Como repelir roedores de macieiras

Pin
Send
Share
Send

Na primavera, verão e outono, os convidados não convidados em face de animais silvestres geralmente não vão para os pomares de maçã, eles têm comida suficiente nas florestas e prados. Mas com o início do tempo frio, as chances de uma visita a animais selvagens aumentam muitas vezes; a fome, como você sabe, não é uma tia. Para que as macieiras atinjam toda a primavera, elas são protegidas por todos os tipos de meios improvisados.

Convidados não convidados no pomar de maçãs

Alguns visitantes nunca podem ser vistos em primeira mão, mas os traços de sua estadia são imediatamente evidentes. Como regra, isso acontece na primavera: a neve está caindo, os troncos das árvores são expostos, nos quais visitantes de quatro patas deixaram seus "autógrafos" assustadores.

Ratos

Camundongos ratazanas são regulares no jardim de frutas no inverno. Somente na primavera, a presença deles dá a casca mutilada de árvores, principalmente macieiras. A maior ratazana entre elas é uma ratazana aquática, seu comprimento corporal varia de 12 a 20 cm. Representantes de outras espécies menores, em média, de 8 a 12 cm. Os ratos são muito férteis, se você não tomar nenhuma medida, existe alguma vegetação no jardim, o jardim pode estar em perigo de destruição. As ratazanas produzem filhotes várias vezes ao ano. Na ninhada existem de 4-5 a 14 camundongos e em alguns anos o número de roedores chega a 2 mil indivíduos por 1 ha. Os animais organizam o sistema de movimentos no subsolo e na superfície. As entradas para os ninhos terrestres são perfeitamente disfarçadas, é completamente impossível de entender.

Os danos causados ​​às macieiras pelos ratos são terríveis, pois muitas vezes são detectados tardiamente. As seções nuas do tronco tornam-se vulneráveis ​​às geadas do inverno, especialmente se forem intercaladas com degelos. Se o jardim estiver localizado perto da casa, você poderá verificar periodicamente se a casca está intacta, pisar a neve em círculos nos troncos das árvores, impedindo o movimento de roedores. Mas chegar ao país fora da cidade nem sempre funciona no momento certo e é impossível adivinhar esse exato momento. Os roedores afiam a casca macia de macieiras jovens e de meia idade, desde o pescoço da raiz até o tronco. No inverno, eles fazem túneis sob a neve, ajuntando-o com as patas dianteiras e a cabeça. Quanto mais altos os montes de neve, maiores serão os danos, até os ramos esqueléticos. As raízes das macieiras localizadas mais próximas da superfície da terra, mudas e mudas enterradas também são provenientes de incisivos de rato afiados.

Galeria de fotos: espécies de ratazanas que roem macieiras

Convidados da floresta

A lebre branca é pequena, no verão se alimenta de capim e plantas herbáceas, mas no inverno invade pomares, banquete em macieiras, brotos em árvores velhas, brotos em mudas. A macieira é uma iguaria para ele, mas se estiver com fome, mordiscará todas as árvores à vista. A lebre marrom come o mesmo que a lebre branca; mantém lugares abertos: campos, bordas, uma espiada no jardim. Rastrear os bichinhos é difícil, porque sua atividade ocorre no escuro e, em uma noite de luar, as lebres podem comer até a manhã seguinte. Embora a lebre não pertença mais à ordem dos roedores, ela roe a casca de muitas árvores, graças aos poderosos dentes da frente - incisivos. E se os ratos trabalham com jóias, removendo a camada do córtex de maneira mais ou menos uniforme, as picadas de lebre são grosseiras, profundas e longas.

Os dentes de uma lebre são poderosos e crescem ao longo da vida.

A proteção eficaz contra as lebres é uma rede ou qualquer outro material enrolado no tronco a uma altura de pelo menos 1,5 m. Por que tão alto? O comprimento do corpo da lebre branca é 45-47 cm, o marrom é 55-67 cm. Adicione aqui o comprimento das patas traseiras, quase igual ao comprimento do corpo (e a lebre pode ficar "na ponta dos pés", aumentando significativamente a altura). Quanto maior o monte de neve, maior o dano à casca.

