Segredos de uma pêra em forma de coluna

Pin
Send
Share
Send

As peras em forma de coluna atraem a atenção dos jardineiros com um visual decorativo, colheitas abundantes e um sabor agradável de frutas. Inúmeros viveiros e lojas online oferecem várias variedades dessas plantas com dados mínimos sobre suas características e características. Portanto, antes de comprar uma muda, você deve se familiarizar com as informações em detalhes e entender o que é uma pêra colunar.

Descrição Geral da Pêra Colunar

As peras em forma de coluna pertencem a árvores anãs; elas receberam o nome pela forma incomum da coroa na forma de uma coluna, quando galhos esqueléticos muito curtos com muitas brotações encurtadas - cachos com brotos de frutas são colocados no tronco. Como resultado, parece que as flores e os frutos estão localizados diretamente nos troncos. Ao mesmo tempo, o tamanho e o sabor das frutas permanecem os mesmos das peras altas. A altura máxima da árvore é de cerca de 2-2,5 m.

As peras em forma de cólon produzem frutos abundantemente e parecem muito decorativas

Pelo método de produção, todas as variedades são divididas em sementes (anões naturais) e enxertadas em um estoque clonal atrofiado. Os troncos das mudas jovens são muito mais espessos do que as peras comuns da mesma idade e também não possuem galhos laterais.

A pêra em forma de coluna é uma cultura parcialmente auto-fértil. Dá frutos sem polinização de terceiros, mas para aumentar a produtividade nas proximidades, é melhor plantar árvores polinizadoras. Para isso, quaisquer variedades de peras com o mesmo período de floração são adequadas.

Atualmente, não existem muitas variedades no mercado que possam ser classificadas como colunares.

Vídeo: como são as macieiras e as pereiras colunares no outono

Vantagens e desvantagens das peras colunares

Devido ao seu tamanho, a pera colunar não gasta energia no crescimento da massa vegetativa, o que lhe dá uma série de vantagens:

  • graças à copa compacta, existe a possibilidade de um plantio mais denso de árvores, o que economiza espaço no jardim;
  • a maior parte das árvores começa a florescer e a dar frutos já no segundo ano após a vacinação;
  • eles são caracterizados por maior produtividade que as peras comuns;
  • as frutas são suculentas, doces, bem transportadas;
  • uma pequena coroa facilita o cuidado das árvores - poda, pulverização e colheita.

As desvantagens incluem:

  • frutificação de curto prazo da árvore é de cerca de 10 anos. Isso é significativamente menor do que o das variedades comuns de pêra e, posteriormente, requer atualização do jardim;
  • se não houver experiência no cuidado de plantas colunares, elas rapidamente perdem a forma e reduzem a produtividade;
  • com frutificação intensiva, essas variedades esgotam muito o solo, o que requer aplicação regular de fertilizante.

Apesar de algumas falhas, as árvores colunares cultivadas no local irão deliciar não apenas os frutos, mas também sua aparência decorativa.

Principais representantes com recurso

Muitas variedades de peras colunares podem ser criadas nas regiões sul e na Rússia central. O principal é escolher a variedade mais adaptada para reprodução na sua zona climática.

As principais variedades de peras colunares

Todo mundo que quer cultivar uma pêra colunar precisa saber que essas variedades não estão registradas no Registro Estadual de Conquistas de Seleção da Federação Russa; para eles, na maioria dos casos, não há informações sobre a produtividade das árvores e resistência a doenças, apenas a aparência e o sabor dos frutos, assim como o tempo de amadurecimento e conservação.

Todas as variedades de peras colunares na quota de mercado:

  • no verão;
  • verão - outono;
  • outono (início do outono, outono, final do outono);
  • inverno.

Peras colunares não têm nomes de variedades, apenas números: de G-1 a G-5.

