, suculento. A carne é amarela por dentro, o osso se separa facilmente. As bagas são doces, suculentas, com uma ligeira acidez.
No sabor e qualidade das bagas, a Spanka tem um desempenho muito bom entre as cerejas, precisamente porque herdou parte de seus ancestrais - as cerejas. No entanto, os frutos não são armazenados por muito tempo, requerem processamento ou congelamento rápidos.
A colheita amadurece no meio do verão. A frutificação é gradual, estendendo-se quase até o final do verão. Os frutos maduros caem ao menor vento, e devem ser colhidos a tempo.
O shpanka é considerado auto-fértil, ou seja, não requer polinização cruzada com cerejas vizinhas - flores masculinas e femininas crescem na mesma árvore. A árvore solitária dará frutos. Mas a colheita é mais abundante e a qualidade da fruta é maior se o Spanka crescer em um grupo de cerejas de qualquer outra variedade.
Para que o jardim não seja inconsistente, não é recomendável plantar variedades baixas ou anãs ao lado da alta Shpanka, que também será bastante obscurecida.
Shpanka é uma variedade resistente que tolera secas e geadas severas no inverno (até -35sobreC) Mas as propriedades do ancestral amante do calor (cerejas) não permitem que a variedade se espalhe para o norte. A cereja pode suportar o inverno, mas um verão muito curto impedirá o amadurecimento das frutas. No entanto, nos subúrbios e no Volga Médio Spanka está crescendo.
Propagação de cereja
Os cachos são propagados com sucesso por brotos de raiz. A remoção da prole sob o tronco é uma operação obrigatória, pois drena a árvore principal. E se você não tocar na sessão, em alguns anos se tornará um concorrente dos troncos principais e entre si, causando espessamento, como resultado, haverá uma floresta intransitável abandonada com uma pequena colheita em vez de um jardim.
Os brotos são cortados ao nível do solo sem deixar um cânhamo e depois jogados fora ou queimados. Mas você pode usá-lo como material de plantio. Para fazer isso, escolha uma muda adequada do que cresceu no momento ou, cortando as mudas, deixe algumas das mudas mais fortes para transplantá-las em um ano ou dois. É ideal o transplante de brotos de 1,5 a 2 anos com uma altura de 60 a 80 cm.
As mudas selecionadas para transplante são cavadas até a profundidade da baioneta ao longo do perímetro da baioneta, puxadas juntas com o solo, tentando manter intactas o máximo possível de raízes. No processo de remoção das mudas, uma raiz uterina espessa horizontal proveniente da árvore principal se encontra. É cortada com uma tesoura de pá ou lanche. Ao cavar supercrescimentos, não se deve esquecer que o trabalho está ocorrendo na zona do sistema radicular de uma árvore viva; portanto, não há necessidade de cavar demais. O buraco é então coberto com terra solta e polvilhado com folhas caídas ou cobertura morta. A muda é colocada em uma estopa crua e todo o sistema radicular é fechado a ela.
Mas se você conseguir encontrar um broto de 2,5 a 3 anos que já pareça uma muda independente, poderá transplantá-lo também, isso acelerará a primeira colheita em 1-2 anos. Em um jardim abandonado, você pode encontrar uma muda de 4-5 anos de idade. Porém, quanto mais velho ele for, pior será a raiz e maior será o volume de raízes e terra com ele.
Pode ser propagada enxertando no porta-enxerto de cerejas de raça pura mas resistentes. Mas é mais difícil e longo, porque primeiro você precisa cultivar um material e depois aguardar o crescimento da parte enxertada.
Planting Spanks
Nas regiões sul, você pode plantar um shpanka durante o período de descanso:
- no outono, assim que as folhas caem e até meados de outubro;
- na primavera, antes do início do fluxo de seiva.
Nas regiões do norte, recomenda-se plantar cerejas na primavera, pois as árvores plantadas no outono não têm tempo para se preparar para o inverno.
Local
Spanke precisa de um lugar ensolarado. Nas regiões do sul, é permitido sombreamento abaixo, por exemplo, de cercas remotas ou edifícios baixos. Nos subúrbios, outras regiões mais frias em locais sombreados, a neve derrete mais, a terra se aquece pior, a estação de crescimento da árvore é reduzida e, portanto, o local deve estar completamente ensolarado.
Há lugares entre prédios, onde os rascunhos chegam ao clima calmo. Esses locais não são adequados para cerejas.
Solo
O Spanke precisa de um solo solto, solto, mas com uso intensivo de água. Alumina pegajosa não estruturada ou barro pesado não é adequado, as raízes não serão capazes de se desenvolver bem nelas. O solo não deve ser ácido, mas neutro ou levemente alcalino, com um pH de cerca de 7. As águas subterrâneas não devem ficar a mais de 1,5 m da superfície do solo.
Algoritmo de pouso
A sequência de etapas ao plantar cerejas:
- Eles cavam um poço de aterrissagem de acordo com o tamanho das raízes, de preferência com uma pequena margem em profundidade e largura.
