Gumi, linda e deliciosa: como cultivar um arbusto elegante com frutas saudáveis

Pin
Send
Share
Send

Você não pode decidir o que plantar na horta? Você acha que planta é melhor: bonita ou saudável? Então escolha gumi, ele combina as duas qualidades. Este arbusto original se tornará uma decoração do jardim e em dois ou três anos o deliciará com uma deliciosa colheita de vitaminas. A propósito, os japoneses chamam os frutos de gumi berries de longevidade. E isso não é tudo de bom. Gumi é pouco exigente em cuidar, raramente fica doente, não gosta de pragas. Mas os habitantes verdes do jardim ficarão felizes com esse vizinho, porque ele enriquece o solo com nitrogênio.

Gumi: origem, histórico de distribuição

Gumi, apesar da história de quase cem anos de cultivo em solo russo, ainda é uma planta exótica. Ele é bem conhecido em Altai, em Primorye, no Extremo Oriente, mas chegou à parte européia do continente há pouco tempo.

Gumi pertence às plantas mais antigas. Segundo alguns relatos, seus ancestrais apareceram quando os dinossauros ainda estavam vivos, no período cretáceo.

A pátria de gumi é a China e o Japão. No início do século passado, um belo arbusto de baga foi trazido para Sakhalin. Agora, a cultura é cultivada com sucesso no território de Krasnodar, região de Moscou, Bashkiria, Tartaristão, mesmo na região de Tomsk e Udmúrtia. Esse imigrante se apaixonou por jardineiros ucranianos e bálticos.

Descrição da planta

Gumi é o nome japonês do mato, que se enraizou na Rússia. O nome científico da planta é multiforme. O parente mais famoso do gumi é o espinheiro.

Aparência

Um arbusto adulto parece muito elegante. Possui uma coroa piramidal harmoniosa.

Gumi bush vai decorar seu site

O comprimento dos brotos é de até 2,5 metros. A folhagem dura e manchada, com bordas elevadas, na primavera e no verão, verde-prateado, no outono adquire uma rica cor dourada. Casca marrom clara com tom de azeitona ou avermelhada. O fundo dos galhos de algumas variedades é coberto por pequenos espinhos.

As folhas de Gumi, verde-prateadas no verão, ficam douradas no outono

No final de maio ou no início de junho (depende do clima), as flores gumi creme-amarelas florescem. Túbulos com estrelas de quatro pontas no final penduram em pecíolos longos e têm um aroma agradável. Segundo alguns, parece o cheiro de lilás. Gumi é uma planta de mel generosa.

Gumi flores são macias, mas muito perfumadas

Os frutos amadurecem desigualmente. E isso também dá decoratividade ao mato. Em um galho, você pode ver simultaneamente contas de bagas verdes, amareladas e vermelhas. Eles são alongados, parecendo uma cereja ou dogwood alongada.

Gumi frutas não amadurecem uniformemente, mas dentro de 3-4 semanas

Bagas alongadas atingem um peso de 2 gramas, às vezes mais. Eles são cobertos com uma pele durável e transparente. Em um momento de plena maturação, manchas brancas prateadas são claramente visíveis nele. Dentro da polpa suculenta e osso com nervuras de tamanho médio.

As frutas Gumi têm sabor doce, são comparadas com cerejas maduras, maçãs, caquis, abacaxis.

Bagas de Gumi são freqüentemente chamadas de cerejas de prata devido às manchas típicas.

Gumi começa a dar frutos 3-4 anos após o plantio. Desde a amarração do feto até a maturação total, passam aproximadamente 45 dias. A partir de um arbusto de um gumi de 6 anos de idade, é possível coletar de 8 a 9 kg de bagas, plantas com mais de 10 anos dão até 15 kg da colheita.

Os japoneses acreditam que os frutos do ganso multiflorum têm propriedades antienvelhecimento. Eles encontraram muitas substâncias úteis para os seres humanos: carotenóides, flavonóides, aminoácidos, pectina, vitaminas C, A, P, E, macro e micronutrientes. Portanto, os moradores da Terra do Sol Nascente são aconselhados a comer frutas frescas. Eles tonificam perfeitamente, restauram a circulação prejudicada, ajudam com doenças do sistema digestivo.

