Alyonushka é uma variedade atraente de ameixa chinesa que não perde popularidade. Seu plantio e cultivo estão associados a algumas dificuldades devido às características da variedade. Familiarizaremos o jardineiro com eles em detalhes e daremos as instruções necessárias para plantar e cuidar.
Descrição da variedade de ameixas Alyonushka
Alyonushka é uma variedade bastante jovem de ameixa chinesa (loosestrife). Foi recebido na região de Oryol por criadores do Instituto de Pesquisa da Rússia para Criação de Fruteiras (VNIISPK) no final do século passado. Em 2001, foi registrado no Registro Estadual da Região Central da Terra Negra.
Alyonushka árvore não cresce alto - geralmente o seu crescimento está na faixa de dois a dois metros e meio. Brotos retos com casca marrom suave se estendem do tronco em um ângulo de 30-40 °. Os ramos crescentes de média densidade formam uma coroa piramidal elevada. Botões de flores são colocados em galhos de frutas. Florescem na primeira década de maio e os frutos amadurecem na segunda quinzena de agosto.
Galho de frutas é uma formação anual de frutas, em cima da qual é um botão de flor.
A árvore tem uma dureza média de madeira no inverno e maior resistência ao geada dos botões de flores. A tolerância à seca não é diferente, portanto, precisa de rega regular. A variedade é propensa ao aquecimento da casca na base do caule, como resultado do acúmulo de água durante os degelos periódicos. Possui imunidade moderada à moniliose e à cleasterosporiose. É fortemente afetada por pulgões, especialmente na primeira metade da estação de crescimento, quando as folhas e os brotos jovens são muito macios.
A variedade é auto-infértil, portanto a presença de polinizadores é obrigatória. Na sua qualidade, a ameixa Skoroplodnaya é mais adequada, assim como outras variedades de ameixas chinesas e domésticas, cuja floração coincide com o tempo. Alyonushka tem uma alta maturidade precoce - as primeiras frutas já podem ser degustadas no terceiro ano após o plantio, e a produtividade máxima das ameixas chega aos 7-8 anos. A produtividade é alta e regular. De um hectare, em média, são recebidos 147 centavos, e o rendimento máximo registrado foi fixado em 199,8 c / ha.
Frutas arredondadas têm dimensões alinhadas com um peso médio de 35 gramas. A carne suculenta da laranja tem uma estrutura sombria e excelente sabor agridoce. O osso é pequeno, mal separado da polpa. A avaliação da degustação, dependendo do local de cultivo, varia de 4,2 a 4,8 pontos. A resistência ao craqueamento e a boa separação da fruta do pedúnculo causam alta transportabilidade. Nomeação de frutas - mesa. A variedade é amplamente utilizada tanto na jardinagem doméstica como no cultivo industrial.
Vantagens e desvantagens da variedade de ameixas Alyonushka
Resumindo a descrição da variedade, listamos brevemente suas propriedades positivas e negativas. Então, sobre as vantagens:
- Alto vencimento antecipado.
- Árvore baixa e compacta com coroa esparsa.
- Boa resistência ao inverno, incluindo brotos de frutas.
- Frutificação regular e abundante.
- Bom gosto.
- Alta qualidade comercial de frutas.
A desvantagem mais significativa da variedade é sua forte suscetibilidade a pulgões. A segunda desvantagem é a tendência de pré-aquecer o pescoço da raiz.
Aterragem
Dada a tendência da ameixa Alyonushka para aquecer o caule, ao plantá-la, deve-se dar preferência às mudas enxertadas em estoques estáveis de variedades locais ou caça. A altura da vacinação acima do solo não deve ser inferior à característica do nível de neve dos invernos locais. Se você ainda usa uma muda de raiz para plantar, terá que plantá-la em uma colina. Ao escolher um local de desembarque, lembre-se de que Alyonushka não crescerá em solos ácidos - neutros ou ligeiramente alcalinos são adequados para ela. O nível permitido de águas subterrâneas não deve ser inferior a dois metros. A distância entre as árvores em uma fileira durante o plantio em grupo deve estar entre 2 a 3 metros e o espaçamento entre filas - 4 metros. Na região da Terra Negra Central, é melhor plantar ameixas no início da primavera (antes que os botões inchem). Em geral, o processo de plantio não possui características inerentes a essa variedade específica e é típico. Liste brevemente as principais etapas passo a passo:
- No outono, um poço de aterrissagem é preparado com uma profundidade de 0,8 me o mesmo diâmetro.
