Cultivo de madressilvas: as regras de plantio e cuidado nos subúrbios

Pin
Send
Share
Send

Madressilva comestível na região de Moscou e na Rússia central começa a produzir colheitas mais cedo do que outras no local. O sabor agridoce (às vezes com amargura) de frutas escuras de tom violeta é agradável para adultos e crianças. A frutificação abundante da madressilva é quase sempre garantida com o devido cuidado. No entanto, a primeira coisa a fazer é escolher as mudas adequadas e o local mais adequado para o cultivo.

Hora da aterrissagem

Um jardineiro iniciante está interessado em que momento é melhor plantar uma madressilva. O momento do plantio é diretamente afetado pelo método proposto de propagação da cultura.

As principais opções:

  • separação do arbusto mãe da filha com seu próprio sistema radicular,
  • colheita de estacas,
  • camadas de enraizamento.

Independentemente da opção de propagação da madressilva, como resultado, uma muda (ou várias) como unidade independente de material de plantio deve ser preparada. Se as mudas forem recebidas no outono e o plantio estiver planejado para a primavera, você terá que cuidar da segurança do material de plantio no inverno. Por exemplo, cava as raízes no chão e deixa temporariamente quente até a primavera.

No clima da região de Moscou, o plantio de madressilva é possível na primavera e no outono. A primavera é a melhor época para o plantio de madressilvas. Alguns especialistas dizem que replantar uma planta também é melhor na primavera.

A madressilva deve ser plantada em um local permanente antes que os brotos se abram

O plantio e o transplante de arbustos são realizados até que os brotos se abram nos brotos. A melhor época para plantar na primavera é a última década de abril e no outono - meados de setembro.

Desembarque de uma madressilva nos subúrbios de Moscou na primavera

Se o plantio estiver planejado para a primavera, você não deve adiar o procedimento e é melhor concluí-lo antes da vegetação ativa do mato, que começa no início do verão. A madressilva na região de Moscou é plantada da mesma maneira que em outro território do nosso país. Apesar da despretensão geral, essa cultura tem certos requisitos para condições de crescimento. Por exemplo, para um local no local e para a fertilidade do solo. Madressilva é uma planta que ama o sol. Portanto, o local onde eles serão colocados deve estar bem iluminado.

Madressilva adora lugares ensolarados na trama

O solo deve ser fértil, com umidade moderada, mas sem estagnação da água. A água subterrânea no local reservado para o arbusto não deve subir alto para a superfície. Ao preparar o poço de aterrissagem, o fundo é coberto com uma camada de drenagem - tijolos quebrados, argila expandida e outros materiais similares. A distância entre as mudas é mantida entre 1,0 e 1,3 m. Os buracos são cavados a uma profundidade de meio metro. As camadas superiores do solo são dobradas e misturadas com nutrientes:

  • húmus (3 kg por metro quadrado),
  • cinzas de madeira (1,5 xícaras por metro quadrado),
  • por limão (1 colher de sopa. l. por 10 litros de água).

Poços cheios de substrato nutritivo são deixados por alguns dias. E somente depois disso eles começam a plantar mudas. A planta jovem é abaixada no buraco de plantio, distribuindo cuidadosamente as raízes ao redor do perímetro. O pescoço da raiz é aprofundado a uma distância de 7 cm.

O colo da raiz de uma muda de madressilva é enterrado ao plantar 7 cm

Após o aterro na cova do substrato, as mudas devem ser bem regadas. Durante a próxima semana, deve ser realizada irrigação regular, mantendo o solo em um estado constantemente umedecido.

Como propagar madressilva de diferentes maneiras

Se o site já tiver um arbusto da sua variedade de madressilva favorita, ele poderá ser propagado por estacas. As estacas para isso ficam verdes ou lignificadas. A colheita de estacas verdes é realizada no final da primavera, quando começa a fase do ovário da fruta. Uma trituração característica ao quebrar um galho indica que uma estaca pode ser preparada a partir dessa parte.

As estacas são colhidas a partir de brotos fortes do ano atual, cortando pela manhã. O material de plantio é formado a partir da parte central dos galhos, proporcionando um comprimento de 15 cm. Nesse segmento da ramificação devem estar presentes dois nós e um internódio.