Hábitos e preferências de Gumi

Como a maioria das plantas orientais, o gumi prefere um clima ameno e temperado. Portanto, um vento forte, especialmente em combinação com uma temperatura baixa, pode ser fatal para um arbusto. Brotos jovens não suportam geadas abaixo de 30 graus. No inverno, eles precisam de proteção. No entanto, um arbusto afetado pelo frio restaura a força durante a estação e dá um ganho maior. Quanto mais velhos os galhos, maior a resistência à geada.

Para a abundância do sol, se não estiver queimando, o gumi trata bem. Capaz de crescer em sombra parcial, sob as copas das árvores. Quanto mais ao sul da área, mais sombrio pode ser o local de pouso. E nas regiões do norte, o gumi prefere viver ao sol.

Gumi adora lugares ensolarados, mas está pronta para crescer em uma pequena sombra.

Gumi prefere solo úmido, mas a alimentação requer um mínimo. O fato é que, ao longo dos anos, a própria planta fertiliza a terra. Em suas raízes, existem nódulos com bactérias que produzem nitrogênio.

Vídeo: conhecendo gumi

Variedades de gumi

Nos países nativos de gumi - Japão e China - apenas a variedade de plantas original é comum. Os cientistas locais não se envolveram na seleção deste arbusto. Aparentemente, eles pensaram que não havia necessidade de melhorar a forma natural. E os criadores de nosso país criaram várias variedades de patetas multicoloridas, adequadas para climas severos.

Agora, no Registro Estadual da Rússia, 7 variedades são registradas. Eles foram testados e recomendados para cultivo.

Grade Crillon

Criado em Sakhalin. Este é um arbusto de tamanho médio que oferece bons rendimentos em boas condições. Frutos escarlate brilhantes com pontos característicos são muito doces, mas carecem de aroma. Eles amadurecem tarde. Os galhos e a parte inferior das folhas da goma Krillon são cobertos com crescimentos pontilhados (lentilhas), um pequeno número de espinhos é apenas da parte inferior dos brotos. As bagas são caracterizadas por um alto teor de ácido ascórbico. Essa variedade é resistente ao inverno.

A variedade Krillon produz uma colheita tardia, mas abundante.

Variedade Taisa

Esta é a única variedade de gumi obtida até agora nos subúrbios. Uma característica do mato é uma propagação fraca. Ramos retos com uma casca lisa marrom escura. A folhagem rígida é pequena, verde rica, brilhante, sem manchas. Bagas pequenas (peso 1,2 g), amadurecem cedo. Tem um sabor agridoce. A variedade Taisa tolera bem as geadas, raramente é afetada por pragas e doenças.

A variedade Taisa é adequada para o cultivo na Rússia central

Sakhalin first grade

Arbusto com uma coroa esférica. Os galhos são marrom-avermelhados, com pontas finas pintadas de uma cor mais clara, localizadas na parte inferior. As folhas são opacas, densas, curvas, ao longo da borda com dentes pequenos. As flores são perfumadas, rosa pálido. Bagas vermelhas salpicadas amadurecem cedo. Cada "cereja" pesa em média 1,5 g e o sabor é agridoce agradável. A variedade Sakhalin tem um rendimento alto e estável. Brotos jovens em geadas severas (de -30 ° C) sem abrigo podem congelar, mas o arbusto dá crescimento rapidamente. A planta praticamente não fica doente, é extremamente raramente perturbada por pragas.

Gumi Sakhalin - uma planta ornamental e de frutas, altamente resiliente

Grade Moneron

Este gumi é outro animal de estimação dos cientistas Sakhalin. É chamado universal. O tamanho do arbusto é médio (cerca de 2 metros), existem poucos espinhos, folhas pontiagudas sem marcas. Bagas pesando cerca de 1,5 g, gosto suavemente doce, ligeiramente azedo. O período de amadurecimento é médio. Colheita alta. A variedade é resistente a geadas, doenças e pragas.

Moneron - uma das variedades mais produtivas de gumi

Variedade Shikotan (Tsunai)

A variedade Shikotan (anteriormente conhecida como Tsunai) foi criada recentemente. Distingue-se por frutas mais densas e grandes (seu peso é de 1,7 a 2 g). Eles são em forma de barril, amadurecem a médio prazo. A produtividade também é média, mas Shikotan é altamente resistente a baixas temperaturas e bem resistente a doenças.