  • G-1 - refere-se às variedades de inverno, apresenta boa resistência ao gelo, a colheita é colhida no final de setembro e início de outubro. Os frutos são amarelos, tuberosos, pesando até 250 g, com polpa suculenta e macia. Em uma sala fria, eles são armazenados até o final de dezembro;
  • G-2 é uma variedade resistente ao gelo no final do outono, perfeita para o cultivo na Sibéria. Colhido na última década de novembro. A fruta é verde com manchas marrons, tuberosa, a massa não excede 200 G. O sabor é doce, a polpa é muito aromática;
  • G-3 - uma série no início do outono, suporta geadas até -25sobreC. Os frutos atingem a maturidade madura em setembro-outubro. Frutos grandes de cor amarela, pesando 400 g, a polpa é doce, macia;
  • G-4 - uma classe de outono com boa resistência ao gelo. Os frutos são largos, grandes, pesando até 300 g, a casca é de cor amarela saturada e o sol adquire um rubor rosa. O sabor é excelente, a polpa é macia, tem gosto de creme;
  • O G-5 é uma variedade do final do verão. Os frutos atingem a maturidade em agosto-setembro. A variedade é resistente às principais doenças, tolera geadas, é adequada para o cultivo nos Urais. As frutas são de cor marrom-amarela, com um peso médio de cerca de 250 g, com um sabor e aroma maravilhosos de carne agridoce.

Galeria de fotos: principais variedades de peras colunares

Variedades de peras colunares, que podem ser compradas em creches e lojas on-line

Depois que as peras colunares chegaram ao mercado, os próprios vendedores criaram nomes bonitos e poéticos, pois nesse caso as mudas são muito melhores vendidas. Mas, de fato, essas são as mesmas variedades de peras colunares com marcações de G-1 a G-5, geralmente o número delas é indicado ao lado do nome da variedade.

Em nossos viveiros e lojas on-line, você pode comprar as seguintes variedades de peras colunares:

Decoração de Variedades - final do verão resistente, resistente à podridão de frutas. Recomendado para cultivo na Sibéria e nos Urais. As frutas podem atingir um peso de 260 g, armazenadas de 10 a 14 dias. A cor da pele é uniforme, verde-amarela, não há blush. A polpa é suculenta, agridoce.

A variedade de peras Decor apresenta boa resistência ao gelo, podendo ser cultivada nas regiões norte

G322 - variedade no final do verão, frutas de tamanho médio, pesando 150-200 g, armazenada por 7 a 10 dias. A cor da pele é amarela, às vezes um blush aparece no lado ensolarado. A polpa é muito suculenta, amanteigada.

Variedade de pêra G322 - final do verão, com frutas atraentes, cobertas de pele amarela com um blush rosado

A safira é uma variedade de outono resistente ao inverno, resistente ao patógeno da crosta. A frutificação é anual, o rendimento chega a 12-15 kg por árvore. As frutas são alongadas, com casca amarelo-esverdeada, cobertas com manchas de ferrugem e um bronzeado avermelhado, atingindo uma massa de 200 g, armazenadas até o final de dezembro, comidas frescas, além de geléia e geléia.

A variedade de paprika Sapifra, de alto rendimento no outono, se distingue pela boa resistência do inverno e imunidade à crosta.

Pavlovskaya é uma variedade de outono com frutas grandes, caracterizadas por uma pele oleosa e um excelente sabor de polpa doce e delicada. A transportabilidade das frutas é alta. A produtividade de uma árvore é de 3-7 kg.

Grandes frutos amarelos com uma pele oleosa e um sabor delicado são característicos da pêra da variedade Pavlovskaya.

Dalikor é uma variedade de inverno de alto rendimento da seleção francesa. Uma fruta madura pode atingir uma massa de 500 g, o sabor é doce, sobremesa, polpa suculenta sem granulação e adstringência. Armazene a colheita até o final de janeiro.

As peras Dalikor são grandes e têm um excelente sabor de sobremesa.

A boa resistência ao gelo é declarada para todas essas variedades, portanto, elas podem ser recomendadas para cultivo nas regiões sul e na região de Moscou e na Rússia central. As variedades G-2, G-5 e a variedade Decor podem ser cultivadas nos Urais e na Sibéria.

Variedades de pêra colunar para cultivo nos subúrbios

Além das variedades de peras colunares já descritas acima, para cultivo na região de Moscou, o mercado oferece variedades de ternura, Carmen, mel, Lyubimitsa Yakovleva.

