Apple Tree Spartan: uma maravilhosa variedade de inverno de origem canadense

Pin
Send
Share
Send

A variedade de macieiras Spartan é um excelente representante das variedades de inverno, com uma longa vida útil de deliciosas maçãs bonitas. Infelizmente, o espartano não se caracteriza pela alta resistência do inverno, pelo que seu cultivo é limitado a regiões com clima relativamente ameno. Mas onde ele se sente bem, essa variedade é muito popular entre os jardineiros.

Descrição da variedade e suas principais características

A variedade de maçã de inverno Spartan foi criada em 1926 no Canadá na Estação Experimental de Summerland. Sua origem nos últimos anos tem sido posta em causa: acreditava-se que o espartano era obtido através do cruzamento de macieiras Mekintosh e Pepin Newtown Yellow. No entanto, recentemente, usando métodos de análise genética, verificou-se que o segundo "pai" não tem nada a ver com seu nascimento.

Um pedido de colocação de uma variedade no Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento Genético em nosso país foi apresentado em 1970, desde que no ano seguinte estava passando por testes estaduais, mas somente em 1988 recebeu o direito total de ser considerada uma variedade aprovada para uso. O espartano é recomendado para cultivo na região de Bryansk e na região central da Terra Negra. Ao mesmo tempo, na Rússia, é distribuído no sul e, na faixa do meio, é cultivado principalmente em jardins amadores. É amplamente distribuído na Ucrânia, principalmente na parte norte, e é popular nos países da Europa Central. No Canadá e no norte dos Estados Unidos, Spartan é considerado uma das melhores variedades industriais.

A macieira de Spartan é uma árvore de estatura média, com uma coroa arredondada, que dá frutos na luva. Na ausência de cuidados adequados, a coroa é propensa a espessamento, portanto, requer uma poda qualificada anual. As sessões anuais são pintadas em marrom escuro com a pubescência quase da cor cereja. As folhas são de tamanho pequeno a médio, de cor verde escuro. A macieira é caracterizada por florescimento precoce e abundante. Polinizadores não são necessários; Além disso, percebeu-se que as árvores plantadas ao lado de Melba ou Northern Sinap aumentam significativamente sua produtividade.

Ela se concretiza muito em breve: com os devidos cuidados, várias maçãs cheias crescem e amadurecem aos três anos de idade. A produtividade é muito alta: 100 kg de frutas de uma árvore adulta são uma coisa completamente comum. O amadurecimento das frutas não é prolongado. Os frutos são mantidos com muita firmeza nos galhos: eles não apenas desmoronam por conta própria, mas também se esforçam ao serem colhidos.

Maçãs estão tão agarradas aos galhos que vem à mente comparar uma árvore com espinheiro

Os frutos amadurecem muito tarde e, durante a colheita na maioria das regiões, ainda não atingem a plena maturidade. Geralmente, a colheita é colhida no início de outubro, pois é perigoso manter as maçãs na árvore: geadas já são possíveis. No entanto, as maçãs ainda parecem imaturas por fora. Amadurecem gradualmente na adega até dezembro, adquirindo toda a cor, sabor e aroma característicos da variedade. Mas então eles são armazenados pelo menos até abril e em boas condições até o verão.

A resistência do inverno à macieira é baixa, o que é uma das sérias desvantagens. Ao mesmo tempo, macieiras congeladas se recuperam bem, dando numerosos brotos fortes. A resistência à maioria das doenças está acima da média.

Os frutos espartanos de tamanho médio, com pouco mais de 100 g, são arredondados ou de formato cônico redondo. O funil é de tamanho médio, o caule é fino, de comprimento médio. As maçãs são pintadas na cor amarelo claro com um blush abundante de tons de vinho, coberto com um forte revestimento ceroso de cor azulada. Essa placa às vezes permite que você chame a cor das maçãs de roxa. A mobilidade da colheita é excelente.

Maçãs coletadas de uma árvore podem ser transportadas em qualquer caixa, elas não quebram ou estragam.

O sabor da polpa crocante é sobremesa, doce, excelente, o teor de suco é alto. Obviamente, durante o armazenamento, as maçãs suavizam gradualmente e, no verão, a crise quando consumida já desaparece, mas o sabor permanece muito bom. O objetivo é universal.