De pé sobre as patas traseiras, a lebre aumenta significativamente o crescimento e estraga as árvores a uma altura de mais de 1 metro

A propósito, preparei macieiras no outono, envolvendo a base dos troncos com meias de nylon, mas este ano mais neve caiu do que nunca e lebres roeram os troncos acima do embrulhado.

izid

//www.websad.ru/archdis.php?code=570534

Para mim, pior do que ratos e lebres, não há criatura mais prejudicial que uma cabra doméstica comum - a praga de jardim mais maliciosa do início da primavera ao final do outono. Essas criaturas traiçoeiras com uma visão incrível encontram as menores brechas para chegar às plantas desejadas. De minha triste experiência, lembro-me do dia de novembro em que quatro cabras vizinhas, deixadas sem vigilância pela senhora, entraram no meu jardim da frente por um portão entreaberto (mas essa é uma história diferente). Em alguns minutos, eles conseguiram provar roseiras com espinhos enormes, lilases e meu amado Golden Delicious. Tudo estava comendo demais, mordiscando e rompendo com crueldade bárbara, e minhas experiências emocionais naquele momento não puderam ser descritas. No futuro, apenas uma cerca alta e sólida e um postigo fechado em um raio protegiam minhas plantações de rastejar por bestas com chifres.

As cabras parecem capazes de subir em qualquer árvore

Como proteger o jardim de ratos e lebres

Não é possível remover os ratos da trama de nenhuma maneira - é aconselhável combinar medidas preventivas ou preventivas com métodos de "força".

Prevenção da aparência de camundongos

No território do jardim e do jardim, é necessário observar a limpeza:

  • queimar galhos podados;
  • descartar as ervas daninhas restantes após a remoção das ervas daninhas;
  • pingar ou armazenar folhas secas, restos de comida em uma pilha de composto;
  • arrancar tocos.

Não há necessidade de organizar um armazém de materiais de construção no jardim, especialmente os de madeira. Porque o menor espaço entre tábuas ou tábuas pode ser escolhido por um pequeno animal em miniatura sob a "casa".

Os ratos mordem não apenas troncos de árvores, mas também chegam às raízes

Plantas com um aroma específico desagradável para o cheiro do rato são usadas para assustar os ratos:

  • raízes pretas, tomates, galhos de sabugueiro pretos. Um círculo de tronco é enrolado em torno deste material ou o tronco é amarrado;
  • Colchicum outono (colchicum, açafrão de outono ou outonal). Cresce nas partes sul e oeste da Rússia, floresce em agosto - setembro. As sementes de plantas moídas (20 g) são misturadas com 1 kg de cereal e dispostas nos locais de aparecimento dos camundongos;
  • pântano de ledum. A planta tem um aroma pronunciado, como se costuma dizer, para um amador. Os ratos não agüentam. Folhas de ledum entupem a entrada da marta;
  • thuja, abeto. Uma infusão é preparada: 0,5 kg de galhos de plantas são derramados com 10 litros de água fervente. O líquido aromático resultante é derramado no vison. Os topos da macieira estão amarrados com galhos de abeto;
  • cabeças de bardana. Bolas espinhosas verdes ou maduras são dispostas na entrada do buraco;
  • narcisos. Os ratos não gostam de bolbos de flores; portanto, uma flor elegante pode atuar não apenas como decoração do jardim, mas também como uma espécie de barreira para roedores;
  • A ruptura de Euphorbia é uma planta exótica para a Faixa do Meio, mas típica no território da Transcaucásia e Krasnodar. Os galhos de serralha são venenosos, são torcidos com uma bola e presos em um vison, os ratos então partem;
  • celandine - desfiado, usado como cobertura morta tanto no círculo do tronco da árvore da macieira quanto nos canteiros.

O cheiro de certas plantas ou as substâncias tóxicas contidas nelas repele os ratos.

