Como cultivar uma amora sem espinhos: uma descrição das variedades e sutilezas dos cuidados

Pin
Send
Share
Send

Nem todo jardineiro decide trabalhar com espinhos de amora. Mas as variedades não cravejadas, que dão frutos escuros e azedos, não causam transtornos a uma pessoa. Além disso, a amora-preta varietal bezshipny tem várias vantagens: a colheita é maior, as bagas são maiores, os arbustos toleram bem a seca e a geada.

História do cultivo de amoras

Nos EUA, as primeiras variedades de amora apareceram no século XIX. E é lá, e também no México, que esse fruto é cultivado em escala industrial. Em nosso país, o cultivo de amoras não é o processo mais fácil. Somente fazendas particulares e pequenas têm interesse em frutas silvestres. Mesmo nas regiões sul do país ainda não existem plantações industriais de cultura.

A amora pertence ao gênero Rubus da família Rosaceae. A cultura tem uma estreita relação com as framboesas, que há muito e firmemente enraizam-se em nossas áreas. Externamente, o amora sem espiga parece um arbusto pitoresco com folhas pubescentes divididas em três lóbulos. Flores brancas, rosa-esbranquiçadas, lilás-brancas florescem em meados de junho. Em seu lugar, as frutas esverdeadas são amarradas. Nos frutos maduros, a cor geralmente é preta. Comparado às framboesas, as amoras são mais bem toleradas.

As raízes da cultura podem crescer até 1,5 m de profundidade no solo, onde são saturadas com umidade sem problemas. Períodos de seca severa são vivenciados pela planta sem dificuldade.

As bagas da amora não amadurecem ao mesmo tempo, então nos arbustos você pode ver frutas de cores diferentes

Variedades sem amora

Apesar da baixa prevalência em nosso país, o interesse entre os cultivadores de frutas domésticos na criação de amoras (incluindo representantes não perspicazes) está crescendo notavelmente. Algumas variedades e seus híbridos há muito são testados quanto à sobrevivência em nosso clima. Eles se sentem calmos em condições adversas, com verões curtos e frio persistente. Isso inclui variedades desenvolvidas por cientistas americanos ou britânicos.

Thornfrey

A variedade foi obtida em 1966 nos Estados Unidos. Um arbusto forte forma brotos múltiplos de meio crescimento, com até 4 m de comprimento.Na fase de floração, o arbusto cativa com a beleza das flores rosadas. Em agosto, amadurecem bagas oblongas roxo-pretas com um peso médio de 5 g com sabor agridoce. Não é recomendável superexpor os galhos, pois os frutos maduros perdem o sabor, a elasticidade e a forma, tornam-se inadequados para o transporte. Produtividade - 20-25 kg por planta. Thornfrey é capaz de suportar resfriados até -20sobreC.

Leia mais sobre a variedade em nosso artigo - Blackberry Thornfrey: descrição da variedade, críticas, especialmente plantio e cultivo.

Thornfrey tem 5 gramas de frutos maduros.

Polar

Variedade de seleção polonesa entre os que estão crescendo. Flores brancas são formadas nas plantas, substituídas por grandes frutos redondos com uma leve acidez e um aroma pronunciado. Como os frutos são sólidos, a variedade é adequada para colheita mecanizada e cultivo industrial. As frutas aparecem a partir de meados de julho, mas você não pode prová-las até setembro. A variedade possui um bom indicador de resistência ao gelo - até -25-300C.

Polar é a melhor variedade resistente ao inverno com frutas grandes

Loch ness

A variedade foi criada por cientistas escoceses em 1988. Ganhou popularidade graças às bagas bastante grandes com excelente transportabilidade. O rendimento de um arbusto é de 18 a 23 kg.

Loch Ness é valorizado por frutas grandes.

Loch Tay

Uma série inicial de blackberry sem mola, criada na Inglaterra. Os galhos de uma planta alta (3-4,5 m) são semi-crescentes. A baga densa de Loch Tey é grande (5-12 g) e doce. A produtividade é alta - 20 a 30 kg por arbusto. A variedade não é resistente ao gelo, é recomendável abrigar brotos no final de setembro.