Estacas frescas são plantadas imediatamente em solo úmido e úmido, coberto com filme plástico. Nas plantas jovens, as raízes crescem após cerca de uma semana e meia. No outono, as mudas não são recomendadas para o plantio em áreas abertas. É mais aconselhável deixá-los em condições de estufa até os dias quentes da primavera. Os frutíferos arbustos jovens de madressilva começam no terceiro ano após o plantio.

Raiz de estacas de madressilva antes do plantio

O procedimento para enraizar estacas lignificadas é realizado de outra maneira. Eles são cortados no outono e, embrulhados em matéria densa, armazenados na areia até a primavera chegar. O plantio no solo é realizado na primavera, preenchendo o topo das raízes com o solo a 20 cm.Os montes formados no verão e no outono são spud e regados. No ano seguinte, as mudas são desenterradas e transplantadas para um local permanente.

O cultivo pode ser feito dividindo-se o arbusto. Para isso, os arbustos que atingiram a idade de três ou cinco anos são desenterrados no início da primavera ou no outono, divididos em 2-3 partes na área do rizoma. Arbustos já separados são plantados em um local constante de crescimento.

A madressilva, como muitos arbustos de frutas, é propagada por camadas, de acordo com o seguinte esquema:

  1. O broto é rejeitado do mato-mãe, colocado em uma vala pré-preparada e preso com arame.
  2. A terra ao redor do caule está levemente solta.
  3. Eles esperam até as raízes crescerem.
  4. Em seguida, as mudas acabadas são separadas da planta mãe e plantadas como um arbusto independente.

Para obter uma muda de madressilva, a fuga do arbusto mãe é levada para a vala para enraizamento

Madressilva é propagada por sementes. No entanto, essa opção é frequentemente usada pelos criadores. A colheita das sementes é realizada a partir de frutos grandes e totalmente maduros. As sementes são semeadas no final de outubro. Antes disso, as sementes são armazenadas em um recipiente de madeira coberto com polietileno. As sementes começam a emergir após 30 dias. A transplantação no solo dos brotos está prevista para maio da próxima temporada.

Qual madressilva é melhor plantada nos subúrbios

As variedades de madressilva, como qualquer outra cultura, são de maturação precoce, média e tardia. As bagas das variedades de madressilvas comestíveis variam em forma e sombra (do roxo escuro ao preto). Eles também variam muito em sabor. Há doce, menos doce, doce e azedo, com e sem amargura.

A seleção de novas variedades de madressilva com indicadores de sobremesa de gosto para cultivo na região de Moscou e na região de Moscou começou no Jardim Botânico de Moscou, em meados do século XX. Instâncias de cultura trazidas da Sibéria e do Extremo Oriente foram estudadas pelos criadores A. Kuklin, L. Kuminov, A. Skvortsov. Eles foram confrontados com a tarefa de remover o amargor das bagas, preservando nos frutos um máximo de substâncias úteis e vitaminas naturais. Como resultado de seu trabalho, surgiram agora as variedades conhecidas de Moscou, hoje respeitadas pelos jardineiros. Eles são classificados condicionalmente, dividindo-se em vários grupos.

Variedades de sobremesas caseiras

Eles têm grandes bagas com um sabor doce e pele fina, saem facilmente do caule. Cada arbusto da variedade produz uma colheita de 2-4 kg. Estas são variedades como:

  • Gzhel cedo
  • Wiliga,
  • Gourmet
  • Kuminovka,
  • Cedo
  • Nizhny Novgorod cedo
  • Korchaga
  • Mamilo.

A variedade madressilva Kuminovka foi criada por criadores russos para a região de Moscou

Variedades de uso universal

Além do valor nutricional, essas variedades também têm uma função decorativa. A resistência ao gelo e ao amadurecimento precoce das bagas são as características distintivas desses arbustos. A altura das plantas é decente - até 2-3 metros, elas têm folhas decorativas e frutas perfumadas. Mais de 4 kg de bagas são coletados de um arbusto. As seguintes variedades são adequadas para polinização cruzada:

  • Shahinya
  • Moscow 23,
  • Gzhelka,
  • Titmouse
  • Martim-pescador
  • Fortune

A variedade de madressilva Kingfisher difere na resistência do inverno, sabor doce e falta de amargura

Aqui estão algumas variedades mais recomendadas de madressilva, adequadas para o plantio nos subúrbios.