O autor do artigo estudou muitos sites sobre peras em forma de cólon e chegou à conclusão que quero compartilhar com os leitores.

Variedades de seleção estrangeira, como Night-Werth e Dalikor, não estão disponíveis em sites em inglês sobre peras em forma de colônia, portanto podem ser consideradas um dos representantes das variedades de peras G-1-G-5.

Peras das variedades Ternura, Carmen, Mel, a favorita de Yakovlev foram criadas por famosos criadores soviéticos no século passado. São árvores de tamanho médio, com uma coroa piramidal estreita (variedades Carmen, Mel) ou alta, com uma coroa que se espalha (variedades Ternura, Yakovleva Lyubimitsa). Enxertadas em um porta-enxerto super anão, elas crescerão baixas, mas não podem ser atribuídas às variedades colunares de peras. É improvável que essas árvores obtenham a forma original da coroa, mesmo após moldagem especial sob a coluna.

Tabela: variedades de peras colunares para cultivo nos subúrbios

Nome da notaDescrição da notaAparência do fetoO sabor da fruta
NoiteUma variedade crescente de seleção estrangeira com boa resistência ao inverno, suporta geadas de até -25sobreComAs frutas são atraentes, com uma superfície lisa e brilhante, de cor amarelo esverdeado, pesando cerca de 200 gO sabor é bom, a polpa é doce, suculenta, derretendo, com um sabor agradável.
SanremiAmadurecimento no outono de pêra, despretensioso para os solos, resistente ao inverno, resistente à podridão dos frutos e à clesterosporriose. Os frutos amadurecem no início de outubroOs frutos são muito grandes, arredondados, verde-amarelados, pesando até 400 gA polpa é muito macia e suculenta, o sabor é doce, com uma leve acidez. Consumido em processado e fresco
TernuraPêra do final do verão amadurecendo. Os frutos amadurecem no final do verão e início de setembro, armazenados até meados de outubro, produzindo de 8 a 10 kg por árvoreFrutos com peso entre 150 e 200 g, forma unidimensional e ovóide redondaA polpa tem um sabor agridoce muito agradável e uma consistência delicada e suculenta.
CarmenVariedade de verão, rendimento médio e resistência ao gelo, com risco mínimo de lesões por sarna, resistente a septórios, rendimento médioFrutos de apresentação, formato alinhado, tamanho médio, formato normal, pele seca, cor saturada, bordô, peso até 250-270 gA carne é levemente cremosa, de densidade média, semi-oleosa, suculenta, sabor agridoce, sem adstringência.
É utilizado na forma de compotas, compotas, compotas, marmeladas, mel, vinho ou frutas cristalizadas, bem como na medicina tradicional
MelVariedade resistente do inverno início do outono, tolera geada -25sobreC, resistente a doenças subjacentes. As flores toleram bem as geadas da primavera. Os frutos atingem a maturidade removível e de consumo em meados de setembro. A frutificação é regular, o rendimento de uma árvore é de 15 a 20 kgA forma da fruta é uma superfície desigual, em forma de pêra curta, com uma ligeira tuberosidade e nervuras levemente pronunciadas. Peras grandes, pesando 280-530 gO sabor é muito doce, com uma ligeira acidez. Consumido fresco e processado. Na geladeira são armazenados até o final de dezembro
O favorito de YakovlevA variedade de outono, resistente à geada, amadurece no início de setembro. Meio resistente às principais doenças. Produtividade cerca de 20 kg de uma árvoreA fruta é larga em forma de pêra, suave. Casca de espessura média, verde claro, sem ferrugem, a massa de frutas geralmente não excede 180 gO sabor das frutas é agridoce, elas se tornam adstringentes apenas em anos adversos. Frutas universais, armazenadas por até 3 meses

Galeria de fotos: variedades colunares de peras para a região de Moscou

Características do plantio (época, preparação do local, seleção de mudas, processo passo a passo)

Para o cultivo de árvores colunares, as áreas solares e à prova de vento são mais adequadas. A pêra é pouco exigente para os solos, mas cresce melhor em chernozems, solos argilosos e argilosos. O período ideal para o plantio é a primavera, até que os botões estejam inchados nos galhos. O sistema radicular da pêra colunar é superficial, pelo que existe o risco de danos causados ​​pela geada durante o plantio no outono.

