A variedade popular da macieira Gala e suas variedades

Pin
Send
Share
Send

A gala da macieira e seus clones podem ser vistos em jardins industriais de muitos países do mundo, localizados em zonas de clima temperado e quente. E suas frutas espetaculares e doces podem ser encontradas em quase qualquer supermercado. Onde e como cultivar esta macieira - ajudaremos a descobrir.

Descrição da nota

Variedade de outono de macieiras da seleção da Nova Zelândia, obtida em 1962. Desde meados da década de 1970, é testado na Ucrânia e desde 1993 é dividido em zonas de estepe. Em 2014, ele foi incluído no Registro Estadual da Rússia e zoneado na região norte do Cáucaso. O cultivo industrial de maçãs Gala na Rússia está concentrado na Crimeia e no Kuban. Nas hortas e nos chalés de verão, é ocasionalmente encontrado nas regiões sul da Faixa do Meio.

A árvore é de tamanho médio, com uma copa oval larga e espessa. Os ramos esqueléticos se afastam do tronco em um ângulo de 45-75 °, frutificando em micose, galhos de frutas e no final das sessões anuais.

Gala dá frutos na luva, galhos de frutas e termina de brotos anuais

A resistência do inverno na região é média. A variedade tem alta imunidade ao oídio, médio a crostas e zero a câncer europeu.

Floresce em períodos intermediários (final de maio - início de junho), possui boa viabilidade de pólen - 73-89%.

A viabilidade do pólen é sua capacidade de germinar no estigma de um pilão em condições favoráveis. Quanto maior esse indicador, mais auto-fértil a planta.

Os polinizadores de uma variedade na região em crescimento são as variedades de maçã:

  • Katya
  • Elstar
  • James Greve
  • Idared
  • Delicioso vermelho.

Em porta-enxertos vigorosos, ele dura 6-7 anos após o plantio. A gala da macieira em um porta-enxerto anão trará a primeira colheita já por 3-4 anos. Enquanto as macieiras são jovens (até 10 anos), elas dão frutos anualmente e moderadamente. Uma árvore adulta pode suportar de 55 a 80 kg de frutas. Quando sobrecarregados, os frutos diminuem e a frequência de frutificação é observada.

Os frutos são cônicos unidimensionais, arredondados ou arredondados, com ligeiras nervuras no ápice. O peso médio de 130 gramas, o máximo - 145 gramas. Eles têm a cor principal de uma casca densa e fina de cor amarela ou amarelo esverdeado, com um blush listrado, borrado e vermelho alaranjado em quase toda a superfície da maçã. A carne é crocante, suculenta, densa, de cor amarela clara. O sabor é excelente, agridoce. Pontuação de degustação - 4,6 pontos.

As maçãs de gala têm a cor principal de uma casca densa e fina de cor amarelo ou amarelo esverdeado, com um blush listrado, borrado e vermelho alaranjado em quase toda a superfície da maçã

As maçãs atingem seu amadurecimento em meados de setembro e estão prontas para uso em novembro. Prazo de validade em um local fresco por até 60 a 80 dias. A uma temperatura de 0-5 ° C, eles são armazenados por 5-6 meses. Nomeação - para uso fresco e produção de suco. Transportabilidade é média.

Vantagens da classe:

  • Excelente sobremesa sabor de maçãs.
  • Universalidade de uso.
  • Alto rendimento.
  • Maturidade antecipada.
  • Imunidade ao oídio.

As desvantagens da variedade:

  • Resistência insuficiente do inverno e região de crescimento limitada.
  • Baixa imunidade a crostas.
  • Falta de imunidade ao câncer de maçã na Europa.
  • Frutas congeladas durante a colheita por sobrecarga.

Variedades e tipos populares de macieiras Gala

A macieira de Gala tem cerca de vinte espécies e clones, mas as fontes não têm descrições e características detalhadas de cada uma delas. Considere alguns dos mais comuns.

Mastro de gala

Reconhecido como o melhor dos clones. Tem frutos maiores (160-220 gramas) de uma rica cor vermelho-rubi. E também observou sua maior resistência ao oídio.