- O húmus solto totalmente maduro é misturado no solo na proporção de 1 parte de húmus para 3 partes do solo. Adiciona-se cinza de madeira a esta mistura na proporção de 1 litro por 20 litros de solo.
- Uma estaca de madeira ou um tubo de metal é enfiado no fundo do poço central.
- Sim, o fundo do poço é derramado um monte de solo preparado.
- No topo espalhe as raízes das mudas.
- A planta deve estar na mesma profundidade em que cresceu no local antigo, que é claramente visível pela cor da casca. Mas, em qualquer caso, é impossível encher o colo da raiz, deve estar ao nível do solo. Se as mudas estiverem baixas, elas as puxam e despejam a terra no monte abaixo.
- Tendo determinado a altura, as raízes são cobertas com solo solto, sem deixar vazios, o solo é suavemente abarrotado com o pé.
- Despeje 10-20 litros de água, dependendo do tamanho do poço e mudas, umidade do solo.
- A muda é amarrada à estaca de apoio com barbante de linho macio ou uma tira de tecido.
- O círculo do tronco é coberto com cobertura morta.
Recursos de Cuidados
Cuidar do Spank - alimentação, poda, controle de pragas e doenças - é quase padrão, como todas as cerejas altas. Alguns recursos:
- O Spank é plantado a menos de 3 m um do outro. Se a área permitir, você pode aumentar a distância para 3,5-4 m entre as linhas. É uma árvore alta, com um sistema radicular muito extenso - 2-2,5 vezes maior que a área da copa.
- No processo de crescimento, como todas as variedades antigas, Shpanka praticamente não requer cobertura, especialmente em chernozems e outros solos férteis. Mas o adubo competente com fertilizantes orgânicos ou modernos, especialmente em solos escassos, pode ser benéfico.
- A variedade é resistente a doenças fúngicas, coccomicose e queimaduras monoliais, o que simplifica os cuidados.
- A árvore pode exigir rega, se não houver chuva, durante a floração e a formação dos ovários.
- Em geadas anormalmente frias, é importante que o chão sob a árvore seja coberto com uma espessa camada de neve. Se não houver neve, você terá que preencher o solo com uma camada de cobertura de serragem, húmus, folhagem, feno, palha, adubo, composto ou turfa com uma camada de cerca de 10 cm. O principal é que as raízes não congelem.
- Se parte dos galhos congela no inverno, eles são cortados na primavera.
Anos de experiência no cultivo de shpanki mostraram que quase o único problema de seu cultivo é a colheita de uma árvore alta.
Variedades de Shpanka
No final do século XX e início do século XXI, com base na antiga variedade Shpanka, os criadores criaram novas variedades que também merecem a atenção dos jardineiros.
Shpanka Bryansk
A variedade foi incluída no Registro Estadual em 2009, é recomendada para uso na região Central. O tronco é baixo, de altura média, ou seja, abaixo do antigo Shpanka. Os brotos não crescem paralelos ao chão, mas para cima, por causa dos quais a árvore tem uma forma diferente. A cor da casca é cinza-oliva. As frutas são menores, com até 4 g de peso, de formato redondo e vermelho claro. Os açúcares estão ganhando até 9%, o que está longe de ser um recorde, portanto o sabor das frutas maduras não é agridoce, mas, pelo contrário, agridoce. É considerado auto-fértil, capaz de dar frutos em uma única árvore. Amadurecimento precoce.
A produtividade média de Shpanka Bryansk, de acordo com o Registro Estadual - 73 kg por 1 ha, ou seja, 73 kg de 100 m2ou cerca de 8 kg de um barril. Segundo outras fontes, Shpanka Bryansk fornece cerca de 35 a 40 kg de um barril, o que é mais próximo da realidade.
Shpanka Shimskaya
A variedade recebeu o nome do local de origem - distrito de Shimsky da região de Leningrado. Portanto, é perfeitamente adaptado às condições do noroeste.
Uma variedade de amadurecimento precoce, bagas amadurecem no final de junho - início de julho. Frutas até agosto. Quanto mais ao sul da região, mais rápido começa a frutificação. De um tronco adulto, você pode coletar de 45 a 55 kg de frutas. Começa a dar frutos a partir de 3-4 anos, a vida útil é de até 25 anos. As frutas são de tamanho médio, até 3,5 g, vermelho claro, mesmo em estado maduro, doce e com acidez. A carne é rosa claro, o suco não está colorindo.
A árvore é de tamanho médio, com até 3 m de altura. A coroa é espessa, rara, não exigindo poda de desbaste. A casca é muito escura, quase preta, mesmo em brotações bienais jovens. Ele tolera bem o inverno, mas às vezes pode sofrer de uma doença fúngica, uma queimadura monilial, que exigirá tratamento com fungicidas.
A variedade é auto-fértil, portanto, requer o plantio em um grupo com polinizadores, cerejas de outras variedades, por exemplo, Vladimir ou Korostyn.