  • O escolhido. Série final. Os arbustos são subdimensionados, de forma semicircular. As frutas são grandes, oblongas, ovais, doces, com um sabor agradável, pesando 1,2 g.Nos arbustos escolhidos, observa-se uma forte descamação das frutas.
  • Ninfa A variedade no meio da temporada é considerada a melhor para a reprodução no clima da região de Moscou. Inverno resistente. As bagas de ninfa doce têm uma acidez acentuada, um sabor de sobremesa. O peso das bagas é de 1,1 a 1,3 g, o comprimento é de 26 a 30 mm. Produtividade - 1,5 kg por arbusto. A superfície das bagas é ondulada, a pele é fina, a carne é macia.
  • Morena. É caracterizada pelo amadurecimento precoce das bagas, mostra boa resistência a doenças e insetos nocivos. Os arbustos são ovais. As bagas são grandes - até 2 g de peso, até 25 mm de comprimento, têm uma forma cilíndrica alongada, casca fina, cor azul-azul com um toque de cera. O sabor é sobremesa, com um aroma pronunciado. Produtividade - 1,5 kg por arbusto.
  • Sylginka. A variedade possui arbustos vigorosos e extensos, com uma coroa oval. Nas condições do clima da região de Moscou, ele se desenvolve e dá frutos excelentes. Ele tolera períodos de seca. As bagas são alongadas, grandes, com ponta pontiaguda, pesando 1,4 g, comprimento 3,5 cm.A Sylginka é a melhor madressilva entre as variedades doces, possui frutos doces e aromáticos com polpa delicada.
  • Gigante de Bakcharsky. Culturas de frutos grandes e abundantes distinguem a variedade dessa madressilva. Os arbustos são semi-espalhados, com até 1,9 m de altura, os rebentos são de antocianina colorida. Bagas em forma de pêra, com peso entre 1,8 a 2,0 g e até 4 cm de comprimento, com polpa suculenta, agridoce e de bom gosto.

Galeria de fotos: variedades populares de madressilvas adequadas para a região de Moscou

Desde madressilva é uma planta auto-infértil, requer polinização cruzada para dar frutos. Para fazer isso, até três variedades diferentes deste arbusto devem ser plantadas no local. Ao mesmo tempo, vale a pena fazer uma escolha de uma variedade para o clima perto de Moscou, familiarizando-se com as peculiaridades de cultivar uma cultura em uma região específica, além de ler resenhas de jardineiros com experiência.

Cuidados com madressilva após o plantio

Madressilva pode crescer em um só lugar por cerca de 20 a 25 anos. Não há nada complicado em cuidar dela. Inclui as seguintes atividades:

  • afrouxamento do pericárdio
  • rega abundante,
  • brotos de poda
  • limpeza oportuna.

Com cuidado especial, você deve monitorar a planta imediatamente após o plantio em um local permanente. Madressilva requer uma bebida abundante na quantidade de um balde por arbusto. É importante irrigar em dias muito secos e na fase de desenvolvimento intensivo de brotos. A deficiência de umidade pode afetar negativamente o sabor das bagas: devido à falta de água, elas podem se tornar amargas.

Devido à falta de água, as bagas de madressilva podem ficar amargas

Para madressilva, não apenas a regularidade da irrigação é importante, mas também a sua abundância. Portanto, é melhor regar com menos frequência, mas com um grande volume de água por vez. Regar com frequência e superficialmente, umedecendo levemente a terra, não vale a pena. A profundidade de penetração de umidade deve ser de pelo menos 40-50 cm.

Se uma crosta de solo se formar no chão, ela será solta, removendo ervas daninhas. Durante a estação, o círculo próximo ao tronco é afrouxado várias vezes, realizando manipulações cuidadosamente, sem danificar o sistema radicular, aproximando-se da superfície da terra. A preparação para o inverno envolve cavar a terra ao redor do tronco da planta com uma cobertura posterior.