O mastro de gala da macieira tem frutos maiores (160-220 gramas) de cor vermelho-rubi saturada

Vídeo: Visão geral da árvore de maçã do mastro de gala

Gala Royal

Esta espécie tem uma cor espetacular de framboesa vermelha, um formato cônico de maçãs e uma massa um pouco maior (150 gramas). Distribuído nos EUA e na Europa.

As maçãs Gala Royal têm uma cor espetacular de framboesa vermelha

Gala Shniga

Clone italiano da variedade Gala Royal. Amadurecimento no final de agosto - a primeira quinzena de setembro. Refrigerado por 4-5 meses. Relativamente resistente. Altamente suscetível a sarna, casca e doenças da madeira. Oídio é fracamente afetado. Crohn é bem ramificado. As frutas são muito bonitas, excelente apresentação. A cor é amarela com um barril rosa e um blush vermelho escuro listrado na maior parte da superfície da maçã. O sabor é muito doce.

Gala Shniga - clone italiano da macieira Gala Royal

Plantando macieiras de Gala

Instruções passo a passo:

  1. Escolhendo um local de desembarque. Características necessárias do local para o cultivo de macieiras de gala:
    • Uma pequena encosta na direção sul ou sudeste.
    • Proteção contra ventos frios do norte ou nordeste na forma de árvores espessas ou paredes de edifícios.
    • Boa iluminação e ventilação.
    • Requisitos do solo:
      • pH 6,5-7,0.
      • Argila solta, argila arenosa ou chernozem.
      • Boa drenagem.
    • A distância dos prédios e das árvores vizinhas é de pelo menos três metros.
  2. Escolhendo um horário de pouso. São possíveis três opções:
    • Início da primavera. Antes do início do fluxo de seiva durante o aquecimento do solo até + 5-10 ° C.
    • Outono Após o término do fluxo de seiva, mas não menos de um mês antes do início do gelo.
    • Se forem compradas mudas com sistema radicular fechado, o tempo de plantio não importa. É possível fazer isso de abril a outubro.
  3. A aquisição de mudas. É melhor fazer isso no outono e, no caso de plantio de primavera, as mudas são armazenadas no porão ou escavadas no chão.

    A muda é pingada em uma posição quase horizontal

  4. Preparando o poço de aterrissagem. É preparado o mais tardar 20 a 30 dias antes do plantio. Se o plantio for planejado na primavera, o poço será preparado no outono. A ordem é a seguinte:
    1. É necessário cavar um buraco com uma profundidade de 50 a 70 centímetros e um diâmetro de 80 a 90 centímetros.
    2. Se o solo não for drenado o suficiente, uma camada de pedra britada ou outro material similar com uma espessura de 10 a 15 centímetros deve ser colocada no fundo do poço.
    3. Encha o poço com uma mistura de chernozem, turfa, húmus e areia grossa do rio em proporções iguais. 300-500 gramas de superfosfato e 3-4 litros de cinza de madeira devem ser adicionados a esta mistura.

      Pista de pouso cheia de mistura de nutrientes até o topo

  5. Poucas horas antes do plantio, as raízes das mudas devem ser embebidas em água.
  6. Um buraco de volume suficiente é feito no poço de aterrissagem e um pequeno monte é derramado no centro dele.
  7. Um pino de madeira ou metal é colocado a uma curta distância do centro. Sua altura acima do solo deve ser de 90 a 130 centímetros.
  8. Retire as mudas da água e polvilhe as raízes com Kornevin em pó (Heteroauxin).
  9. Abaixe as mudas no poço, colocando o pescoço de raiz no topo da colina e espalhando as raízes pelas encostas.
  10. Eles enchem a cova com terra, batendo-a suavemente. Durante esse procedimento, você deve garantir que o colar da raiz esteja no nível do solo. Para fazer isso, é conveniente usar um trilho ou barra de madeira.

    Para controlar a localização do pescoço da raiz durante o plantio, é conveniente usar um trilho ou barra de madeira

  11. Depois disso, como de costume, um círculo próximo ao tronco é formado ao longo do diâmetro do poço e regado com muita água em várias etapas. É necessário que o solo esteja bem saturado e os seios da zona radicular desapareçam.
  12. O tronco da planta é amarrado a um pino com fita de tecido para que não seja transmitido.
  13. O condutor central é cortado a uma altura de 80 a 100 centímetros do chão, os galhos são encurtados em 30 a 50%.
  14. Depois de algum tempo, o solo é solto e coberto com uma camada de 10 a 15 centímetros. Para fazer isso, você pode usar feno, palha, húmus, composto, serragem apodrecida, etc.