As árvores são plantadas em fileiras: a distância entre as plantas é de 0,5 m, o espaçamento entre fileiras é de cerca de um metro e meio.

Ao plantar o material de plantio adquirido, a planta é cuidadosamente inspecionada quanto a defeitos, pois é improvável que uma árvore danificada crie raízes. O mais fácil de tolerar o plantio são as mudas anuais com um sistema radicular fechado.

Para estabelecer as bases para um bom crescimento e frutificação, as árvores são plantadas de acordo com todas as regras.

Uma árvore é plantada o mais tardar duas semanas após a preparação do poço.

  1. Cavar buracos de aterrissagem com uma profundidade de 70-80 cm, um diâmetro de cerca de 60 cm.

    Eles cavam um buraco de plantio com uma profundidade de 80 cm e um diâmetro de cerca de 60 cm

  2. O poço está meio cheio de solo fértil escavado, misturado com três a quatro quilos de composto ou húmus. Neste formulário, ele é deixado por 5 dias.

    O poço está meio cheio com a mistura do solo da camada fértil da terra, misturada com três a quatro quilos de composto ou húmus

  3. Depois disso, um balde de água é derramado no poço. Ações adicionais são executadas somente depois que ele é completamente absorvido pelo solo. Em seguida, defina o suporte para as mudas.

    Um balde de água é derramado no poço preparado e esperando que ele seja completamente absorvido pelo solo

  4. Antes do plantio, o sistema radicular é embebido por vários minutos em uma caixa de diálogo de terra. A muda é colocada no centro do poço, as raízes são cuidadosamente endireitadas. É possível plantar uma árvore apenas em solo úmido.

    Antes do plantio, as raízes das mudas são embebidas em uma massa de barro, a árvore é plantada em solo úmido, as raízes são endireitadas

  5. As raízes do rebento são cobertas com uma mistura de solo fertilizada em duas etapas, cada vez que são doidas.

    Ao plantar uma muda com um sistema de raiz aberta, a terra é trazida em duas etapas, após cada aplicação é bem compactada

    O colo da raiz ou o local da vacinação após o plantio deve subir 2-3 cm acima do nível do solo.

    Após o plantio de uma muda, o local da vacinação deve estar a 3-4 cm acima do solo

  6. Ao redor da árvore, forma um círculo de irrigação de 10 a 15 cm de altura, despeje um ou dois baldes de água sob as mudas.

    Após a formação do círculo de irrigação, um ou dois baldes de água são derramados sob as mudas

  7. Após a rega, a terra é coberta com turfa, húmus ou palha para evitar rachaduras.

    Após regar a muda, o círculo do tronco é coberto com turfa, húmus ou palha. Isso evita rachaduras na terra e retém a umidade durante a estação quente.

O plantio correto de uma pêra colunar leva muito tempo, mas será recompensado com uma boa taxa de sobrevivência e rápido crescimento de uma muda.

Cuidados com as plantas (poda, rega, fertilizantes, abrigo para o inverno, etc.)

Cuidar de árvores colunares inclui irrigação, cobertura, afrouxamento do solo, remoção de ervas daninhas, poda e tratamentos preventivos contra microorganismos patogênicos e pragas. As práticas agrícolas são realizadas durante toda a estação de crescimento, do início da primavera ao final do outono.

Poda

A peculiaridade do cuidado com as peras em forma de cólon é a poda correta, da qual depende a formação da forma da coroa e o crescimento da árvore. Para que o corte seja bem-sucedido, as seguintes condições devem ser observadas:

  • a poda é feita em uma árvore jovem (este é um requisito necessário);
  • a planta deve ser absolutamente saudável;
  • durante o cultivo, todas as regras da tecnologia agrícola devem ser observadas: o solo é bem fertilizado, o círculo do tronco é coberto, o adubo foi realizado regularmente e corretamente, etc.