A cobertura de madressilva nos primeiros dois anos de crescimento em local constante não é realizada. No período seguinte, fertilizantes orgânicos são introduzidos no início da primavera a cada ano. A cada ano, o nitrato de amônio (12-15 g) é introduzido no círculo do solo próximo ao tronco antes do início da fase de abertura ativa dos rins. Os arbustos são alimentados e uma solução de uréia é preparada à taxa de 1 colher de sopa. eu em um balde de água levemente aquecida. Se as taxas de crescimento forem mais lentas, a planta deve ser fertilizada com lama ou nitrofos dissolvido. Esta medida foi projetada para estimular a produção abundante de frutas, mesmo em arbustos fracos.

Arbustos de poda

Cortar brotos em arbustos é um dos procedimentos padrão para cuidar da madressilva. No entanto, ele precisa de plantas já maduras, mas não de arbustos jovens nos primeiros anos de vida. O melhor momento para manipulação é no final da queda das folhas, na junção de valores de baixa temperatura. Ao podar, remova brotos secos e machucados, afinando a coroa crescente. Os locais de corte nos brotos são cobertos com variedades de jardins. A formação do mato é feita selecionando os 5 troncos mais poderosos e saudáveis.

Regras básicas de poda para jardineiros iniciantes:

  1. É importante monitorar a uniformidade do crescimento da coroa do mato, para ajustar o processo por poda.
  2. No caso de espessamento severo, os rebentos zero que saem diretamente do solo devem ser removidos.
  3. Se houver muitos brotos, eles devem ser afinados removendo os caules dos anões.
  4. A causa do espessamento da coroa pode ser a formação intensiva de topos, seu crescimento também deve ser controlado.
  5. Todos os anos, no início da primavera, deve ser realizada a poda sanitária, na qual os galhos secos, enfraquecidos e quebrados devem ser eliminados.
  6. Com a poda de primavera, não é necessário encurtar os brotos jovens de um ano, pois eles produzem o maior rendimento.
  7. A poda de mola da coroa deve ser orientada principalmente nos galhos internos, o que permitirá que todo o arbusto obtenha a iluminação máxima.

Ao aparar madressilva, a ênfase principal está nos ramos internos mais espessos do arbusto

A poda antienvelhecimento é necessária para as buchas de madressilva que atingiram 10 anos de vida. No processo de tal evento, o arbusto é afinado, cortando brotos que pararam em desenvolvimento e crescimento. Uma poda antienvelhecimento completa consiste em cortar todas as hastes alinhadas com o solo, após o que um arbusto é formado a partir de brotos jovens.

Tratamento para insetos, fungos e vírus

Nas condições de jardinagem em casa, os cuidados com a madressilva garantem o cumprimento regular de medidas preventivas destinadas a proteger as plantações de bagas contra danos causados ​​por insetos e doenças nocivos. O processamento realizado em tempo hábil reduz significativamente o risco de morte de arbustos e afeta positivamente a produtividade da cultura de bagas.

Para processar adequadamente as plantas, você deve estar ciente dos principais infortúnios que podem ser madressilvas. As doenças mais comuns:

  • manchas de azeitona avermelhada,
  • oídio,
  • tuberculose (secagem das hastes),
  • escurecimento dos ramos devido a danos causados ​​por patógenos fúngicos.

Menos frequentemente, a madressilva é capaz de contrair câncer e doenças virais: manchas de folhagem, mosaico-rezuki. Os fungicidas ajudam a combater doenças fúngicas. Isso inclui enxofre coloidal, líquido de Bordeaux, oxicloreto de cobre ou Scor. Medidas preventivas para o tratamento de arbustos contra fungos são especialmente relevantes no início da primavera.