Infelizmente, a árvore espartana de vinte anos do autor dessas linhas mudou para a frutificação periódica. Mas se em um ano coletamos não mais do que um balde de maçãs, então o próximo - algum tipo de infortúnio: todos os galhos estão cobertos de frutas, basta substituir os suportes. Não é possível comer maçãs colhidas no início de outubro de nenhuma maneira: neste momento elas estão apenas começando a se tornar comestíveis. Mas essas poucas peças que permanecem no topo, na ausência de geada, adquirem uma cor e sabor incríveis até o final do mês! As frutas coletadas no início de outubro podem ser consumidas frescas até dezembro: antes, é apenas uma pena. E quando fica claro que, durante o inverno, uma família não pode comer de uma maneira qualquer uma árvore, mesmo no inverno é necessário voltar a cozinhar geléia ou, o que acabou sendo muito mais útil, pastilha. Para sabor e cor, adicione um pouco de purê de batatas de qualquer fruta congelada ao molho de maçã e você terá um ótimo presente.

Plantar macieiras espartanas: instruções passo a passo

O fato de Spartan não ser muito resistente ao inverno adiciona problemas à escolha do local para o desembarque. Por um lado, deve estar ensolarado e aberto para arejar a coroa, por outro - os rascunhos de inverno podem fazer uma piada de mau gosto com essa árvore. Portanto, pelo menos do lado norte do local de aterrissagem, a 3-4 metros do poço de aterrissagem, é desejável ter uma cerca alta em branco ou a parede da casa. O nível da água não deve estar a menos de um metro da superfície da terra.

Ao escolher uma data de plantio, mesmo nas regiões sul, é melhor dar preferência à primavera. O espartano deve ser plantado quando já é possível trabalhar no jardim, mas as atividades preparatórias devem ser concluídas no outono. Você pode até comprar uma muda no outono, é mais confiável, mas no inverno terá que ser bem escavada de acordo com todas as regras desse assunto. As crianças de dois anos são melhor enraizadas: mudas com pequenos ramos laterais, mas já com um sistema radicular muito poderoso.

É muito bom se o solo no local for inicialmente arenoso ou argiloso. Se não for esse o caso, é preciso se preparar para o pouso mais cedo do que no outono. Você terá que cavar um terreno com dimensões de pelo menos 3 x 3 m, corrigindo a estrutura do solo e só então, no outono, cavar um buraco de plantio. Ao cavar, adicione areia e, de preferência, turfa no solo argiloso. Na areia, pelo contrário, tem que adicionar argila. Tudo isso, é claro, exceto pelas doses usuais de fertilizantes (1-2 baldes de esterco ou composto, 100 g de nitrofoska, 1 litro de cinza por 1 m2).

Se ainda houver um ano, você pode semear sideratos - mostarda, tremoço, ervilha etc. no local selecionado e depois cortá-las antes de florescer e plantá-las no solo.

Por que cavar uma grande área com antecedência? As raízes do espartano se espalham rapidamente para os lados, e eles só terão um buraco de aterrissagem nos primeiros dois anos. Portanto, o solo ao redor deve ser bem fertilizado. Portanto, mesmo escavações devem ser feitas o mais fundo possível. Então, tudo está claro com o site. No verão, cavamos com fertilizantes, o outono chegou, o tempo ainda está bom, o que estamos fazendo:

  1. No outono, cavamos um buraco de pouso de 60 cm em todas as direções. Se o solo for argiloso, tente cavar ainda mais fundo, embora seja difícil. Mas neste caso, você terá que colocar pelo menos uma camada de 10 centímetros de drenagem no fundo (cascalho, seixos, em casos extremos, apenas areia grossa).

    É melhor preparar um poço de aterrissagem não muito longe da cerca, que cubra os desembarques dos ventos do norte

  2. Colocamos no poço a camada superior do solo escavado, bem misturado com fertilizantes: dois baldes de húmus, 100 g de superfosfato, um punhado de cinzas de madeira, 100 g de azofoska. Partimos para o inverno.

    Não importa quão bons sejam os fertilizantes, eles devem ser bem misturados com o solo.

  3. Na primavera, baixamos as mudas adquiridas por pelo menos um dia na água (pelo menos as raízes). Depois disso, certifique-se de mergulhar as raízes no purê de argila.