Nessas condições ideais, após o primeiro beliscamento em 60% dos galhos, 2 ou até 3 botões irão acordar. Um deles dará uma fuga poderosa para continuar; o segundo - um pequeno galho fino; o terceiro, se acordar, se transformará em um galho muito pequeno. Nos 40% restantes dos galhos comprimidos, apenas um, o rim mais próximo da pitada, acordará.

//www.umhoz.com/formirovanie-kroni-kolonovidnih-jablon/

Se você não aderir a todas as condições acima, após a primeira poda, apenas dez por cento dos galhos despertarão 2 brotos, nos 90% restantes - um broto.

Você pode aparar na primavera e no outono e executar de duas maneiras:

  • encurtamento de brotos jovens, o que estimula o despertar dos brotos laterais abaixo do nível de corte;
  • ramos ralos, enquanto o toco não deve permanecer no corte.

A queda de galhos fornece uma distribuição uniforme de ar quente na coroa

Poda de primavera. O período mais favorável para a poda de pêra na primavera começa em março-abril. Neste momento, o ar já esquenta um pouco, mas os rins ainda não estão inchados. O objetivo da poda é permitir que os fluxos quentes sejam distribuídos uniformemente ao longo de toda a copa da árvore. Para uma árvore adulta, a poda é limitada à remoção de galhos secos e à redução da carga em galhos grandes durante o período de frutificação.

Poda de outono. Por via de regra, no outono realizam a poda sanitária da pêra, durante a qual os galhos secos e doentes são removidos. Realize-o em temperaturas mais altas no período em que as árvores arrancaram a folhagem. Se isso não puder ser feito a tempo, o trabalho deve ser adiado até a primavera, para evitar o congelamento dos galhos.

A poda de pêra em forma de coluna é melhor realizada no final de agosto ou no início de setembro, uma vez que elas não apresentam resistência ao gelo muito alta e, devido à poda de agosto, a madeira amadurece melhor.

//www.umhoz.com/kolonovidnaja-grusha/

A formação é realizada no primeiro ano após o plantio. Não importa quantos por cento este ou aquele galho será cortado, o principal é que, depois de moldada, a árvore tem a aparência de uma coluna harmoniosa, sem protrusões e depressões:

  • o condutor principal nunca é cortado;
  • no primeiro ano após o plantio, na primavera, todos os galhos são cortados para que restem dois gomos, contados a partir da base do galho;
  • cerca de dois a três centímetros devem permanecer no rim mais próximo do corte. As fatias são levemente inclinadas em um ângulo de cerca de 30 graus. Ao longo do ano, os brotos restantes crescerão em brotos de pleno direito;
  • para a primavera seguinte, em cada ramo do ano passado, deixe aquela parte que cresce mais horizontalmente e corte uma mais vertical de acordo com o princípio acima (ou seja, restam dois brotos, contando a partir da base do ramo);
  • flores aparecerão na horizontal, galho ainda curto, e na vertical no próximo ano dois próximos brotos serão desenvolvidos. Um deles será frutífero e o segundo precisará ser cortado novamente no próximo ano;
  • esse método de formação da coroa é realizado por cinco anos;
  • para alcançar uma expansão gradual da coroa sem espessamento, a poda é realizada apenas no rim externo.

Se o rim apical praticamente não cresce ou morre, essa parte da planta é cortada em um broto forte, que resta para continuar o tronco.

Depois que o condutor central atinge a altura necessária (máximo de 2-2,5 metros), é interrompido no final do verão. Nos anos seguintes, todos os ramos que crescem acima do líder são podados.

Os cuidados adequados proporcionam um crescimento anual da parte superior de 10 a 15 cm e a formação de outros 2-3 ramos laterais. Com um líder fraco, ele é reduzido para 2-3 rins.

Carga de frutas

No primeiro ano após o plantio de uma muda em uma árvore, flores podem aparecer. Para tornar a planta melhor enraizada e crescer, elas são arrancadas. Se a pêra crescer bem, no próximo ano é recomendável deixar de 4 a 5 frutos nela. No futuro, seu número na árvore está aumentando gradualmente.

A carga de frutas para cada planta deve ser selecionada individualmente. Com galhos sobrecarregados e uma queda acentuada no tamanho das peras para a próxima temporada, o número de frutos na árvore é normalizado.