    Após a rega, o solo é afrouxado e coberto com uma camada de 10 a 15 centímetros

Características do cultivo e sutilezas do cuidado

As regras para o cultivo de macieira Gala e seus cuidados não apresentam diferenças e características significativas em comparação com outras variedades. Vamos mostrar brevemente os pontos principais.

Rega e alimentação

As fontes não têm informações sobre a tolerância à seca da variedade. Portanto, consideraremos que os requisitos para regar esta macieira são médios. Como de costume, a árvore requer rega mais frequente nos primeiros anos de vida, enquanto o sistema radicular ainda não está suficientemente desenvolvido. Neste momento, a árvore precisa de oito a dez regas por estação. Com a idade, via de regra, a necessidade delas diminui e, dependendo das condições climáticas, serão necessárias de 4 a 6 para a estação de crescimento. É mais importante umedecer o solo na primavera e na primeira metade do verão. 2-3 semanas antes da colheita, a rega é geralmente interrompida. O outono exigirá irrigação antes do inverno para carregamento de água. A cobertura do solo em círculos próximos ao caule ajudará a manter a umidade adequada e a impedir o crescimento de ervas daninhas.

A aplicação regular de fertilizantes contribui para a frutificação estável e a obtenção de frutos de alta qualidade. Eles começam a fertilizar a macieira 3-4 anos após o plantio, quando o suprimento de nutrientes na cova começa a secar.

Tabela: Horário de alimentação da maçã Gal

O momentoFertilizantesMétodo de AplicaçãoFrequência e dosagem
OutonoAdubo, húmusEm escavaçãoUma vez a cada três a quatro anos, 5-10 kg / m2
SuperfosfatoAnualmente, 30-40 g / m2
PrimaveraUréia ou nitrato de amônio
JunhoMonofosfato de potássioEm forma líquida, dissolvendo-se em água para irrigaçãoAnualmente, 10-20 g / m2
Junho a julhoConcentrados orgânicos líquidos. Eles são preparados insistindo na água de verbasco (2: 10), fezes de pássaros (1: 10) ou grama fresca (1: 2) por 7 a 10 dias.Anualmente, 1 l / m23-4 alimentando com um intervalo de 1-2 semanas
Os fertilizantes minerais complexos são aplicados de acordo com as instruções do fabricante em anexo

Culturas e racionamento de culturas

Como toda árvore, a macieira de Gala precisa ter uma certa forma de coroa nos primeiros anos de vida. Para este grau, recomenda-se uma formação em forma de copo, que ofereça boa ventilação de todo o volume da coroa, sua iluminação pela luz solar, a conveniência da colheita e cuidados.

Para a macieira de Gala, recomenda-se uma formação de copa em forma de xícara

Para garantir colheitas estáveis, é necessário afinar a coroa anualmente removendo brotos desnecessários que a engrossam. Se isso não for feito, os frutos desaparecerão. E também, como sempre, a poda sanitária deve ser realizada a cada outono, durante o qual os galhos secos, doentes e danificados são removidos.

A tendência da variedade de sobrecarregar a colheita requer racionamento, removendo algumas das flores e ovários. E isso também pode ser feito através do desbaste adicional dos galhos de frutas.

Colheita e armazenamento

Algumas regras simples permitirão ao jardineiro preservar a colheita de maçãs doces e suculentas da Gala por um longo tempo, sem perda de sabor.

  • Você precisa saber que, se as maçãs estiverem molhadas durante a colheita ou o armazenamento, elas não serão capazes de economizar. Portanto, eles são coletados exclusivamente em clima seco.
  • É melhor separá-los imediatamente, descartando frutas danificadas e abaixo do padrão. Eles podem ser reciclados imediatamente para fazer suco.
  • Frutas de qualidade são colocadas em caixas ventiladas de papelão ou madeira. Maçãs empilhadas em uma camada vão durar mais tempo. Frutas que deveriam ser consumidas mais cedo podem ser empilhadas em 3-4 camadas.
  • Para armazenamento, porões com temperatura do ar de 0 a +5 ° C ou refrigeradores são adequados. Você não pode armazenar maçãs na mesma sala com vegetais e repolho.
  • Ao armazenar, juntas de 4 a 5 centímetros de espessura devem ser instaladas entre as gavetas para garantir a ventilação.