Variedades Shikotan têm frutas grandes com pele densa

Grade South

Gumi Yuzhny é um arbusto compacto, um dos maiores, os frutos pesam 2,3 g ou mais. Eles têm um sabor doce e azedo. O período de maturação é médio. Os rendimentos são ligeiramente mais baixos que as outras variedades. Ao mesmo tempo, Yuzhny resiste bem às geadas e raramente fica doente.

Apesar do nome, a variedade Yuzhny tolera bem as baixas temperaturas

Variedade Kunashir

Este é o arbusto mais alto de todas as variedades de gumi. Possui brotos retos verde-oliva, cobertos de manchas. Pequenos espinhos são mais escuros que a casca e estão localizados no topo. As placas das folhas são brilhantes e grandes, verdes por cima e prateadas. As flores são brancas e creme. Frutos vermelhos brilhantes amadurecem tarde. São grandes, o peso da baga chega a 2,5 g, o sabor é harmonioso, doce e com uma leve acidez. Produtividade, resistência à geada e doenças são médias.

Kunashir é o arbusto mais alto.

Variedade Berry

Este gumi não está incluído no Registro Estadual da Rússia, mas pode ser encontrado em terrenos de jardins e à venda. A variedade foi criada na região de Donetsk (criador Vladimir Mezhensky). O arbusto é pequeno, com até 1,5 metro de altura. Os frutos amadurecem nos estágios iniciais. Bagas agridoces de tamanho médio (1,5 g).

A variedade Yagodka é criada na região de Donetsk e se sente bem no clima local

Segundo informações da Internet, mais duas variedades são criadas na Ucrânia: Kiev Anniversary e Urozhayny Vavilova. Mas não há dados oficiais sobre essas plantas.

Vídeo: formas de gumi da seleção ucraniana

Nós plantamos ...

Loch multiflora - uma planta caprichosa, pronta para morar em quase qualquer lugar. Mas ele agradará uma boa colheita se certas condições forem criadas.

Requisitos para o local de crescimento

Primeiro, para gumi, escolha uma área tranquila, protegida dos ventos frios. O mato não gosta de elevações, é tolerante a lugares baixos. As raízes fibrosas estão localizadas perto da camada superior da terra, para que as águas subterrâneas não interfiram. Mas um local pantanoso onde a água fica estagnada por um longo tempo na superfície não funciona.

Gumi é um fígado longo entre arbustos. Ele é capaz de prosperar e cultivar até 30 anos.

O solo prefere solo multi-florido neutro ou levemente ácido. Se a acidez for alta, limpe a área. Além disso, o solo deve passar bem a umidade e o ar. Em trincos pesados, na véspera do plantio da primavera ou em outubro, adicione 8 a 10 kg de esterco podre por 1 metro quadrado e desenterre-o.

Gumi é um arbusto autopolinizado. Ele põe as frutas, mesmo que não haja plantas por perto. Mas a produtividade será muito maior quando os parentes crescerem nas proximidades.

Plantando uma planta jovem

As mudas de Gumi se oferecem para comprar lojas online. No entanto, o sistema radicular pode sofrer ressecamento durante o transporte. Portanto, é melhor comprar plantas em viveiros ou centros de jardinagem. Lá você pode escolher uma cópia com as melhores qualidades.

Ao comprar, preste atenção às seguintes características: altura das mudas de 30 a 50 cm, há pelo menos dois ou três brotos com diâmetro de cerca de 7 mm. Arbustos enraizados com sucesso no primeiro ou no segundo ano de vida.

As mudas de Gumi não toleram o transporte, por isso é melhor comprá-las em viveiros ou lojas especializadas

A melhor época para plantar gumi é o início da primavera, mas o final do outono também é adequado. Nesse caso, certifique-se de proteger a planta do gelo.