- Se o solo for pesado, uma camada de drenagem de 10 a 15 cm de espessura é colocada no fundo.
- O poço é preenchido com solo fértil e solto com a adição de matéria orgânica (2-3 baldes por muda) e superfosfato (80-100 gramas por poço de plantio).
- Na primavera do dia do plantio, as raízes das mudas são embebidas por várias horas em água com a adição de heteroauxina, zircão ou outro agente de enraizamento. Dosagem - de acordo com as instruções.
- Parte do solo é removida do poço de aterrissagem para formar um buraco no centro com um volume suficiente para acomodar o sistema radicular das mudas.
- No meio do buraco, você precisa formar um pequeno monte, sobre o qual repousa o calcanhar da raiz da muda, e as raízes se espalham pelas encostas.
- Eles preenchem o buraco e compactam bem o solo ao redor da planta. Ao mesmo tempo, é necessário garantir que o colo da raiz não fique enterrado - é melhor levantá-lo 5-7 cm acima do solo e, depois de assentar o solo, ele cairá no nível desejado.
- Um círculo de tronco é formado ao longo do diâmetro do poço de aterrissagem.
- Molhe abundantemente a muda com água até que o círculo do tronco esteja completamente preenchido. Depois de absorver a água, a rega é repetida mais duas vezes.
- Após 2-3 dias, o solo é afrouxado e coberto com húmus, turfa, feno ou outro material adequado.
- O condutor central é cortado a uma altura de 0,8-1,2 m; se houver galhos, eles serão encurtados em 50%.
No caso de plantio de mudas de raízes no topo da cova preparada, uma colina de solo fértil é derramada com 0,5-0,6 m de altura e 1,2 a 1,5 m de diâmetro.Neste caso, um buraco para plantar é cavado no centro da colina e, de outra forma, age como está descrito acima.
Características do cultivo e sutilezas do cuidado
Ameixa Alyonushka é bastante despretensiosa ao sair. Eles a cultivam de acordo com as mesmas regras que outras variedades de ameixas e ameixas. Mas há vários pontos importantes que devem ser prestados muita atenção.
Formação de coroas
É melhor dar a esta classe uma forma de coroa compacta e em concha, que seja conveniente para cuidar e colher. A formação já é iniciada no momento do pouso, como indicado acima, e é realizada nos primeiros 4-5 anos.
Rega
Como a variedade não é tolerante à seca, ela precisa ser regada com bastante regularidade. A rega é especialmente importante no final de abril, antes das flores de ameixa, em meados de maio, depois que as flores caem, e também no verão, com um intervalo de 1-2 semanas. Com o início de agosto e até o final da colheita, a rega é interrompida para não provocar rachaduras no fruto. De outubro a novembro, de acordo com as regras usuais, é realizada a irrigação por carregamento de água.
Prevenção da ebulição da base
Para esse fim, no final do inverno, é necessário retirar a neve dos talhões das raízes e formar sulcos para drenar a água derretida. O mesmo se aplica às mudas enxertadas, cujos locais de enxertia estão localizados abaixo do nível da neve. Se a região for caracterizada pelo degelo do inverno com geadas subsequentes, a zona de neve deve ser limpa regularmente de estação para estação.
Doenças e pragas: os principais tipos e soluções para o problema
Como a variedade possui resistência média às principais doenças fúngicas, não iremos nos aprofundar nelas em detalhes. Na maioria dos casos, as medidas profiláticas típicas são suficientes, cuja lista e composição, por conveniência, são resumidas em uma tabela.