Doenças e pragas da macieira

Tais problemas são menos propensos a incomodar o jardineiro se ele executar regularmente medidas preventivas.

Tabela: medidas preventivas para doenças e pragas de macieiras

PrazoÂmbito do trabalhoManeiras de fazerEfeito obtido
OutubroEles juntam as folhas caídas e as queimam junto com os galhos removidos durante a poda sanitária. A cinza resultante é armazenada para uso como fertilizante.Destruição de esporos de patógenos de doenças fúngicas, bem como pragas do inverno
Exame e tratamento de cascaSe rachaduras ou danos forem encontrados, eles devem ser limpos e cortados em madeira saudável, depois tratados com uma solução de sulfato de cobre a 2% e cobertos com uma camada de verniz de jardim.Prevenção do câncer (comum) europeu de macieiras e outras doenças da casca
WhitewashingUma solução de cal triturada é preparada adicionando-lhe 1% de sulfato de cobre e cola de PVA. Com esta solução, os troncos e galhos grossos da macieira são clareados.Prevenção de queimaduras solares, Frost Frost
NovembroCavar círculos perto do tronco com um giro de camadas de terra. É realizado o mais tarde possível antes do início da geada. Então, como resultado, as pragas que passam o inverno no solo serão elevadas à superfície, onde morrerão de frio.
MarçoErradicação de herbicidasEles são realizados antes do início da brotação, usando DNOC (uma vez a cada três anos) e Nitrafen (em outros anos)Prevenção de Pragas e Doenças
Instalação de cintos de caçaCintos de caça, feitos de materiais improvisados, são instalados nos troncos das macieiras, criando obstáculos para que várias pragas (formigas, besouros, lagartas) subam na copa das árvores.
Antes da floração, imediatamente após a floração e 10 dias após a floraçãoPulverização com fungicidas (medicamentos para combater doenças fúngicas) como Horus, Skor, Strobi, etc.Prevenção de doenças fúngicas, incluindo sarna, oídio, câncer europeu (comum) de macieiras, etc.
Pulverização com inseticidas (medicamentos para controle de pragas), como Decis, Fufanon, Spark, etc.Prevenção de pragas, incluindo abelharuco, mariposas, pulgões, etc.

Sarna

A doença fúngica conhecida e comum das culturas de frutas. O patógeno espora o inverno nas folhas e frutos caídos. Na primavera, quando o crescimento de brotos jovens começa, esporos com o vento caem na coroa e, graças à camada mucosa existente, aderem à superfície inferior das folhas. Se a umidade for suficiente e a temperatura do ar estiver na faixa de 18 a 20 ° C, os esporos germinam na camada externa de brotos e folhas jovens. Isso pode ser facilmente visto pela formação de manchas de cor verde-oliva clara sobre eles. Com o tempo, as manchas crescem, ficam marrons, racham. No verão, a doença se espalha para os frutos, que são cobertos com manchas marrons escuras e rachadas. O tratamento consiste na remoção das partes afetadas da planta e no tratamento com fungicidas. O efeito mais rápido em casos de emergência é dado pelo medicamento Strobi, que bloqueia rapidamente o curso e a disseminação da doença.

As frutas afetadas pela crosta são cobertas com manchas marrons escuras grossas, rachaduras

Câncer de maçã europeu (comum)

Frequentemente encontrado nas regiões sul e na Criméia, na casca e na doença da madeira causada pelo fungo marsupial Nectria galligena Bres. Veio da Europa, que determinou seu nome. O agente causador entra na planta através de feridas não cicatrizadas, rachaduras e buracos de gelo. Desenvolver, causa o aparecimento nos troncos de feridas abertas profundas. Ao longo das bordas, grandes fluxos do chamado calo são formados. Nos galhos mais finos, os influxos se fecham, deixando um pequeno espaço - nesse caso, a doença prossegue de forma fechada. No inverno, o calo é destruído pela geada, devido ao qual as feridas não cicatrizam e se expandem, afetando espaços cada vez mais vastos. O tratamento se resume em limpar as feridas em madeira saudável, desinfetar com uma solução a 2% de sulfato de cobre e aplicar uma camada protetora de varizes de jardim.