A sequência de ações:

  1. Prepare um poço de tamanho médio (com um diâmetro de cerca de 0,5-0,6 m, profundidade de 0,5 m). Se você estiver plantando várias plantas, deixe uma distância de pelo menos 2,5 m entre elas.
  2. No fundo do poço, coloque uma camada de drenagem de seixos ou tijolos vermelhos quebrados.
  3. Polvilhe uma mistura de húmus e areia por cima. Outra opção é adicionar 30 g de fertilizante nitrogenado, 200 g de superfosfato e 700 g de cinza de madeira ao solo.
  4. Se a muda for alta, com mais de 70 cm de altura, corte-a entre 40 e 50 cm e espalhe a fatia com var.
  5. Pegue a planta junto com um pedaço de terra da panela. Não escove as raízes.
  6. Coloque em um buraco e encha-o com terra, aprofundando o pescoço da raiz em 4-6 cm.
  7. Pressione suavemente o chão perto do caule com as mãos.
  8. Molhe bem o mato (cerca de 12 litros de água).
  9. Palha com húmus, turfa ou serragem.

Gumi prefere que o colo da raiz tenha 4-6 cm de profundidade ao plantar

Como plantar sementes de gumi

Jardineiros experientes que já possuem gumi afirmam que é facilmente propagado por sementes. Mas existem certas dificuldades. Ossos moles perdem rapidamente sua capacidade de germinação; tentativas de preservá-los geralmente falham. Portanto, para crescer, você precisa colher apenas sementes frescas.

O osso Gumi é macio e seca rapidamente

A semeadura é melhor realizada no outono, em campo aberto.

  1. Escolha um local adequado para gumi, idealmente, ele deve se tornar uma residência permanente para uma planta jovem.
  2. Faça pequenos orifícios com 5 cm de profundidade a uma distância de 20 cm.
  3. Coloque as sementes de gumi nos poços.
  4. Polvilhe com cinza de madeira e cubra com o solo.
  5. Acima dos patamares, construa abrigo contra o filme da geada.
  6. No inverno, verifique se a cama está coberta de neve.
  7. Os brotos de Gumi devem aparecer na primavera.

Alguns jardineiros afirmam que a semeadura na primavera oferece melhores resultados do que as culturas de inverno. Mas, para isso, as sementes viáveis ​​devem ser preservadas e estratificadas - imitação do inverno.

  1. Separe os ossos de gumi da polpa, coloque no papel e mantenha-os frescos, sem ressecar.
  2. Transfira as sementes para um recipiente no final de setembro ou início de outubro e misture com areia molhada, serragem ou musgo.
  3. Coloque o recipiente na geladeira ou na adega (temperatura de 0 a +3 ° C).
  4. Após 4-5 meses (em fevereiro-março), plante as sementes em mudas.
  5. Após a geada, o transplante atira no chão.

Existe outra maneira de cultivar chiclete a partir de sementes. Este é um cruzamento entre o outono e a semeadura da primavera.

  1. Coloque os ossos frescos em uma caixa com areia molhada, esfagno ou serragem.
  2. Enterre-o imediatamente no chão a uma profundidade de 30 cm. Durante o inverno, isole o local onde as sementes foram enterradas.
  3. No início da primavera, um mês antes da semeadura, retire a caixa e leve ao fogo.
  4. Umedeça o substrato com sementes regularmente.
  5. Espere as sementes eclodirem e plante o solo para mudas; mantenha as culturas no parapeito do sol ou em uma estufa.
  6. Com o advento do calor sustentável, transplante os brotos para a rua.

Você pode tentar manter as sementes de gumi até a primavera, elas são mantidas na geladeira ou instiladas na área

Métodos de propagação Gumi

Um novo espécime de otário multifloroso pode ser obtido a partir de sementes e também de brotos verdes jovens - estacas e estacas.

Propagação por camadas

Dessa forma, aumente o número de plantas no final da primavera antes do início da estação de crescimento.

  1. Escolha ramos saudáveis ​​localizados abaixo, de preferência mais perto da direção horizontal.
  2. Nos locais onde as camadas são planejadas, faça sulcos. Despeje cerca de 5 cm de húmus lá.
  3. Faça incisões transversais rasas da casca nos galhos, polvilhe-as com Kornevin.
  4. Coloque os brotos para que as incisões fiquem nas ranhuras, polvilhe-as sobre o chão. Cuidado para que as camadas recebam luz solar.
  5. Despeje os sulcos abundantemente, com cobertura de húmus ou turfa.
  6. Umedeça as camadas regularmente para evitar que a terra seque.
  7. Durante o verão, 2 a 3 vezes gastam acumulando sites de enraizamento.
  8. Para o inverno, cubra as camadas com folhas e depois com a neve.
  9. Na primavera, quando um sistema radicular se formar no galho, separe as mudas da planta-mãe.
  10. Cultive uma nova amostra em uma panela até que as raízes estejam totalmente crescidas e plante-a em um local permanente.