    O uso de trepadeiras de argila melhora significativamente a taxa de sobrevivência de mudas

  4. Em uma cova preparada a partir do outono, cavamos um buraco do tamanho das raízes, dirigimos em uma estaca forte, colocamos uma muda, endireitamos as raízes e gradualmente a enchemos de solo fertilizado, agitando periodicamente para que não haja vazios entre as raízes e o solo.

    Se as raízes estiverem dobradas, o buraco deve ser aumentado: as raízes devem estar em um estado natural

  5. Ao encher as raízes, garantimos que o colo da raiz permaneça 4-6 cm acima do nível do solo.Depois de encher as últimas porções, pisamos a terra com a mão, depois com o pé e fazemos um rolo de terra ao longo da periferia do poço de aterrissagem.

    Não tenha medo de que o pescoço da raiz não esteja no chão: em alguns dias a árvore cairá e será onde ela deve estar.

  6. Amarramos as mudas na estaca com uma corda macia, realizando os "oito".

    Oito amarrações garantem durabilidade e não invasividade

  7. Gradualmente, despeje 2-3 baldes de água sob a árvore: até ficar claro que as últimas porções são absorvidas com dificuldade. Cobrir o círculo do tronco com qualquer material a granel seco.

    Não adormeça ao fazer a cobertura morta: deve ser ventilada

Se, após a rega, o solo estiver assentado significativamente, você precisará adicionar mais. O pescoço da raiz, naturalmente, juntamente com as mudas abaixará um pouco e não ficará muito alto: não se assuste, com o tempo tudo se encaixará. Mas para aparar os galhos laterais é imediatamente. Se tivesse dois anos, reduzimos em um terço todos os futuros ramos esqueléticos.

Características do cultivo e sutilezas do cuidado

O espartano precisa de cuidados mais especializados do que a maioria das macieiras. Não pode ser considerada uma variedade muito não caprichosa, mas a árvore agradece pelo autocuidado, graças às colheitas abundantes de maçãs valiosas.

Como é uma variedade muito higrófila, não há razão para confiar apenas na chuva, pois a macieira precisa ser regada. Em clima seco, você deve fazer isso quase semanalmente e, nos dias mais quentes, a árvore aceita com gratidão a aspersão: a mangueira de pulverização com um bico de pulverização remove o pó das folhas e ajuda a respirar. No primeiro ano após a rega, é necessário afrouxar o círculo próximo ao tronco com a destruição das ervas daninhas; no futuro, você poderá manter o Spartan em solo encharcado. É necessário regar abundantemente no inverno.

As árvores jovens podem ser regadas a partir de um regador e, para os adultos, muitas vezes só precisam colocar uma mangueira por um longo tempo

A cobertura deve ser aplicada no terceiro ano após o plantio. O curativo no início da primavera é realizado cavando húmus ou composto em pequenas covas: para uma árvore adulta - até 5 baldes, a dispersão de fertilizantes nitrogenados ao longo do solo congelado (por exemplo, 300-400 g de uréia) também fornece um bom resultado. Imediatamente antes da floração, a cobertura é aplicada na forma líquida: por exemplo, um punhado de fezes de pássaros em um balde de água. De 1 a 4 baldes podem ir para uma árvore, dependendo da idade. Uma alimentação semelhante é dada quando as maçãs crescem do tamanho de uma cereja grande. No outono, após a queda das folhas, 300-400 g de superfosfato são adicionados sob cada árvore.

O espartano precisa de poda anual: sem ela, a coroa cresce rapidamente com brotos extras, e cada maçã precisa de luz para ter tempo de derramar e, se possível, amadurecer. É mais conveniente formar uma coroa para que não cresça fortemente, para direcionar galhos na direção horizontal.

A poda sanitária é a mais simples: envolve apenas a remoção de galhos secos, não hibernados e danificados. Em seguida, eles começam a cortar galhos entrelaçados e aqueles que crescem em direção ao tronco. Naturalmente, remova todos os piões desnecessários que crescem verticalmente. A redução da poda depende da taxa de crescimento dos galhos: eles tentam fazê-lo para cumprir sua subordinação um ao outro.

Na verdade, não existe um esquema de poda espartano especial, apenas as operações comuns devem ser realizadas com cuidado e anualmente.