Um perigo significativo para as variedades comestíveis e decorativas de madressilva é representado por pragas. O pulgão da madressilva é o principal. Folhetos (groselha e rosácea), asa de dedo, escutelo e mariposa fazem muito mal a essa cultura. A coleta manual de lagartas, quando ainda existem poucos insetos, pode ajudar a evitar a propagação. A pulverização dos arbustos com produtos químicos só é possível após a frutificação.Contra insetos que comem folhas, os jardineiros recomendam o uso dos seguintes medicamentos:

  • Rogor-S
  • INTA-Vir,
  • Decis
  • Actellik
  • Confidor.

Como remédio popular, é utilizada uma solução de pó de tabaco.

Vídeo: princípios básicos para o cultivo de madressilva

Gardeners comentários

Nossa madressilva cresce há cerca de 10 anos e nunca a cobri. Ele tolera bem os invernos, mas durante esse período não ocorreram eventos climáticos. Temos três variedades diferentes, escrevi acima. Somente na primavera cortei galhos quebrados ou em excesso. Então eu acho que você não deve se preocupar. Arbusto absolutamente maravilhoso.

Mel

//www.forumhouse.ru/threads/17135/

Eu espalhei minhas estacas de madressilva. E em grandes quantidades, porque tenho uma vez por minhas variedades na cidade e no distrito. Na minha história, também falei como recorte. A taxa de sobrevivência de estacas é de 95%. Lobelia observou corretamente que as estacas de verão devem ser cobertas com um plástico, de preferência uma garrafa escura e esquecidas. Para si amado 2-3 estacas podem ser cobertas. E eu tenho estacas, porque há muito material de plantio. Eleni Berel com uma leve amargura picante. Kamchadalka e Gerda são doces. Isso é tudo o que está na minha coleção da lista abaixo. Eu também tenho Cinderela (a mais doce) Teterevskaya Chernichka Roksana Abelha de fogo Opala Azul Turchaninova Filippovskaya Eixo azul Tudo muito doce, mesmo sem sinais de amargura.

Baba Galya

//www.forumhouse.ru/threads/17135/

Pergunta: "A que temperatura a madressilva é plantada na primavera?" Resposta: Não apenas para madressilva - aqui não é tanto a temperatura do ar que importa, mas a condição das mudas e a temperatura na qual elas foram armazenadas. Se as mudas estiverem dormindo, você pode plantar imediatamente, pois o solo derrete e aquece para valores positivos. Se as folhas desaparecerem, você terá que esperar até que a temperatura do solo seja igual à que vive a muda.

Natalja_3216

//7dach.ru/user_49410/pri-kakoy-temperature-vesnoy-vysazhivayut-zhimolost-112732.html

Pergunta: "Quando posso plantar madressilva na primavera?" Resposta: ... Madressilva é uma cultura resistente ao inverno. Assim que o solo derreter, plante-o. Mas se este é o mês de maio, o que não é incomum na Rússia Central, é necessário se acostumar com o sol. Boa sorte

orest

//7dach.ru/user_49410/pri-kakoy-temperature-vesnoy-vysazhivayut-zhimolost-112732.html

Não, a madressilva é uma planta bastante resistente ao inverno; em geral, o arbusto pode facilmente tolerar geadas de até -40 ° C, mas na primavera, quando já aparecem ovários e flores jovens, até -8 ° C. A madressilva floresce muito cedo, isso acontece exatamente quando a temperatura média diária da primavera varia em torno de 0 ° C. E, nas regiões do noroeste do país neste momento, em meados de abril, o florescimento da madressilva ocorre antes do início das geadas da primavera e quase nunca são danificadas por elas.

Svetlana Osicheva - especialista em paisagismo

//vsadu.ru/vopros/nuzhno-li-zashhishhat-zhimolost-ot-zamorozkov.html

Se você decidir adicionar uma horta ou horta com arbustos de madressilva, deve-se entender que cuidar dessa colheita não causa muitos problemas. A planta não só irá decorar o seu jardim, mas também irá deliciá-lo com frutas deliciosas e saudáveis. Além disso, qualquer tipo de madressilva (incluindo não comestível) tem muitas propriedades medicinais. Para esperar as bagas, você precisa não apenas ser paciente, mas também cuidar dos plantios, observando os padrões da tecnologia agrícola.

Pin
Send
Share
Send