Tabela: medidas preventivas para prevenção de doenças e pragas de ameixas
Quando | O que | Como | Que efeito eles alcançam? |
Outono | Coletar folhas caídas e queimar | Pragas e esporos de patógenos fúngicos que invernam nas folhas e rachaduras da casca são destruídos | |
Poda sanitária | Corte todos os galhos secos, quebrados e doentes, que são queimados | ||
Fim do outono | Solo de escavação profunda | O solo em círculos próximos ao caule é cavado até a profundidade da baioneta de uma pá, virando as camadas de terra | Os esporos de pragas e fungos invernantes nas camadas superiores do solo são elevados à superfície, após o que morrem de geada |
Processamento de coroa com vitríolo | Pulverize a casca de todos os galhos e troncos com uma solução a 5% de sulfato de cobre ou fluido de Bordeaux | Prevenção de doenças fúngicas e pragas | |
Início da primavera | |||
Primavera:
| Tratamento abrangente contra fungos e pragas | Pulverizou três vezes a coroa com uma mistura de tanque de Horus (fungicida) e Decis (inseticida) |
Fungicidas - um grupo de drogas químicas e biológicas para o tratamento e prevenção de doenças fúngicas.
Inseticidas - um grupo de preparações químicas e biológicas para o controle de insetos nocivos.
Combate aos pulgões na pia
Como o pulgão é o principal problema da ameixa de Alyonushka, iremos nos aprofundar nessa questão com mais detalhes.
Sinais de dano da ameixa pulgão e métodos de controle
A primeira coisa que deve alertar o jardineiro é a aparência no dreno de folhas dobradas em um túbulo. Você deve rasgar uma folha e expandi-la. Se houver insetos pequenos em grandes números, isso é pulgão. Ela come o suco de folhas e brotos jovens, causando danos significativos à planta. Quando houver muitos pulgões na pia (e ela se multiplica rapidamente), ela já estará não apenas em folhas dobradas, mas também cobrirá a superfície de muitos brotos com um tapete contínuo.
Normalmente, medidas preventivas podem reduzir significativamente a população de insetos e até eliminar completamente sua presença. Mas no caso de Alyonushka, talvez isso não seja suficiente. O fato é que, mesmo que na primavera seja possível se livrar completamente dos pulgões, logo as formigas podem levá-lo à coroa e depositá-lo nas folhas e brotos. Eles fazem isso para posteriormente poder comer secreções adocicadas de pulgão chamadas orvalho do mel. Portanto, para uma luta mais bem-sucedida contra os pulgões, também é necessário combater as formigas. A coisa mais simples que pode ser feita é instalar um cinto de caça no galho de ameixa a 30-40 cm do chão. Além disso, as formigas param de fazer uma nova lavagem da cal com uma solução de cal abatida com a adição de 3% de sulfato de cobre.
Para combater os pulgões, também são utilizadas várias preparações químicas e biológicas. Deve-se dar preferência a medicamentos sistêmicos, já que os contatos, provavelmente, não serão capazes de penetrar nas folhas dobradas.