Se anteriormente se acreditava que as macieiras só podiam ser cortadas antes do fluxo de seiva e depois da queda das folhas, agora é reconhecido que a poda suave, sem causar grandes feridas, é possível a qualquer momento durante a estação de crescimento. No entanto, as variedades de jardins não devem ser negligenciadas: todas as seções com um diâmetro superior a 2 cm são necessariamente revestidas em qualquer época do ano.

Spartan deve estar preparado para o inverno. Infelizmente, muitas vezes essa macieira sai no inverno, nem mesmo com todas as folhas caídas. Isso acontece especialmente com frequência no outono chuvoso, quando o crescimento continua em detrimento dos rebentos amadurecidos. A rega de meados de agosto deve ser interrompida, mas depois que a maioria das folhas cair, faça pelo menos 8 baldes de água para o inverno sob uma árvore adulta.

Se possível, eles isolam o círculo próximo ao tronco com turfa durante o inverno, despejando uma camada de 20 a 25 cm. Se não houver turfa, você pode varrer as folhas caídas sob a árvore, derramar composto, etc., apenas não crie um refúgio para os ratos dessa maneira. O tronco deve ser caiado de branco no outono, e é melhor envolvê-lo em estopa ou até em lapnik de pinheiro. Quando a neve cai, é varrida debaixo de uma árvore, tentando cobrir o círculo do tronco próximo e o próprio tronco. No entanto, na primavera, a neve deve ser removida a tempo e a tampa do tronco removida.

Para Spartan, o abrigo de inverno do porta-malas nunca será supérfluo

Doenças e pragas: os principais tipos e soluções para o problema

Spartan não possui pragas específicas e enfrenta as mesmas doenças que outras macieiras, mas, felizmente, sua resistência a doenças é bastante alta. No entanto, com cuidados insuficientemente cuidadosos, a variedade às vezes fica doente com sarna e oídio. O maior risco ocorre no caso de excesso de umidade excessiva e ventilação insuficiente de uma coroa preparada.

  • A sarna é a doença mais famosa das macieiras, que se manifesta na forma de pontos pretos nos frutos. Existem variedades que são muito afetadas por essa doença; Ataques espasmódicos por sarna apenas em anos particularmente adversos. A pulverização preventiva no início da primavera minimiza o risco e é necessária apenas uma droga relativamente não tóxica como o fluido Bordeaux. As árvores doentes podem ser bem tratadas com fungicidas mais graves, por exemplo, preparações Horus ou Skor.

    Para muitas variedades de maçãs, a crosta é um flagelo que leva a maior parte da colheita

  • Oídio se manifesta, como em outras culturas, na forma de pubescência branca de folhas. Mas então essa pubescência muda de cor para marrom, as folhas secam e a doença pode passar para os frutos. O tratamento é simples, por exemplo, preparações de Topázio ou Strobi são usadas a qualquer momento, exceto para a floração e o início do amadurecimento da fruta.

    Oídio enfraquece muito as árvores

  • A podridão de frutas, ou moniliose, é uma característica da doença de qualquer macieira, mas para o espartano não é muito característica, a porcentagem de frutas afetadas é geralmente pequena. Portanto, a pulverização é usada apenas em casos avançados; use Skor ou Fundazole.

    A moniliose é especialmente assustadora em tempo chuvoso

Entre as pragas estão a mariposa mais famosa, pulgão de maçã e besouro de flor.

  • Se houver muito, eles serão destruídos pela droga Aktar, mas o problema é que ela se manifesta quando a macieira está pronta para a floração. Portanto, todos os jardineiros conhecem uma maneira inofensiva e eficaz de se livrar dela: de manhã cedo, enquanto ainda está frio (não superior a 8 sobreC), embaixo da árvore, espalhe qualquer material em folha e sacuda os besouros com fortes pancadas na macieira ou no balanço energético da árvore.

    É melhor destruir o besouro da flor mecanicamente

  • Os pulgões verdes-maçã se reproduzem durante o verão e, com uma invasão maciça, podem sugar tanto suco de brotos verdes que enfraquecem bastante a árvore; casos de morte completa da macieira são conhecidos. Se se sabe que o pulgão é galopante na região, no início do inverno seus ovos de inverno são destruídos pulverizando as árvores com Nitrafen. No verão, eles são limitados a remédios populares, por exemplo, infusão de tabaco com adição de sabão.