Propagação por estacas

No meio do verão, jovens brotos verdes de gumi crescem de 20 a 30 cm e então você pode começar a cortar as mudas.

  1. Corte as partes superiores dos brotos com 2-4 folhas com cerca de 10 cm de comprimento.
  2. Mergulhe as fatias por 10 a 15 horas em uma solução de estimulantes (ácido indolilbutírico, indolilacético, naftilacético ou heteroauxina).
  3. Corte as folhas superiores ao meio, arranque as inferiores.
  4. Prepare uma estufa ou recipiente.
  5. Encha o recipiente com areia grossa.
  6. Plante as mudas a uma distância de 7 cm.
  7. Regue as plantações, cubra com uma tampa ou filme.Coloque em um local bem iluminado, mas sem luz solar direta.
  8. Mantenha alta umidade, certifique-se de que a areia não seque.
  9. As estacas de enraizamento ocorrem em meio a dois meses.
  10. Após a formação das raízes, transplante as plantas em recipientes separados; no inverno, mantenha-as em uma sala fresca.
  11. No final da primavera, plante arbustos jovens em campo aberto.

Vídeo: crescendo a partir de estacas verdes

Gumi Care

A Locl multiflora é um arbusto muito paciente e pouco exigente. Mas ele também precisa de cuidados, como qualquer planta cultivada.

A principal condição é a rega suficiente. Gumi sofre uma seca com dificuldade. Portanto, no calor é abundantemente umedecido (até 25 litros de água). A cobertura do solo ao redor do mato reduzirá a frequência do trabalho.

Gumi sofre uma seca com dificuldade, portanto, no calor é abundantemente regada

As raízes superficiais do gumi crescem em largura de até um metro e meio e as ervas daninhas interferem no acesso do ar. Remoção de ervas daninhas e afrouxamento ajudará, mas apenas deve ser superficial, caso contrário, o sistema radicular pode ser danificado.

As ervas daninhas interferem no fluxo de ar, por isso é melhor removê-las.

Os criadores tentaram melhorar a resistência à geada do gumi. No entanto, na Rússia central e ao norte, os arbustos jovens devem ser protegidos do frio do inverno.

Para fazer isso, os brotos são dobrados no chão ou amarrados e depois cobertos com estopa ou material especial. As raízes são isoladas com folhagem ou feno. No inverno, mais neve é ​​derramada ao redor do arbusto. Isso protegerá a planta do congelamento e fornecerá umidade na primavera.

Um jovem arbusto de gumi deve ser protegido da geada se você mora na Rússia central

O otário é multiflorescente, como já mencionado, enriquece o solo com nitrogênio e, portanto, não requer fertilizante com esterco ou composto.

Uma planta adulta precisa de ração fósforo-potássio. Na primavera, depois que a neve derreter, você pode fazer um coquetel para gumi: um copo de cinza de madeira e uma colher de sopa de superfosfato. Ou aplique no solo Kemiru-Universal. Na segunda vez que alimentam o arbusto após a floração.

Nos primeiros 5-7 anos, é melhor não cortar o gumi. Isso pode desencadear o despertar dos rins adormecidos e o espessamento excessivo. Uma planta de dez anos de idade já precisa de poda sanitária. Na primavera, os galhos congelados, quebrados e entrelaçados são removidos.

Outra vantagem do gumi é que ele não forma filhos. Portanto, você não precisa lidar com os brotos ao redor do arbusto.

Doenças e pragas de Gumi e medidas de controle

Gumi se distingue pela excelente saúde e imunidade forte. Mas ainda às vezes doente ou se rende a pragas.

Filosticose (manchas marrons) é uma doença fúngica. Grandes manchas marrons aparecem nas folhas, depois se quebram, formando buracos. A folha seca, as bagas morrem.