Rega

A frequência de rega de uma pera colunar depende muito das condições climáticas:

  • em climas quentes na ausência de chuva, a rega diária pode ser necessária;
  • em clima frio, as árvores hidratam duas vezes por semana;
  • para regar, use água aquecida ao sol;
  • no calor, após umedecer, polvilhe o círculo próximo ao tronco com cobertura morta, a fim de reter a umidade no solo por mais tempo.

Após a rega, é imperativo realizar o afrouxamento do solo, isso fornecerá acesso de oxigênio às raízes e também protegerá o sistema radicular da deterioração. Ao mesmo tempo, as ervas daninhas são removidas durante o afrouxamento.

Peras de alimentação

Para o bom crescimento das árvores colunares, é necessária uma alimentação regular e adequada. Eles produzem fertilizantes nitrogenados a partir do segundo ou terceiro ano após o plantio, quando a pera cria raízes e fica mais forte. Para isso, recomenda-se o uso de uréia (uréia): 10 g são dissolvidos em dois litros de água, introduzidos em cada planta:

  • o primeiro curativo é feito na primavera, após o aparecimento das primeiras folhas. Duas semanas após o primeiro, é realizado o segundo curativo e duas semanas após o segundo - o terceiro;
  • o solo entre as fileiras deve ser mantido sob vapor preto. Se o espaçamento entre fileiras for superior a dois metros, é necessária uma rega regular e abundante.

Na primeira metade do verão, a cobertura de uréia pode ser substituída por chorume ou frango fresco:

  • verbasco e chorume são permitidos para uso imediato, depois de misturados em água sedimentada na proporção de 1:10. Sob cada árvore, contribua com 1 litro da mistura;
  • Antes do uso, os excrementos de pássaros são necessariamente fermentados: metade do tanque é preenchido com excrementos, o espaço restante é preenchido com água morna. A mistura foi incubada por duas semanas com agitação ocasional. Para fertilizantes, use apenas a fração líquida, que é diluída com água vinte vezes. 0,5 l é derramado sob cada planta.

Desde o final de setembro, é indesejável a alimentação das raízes com nitrogênio, uma vez que a planta pode não ter tempo para se preparar para um estado de descanso e morrerá com o início da geada.

A nutrição adequada da pêra no outono é a introdução de fertilizantes minerais contendo potássio e fósforo. Você pode cozinhá-los ou comprar em uma loja especializada:

  • 10 l de água;
  • 1 colher de sopa. eu cloreto de potsio;
  • 2 colheres de sopa. eu superfosfato granular.

Todos os componentes são completamente misturados e introduzidos no círculo do tronco. A norma é projetada para 1 quadrado. m

Preparações de inverno

Apesar de as variedades colunares de peras serem resistentes ao gelo, é aconselhável aquecê-las nas condições da Rússia central durante o inverno. Isso é especialmente necessário para mudas jovens, já que o sistema radicular ainda não está pronto para o próximo frio.
Existem várias técnicas agrícolas importantes que permitirão que as árvores sobrevivam ao inverno, mesmo na Sibéria:

  • depois que a folhagem cai das árvores, ela é removida e queimada juntamente com os frutos secos caídos para destruir insetos e patógenos nocivos no inverno;
  • no final do outono, os troncos são branqueados com tinta à base de água, com giz ou limão diluído (uma composição pronta para a lavagem de roupas está à venda). Isso protegerá a casca contra rachaduras devido a diferenças de temperatura;
  • o círculo do tronco é coberto com uma camada de vinte centímetros de serragem ou palha de madeira.

O branqueamento do tronco de uma pêra protegerá a casca contra rachaduras e infecções por micróbios devido a flutuações de temperatura

Os primeiros dois ou três anos em árvores jovens protegem os brotos apicais, pois são muito delicados e podem facilmente morrer de geada. Para fazer isso, você pode usar vários materiais, por exemplo, sacos de plástico, vestidos com galhos.

Para proteger os rins da geada, você pode colocar sacos de plástico nos galhos e corrigi-los bem

Uma boa proteção contra o gelo é a neve comum, que empurra um tronco de árvore até a base dos galhos esqueléticos. Pequenas árvores podem ser embrulhadas com material não tecido, sobre o qual é atirado um monte de neve.