A variedade Blackberry Loch Tey não é resistente ao gelo

Cetim preto

Os brotos da planta são potentes, de 5 a 7 m. Os galhos se estendem inicialmente para cima (até 1,5 m) e, em seguida, assumem uma posição horizontal. Você pode experimentar as frutas pretas do cetim preto na segunda quinzena de agosto. São saborosos, possuem polpa delicada, motivo pelo qual não toleram transporte. De uma planta é possível coletar até 20 a 25 kg de frutas. Brotos de cetim preto precisam ser protegidos para o inverno.

Frutos do cetim preto amadurecem na segunda quinzena de agosto

Apache

Uma variedade com hastes em crescimento vertical, criada por botânicos americanos. O peso médio de bagas doces de formato cônico é de 4 a 9 g e as frutas não amassam durante o transporte. Resistência no inverno - até -200C, é necessário cobrir as hastes antes do inverno.

Frutos de amora Apache toleram bem o transporte

Thorless Evergreen

É uma das variedades resistentes ao gelo, pode tolerar frio até -300C. Antes do inverno, os arbustos não deixam cair as folhas. Eles têm caules poderosos, inclinando-se para o chão. O rendimento médio de uma variedade é de 10 kg por arbusto; a frutificação é intensa. Bagas pequenas (3 g), o arbusto é literalmente aspergido com elas. As frutas doces e azedas, maduras, amadurecem da segunda quinzena de agosto até o final de setembro. Bagas têm sementes grandes. No clima da Rússia central para o inverno, recomenda-se que as plantas sejam cobertas colocando galhos no chão e cobrindo-os com material de cobertura.

Embora a variedade Thornless Evergreen seja resistente ao gelo, as brotações para o inverno ainda devem ser cobertas

Navajo

Os arbustos da variedade crescem diretamente, atingindo uma altura de 2 m. No final de agosto - início de setembro, amadurecem as bagas brilhantes e perfumadas. Frutas com sabor suave, sem adstringência de amora. Eles não diferem em tamanhos recordes e pesam de 4 a 7 g, mas têm uma forma e tamanho uniformes, são bem armazenados e transportados. Resistência do inverno Navajo - até -200C. Em termos de cultivo é considerada uma das variedades despretensiosas.

Leia mais sobre a variedade em nosso artigo: Cultivo de amoras navajo em uma horta.

Navajo - uma das variedades de amora mais despretensiosas

Chester Thorless

Chester Thornless é uma variedade americana com galhos semi-crescentes ou semi-crescentes. Em junho, as flores rosadas ostentam-se e, em agosto, em seu lugar - frutas escuras com sabor de cereja ou ameixa. A produtividade é de 18 a 22 kg por arbusto. A resistência ao gelo em Chester Tornless é louvável: as plantas sobrevivem calmamente às geadas até -30sobreC. Mas ainda é necessário isolá-los para o inverno. Não é recomendado plantar plantas em áreas muito úmidas e com sombra.

Leia mais sobre a variedade em nosso artigo: Blackberry Chester - uma variedade não cravejada e resistente ao gelo.

Chester Thornless - seleção americana

Coroa tripla

Traduzido para o russo, o nome da variedade soa como "Triple Crown". As hastes da Triple Crown estão se espalhando pela metade. Uma planta é capaz de produzir culturas de até 15 kg. Os arbustos são formados devido ao rápido crescimento de hastes sem haste poderosas, cujo comprimento atinge 2 m ou mais. As frutas pretas são grandes - pesam até 8 g, têm um aroma doce de cereja (alguns gostos captam notas de ameixa ou cereja). A colheita da baga ocorre em agosto-setembro. Três vantagens indiscutíveis distinguem esse tipo de amora: crescimento intensivo de brotações, sabor característico das frutas, suculência e densidade ao mesmo tempo (o que afeta favoravelmente o transporte). A Triple Crown não brilha com resistência especial ao gelo - é imperativo ocultar brotos do gelo antes do inverno.