Shpanka Donetsk
Como Shimskaya, recebeu o nome do local de origem - a estação de jardinagem experimental de Donetsk. Este é um híbrido de cerejas e cerejas. A coroa nos primeiros anos na forma de uma pirâmide, torna-se arredondada. A variedade produz frutos grandes e recordes - de 6 a 7 g. Os frutos são vermelhos claros, a polpa é amarela, o sabor é agridoce. A variedade é resistente ao inverno e resistente à seca. Com fortes geadas no inverno, pode sofrer, mas é capaz de se recuperar rapidamente. A tendência para doenças fúngicas é média.
A árvore começa a dar frutos de 3-4 anos, atinge um pico de 9 a 12 anos.
Uma variedade de baixa fertilidade, uma única árvore produzirá uma pequena colheita. Portanto, requer plantio em grupo para polinização mútua. Em regiões quentes, recomenda-se plantar não cerejas ou híbridos, mas cerejas para polinização.
Shpanka anão
Bagas de anão anão se distinguem pelo excelente sabor. É um híbrido de cerejas e cerejas, portanto, tem um gosto de cerejas em combinação com as melhores qualidades de sabor das cerejas. A variedade é considerada tenaz e resistente, resistente a invernos gelados, doenças fúngicas e pragas e, portanto, cresce com sucesso no noroeste.
Kursk shpanka
Essa variedade foi isolada por criadores há quase um século. E em 1938 ele recebeu o nome separado Shpanka cedo, ou Kurskaya, no local de origem, a fim de evitar confusão no grupo de variedades, também conhecido como Shpanka. Muitos ainda a confundem com uma grande Spanka do sul. Mas essas são duas variedades separadas, muito diferentes uma da outra. O Kursk shpanka não é um híbrido com cerejas, mas cerejas puras, pertence ao tipo de amorel, isto é, cerejas vermelhas com suco incolor. A variedade foi generalizada na região de Kursk, menos comumente encontrada nas regiões vizinhas. Nas regiões mais setentrionais, nunca cresceu, possivelmente devido à baixa resistência do inverno. E mesmo nas regiões do sul, a cereja congelou bastante nos invernos rigorosos.
A variedade é precoce, os frutos amadurecem a partir de meados de junho. A árvore atinge uma altura de 4 m. A copa é larga e se espalha, esparsa, os brotos são espessos, de cor marrom acinzentada. A produtividade depende das condições de invernada dos botões de flores. Se os rins não congelarem, a árvore dará até 30 kg de frutas. Começa a dar frutos em 4-5 anos. A expectativa de vida é de até 25 anos, o pico de rendimento ocorre de 12 a 18 anos.
Propagado por enxerto em mudas de cereja local azeda. Isso aumenta sua resistência ao gelo. Embora seja possível propagar e enraizar brotos. Para a polinização, você precisa plantá-lo em um grupo com variedades da mesma altura - Vladimir, Kent e variedades do grupo Griot.
Comentários
Eu tenho uma variedade de "Shpanka precoce", dividida em todas as regiões da Ucrânia. Compro mudas de árvores do viveiro de Zaporizhzhya e não há problemas especiais. No nordeste da Ucrânia e em outras regiões, não solicitarei, mas aconselho que você leve mudas de zoneamento de viveiros da sua região.
Slavuta_m
//chudo-ogorod.ru/forum/viewtopic.php?f=47&t=1713&sid=c70a41b03fb83a2e0ca2f2c2f4a95f43&start=10
Estou cultivando uma espécie antiga de cereja - Spanka, não está doente de nada. Geralmente. Doce, suculenta baga escura amadurece antes de Vladimir. Cerejas oblíquas - um antigo jardim. Dei a muda para meu irmão na região de Moscou (distrito de Istra), tudo se enraizou.
Elen fionko
//www.agroxxi.ru/forum/index.php/topic/184-%D0%B2%D0%B8%D1%88%D0%BD%D1%8F/
As cerejas Shpanka, cujo "pedigree" ainda não é rastreável, são uma confirmação maravilhosa de que a natureza é um criador talentoso. Este híbrido, caracterizado por notáveis qualidades de sabor das bagas, produtividade estável e cuidados pouco exigentes, os jardineiros ficaram felizes em crescer por mais de 200 anos. Os criadores não abandonam as tentativas de "ajustar" a natureza, introduzindo novas variedades com base em Spanki.
Andrey Kamenchanin
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=351&page=172
Vídeo: socos crescentes
Variedades antigas, confiáveis e comprovadas ao longo dos séculos, podem ser perdidas no meio de uma abundância de novas variedades com qualidades convenientes - crescimento rápido, retorno rápido, com uma colheita baixa, crescimento baixo e assim por diante. Portanto, há razões para encontrar um Shpanka "real" nos velhos jardins, sabendo exatamente o que é e transplantá-lo, mantendo-o no novo jardim.