No inverno, pequenas árvores são cobertas com um material não tecido que protege contra geadas severas

Árvores com mais de três anos precisam de proteção de tronco. Ele está embrulhado em papel e bem amarrado com uma corda. Para proteger contra roedores, use material de cobertura ou galhos coníferos comuns, que circundam firmemente o tronco e amarram-no à corda.

Ramos de abetos coníferos não apenas protegem o tronco de roedores, mas também protegem a árvore de geadas severas

As mudas jovens podem ser completamente cobertas com galhos de coníferas, que também protegerão a árvore da geada.

Doenças e Pragas

Peras colunares, como outras árvores frutíferas, geralmente sofrem de uma variedade de pragas. Isso reduz sua produtividade e afeta o sabor da fruta.

A principal prevenção de doenças é o cumprimento das regras da tecnologia agrícola, para que a imunidade das árvores seja mantida em alto nível.

Para a prevenção de doenças, a coroa, o tronco e o círculo do tronco são pulverizados seis vezes por temporada com uma solução de uréia de diferentes concentrações:

  • na primavera antes do início da estação de crescimento, é preparada uma solução de ureia de 100 g / 10 l de água;
  • na folhagem jovem, antes da floração - 75 g / 10 l de água:
  • durante a floração - 50 g / 10 l de água;
  • duas vezes no verão - 50 g / 10 l;
  • uma vez no outono, depois de cair das folhas - 100 g / 10 l de água.

Comece a pulverização da primavera no jardim assim que a temperatura do ar subir acima de 5sobreC.

Além disso, para a prevenção de doenças na primavera, antes do aparecimento das folhas, a pulverização com uma solução a 1% de sulfato de ferro é eficaz, após a queda das folhas - cinco por cento.

Se a planta ainda estiver doente, é necessário estabelecer a causa e iniciar o tratamento. As principais doenças das peras colunares, bem como as medidas para combatê-las, são apresentadas na tabela.

Tabela: Doenças e pragas das peras colunares

A doençaSinais de doençaMétodos de Controle de Doenças
FerrugemDoença fúngica. Aparece na forma de manchas alaranjadas ou vermelhas na superfície das folhasRemoção e descarte de folhas doentes.
Para prevenir a doença, você pode usar a droga Skor.
Durante o tratamento, as folhas são pulverizadas com 1% de Bordeaux líquido ou fungicidas Strobi, Polyram, Cumulus, Abiga peak.
A desinfecção de folhas com uma solução a 5% de sulfato de cobre também é eficaz.
Podridão de frutas ou monolíaseDoença fúngica. Pode ser encontrada durante o amadurecimento de frutas na forma de manchas marrons. Mais tarde, são formados crescimentos nos quais os esporos do fungo sãoLimpe cuidadosamente os frutos afetados, incluindo os que ficam nas árvores. Eficazes são as mesmas medidas que no combate à sarna. Na primavera e no outono, recomenda-se borrifar com líquido de Bordeaux e, durante a estação de crescimento, com fungicidas Phytosporin, Topsin ou Folikur
OídioDoença fúngica. Aparece na forma de placa, que geralmente está localizada nas pontas dos crescimentos anuais. Isso leva a uma desaceleração no crescimento das mudas, sua deformação, bem como à secagem e deterioração prematura das folhas e dos ovários.Todos os brotos afetados são cortados e queimados fora do local. Durante o período de extensão dos brotos, bem como após a floração e duas semanas após o último tratamento da árvore, a copa, os galhos e o tronco são pulverizados com fungicidas Ditan M-45, Rovral, Tiovit Jet
SarnaDoença fúngica. Aparecem manchas na parte inferior das folhas. Os frutos e brotos jovens são afetados. Patógeno hiberna na casca de brotos infectados e folhas caídasNa fase do cone verde, a coroa é pulverizada com três por cento de líquido Bordeaux. Na fase do botão rosa - com o medicamento Skor (2 g por 10 l de água), o tratamento é repetido após a floração. 10-14 dias após as folhas de pera ficarem grossas e, novamente, três semanas depois, são tratadas com Skor, Khom, Tsineb, Kaptan ou enxofre coloidal
Fruit GallicO inseto danifica os ovários das flores, após o que secam, enrugam, racham e caem. Gallitsa pode danificar 50 a 90% da frutaO solo sob a pêra é cavado bem para o inverno, como a maioria das larvas de inverno na camada superior do solo. Galhos e folhas danificados são coletados e queimados. Se necessário, use inseticidas (clorofos e outros)
Pulgões verdes e guarda-chuvaAs folhas danificadas dobram-se ao longo da veia central. Nos locais de alimentação das larvas, formam-se galhas, dentro das quais os pulgões estão localizados. As folhas ficam amarelas ou vermelhas.No final do outono, a casca é limpa de sujeira, as rachaduras são tratadas com um anti-séptico, revestido com var, e a árvore é branqueada. Cavar o círculo do tronco.
No outono, a casca da árvore e o círculo do tronco são derramados com água muito quente, até 80 graus. O efeito a curto prazo da temperatura matará os ovos dos insetos.
Para prevenção no início da primavera, antes que os botões inchem, eles são tratados com Kinmix, antes da floração - com Agravertin, após o estabelecimento dos frutos - com Iskra. Posteriormente, os produtos químicos são usados ​​em casos excepcionais.