Blackberry Triple Crown - suculento e denso

Natchez

Natchez foi criado nos Estados Unidos. É caracterizada por grandes bagas negras de forma alongada, pesando cerca de 12 a 16 g e grandes drupas lembram ovos. As bagas são muito doces, têm uma estrutura moderadamente densa. Hastes fortes (até 6 m de comprimento) crescem verticalmente, seguidas de uma inclinação descendente. A frutificação dura de julho a meados de agosto. Produtividade de uma fábrica - 13-15 kg. A variedade é ideal para criação amadora.

A variedade Natchez tem bagas muito grandes

Cada variedade de amora sem espinhos tem seus prós e contras. No entanto, em variedades como Thornfrey, Chester Tornless, Polar, Loch Ness, Natchez, a escolha de jardineiros avançados na Rússia central para com mais frequência.

Recursos de desembarque

Condições indispensáveis ​​para o crescimento da cultura são a nutrição do solo e a quantidade necessária de luz solar. Os solos para plantio são alcalinos adequados, podendo ser argiloso com predominância de húmus. Preparar um lugar para uma amora-preta sem sementes começa no outono. Para fazer isso, eles cavam a terra, removem as raízes das ervas daninhas, enriquecem-na com húmus ou composto, cinzas ou farinha de dolomita. No entanto, o plantio das mudas é sempre planejado na primavera, quando a planta pode enraizar-se melhor e começar a crescer.

O próprio procedimento de desembarque ocorre de acordo com o seguinte esquema:

  1. Cavar buracos com profundidade de 0,5 M. Eles são feitos cerca de 2 semanas antes do plantio.
  2. Os poços são preenchidos com composto ou húmus, cinza de madeira.
  3. Uma muda é colocada no buraco, as raízes são polvilhadas com terra.
  4. Regue a terra ao redor da planta, despejando pelo menos meio balde sob um arbusto.
  5. Os círculos do tronco são polvilhados com cobertura morta, os galhos são cortados em 4-5 cm.
  6. Entre as mudas durante o plantio, são observadas lacunas, cujo tamanho é determinado pelas variedades de arbustos de amora (1-2 m). Nos corredores deve permanecer 2 m.

Vídeo: plantando um blackberry sem primavera

Propagação de um blackberry sem shipless

Existem várias opções de como propagar arbustos de amora no jardim.

Cavando galhos

No início de agosto, os brotos mais saudáveis, de um ano de idade, são tirados, são cavados rasos (na baioneta de uma pá), não separados do mato uterino. Nesse caso, a ponta da parte aérea é deixada livre, é cortada em 10 a 15 cm para excluir mais crescimento. No local da escavação, um pino de metal é instalado ou pressionado com um objeto pesado. A área de escavação é coberta com cobertura morta e hidratada regularmente. Após 2 meses, os brotos criam raízes. Nos brotos escavados no início de outubro, raízes brancas densas já devem ser observadas. Na primavera, as mudas são separadas do arbusto-mãe e plantadas em um local permanente.

Outra opção para cavar é enraizar o topo da parte aérea no jardim, depois de aparar a ponta. O seguinte algoritmo de ações é semelhante ao acima.

Uma das maneiras de reproduzir amoras sem enraizar é enraizar a parte superior dos brotos

Filhos de raiz

Esta opção é adequada se a planta mãe tiver mais de 3 anos de idade. A essa altura, um sistema radicular desenvolvido havia se formado no mato, a partir do qual brotamentos de raízes jovens, os chamados filhos, apareciam em alguns lugares. Como eles já têm raízes, são simplesmente desenterrados e plantados em outro local. O momento ideal para a remoção da prole do arbusto-mãe é a primavera, após a chegada do calor constante.

Cada descendente tem raízes e pode se tornar um arbusto independente.

Estacas

Amora, ashipless, bem como groselha, pode ser facilmente propagada pelas partes verdes da planta, ou seja, estacas. Esse método é o mais racional, pois é formada 1 muda de cada broto. A colheita de mudas de brotos anuais está prevista para o outono.