    Os pulgões sugam sucos de brotos jovens e secam

  • As mariposas são conhecidas por todos que comeram maçãs vermes.É uma pena dar a ela uma grande parte da colheita: afinal, uma larva de borboleta (o mesmo "verme") pode danificar vários frutos. Os cintos de caça são muito eficazes contra a mariposa, também é importante coletar e transportar toda a carniça no tempo. Clorofos em nosso tempo é usado apenas como último recurso.

    Comer uma maçã atrás de uma mariposa não é muito legal

Comentários de Grade

Antes de postar críticas de fóruns especializados, deixe-me dar algumas palavras ao autor. Há mais de 20 anos, comprei uma muda anual do norte de Sinap. Mas depois de alguns anos, maçãs vermelhas cresceram nele, o que inicialmente incomodou o proprietário. No entanto, depois que consegui experimentá-las e ver como as maçãs são armazenadas, ficou claro: desta vez os vendedores não foram em vão enganados! Especialistas sugeriram que este é espartano. A árvore traz grandes colheitas, as maçãs ficam na adega até o verão, todo mundo gosta mesmo. Isso é apenas a macieira congela sistematicamente. Mas acabou sendo muito viável: ao lado dos galhos ausentes no mesmo ano, crescem brotos jovens e poderosos, que rapidamente se tornam frutos. Por duas vezes não tive tempo de substituir os suportes, e galhos enormes com uma colheita foram cortados do próprio tronco. E nada! Ele cobriu as feridas com var do jardim, e a árvore resistiu a tudo isso. Grande variedade!

A variedade é uma das melhores da gloriosa família Macintoshev. Perfumado, doce, suculento, muito atraente na aparência. Colhido, bem conservado. É verdade que o tamanho da minha maçã é médio. Spartan, uma das variedades com as quais você não pode errar, sempre cumpre as expectativas. Como a proteção contra doenças e pragas no meu jardim é obrigatória na íntegra, não tenho problemas com doenças e pragas no espartano.

Maçã

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=9624

Variedade Spartan é considerado um anão natural. Crescimento muito fraco e rápido início de frutificação. Já tenho os primeiros frutos no segundo ano, no terceiro já pode ser considerado o que houve com a colheita. De acordo com minhas anotações, em um clima frio em torno de -25, já estava frio, mas em -25 e com um vento forte. Mas isso afetou um pouco a produtividade, mas a qualidade melhorou, ou melhor, os próprios frutos eram especialmente grandes. Tão grande quanto aquele ano, eu não tinha mais essa nota. Mas a geada é de cerca de 30 ou mais, acho que vai congelar e muito.

Pica-pau

//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?f=47&t=278&hilit=%D0%9A%D0%BE%D0%BD%D1%84%D0%B5%D1%82%D0%BD%D0 % BE% D0% B5 e início = 75

Eu tenho espartano. O diâmetro de Crohn - 5 metros, aproximadamente a mesma altura. Maçãs da macieira são doces, azedas e duras, mas agora doces, não duras. Muito bom gosto. Este ano, alguns insetos cavaram buracos muito pequenos e, portanto, nenhum armazenamento. Eles geralmente ficam pendurados na macieira por um longo tempo até que você a pegue.

Grisalho

//lozavrn.ru/index.php?topic=395.15

Tirei o espartano de mim, pois estava cansado de lutar constantemente contra o câncer preto, embora as maçãs estivessem muito saborosas (agora não, mais perto da primavera).

Valery

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=7050&start=915

O povo elogia o espartano, o que geralmente é verdade, mas falta resistência ao inverno na região de Moscou e mais ao norte.

Vasiliev

//dachniiotvet.galaktikalife.ru/viewtopic.php?t=634&start=465

O espartano é uma antiga variedade de macieiras da seleção canadense que, em nosso país, infelizmente não encontrou muitos adeptos: afinal, a Rússia é um estado do norte. Talvez a baixa resistência ao gelo seja a única desvantagem séria da variedade que produz maçãs frutíferas que são armazenadas por um longo tempo e que podem ser usadas de qualquer forma.

Pin
Send
Share
Send