Galeria de fotos: várias doenças e pragas nas folhas e frutos de uma pêra

Na maioria das vezes, as doenças colunares da pêra são encontradas na primavera. Para proteger contra pragas, as plantas são plantadas no jardim - tabaco, erva-cidreira, endro, malmequeres. Eles emitem um forte odor específico que pode assustar muitos insetos.

Gardeners comentários

Revisões de jardineiros sobre árvores colunares e, em particular, peras são muito controversas. Muitas vezes, existem críticas negativas, as quais, provavelmente, estão associadas à aquisição de material de plantio de baixa qualidade e cuidados inadequados.

Estou crescendo 12 peças. kolonovidok, 1-2 de cada série. Tudo foi comprado na exposição nos primeiros anos. Peras para provar nada além de pequeno. Em duas árvores - maiores. Mas antes do rendimento em "3 baldes de uma árvore!" oh quão longe! Mas isso não significa que não funcionará para você - experimente!

Igor V. Zaika

//forum.vinograd.info

O que posso dizer da pêra colunar ... Definitivamente, ela não gosta de húmus, solo muito fértil - eles simplesmente engordam, dão frutos vários anos depois ... Ou não dão frutos. Portanto, você não pode alimentá-los. Muitos ramos laterais aparecem. Variedades zoneadas. Aqueles que são cultivados em nosso sul - na faixa do meio vão congelar. Eu tive várias variedades. Todo mundo está ótimo. Tenho várias colunas com galhos laterais, espalhadas. O resto tem a forma de um palito. Plantado com muita força - depois de 15 cm. Todos dão frutos. Entre frutificando com muita frequência no primeiro ano.

Volodya

//forum.vinograd.info

Para mim, as colunas são ideais. Só que se você tiver colunas REAIS e BOM cuidado, tudo vai dar certo, a coluna é uma garota caprichosa, você não vai derramar uma vez e só isso, a raiz é superficial. Ele não se alimentou corretamente - ele também não deu à luz, mas com qual pêra você terá outra colheita no primeiro ano! Mais uma vez digo que não estou fazendo campanha para ninguém, mas culpar é tão inútil ...

Irina 029

//forum.vinograd.info

Eu cresci 6 peras kolonovidki 5 anos, não me lembro da variedade. Decepção completa: sem colheita, sem sabor. Autumn se livrou completamente desse milagre. Eu acho que você precisa conhecer as sutilezas da tecnologia agrícola, mas o gosto inútil e a geada constante no momento da floração - como lidar com isso?

Oleg P.

//forum.vinograd.info

Se você comprou uma muda real de uma pêra em forma de coluna, como resultado do trabalho duro e da observação das regras da tecnologia agrícola, uma bela árvore colunar com frutas extraordinariamente saborosas crescerá em seu site.

Pin
Send
Share
Send