No meu jardim da frente, há uma macieira anã com quatro anos de idade. Sua casca está em excelente estado de cima para baixo, porque luxuosos arbustos de narciso limitam o círculo do tronco. Eu acho que se tornou um hábito em ratos ignorar este lugar.

Bela proteção contra narcisos amarelos

Isca e veneno

Especialmente para ratos, são produzidos vários tipos de iscas, por exemplo, Euroguard, Antrys, Ratobor, Flautista, Quebra-nozes. A principal desvantagem de seu uso é que, além de ratos, pássaros, ouriços, um gato amado ou, se Deus permitir, crianças pequenas e curiosas podem ser envenenadas. É necessário verificar e remover regularmente os cadáveres de roedores, melhorando simultaneamente a arte de disfarçar o veneno de outros. As iscas preparadas em casa podem não ter um efeito tão letal, mas são inofensivas para os seres humanos:

  • farinha, açúcar, alabastro ou cimento, ingeridos em quantidades iguais;
  • pão integral e alabastro ou gesso na proporção de 1: 1.

Os ingredientes são misturados com as mãos secas, para que o alabastro e outros aditivos não endureçam prematuramente. A massa é enrolada em pequenas bolas, colocadas em sacos de papel e empurradas para dentro do buraco. Assim, os camundongos roem a isca no subsolo e, para seres vivos na superfície, alimentos indigestos não estarão disponíveis. Uma vez no corpo de um animal, alabastro, gesso ou cimento endurece e obstrui o trato gastrointestinal, o camundongo morre.

O uso de iscas envenenadas é repleto de riscos para outros animais e crianças.

Equipamento de proteção

Uma excelente proteção dos troncos de macieira contra os dentes do rato é a grade - especial ou comprada em uma loja de materiais de construção. O principal é que as células são pequenas. O fato é que os ossos do mouse são móveis, para que possam dobrar, como um transformador, e penetrar em pequenos orifícios. A borda inferior da cerca de malha é escavada no solo de 10 a 20 cm, para que os camundongos não danifiquem o pescoço e as raízes localizadas perto da superfície da terra.

Vídeo: como usar a rede para proteger a macieira

Existem dois usos tradicionais da grade:

  • o tronco da árvore é enrolado com uma rede, amarrado com cordão sintético em toda a altura, ou a borda da tela é fixada em vários lugares com arame, passando-o pelas células. Basta embrulhar um gesso ou uma malha especial contra os ratos uma vez com uma pequena sobreposição. Uma grade de vegetais é usada na quantidade de uma peça por árvore. O pano macio é cortado longitudinalmente, o tronco é enrolado várias vezes, fixado com um fio macio ou barbante de polipropileno;

    Malha rígida mantém a forma, macio deve ser fixado ao tronco

  • Uma cerca de armação é instalada ao redor da árvore, que é enrolada com uma rede. Tais molduras permitem "empacotar" mudas jovens com uma coroa compacta em toda a altura.

    A grade montada na estrutura do rack protege não apenas o tronco, mas também os galhos

Uma variedade de materiais é usada para enrolar o tronco de ratos e lebres:

  • Papel Kraft - são feitos sacos para misturas secas de edifícios. É mais forte do que o habitual, mantém sua forma bem, não fica molhada por muito tempo;
  • tubo corrugado ou cintas em espiral - a partir de uma série de materiais isolantes para o cabo elétrico. A incisão longitudinal ou espiral existente facilita tremendamente a tarefa de "vestir" o barril. Os tubos isolantes estão disponíveis em diferentes diâmetros, dos quais é selecionado adequado para a proteção de ramos esqueléticos;

    O tubo corrugado e a abraçadeira em espiral são fáceis de colocar em uma árvore

  • isolamento para tubulações de água - também possui uma seção longitudinal, feita de material suficientemente rígido, portanto mantém sua forma bem, não cai do tronco, mas é melhor agarrá-lo com arame ou cordão sintético;

    Dentro do isolamento para tubulações de água, o condutor central da macieira é quente e seguro