Uma haste é um galho com no máximo 15 cm de comprimento com a presença de 2 a 3 gomos. Folhetos quebram.

  1. Os talheres são inclinados com o rim apical para baixo e instalados em um recipiente com água, de modo que apenas um rim esteja na água. O recipiente é colocado no peitoril da janela e monitora o nível da água. À medida que evapora, é adicionado.

    É necessário garantir que o rim inferior esteja sempre na água

  2. Depois de um tempo, uma mini-planta com seus próprios brotos e raízes se formará a partir de um rim na água.

    Um mini arbusto se formará no rim inferior da alça

  3. Esta muda é cortada e plantada em um copo individual com um substrato nutritivo leve, umedecendo levemente o solo.

    Os arbustos com parte do cabo são separados e transplantados para copos

  4. Depois disso, o próximo rim é baixado para o recipiente com água, repetindo o processo novamente.

Poda

Os frutos de uma amora-preta sem casca, como framboesas, são formados nos galhos laterais dos brotos do ano passado. Durante a temporada, a planta forma brotos de substituição, que só darão frutos no próximo verão. Arbustos de amora precisam de apoios, que são postes com um fio esticado entre eles.

A distância entre os postes adjacentes é de 3 m. O fio é puxado em 4-5 linhas, deixando 30 cm entre eles.A primeira linha é elevada acima do solo em 45 cm.

Brotos de Blackberry são fixados entre as linhas de arame

Ao podar amoras, os jardineiros recomendam que você siga as seguintes regras:

  1. A poda sanitária dos arbustos é realizada na primavera. Mesmo antes do momento do inchaço dos rins, os galhos secos e mal resistidos são removidos. Os topos congelados dos brotos são cortados em um rim vivo. A poda para profilaxia é realizada para todas as plantas da parcela - tanto para animais jovens quanto para adultos.
  2. Aparar os arbustos do primeiro ano de vida é realizado duas vezes: na primavera (em maio) e no verão (em julho). A poda de primavera é realizada em brotos laterais novos, a fim de estimular seu crescimento. Os galhos são encurtados em 5-7 cm. A poda de verão é projetada para encurtar as brotações, cujo comprimento excede 0,5 m. Os galhos são cortados em 7 a 10 cm. Nos arbustos jovens no verão, todos os ramos recém-formados nas laterais são eliminados, deixando apenas 6-8 dos maiores.

    As amoras são cortadas duas vezes por estação: na primavera e no meio do verão

  3. Nos arbustos com mais de 2 anos de idade, na primavera, todos os galhos mortos são removidos, mantendo-se fortes na quantidade de 4-10 peças. Os processos laterais são cortados em 20-40 cm, proporcionando a presença de 8 a 10 rins vivos neles. Durante o verão, todos os filhotes recém-nascidos são roubados. Economize apenas a primavera, que no próximo ano será frutífera. Os galhos da estação atual são encurtados para 1,6-2 m. Com a pequena formação de galhos do ano atual, são deixados processos saudáveis, encurtando a lateral em 2 cm. Os arbustos esvaziados são limpos dos galhos enfraquecidos e afetados por pragas e doenças. Eles são substituídos por brotos jovens.

Vídeo: como aparar corretamente um blackberry

Rega

Os arbustos de amora são irrigados várias vezes por estação - após a floração e no momento do crescimento dos frutos. A rega profunda final é realizada após a remoção das bagas. Ao mesmo tempo, a terra entre fileiras e arbustos é afrouxada em profundidade de 5 a 10 cm, após a irrigação, polvilhada com uma camada de orgânicos (4-5 cm). Amoras têm boa resistência a doenças e pragas. Uma parte significativa deles morre durante o preparo do outono.