O tratamento consiste em remover todos os brotos afetados. Em seguida, o arbusto é tratado com uma solução a 1% de líquido de Bordeaux, sulfato de cobre ou fungicida: Rayok, Skor, Strobi, But, Tersel.

A mancha marrom não apenas ameaça a aparência, mas também destrói a colheita

Nos verões chuvosos, as bagas de gumi podem ser afetadas por moniliose ou podridão cinzenta de frutas. Esta doença fúngica é mais fácil de prevenir do que curar.

Para prevenção no início da primavera e no final do outono, trate os arbustos e o solo em torno de uma solução de Nitrafen a 2-3%. Antes da floração, é útil pulverizar a planta com qualquer fungicida ou líquido a 1% de Bordeaux. "Cerejas podres" devem ser removidas e destruídas para que a doença não se espalhe mais.

É difícil combater a podridão cinzenta, é melhor prevenir

Das pragas do gumi, apenas os pulgões são terríveis. Este pequeno inseto é colonizado na planta, multiplica-se rapidamente e pode arruinar toda a colheita.

Agora existem muitas drogas contra os pulgões: Spark, Inta-vir, Tanrek, Aktara, Komandor, Aktofit. O processamento é realizado antes da floração e imediatamente após, no ovário da fruta. Bagas pulverizadas com produtos químicos só podem comer após 5-6 semanas.

Pulgões - um dos insetos raros dos quais o gumi tem medo

Cultivo de Gumi em diferentes regiões

Gumi é um nativo do Oriente. Mas, nos últimos anos, ele provou que pode viver nas condições da Região da Terra Não-Negra da Rússia, na Sibéria, nos Estados Bálticos e na Ucrânia. Considere as características do cultivo de plantas em várias regiões.

Na região de Moscou e na zona intermediária da Rússia

Ao plantar gumi no seu site, você deve escolher o local mais ensolarado. Mas, mesmo neste caso, o tempo de floração e amadurecimento das bagas pode ser adiado por 2-3 semanas. E o jovem arbusto começará a dar frutos um pouco mais tarde. Mas as primeiras geadas são mais perigosas para ele, quando ainda não há neve. Portanto, a principal tarefa do jardineiro é abrigar uma planta que adora calor durante o inverno.

Nas regiões do norte

Sabe-se que o bicho multicolorido consegue ser cultivado mesmo na Sibéria Ocidental, na região de Tomsk. Arbustos Gumi do viveiro de São Petersburgo foram plantados lá. Nem todas as plantas se enraizaram, algumas morreram após o primeiro inverno. Mas espécimes individuais vivem e dão frutos.

Para manter os jovens arbustos gumi no clima do norte, alguns jardineiros os levam para casa no inverno

Jardineiros especialmente cuidadosos recomendam substituir as plantas jovens no outono em um recipiente e recolhê-las em uma casa. Ao mesmo tempo, o gumi não perde folhas e pode até florescer e dar frutos. E na primavera o arbusto é devolvido ao local. Tentativas de cultivar gumi o ano todo como planta de casa não tiveram êxito.

Vídeo: otário multi-florido em Udmurtia

No sul da Rússia e na Ucrânia

Em regiões quentes, o problema do tempo frio não é tão agudo. Embora os gumis jovens devam ser cobertos para o inverno, como rosas.

É muito mais importante prevenir a morte do mato da seca. Deve ser plantada em sombra parcial, para que as copas das árvores dêem frescura. Gumi não tolera o calor com ar quente. Ele prefere alta umidade no verão. É necessário garantir a rega atempada e abundante, não apenas das raízes, mas também da copa da planta.

Vídeo: como a goma cresce na Ucrânia

Na República da Bielorrússia, o gumi ainda é uma planta muito rara. No entanto, os jardineiros locais recomendam protegê-lo da geada no inverno e protegê-lo do calor no verão.