  • meia-calça de kapron - embora se encaixem confortavelmente no tronco, se molhem e cobrem com gelo, nunca ouvi dizer que a casca embaixo delas se molhou ou estalou;

    Sob a enorme espessura da neve, as seções envolvidas em uma meia sobreviveram; no mesmo local em que a meia não era suficiente, os ratos roeram

  • sacos de açúcar ou farinha. Uma grande vantagem do material não tecido de que são feitos esses sacos é o seu repelente à água e a respirabilidade. A cor clara da tela garante que, durante um descongelamento acidental, a casca sob ela não superaqueça (na primavera, essa fita pode substituir a lavagem branca);
  • atadura de jardim da lutrasil - disponível nas larguras de 8 a 12 cm, vendida em lojas especializadas. Para um tronco grosso, faça um curativo largo, para um fino - estreito. É conveniente envolver galhos finos em faixas estreitas, cobrindo botões de flores ao mesmo tempo. Um curativo de jardim ajudará a economizar na compra de uma malha, se for necessário proteger uma árvore com um caule baixo e galhos esqueléticos largos localizados a uma pequena altura do solo;

    Com a ajuda de um curativo de jardim, a macieira rapidamente se transforma em uma múmia fofa, inacessível a ratazanas e lebres

  • garrafas plásticas. A parte superior é cortada a partir deles, para que fique uma pequena parte estreita, e a parte inferior, cortada, colocada no tronco. O primeiro frasco da parte estreitada é direcionado para baixo, cada frasco subsequente entra na parte estreitada do anterior. Parece um tubo isolante. O design é fixado com fita ou arame;

    Deve haver espaço livre entre o barril e o corpo da garrafa de plástico

  • amarrar o tronco com patas ou juncos de abeto.

    Uma macieira em um "casaco" de abeto parece coquete

Um bom resultado é o uso de dispositivos de ruído. Garrafas ou latas de plástico são penduradas umas nas outras nos galhos. Balançando e colidindo, eles fazem um barulho que assusta lebres. Embora aqui eu esteja confuso com alguns pontos:

  • Sempre haverá vento para que o sistema de ruído funcione;
  • Assim que se adaptam ao ruído seguro, as lebres famintas ficam completamente famintas.

Antes da geada, as macieiras são caiadas de branco. A lavagem de brancos é aplicada apenas a árvores com casca madura, nas quais já apareceu um padrão característico de rachaduras e escamas. Você pode fazer isso durante um degelo inesperado, se apenas a temperatura do ar estiver acima de 0 ° C. Essa técnica permite que você mate dois coelhos com uma cajadada (desculpe pelo trocadilho):

  1. A casca caiada de lebre não é consumida;
  2. O clareamento do gelo não se forma na cal branca do limão cortado.

O vitríolo de cobre sem gosto para lebres também é adicionado à cal para o tronco.

E li em outro lugar que você precisa lavar calções de banho com sulfato de cobre. Eu caí de branco, mas é claro que as lebres ainda estão presas nesses baús. Aparentemente, eles tentaram, rapidamente perceberam que não comeriam tanta sujeira e a deixaram.

Adonis

//www.sadiba.com.ua/forum/archive/index.php/t-12351.html

Tratamento de uma macieira roída

Um roedor detectado em tempo hábil de uma pequena área é coberto com argila misturada com adubos ou variedades de jardins. A adição de heteroauxina não fará mal. A mistura cobre a seção exposta do tronco, envolve com um pano de material natural, envolve com um filme por cima. No outono, a lesão deve crescer com calos. No inverno, essas árvores são isoladas com muito cuidado, porque a camada recém-formada não é tão forte quanto o restante da casca e pode congelar.

Se o dano for grande ou causado em círculo, existem apenas duas maneiras de salvar uma árvore: enxertar com uma ponte ou aproximação. A área danificada é temporariamente coberta com verniz, verniz de jardim ou tinta a óleo até que ocorra fluxo de seiva e a vacinação possa ser realizada. Enquanto há frio e os rins estão dormindo, eles estão colhendo estacas para vacinação, que são armazenadas em local fresco.