Câncer causa feridas profundas nos troncos

Gala de Pragas de Maçã

As fontes não têm informações sobre a suscetibilidade da variedade a pragas, portanto, assumiremos que, em alguns casos, elas podem atacar. Forneça brevemente informações sobre os principais representantes.

  • Traça de maçã. Esta é uma borboleta noturna indefinida de cor marrom clara. Coloca ovos nas camadas superiores da coroa. Lagartas que rastejam para fora dos ovos penetram nos ovários e nos frutos imaturos, onde se alimentam de sementes.Uma lagarta é capaz de destruir até quatro frutas. A luta é eficaz na fase de vôo das borboletas, executando a pulverização preventiva.

    A mariposa da Apple é uma borboleta marrom clara de cor marrom clara.

  • Pulgão Gall. Um pequeno inseto que se deposita na parte inferior das folhas e se alimenta do suco. Como resultado, as folhas se enrolam, tubérculos vermelhos aparecem do lado de fora. As formigas são pulgões na coroa para subsequentemente se alimentar de suas secreções adocicadas (orvalho do mel). A luta é reduzida à coleta mecânica de folhas e brotos afetados, seguida de tratamento com inseticida (Spark, Fufanon, Decis).

    Afídio da bílis - um pequeno inseto que se deposita na parte inferior das folhas e se alimenta do suco

  • Flor de maçã. Pequenos - até três milímetros de tamanho - besouro de gorgulho invernal nas camadas superiores do solo. Na primavera, quando o solo começa a esquentar, sobe à superfície e se arrasta para a coroa. Lá, as fêmeas roem os botões e põem um ovo cada. As larvas rastejam para fora dos ovos e comem a flor (broto) por dentro. Assim, você pode perder a colheita inteira se não tomar medidas preventivas e de controle.

    Maçã floresce inverno nas camadas superiores do solo

Comentários de Grade

Hoje, eles coletaram Gala, a árvore pelo sexto ano, 8 baldes, com massa de 150 g. Uma maçã muito saborosa, doce suculento Na ATB, e eles já estão sendo negociados no mercado com força e força. Nós comemos nós mesmos.

viha28, região de Zaporizhzhya, Ucrânia//forum.vinograd.info/showthread.php?t=10588

O ano passado foi a primeira frutificação das vacinas de Gala Mast. Antes disso, eu o comprei no mercado, chamava-se simplesmente Gala, mas não o fato de que não eram alguns dos clones. Carne crocante e doce, eu gosto de maçãs assim. O tamanho da fruta é pequeno. Há um mês, Gal Shnig instilou. Parece que, durante chuvas fortes, definitivamente não racha na cauda.

StirlitZ, Kiev//forum.vinograd.info/showthread.php?t=10588

Eu realmente não sinto muito pelas maçãs importadas da loja e nem sempre é possível comprar as que se encaixam no meu gosto. É importante para mim que a maçã seja muito dura, mas suculenta e o mais importante - não muito doce. Quase todas essas qualidades têm maçãs da marca argentina Royal Gala 4173.

MarEvo512//otzovik.com/review_4920002.html

Hoje comprou maçãs Royal Gala em um supermercado. Nós realmente gostamos dessas maçãs. Eles têm um sabor muito doce e rico. Sua polpa é crocante e suculenta, aromática. Eles são de cor amarela clara com manchas rosa. Maçãs são de tamanho médio. O peso de uma fruta pode atingir cento e quarenta gramas. As frutas geralmente têm formato redondo. Realmente gostamos dessa variedade por seu aroma e sabor doce. As frutas são muito suculentas

Florias Ucrânia, Zaporozhye//otzovik.com/review_5917332.html

A macieira Gala ganhou ampla distribuição no cultivo industrial, graças às qualidades agrotécnicas e de commodities dos frutos, que consumiam muito trabalho. Entre os jardineiros amadores na Rússia, ela ainda não é muito procurada devido à zona de crescimento limitada apenas nas regiões sul.

Pin
Send
Share
Send