Comentários

Eu comprei gumi há cerca de 4 anos, por curiosidade. Durante esse período, de um pequeno arbusto em uma panela, ele se transformou em um arbusto de 1,5 m de altura.Gumi tem belas folhas densas de couro verde escuro, pequenas flores branco-amareladas. Mas sua principal vantagem e decoração são as bagas. No meu arbusto, eles são do tamanho de uma pequena cereja, oval, vermelha com pequenos pontos. cada baga fica pendurada em uma perna longa, como um cordão em uma corda. Dentro de um osso comprido. O sabor é agridoce, ligeiramente adstringente em frutos verdes, como as crianças. Sim, e eu mesmo várias vezes ao dia subo ao mato e colho um punhado de frutas de cada vez, pois elas literalmente se agarram aos galhos abaixo. Eles amadurecem no final de julho - início de agosto, são considerados muito úteis, pois possuem muitas vitaminas e substâncias biologicamente ativas. Gumi é uma planta monóica, não requer polinizador, tenho apenas 1 arbusto. Porém, as frutas podem ser preparadas para uso futuro apenas congelando-as cruas ou na forma de compotas com outras frutas. Você não pode cozinhar geléia com eles, eu mesmo experimentei - peguei xarope e os ossos estão flutuando nele. Eu li que você pode limpar o açúcar com uma peneira, mas ainda não o experimentou. Gumi não vê muito carinho por mim, mas há uma característica principal - os frutos são formados apenas em galhos de dois anos e mais velhos; portanto, a congelação por crescimento não pode ser permitida; caso contrário, toda a colheita será apenas no fundo do mato em madeira velha. Portanto, no início do outono, dobrava galhos com a ajuda de arcos de estufa e depois colocava o lutrasil no mato e pressionava o material com tijolos no chão. Então o mato e o inverno sob a neve. Na primavera, adubo uma vez, se possível, água. Eu tenho uma casa de verão no distrito de Dmitrov, na região de Moscou.

brukvina

//irecommend.ru/users/brukvina

Meu vizinho plantou um arbusto de gumi na minha casa de campo, há cerca de oito anos, então não sei o nome da variedade. No começo, não senti muito entusiasmo até provar essa baga, do tamanho de um bom dogwood, bem amadurecido, um pouco incomum, vermelho com ouro, na cor. Reproduz facilmente, dá frutos bem, a resistência ao gelo nas minhas condições é normal (exceto em invernos muito frios), costumava congelar um pouco, não vou me livrar, é o contrário - plantei mais dois arbustos !!!

Stanislav32

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=9828

Meu pai ama tudo incomum. Eu ainda estava na escola, alguém lhe deu sementes de gumi. Em nossa região, o gumi quase nunca é encontrado, nunca o encontrei. Papai levantou um pequeno arbusto. Gumi floresce em junho. Este ano, as bagas em meados de junho já começaram a amadurecer. Gumi amadurece gradualmente, uma parte das bagas amadurece, outras ainda ficam verdes. Bagas verdes são azedas e tricotadas, bagas maduras são vermelhas, doces e azedas, ligeiramente azedas. Tem um gosto muito bom. No meio da baga é um osso oblongo. As bagas também são oblongas, pequenas. Quanto mais madura a baga, mais vermelha ela é. Frutos maduros começam a desmoronar, especialmente quando são colhidos. Arbustos de abeto, mas não muito. Mas ainda assim você precisa ter cuidado - ocasionalmente, existem espinhos nos galhos, você pode coçar as mãos. Gumi é um parente de espinheiro. Mas se o espinheiro marítimo for vendido com força e força e for encontrado a cada passo, não veremos gumi em lugar nenhum. Nas bagas há um padrão de manchas prateadas. Existem também esses pontos nas folhas. Bagas Gumi são muito úteis para doenças gastrointestinais e cardiovasculares. As bagas têm muita vitamina C, além de outros componentes biologicamente ativos, além dos aminoácidos necessários ao organismo. Há mais vitamina C nas folhas de gumi do que nas folhas de groselha. Eles podem ser secos e fabricados como chá para resfriados.