Enxerto de ponte

  1. A área sem casca é bem limpa com uma faca para madeira saudável, limpa com um pano úmido. Quando a superfície está levemente seca, elas cobrem toda a área afetada com verniz de jardim, porque após a vacinação será difícil rastejar sob o pedúnculo para aplicar a massa. Ferramentas - faca, podador, desinfetar com álcool.

    A área afetada é limpa com uma faca para madeira saudável.

  2. As bordas da casca são cortadas com uma faca.

    As bordas irregulares da casca roída são niveladas com uma faca

  3. Nas bordas superior e inferior da casca, são feitos cortes opostos e a ponta da faca é empurrada para trás.O número de cortes depende do número de enxertos enxertados. Se a casca é roída por um anel, 3, 4, 6 ou mais estacas são inoculadas, dependendo da espessura do tronco. É suficiente revestir os eixos com um diâmetro de até 6 cm com uma var de jardim e enrolar com uma bandagem de jardim.

    Cada par de incisões nas bordas do córtex está na mesma linha.

  4. As extremidades das estacas são cortadas obliquamente.

    Fatias em estacas estão localizadas em um lado

  5. Estacas são inseridas nas incisões sob a casca. Primeiro, o pedúnculo é inserido na incisão inferior e depois na superior. A casca pressiona fatias oblíquas; portanto, as estacas são levemente curvadas em arco, isso é normal. É importante não confundir a parte superior e inferior da alça para não perturbar o movimento dos sucos. Para fazer isso, é conveniente marcar a borda superior com um marcador ou corretor.

    Para não confundir a parte superior e inferior da alça, marque

  6. As bordas das estacas são fixadas com fita isolante, filme.

    Vista esquemática da ponte de vacinação concluída

Ablução

Se os roedores da casca não são circulares, mas em faixas ou ilhotas, eles realizam ablação ou vacinação por aproximação. O tronco da árvore afetada é aproximado do doador, que se torna uma muda de macieira de qualquer variedade, mas com um período de maturação semelhante. Se não houver brotação da raiz, na primavera, 1-2 mudas de doadores são plantadas em uma macieira roída e enxertadas quando chega a hora do fluxo de seiva. O dano é coberto com verniz de jardim, amarrado com um curativo especial.

  1. Eles apoiam o caule da muda doadora contra o tronco da macieira para determinar quanto, em que ponto a junção das duas plantas será, ela deve sempre ser maior do que as seções danificadas da casca.

    A muda é encostada no tronco, determinando o ponto de contato

  2. No ponto marcado, é feita uma incisão vertical com 3-4 cm de comprimento e um corte perpendicular abaixo de 1 cm, a letra "t" é virada de cabeça para baixo. As bordas da casca são separadas com a ponta de uma faca.

    Acima dos danos ao córtex, uma incisão em forma de T é realizada de forma invertida.

  3. A parte superior do doador é cortada obliquamente, a fatia está voltada para o tronco da macieira e seu comprimento corresponde ao comprimento do corte na casca.

    O doador é cortado para que a fatia olhe para o tronco da macieira

  4. O doador é inclinado para o tronco da macieira afetada, a extremidade cortada é trazida para baixo da casca. A junção é fixada com isolamento, filme.

    Parece uma muda de doador que se enraizou em um tronco de macieira

Assim, vários doadores em diferentes alturas podem ser enxertados na árvore principal. Qual é o resultado? Os sistemas radiculares de doadores vacinados ou próximos participam de parte do trabalho para fornecer à macieira sucos que dão vida. Acontece algo semelhante ao sistema circulatório, e alguns "adereços" são adicionados à árvore, salvando-a da morte. O crescimento que aparecerá no doador deve ser removido.

Vídeo: vacinação em ponte

Uma cerca forte é a melhor barreira para roedores grandes. A luta contra os ratos é realizada durante toda a temporada e, durante o inverno, cada árvore é protegida individualmente deles.

Pin
Send
Share
Send