O cultivo de blackberry besshipnaya nos subúrbios

Entre os jardineiros da região de Moscou, espinhos sem espinhos como Thornfrey, Loch Ness e Thornless Evergreen gozam de respeito especial. Eles têm um grau médio e acima da média de resistência ao inverno russo. Na região de Moscou, durante o inverno, são observadas temperaturas bastante baixas (em média, -11sobreC, mas quase todos os anos há geadas - até -30sobreC) Isso afeta negativamente a condição das plantas com o advento da primavera e a colheita futura. Apesar da boa resistência do inverno, essas variedades precisam de abrigo no final do outono.

Vídeo: cultivar um blackberry sem shipless nos subúrbios

Cultivo de amora-preta sem sementes na Sibéria

Considerações particulares para o plantio nas regiões da Sibéria merecem as seguintes variedades de amoras sem shipless:

  • Polar
  • Thorless Evergreen,
  • Chester Thorless,
  • Chachansk Bestran,
  • Valdo
  • Oregon Thornless.

As geadas da Sibéria são pouco toleradas por alguns híbridos de framboesas e amoras - Tiberberry, Loganberry, Boysenberry.

Gardeners comentários

Meu jardim fica em uma planície de inundação, planície, perto de uma montanha (a oeste de Bashkiria). Temos todo o ar frio deles. Fico em silêncio sobre o inverno. As temperaturas mínimas de inverno são -35-39. Se desejar, tudo pode ser cultivado ou muito, apenas mais trabalho será necessário. Agavam mantido por 2 anos, espinhos, prole, ácaro superou ... o sabor é fresco e grama. Natchez sinalização - como não querer essas bagas, amadurecidas 17-18 de julho, o sabor é excelente.

Elvir//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=4856&start=150

Na região de Moscou, eles não estão apenas tentando, mas já estão cultivando amoras e cultivando. E, em princípio, não importa para você o que está crescendo: Agaveam ou Natchez, essa é apenas a sua escolha. Existem várias excelentes variedades precoces que conseguem produzir totalmente em um clima frio. Uma coisa é querer cultivá-las, outra é não querer, não tentar, mas tentar falar sobre o que você não tem idéia. É muito simples, o principal é pensar que você está certo e não está cheio de inveja quando os vizinhos o tratam com Natchez, Arapaho ou outra variedade precoce e doce. Não tente, você não tem um Agawam pontudo e rastejante, mas não morto por uma bomba atômica. Plante um arbusto de Agavam mais perto da cerca do vizinho, deixe-o estrangular o vizinho Natchez, frutificando frutas escandalosamente enormes, precoces e doces em seu campo de visão em um ano.

Marina Ufa//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=4856&start=150

Híbridos indizíveis são definitivamente adequados (Thornless Loganberry, Thornless Boysenberry, Buckingham Tabberry). Você não deve contar com uma colheita grande (eles não dão muito, com exceção do Buckingham Tabberry), mas tudo amadurece completamente. Buckingham é bom em termos de produtividade (muito alta para um híbrido), beleza de frutos silvestres, frutos grandes, mas o fruto é azedo. Variedades colhíveis sem mandioca: Thornfrey, Cetim Preto, Smootstem, Loch Ness, Orkan ... elas não terão tempo para colhê-las completamente, mas ao plantar em um local ensolarado elevado, em solo bem aquecido, a proporção de frutos maduros pode ser significativa. Qualquer variedade requer abrigo para o inverno.

Yakimov//club.wcb.ru/index.php?showtopic=1928&st=20

O Blackberry Thornfrey é uma das variedades mais deliciosas, despretensiosas e produtivas que se adaptam facilmente aos nossos invernos frios. A baga é de cor preta, carnuda, resiste perfeitamente a vários tipos de doenças. Em um lugar, pode crescer até trinta anos. Se você providenciar com bom arbusto, o arbusto dará até quarenta raízes.

Estranho V.//fermer.ru/forum/sadovodstvo/172680

Cultivar um blackberry não cravejado tem vantagens óbvias: altos rendimentos, falta de espinhos, fácil manutenção. Se a Sibéria ainda precisa procurar variedades adequadas de cultura, então, para a Rússia central, sua escolha é ampla.

Pin
Send
Share
Send