Tabela: Alguns pulgões
Droga | Substância ativa | Método de aplicação | Dosagem | O período de espera, dias |
O medicamento tem mais de 30 | Emulsão de óleo mineral à base de parafina líquida e aditivos minerais | Um medicamento diluído em água é pulverizado na copa de uma árvore. Após a aplicação, o óleo forma uma película hermética, obstruindo o sistema respiratório de pulgões e outros insetos. | Uma garrafa com capacidade de 250 ml é diluída em 5 litros de água (ou uma garrafa com capacidade de 500 ml em 10 litros de água). Dois litros de solução de trabalho são suficientes para uma árvore jovem com menos de três anos, e para árvores adultas essa norma aumenta para cinco litros. | 0 |
Nitrafen | Nitrafen | Devido à sua alta toxicidade em sua forma pura e à capacidade de persistir por um longo tempo no solo, raramente é utilizado. Se necessário, é permitido o uso da pulverização da coroa no final do outono ou no início da primavera, quando a planta estiver em repouso. | 150-200 gramas da pasta de preparação são dissolvidos em um balde de água | Duradouro |
Decis | Deltametrina piretróide sintética | Pulverize a coroa a uma temperatura do ar de 15 a 25 ° C. Duas horas após o tratamento, a chuva não lava. | 5 ml por 10 l de água | 20-30 |
Iskra Bio | Emulsão concentrada de avertina, um produto residual de estreptomicetos do solo (Streptomyces) ou fungos radiantes | Dissolva o medicamento em água imediatamente antes do uso e pulverize as plantas. Mais eficaz em temperaturas acima de +28 ° C. | 8 ml por 1 litro de água | 2 |
Tabela: métodos populares contra pulgões
Meios | Receita culinária | Método de aplicação |
Infusão de mostarda | Dissolva 200 gramas de mostarda em pó em 10 litros de água e insista por dois dias | Solicite a pulverização com um intervalo de duas semanas |
Solução de sabão | O agregado familiar, e de preferência sabão de alcatrão na quantidade de 250 gramas, é esfregado e dissolvido em 10 litros de água | Para processar a coroa, é melhor usar uma garrafa de plástico com furos na tampa, pois os furos da pistola ou do pulverizador entupem rapidamente |
Solução de vinagre | Dissolva 10 colheres de sopa de vinagre de maçã em um balde de água e adicione um adesivo | A pulverização nas folhas é realizada com um intervalo de 3-5 dias |
Infusão de tabaco | Dois copos de pó de tabaco insistem em um balde de água por 1-2 dias | A pulverização em folhas e brotos é realizada três vezes com um intervalo de 3 dias |
Vídeo: como reconhecer pulgões em uma pia e o que fazer
Gardeners comentários
Eu tenho cultivado Alyonushka por muitos anos. Estou muito satisfeito com a variedade. Primeiro de tudo, seu sabor e aroma. Muito perfumado com ameixa picante. Bom para comida, ótimo em compotas. Slivovitsa dele também é muito perfumado! O tamanho varia de ano para ano, quando é bastante grande, - gramas abaixo de cinquenta - sessenta, quando menor - 30-40! A produtividade é boa e regular. É bastante resistente a doenças e pragas. Seu único flagelo são os pulgões. Em geral, a variedade é bastante resistente ao inverno, mas em 2014 observou um congelamento decente do crescimento anual. Mas nada, demorei. Ainda não gosto muito que ela tenha um osso inseparável, mas não é tão assustador. A carne tenra, saborosa e muito perfumada de Alyonushka é tudo!
Apple, Belgorod
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=11218
Re: Alyonushka
Ameixa com frutos bonitos, rendimento generoso constante e pulgões a granel garantidos, brotos retorcidos, mau gosto azedo. Decepcionado há muito tempo. Embora eu tenha encontrado uma amostra que não foi afetada por pulgões, mas ainda assim o sabor é ruim.
nuitoha, Sumy
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=11218
Eu conheço apenas Alyonushka. Dignidade Frutos grandes e saborosos e floração longa (importante para evitar geadas na primavera). Desvantagem; os rendimentos estão abaixo da média.
toliam1, São Petersburgo
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=430&start=105
Grade Alyonushka é o meu favorito! Frutas 70g, polpa com sabor a pêssego. É só ir ao mercado no mercado !!! A árvore é muito frutífera.
Antipov Vitaliy, Syzran
//forum.vinograd7.ru/viewtopic.php?f=47&t=407&sid=076a0fa6d5b7d4c3cf6cc9adae8b7a71
Ameixa Alyonushka é uma variedade testada e comprovada. Apesar de algumas deficiências que podem ser superadas com sucesso, a variedade pode definitivamente ser recomendada para o cultivo não apenas em residências particulares, mas também em hortas.