Mirabilis

//irecommend.ru/users/brukvina

Sim, o rendimento do gumi é certamente menor do que o do espinheiro. A baga é maior que a do espinheiro e o sabor, na minha opinião, não pode ser comparado a ela. Há muitos anos que faço fotos congelantes perto de Minsk e não tive problemas. Na minha opinião, as geadas não são tão terríveis para o gumi, como a seca do vento "gelado" no contexto de fortes geadas. Portanto, eu apenas protejo do vento, e está tudo bem comigo! Bem, talvez os topos insignificantes apareçam um pouco de geada. Sim, sem pragas e doenças! O sabor é muito bom. E falar sobre decoratividade é supérfluo - apenas um vislumbre de qualquer período. Aliás, pequenas flores em forma de sino têm um excelente aroma. Ele é como lírios, mas apenas mais terno, discreto, refinado!

lazer

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=9828

Gumi é uma boa fruta - para uma variedade de sabores de presentes de jardim, eu diria. Nos primeiros 2 anos, cresce apertado, depois acelera acentuadamente. Eu tinha frutas no meu terceiro ano. Há uma sutileza - após o avermelhamento, as bagas devem pendurar mais algumas semanas. Caso contrário, eles tricotam fortemente a boca. No começo, eu até queria arrancar o mato com aborrecimento. Mas então ele decidiu esperar e não se enganou. Para mim, eles ficaram vermelhos no início de julho, e havia eles na segunda metade do mês. Sim, uma fraca adstringência adstringente permaneceu depois disso, mas muito pequena e sem interferir. No inverno, gumi precisa de abrigo. Em um inverno sem neve e sem abrigo, eu congelei no ano anterior, mas cresci rapidamente - no outono havia recuperado completamente seu tamanho, mas o ano estava perdido. Então dobre os galhos e cubra - não seja preguiçoso, mesmo com neve. E, no entanto - não tenha preguiça de germinar as sementes - eles dizem que você precisa de um segundo arbusto para uma melhor formação dos ovários. As estacas e as camadas para esse fim de polinização não são adequadas - é a clonagem da mesma planta.

Nikolay K

//vinforum.ru/index.php?topic=262.0

Frutas frescas - você não pode imaginar mais saborosas! Eu propaguei apenas por sementes. É possível e vegetativamente, mas apenas um pouco de material de plantio é obtido. Qualquer terra, mas não densa. É muito bom adicionar areia, húmus, cinzas ao barro. Certifique-se de precisar de uma cobertura morta no verão (eu cobri com grama cortada, húmus e lixo de abeto). Ele adora água, especialmente a rega de um regador ou mangueira de todo o mato, e não gosta da estagnação da água na camada radicular. Ele ama cinzas. Uma planta muito grata! Juntamente com Schisandra chinesa, Actinidia colomict e uvas, Gumi deve crescer em todos os jardins!

Eugene-Moscow

//vinforum.ru/index.php?topic=262.0

Meu gumi cresce há 4 anos. Ele não precisa criar condições especiais. Comprei-o no Gardener, plantei um pequeno arbusto no buraco de plantio habitual, o solo ao redor do gramado, debaixo do arbusto, não alimente nada, o arbusto devido à falta de invernos severos é alto 2 metros, existem muitas bagas, o sabor lembra o sabugueiro ou a cereja do pássaro, eu e os vizinhos gostamos muito. Semeiei sementes muito densamente em outubro do ano passado. Mudas muito raras apareceram na primavera (os vizinhos são semelhantes), mudas crescem muito lentamente no primeiro ano, mas penso em no próximo ano será possível vender t.Semenami share não pode porque Ainda não me preparei, e é tarde demais para semear este ano, é necessário em setembro para a estratificação.

alex

//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=19892

Compramos um arbusto Gumi no Centro de Exposições All-Russian, uma anual. Cerca de um mês ele cresceu em uma varanda envidraçada. Eles desembarcaram apenas no final de maio. Durante o verão, cresceu duas vezes e se bifurcou. Eu passei o inverno bem neste inverno sem danos. Eles o cobriram com uma camada de material de cobertura antes do início do tempo frio no outono. Mas temos muita neve no site. Agora ele está com folhas e já está tentando florescer (ele viu alguns brotos). Eu li que as flores são danificadas por geadas congelantes e que os galhos congelam sem abrigo de neve, mas o arbusto normalmente deve se regenerar. Estamos tentando cultivá-lo horizontalmente dobrando os galhos para que fiquem cobertos de neve.

Al27

//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=19892

Gumi ou goof multiflora é um arbusto bonito e útil. Combina uma aparência decorativa com uma boa colheita de bagas vitamínicas. Atualmente, o interesse nessa planta está aumentando. Talvez em breve as bagas de gumi se tornem tão familiares para nós como cerejas ou ameixas.

Pin
Send
Share
Send